Programa de Pós-Graduação em Educação
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação por Autor "02190645042"
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Tese Desenvolvimento do pensamento algébrico nos cadernos de matemática do ciclo de alfabetização do Programa Soma(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-13) Silva, Sheila Valéria Pereira da; Noronha, Claudianny Amorim; https://orcid.org/0000-0002-4238-065X; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; http://lattes.cnpq.br/2534046929224383; Parente, Claudia Pereira de Lima; Noronha, Glaucianny Amorim; Borowsky, Halana Garcez; 02190645042; Paiva, Jussara Patrícia Andrade Alves; 91013577434; Gomes, Luanna Priscila da Silva; https://orcid.org/0000-0002-7157-6870; http://lattes.cnpq.br/8876754933365521; Barbosa, Tatyana Mabel Nobre; https://orcid.org/ 0000-0002-7864-1065; http://lattes.cnpq.br/6982452047842223Considerando a pertinência do ensino da álgebra desde os primeiros anos de escolaridade, para o desenvolvimento do pensamento algébrico dos estudantes, das compreensões dos futuros estudos em álgebra e das apreensões dos conhecimentos matemáticos. Além de ser uma temática em emergente crescimento, no âmbito da elaboração de currículos, de práticas e de pesquisas acadêmicas educacionais. A presente pesquisa doutoral estudou analiticamente os Cadernos de Matemática para os professores, da Coleção Práticas de Letramentos no Ciclo de alfabetização, do Programa SOMA. Tendo por objetivo geral, a partir da compreensão de que o desenvolvimento do pensamento algébrico se dá numa perspectiva relacional, analisar como as tarefas/sugestões didáticas propostas nos Cadernos de Matemática para o Ciclo de alfabetização do SOMA, podem contribuir para o trabalho do professor na promoção do desenvolvimento do pensamento algébrico. Sendo os nossos objetivos específicos: evidenciar se e como as tarefas/sugestões didáticas abrangem os conhecimentos e habilidades previstos para cada um dos anos de ensino contemplados pelo SOMA, considerando a versão atual da BNCC; indicar, quando necessário, abordagens/estratégias que possibilitem ao professor ampliar o potencial das tarefas para promoção do desenvolvimento do pensamento algébrico. Na organização teórico-epistemológica deste estudo, nossa fundamentação parte da concepção de Fonseca (2014), no que trata sobre a alfabetização matemática. No que concerne ao desenvolvimento do pensamento algébrico, nos apoiamos nos estudos de Kieran (2004, 2007, 2011), Kieran, Pang, Schifter e Ng (2016), Blanton e Kaput (2005), Carraher, Schliemann, Brizuela e Earnest (2006), Cai e Knuth (2011), Mason (2008), e, especificamente, para o estudo de padrões, em Vale, Palhares, Cabrita e Borralho (2006), Vale e Pimentel (2011, 2013), Pimentel e Vale (2011). Na abordagem do pensamento relacional nos apoiamos em Carpenter, Levi, Franke e Zeringue (2005), Jacobs, Franke, Carpenter, Levi e Battey (2007), Franke, Carpenter e Battey (2008), Empson, Linda e Carpenter (2011). Esta é uma investigação do tipo documental, pois levantamos e analisamos dados nos Cadernos de Matemática para o Ciclo de alfabetização do Programa SOMA. Para o tratamento analítico dos dados levantados, estabelecemos como método de análise inferências, ou seja, interpretando e refletindo acerca das tarefas/sugestões didáticas. Nas análises reflexivas verificamos que as tarefas/sugestões didáticas dos Cadernos de Matemática para o Ciclo de alfabetização do SOMA abrangem a realização de classificações, mediante atributos numéricos e geométricos e, em especial, os Cadernos dos 2º e 3º anos, que englobam o estabelecimento de relações, o descobrimento/elaboração de padrões, a identificação dos próximos/ausentes elementos e o desenvolvimento de generalizações, em sequências numéricas e figurais. Estes aspectos são integrantes do modo de pensar algebricamente.