Programa de Pós-Graduação em Educação
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Dissertação A condição sub-humana do infrator menor(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1982) Siqueira, Maria Dilma Ferreira; Santiago, Neide Varela; Safieh, Jacira Gondim; Vasconcelos, Hélio Xavier deO presente estudo, de natureza exploratória, teve como objetivo levantar elementos para a compreensão do comporte mento infrator dos adolescentes institucionalizados no Centro de Reeducação do Menor do Rio Grande do Norte, anos de 197l a 1981. A investigação foi realizada em quatro etapas: na primeira, caracterizou-se a clientela; na segunda, analisaram-se as condições de socialização e ressocialização dos internos entrevistados. A terceira teve por objetivo a validação de um teste para as entrevistas e a quarta e última etapa consistiu na análise das percepções dos sujeitos acerca das suas condições de existência e seu projeto de vida. Os dados levantados mostraram que as condições de socialização dos internos foram marcadas pela miséria e abandono. Os pais, sem conseguirem cumprir seus papéis, abandonaram os filhos ou sentiram-se impossibilitados de exercerem qualquer controle em sua trajetória. O internamento foi aceito como alternativa viável para os filhos "problemas". A escola não protegeu contra a vida delinquente e reforçou a estigmatização pela expulsão ou punição dos "inadaptados". A rua representou o espaço onde se desenvolveu a luta pela sobrevivência dos internos e o aprendizado dos padrões comportamentais considerados infratores. O sistema repressor não funcionou como corretivo e o internamento não proporcionou condições de conscientização e profissionalização. As percepções dos entrevistados reproduziram a ideologia dominante, quando se auto-avaliaram negativamente, e atribuiram o comportamento infrator aos fatores de mediação e às próprias características pessoais. Mostraram-se céticos acerca da possibilidade de “recuperação” no contexto local, idealizando mobilizarem-se para o Sul do País, na expectativa de obter trabalho e identidade social "normal". O contexto social mais abrangente, onde se desenvolveu o denominado problema do menor infrator, mostrou que as raizes da infração dos menores encontram-se na superexploração das classes subalternas, decorrentes do modo de acumulação capitalista existente no Brasil, notadamente no Nordeste, onde as desigualdades de condições de vida são mais acentuadas.Dissertação Estudantes e política no Rio Grande do Norte: 1960-1969(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1988) Silva, Justina Iva de Araújo; Germano, José WillingtonEstudantes e política no Rio Grande do Norte: 1960-1969, o resultado de um estudo monográfico sobre a história do movimento estudantil universitário no Rio Grande do Norte e sobre o significado político das lutas estudantis desenvolvidas no contexto. Constitui-se da análise das lutas específicas do ME, suas vinculações com as lutas políticas mais gerais da sociedade brasileira, seus limites e possibilidades. Reporta-se, inicialmente ao processo de formação do movimento secundarista norte-riograndense, em cujas hastes se formam muitas das lideranças universitárias, que assumiram a direção política do movimento estudantil até março de 1964. Em seguida, aborda as formas de repressão utilizadas por vários atores institucionais do RN, antes e depois de 1964, para reprimir a participação política dos estudantes norte-riograndenses. por fim, avalia os caminhos seguidos por expressivas lideranças estudantis após a decretação do AI-5, em dez. 1968, as ideias que estimulam a opção pela luta armada e suas consequências para a sociedade brasileira. Sua intenção é contribuir para sistematização de uma parcela da história política e cultural do Estado potiguar.Dissertação A representação social de gênero em crianças pré-escolares (05 a 06 anos)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1997) Andrade, Erika dos Reis Gusmão; Alloufa, Jomária Mata de Lima; https://orcid.org/0000-0003-4935-0039; http://lattes.cnpq.br/9209334172096854; https://orcid.org/0000-0002-5296-8481; http://lattes.cnpq.br/0778953049451033; Arruda, Angela Maria Silva; http://lattes.cnpq.br/9599847497929702; Madeira, Margot Campos; http://lattes.cnpq.br/4377305193352866; Moura, Maria da ConceiçãoEste trabalho tem como objeto central as representações sociais de gênero em crianças pré-escolares, de idade entre 05 e06 anos, buscando apreender como se constroem essas representações sob a influência do meio escolar. Partimos das considerações teóricas propostas por Moscovici e seguidores acerca do construto Representação Social, na tentativa de abordar o tema em questão numa perspectiva psicossocial. Em busca dessas representações optamos por uma metodologia qualitativa, apoiando-se nos pressupostos da Análise da Enunciação. O corpus analisado se constituiu dos discursos das crianças e seus interlocutores na sala de aula, enriquecido por observação de aulas e atividades. A análise empreendida aponta para o desvelamento das relações sexistas e estereotipadas no contexto da escolaTese A dinâmica do pensamento geométrico :aprendendo a enxergar meias verdades e a construir novos significados(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1998-03-11) Gomes, Ana Lúcia Assunção Aragão; ; http://lattes.cnpq.br/8292624249192354; ; http://lattes.cnpq.br/2056678007333419; Martins, Isabel Gomes Rodrigues; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768886E0; Kulesza, Wojciech Andrzej; ; http://lattes.cnpq.br/7408584269961175; Fossa, John Andrew; ; http://lattes.cnpq.br/2466525106349625; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4Este trabalho se propõe a investigar a dinâmica do pensamento dos historiadores ao comporem um conhecimento sobre história dos sistemas de medidas de área, enquanto formas de expressões e representações históricas, através de um estudo de caso. Para subsidiar teoricamente o nosso entendimento sobre a operação do pensamento, recorremos a algumas idéias de David Bohm (1989, 1992, 1994, 1996). Elegemos um período reconhecido pelos teóricos como contendo as origens do pensamento geométrico -abrangendo os conhecimentos desenvolvidos pelos egípcios, babilônios, chineses, hindus, gregos e romanos- e referido como comportando um ciclo de desenvolvimento desse conhecimento, descrito como iniciação, apogeu e declínio. Assumimos essa história, tal como contada pelos teóricos, como uma versão, que organizamos e relatamos com o auxílio de três conjuntos de categorias. Um referente aos elementos envolvidos nas práticas de mensuração, outro referente ao entendimento dos historiadores sobre o desenvolvimento do conhecimento geométrico e o terceiro, referente à natureza do desenvolvimento do conhecimento científico. Este exercício nos possibilitou extrair as principais crenças dos teóricos que criticamos à luz do conhecimento sobre cubação (Dal Pian, 1994). Destacamos a importância da abordagem metodológica adotada neste estudo para o ensino da geometria e de sua históriaTese Viver para viver: sobre o olhar da ciência diante da vida(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2000) Germano, Auta Stella de Medeiros; Almeida, Maria da Conceição de; Menezes, Luis Carlos de; Carvalho, Edgard; http://lattes.cnpq.br/9487308554724839; Cavalcanti, Kátia Brandão; http://lattes.cnpq.br/9326940913150585; Pernambuco, Marta Maria Castanho de AlmeidaA tese discute considerações importantes da ciência sobre a natureza da vida, no que se refere às características da ordem e da autonomia do mundo vivo. Analisam-se primeiramente considerações sobre a imanência da vida à Natureza, em sua relação com diferentes princípios explicativos de ordem através da História da Ciência Ocidental. As considerações de Prigogine e Stengers sobre a reafirmação do potencial criativo da Natureza, através de propriedades dos sistemas longe do equilíbrio termodinâmico, guiam este primeiro momento. Num segundo momento, retomam-se algumas reflexões contemporâneas da ciência em torno de propriedades dos seres vivos, no sentido de elucidar a abrangência e o significado do conceito de autopoiese, conforme sugerido pelos biólogos Maturana e Varela para caracterizar a organização dos seres vivos. Discutem-se aí as implicações deste conceito em termos da identificação do viver com o conhecer e do que é investigado como um finalismo, intrínseco àquela definição: viver para viver. À luz das análises desenvolvidas, sugere-se a integração de três elementos na prática educativa formal: o exercício da observação das relações circulares, particularmente nos sistemas vivos e na Natureza em geral; o exercício do “fluir’, observando os limites do controle sobre os processos de que fazemos parte, e buscando ao mesmo tempo uma prática consciente auto-corretiva; e finalmente, o incluir-se do educador, enquanto ser humano e ser vivo, na própria reflexão sobre a vida.Tese Uma abordagem alternativa de ensino de cálculo utilizando infinitésimos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2000) Rêgo, Rômulo Marinho do; Fossa, John Andrew; Silva, Circe Mary Silva e; Oliveira, Maria Gilvanise de; http://lattes.cnpq.br/2910183324330182; http://lattes.cnpq.br/7603835797321850; Brito, Arlete de Jesus; http://lattes.cnpq.br/9945721468897540; Erickson, Glenn WalterO ensino de Cálculo Diferencial e Integral nas universidades brasileiras, semelhante ao que acontece nas de vários outros países, revela-se inadequado, seja pelo alto índice de reprovações, seja pela baixa funcionalidade dos conhecimentos apreendidos pelos alunos aprovados, fazendo-se necessárias abordagens de ensino mais significativas. Nesta direção, elaboramos, experimentamos e avaliamos uma abordagem alternativa de ensino de Cálculo Diferencial para o Curso de Engenharia e analisamos os seus efeitos sobre a construção dos esquemas mentais dos alunos. A metodologia que adotamos em sala de aula compreendeu, entre outros pontos, a realização de atividades por pequenos grupos de alunos, e utilização de infmitésimos na construção dos conceitos de aproximação infinitesimal de um ponto, continuidade e derivada. Elaboramos um Módulo de Ensino, complementado por Listas de Atividades contendo problemas de interesse dos alunos, baseado nos conhecimentos prévios que identificamos como necessários para a construção e aplicação dos conceitos, ao desenvolvimento de habilidades e de atitudes, definidos a partir da proposta de Diretrizes Curriculares dos Cursos de Engenharia. Realizamos um levantamento sobre a história do Cálculo Diferencial e Integral, desde a sua origem, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento de seus principais conceitos, e realizamos três intervenções didáticas em sala de aula. Descrevemos a intervenção didática na qual aplicamos a proposta alternativa, utilizando para tanto uma teoria da aprendizagem baseada no Construtivismo e uma ontologia dos objetos matemáticos que lhe é coerente, e analisamos os resultados relativos à viabilidade, significação e funcionalidade dos conteúdos. Consideramos ainda, a performance dos estudantes e a questão do tempo para execução dos conteúdos. Com base no desenvolvimento histórico, classificamos os diferentes esquemas mentais que o aluno formou ao construir a aproximação infinitesimal de um ponto através de infinitésimos e através de sequências numéricas infinitas. Concluímos apontando a necessidade de novos estudos na área e da extensão desta abordagem para os conceitos que compõem o Cálculo Integral.Tese Cinema e educação: interfaces, conceitos e práticas docentes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2002-02-11) Felipe, Marcos Aurélio; Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798285U5; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777600E3; Tavares, Otávio Augusto de Araújo; ; Pires, João Maria; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700061P6; Alves, Jefferson Fernandes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796352H6; Rocha, Raimundo Nonato Araújo da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723382T8Este trabalho perpassa o campo interfacial cinema, história e educação. Tomamos como objeto o potencial epistemológico do cinema no âmbito educacional, especificamente o uso de filmes na prática dos professores de história e em processos educativos que participamos como formador. Nosso objetivo é mapear, inicialmente, o conhecimento em torno dessa utilização para buscar uma síntese epistêmica e sua aplicação empírica. Do ponto de vista metodológico, utilizamos diversas perspectivas: (a) questionário com os sujeitos educadores; (b) observação de práticas docentes e circunstâncias formativas; (c) análise fílmica e relação da epistemologia do cinema com a de outras áreas (inicialmente, a História e, depois, o Jornalismo). Nossa análise permitiu evidenciar o filme como categoria epistemológica-problematizadora, que torna o cinema uma tecnologia formadora e não apenas recurso tecnológico complementar e ilustrativo. Assim, identificamos que a restrição da função educacional do cinema vincula-se à restrição das categorias teóricas apenas em um aspecto interfacial: filme histórico como filme de época (no campo histórico) e filme sobre jornalismo como filme que aborda somente algum objeto do jornalismo (no campo jornalístico). Essas discussões ocorrem, conseqüentemente, no âmbito da natureza dos gêneros do cinema (ficção e documentário), compreendidos aquém de suas possibilidades epistemológicas e ampliadas nesta pesquisa quando analisamos a confluência entre ficção e realidade. As reflexões sobre práticas educativas e em formação relacionadas ao cinema ocorreram em três realidades empíricas: pesquisa com professores em atuação, práticas docentes e acompanhamento de estudantes de história. Vinculam-se, também, a nossa formação como docente e pesquisador, pois, ao analisar outras práticas, transformam-se, inevitavelmente, em sujeito e objeto deste trabalhoTese Representações sociais, relações de gênero e programas de assistência e educação à saúde da mulher no climatério em Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2002-04-26) Oliveira, Maria Francinete de; Domingos Sobrinho, Moisés; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796872P4; ; http://lattes.cnpq.br/3956088377870069; Xavier Filho, Lauro; ; http://lattes.cnpq.br/3665456137238007; Simpson, Clélia Albino; ; http://lattes.cnpq.br/3568948187738623; Germano, Raimunda Medeiros; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721938D8; Carvalho, Maria do Rosário de Fátima de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jspClimatério é uma palavra que serve para nomear o período da vida humana que vai dos 40 anos, aproximadamente, até os 65 anos de idade. Todavia, para além de uma fase biológica da vida da mulher, o climatério é um objeto do mundo social que se presta a diferentes apreensões e leituras no plano simbólico. Neste estudo, buscou-se conhecer as representações sociais que profissionais da saúde atuando nos programas do climatério e as usuárias desses mesmos serviços constroem a respeito desse objeto. Além disso, procurou-se ver como a representação social hegemônica orienta as ações e atitudes dos agentes nas práticas de assistência e educação para a saúde da mulher no climatério, no âmbito das instituições investigadas. Os dados foram coletados através de entrevistas, questionário, grupo focal de discussão e da observação direta. O campo de observação foi constituído pelas três instituições que, na cidade do Natal, desenvolvem a assistência e educação para a saúde da mulher no climatério. Adotando-se, também, uma perspectiva de gênero, procurou-se evidenciar como as estruturas cognitivas que asseguram a reprodução do poder masculino articulam-se às representações sociais para construir uma atribuição de sentido ao objeto investigado. Constatou-se que as representações sociais do climatério são construídas, principalmente, em torno dos campos semânticos velhice e doença. Para as profissionais de saúde, a ressignificação do signo velhice carrega as marcas do sistema identitário da classe média assalariada, mas também, do habitus feminino que lhes orienta a ter uma apreensão ética e estética do próprio corpo. O climatério, dessa forma, é visto como uma fase difícil , um evento doloroso que amedronta . Para as mulheres assistidas por essas profissionais o signo velhice é ressignificado dando-se ênfase aos aspectos biológicos do climatério, ou seja, as sensações e sinais que impedem o corpo de realizar determinadas funções básicas ligadas ao viver/sobreviver. Ao longo de todo o percurso da tese, constatou-se que o climatério é um fenômeno complexo que precisa ser encarado como tal. Enquanto fenômeno cultural urge, particularmente no campo da saúde, buscar meios que ajudem a combater a centralidade das representações profissionais que encaram o climatério como velhice e como doençaTese Historiando a política de formação de professores em serviço da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2002-08-02) Aragão, Wilson Honorato; Paiva, Marlúcia Menezes de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790180Z4; ; http://lattes.cnpq.br/4673228883610996; Santiago, Maria Eliete; ; http://lattes.cnpq.br/6348134383110052; Queiroz, Maria Aparecida de; ; http://lattes.cnpq.br/0642511546307992; Brezezinski, Iria;A preocupação com as mudanças na educação nacional provocada pelas reformas implementadas pelo governo Fernando Henrique Cardoso, particularmente na política nacional de formação de professores, e a necessidade de conhecer como ela se corporifica na Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN originaram esta tese. Neste sentido, o estudo propõe-se revelar, numa abordagem sócio-histórica, a forma como a legislação educacional brasileira sobre a formação de professores para as séries iniciais educação básica expressa a política do Estado brasileiro e, ao mesmo tempo, como o PROBÁSICA significa uma resposta da UFRN a esta política. Para tanto, a pesquisa, em sua perspectiva exploratória, descritiva e analítica, privilegiou várias técnicas e procedimentos de coleta de dados da pesquisa participativa, como: entrevistas semi-estruturadas, observações diretas no campo empírico, contatos formais e informais, registro de depoimento de docentes, coordenadores pedagógicos e estudantes, além de levantamento, catalogação e análise de documentos diversos. A análise dos dados trabalhados foi feita de forma predominantemente qualitativa e revelou, entre outras coisas, que o PROBÁSICA teve sua gênesis no interior da UFRN e representou, ao mesmo tempo, uma resposta da Universidade à demanda da categoria e à política nacional de formação de professores. Com este estudo esperamos suscitar outras investigações que avancem nas discussões sobre as relações existentes entre o Estado brasileiro, suas políticas educacionais e as práticas pedagógicas de formação de professoresDissertação Interfaces do corpo e da corporeidade na pedagogia Freinet(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2002-12-20) Dias, Maria Aparecida; Melo, José Pereira de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720550J4; ; http://lattes.cnpq.br/1131977255034974; Caminha, Iraquitan de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/0554271319840687; Pereira, Francisco de Assis; ; Aragão, Ana Lúcia Assunção; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795184P6A pesquisa discute as interfaces do corpo e da corporeidade no espaço escolar, na perspectiva freinetiana. Para isso, navega-se um pouco pela História da Pedagogia, observando qual o espaço destinado ao corpo e à corporeidade. Para esse diálogo foi necessário a base de um pensamento pedagógico de destaque. Então optou-se pela pedagogia freinetiana, pedagogia popular progressista que remete o sujeito à necessidade da ação. O diálogo foi feito na direção de se compreender o corpo na Pedagogia Freinet, numa interface com a Educação, bem como discuti-la, tomando por referência a corporeidade como paradigma educacional. Para isso, utilizamos fundamentalmente três obras de Freinet: Ensaio de Psicologia Sensível; Educação do Trabalho e Para uma Escola do Povo. Realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa. Quanto a metodologia, recorreu-se a Hermenêutica, pois através da investigação e da reflexão foi possível articular conceitos que trouxeram as respostas às nossas questões de estudo: qual a concepção de corpo que permeia a Pedagogia Freinet? quais as interfaces entre os estudos do corpo e da corporeidade na contemporaneidade com a pedagogia Freinet? como a pedagogia Freinet compreende e valoriza o corpo no processo de aprendizagem? Ao final da pesquisa, constata-se que o corpo é evidenciado na Pedagogia Freinet, um corpo que é considerado na sua história e significação. Percebe-se que os estudos contemporâneos sobre corpo e corporeidade aproximam-se do discurso freinetiano, principalmente quando são tratados em sua pedagogia os princípios da Livre Expressão e do Tateamento Experimental, o que leva à interpretação de um corpo não como mediador da aprendizagem, mas sim uma aprendizagem que se dá a partir do próprio corpoTese O fazer e o saber docente: a representação social do processo de ensino-aprendizagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2003) Andrade, Erika dos Reis Gusmão; Carvalho, Maria do Rosário de Fátima de; http://lattes.cnpq.br/1919917745460678; http://lattes.cnpq.br/0778953049451033; Dias, Maria da Graça B. B.; Albuquerque, Luiz Botelho; http://lattes.cnpq.br/1238913601532185; Silva, Rosália de Fátima e; http://lattes.cnpq.br/2560174506689869; Passegi, Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari; http://lattes.cnpq.br/5015707256397317As práticas pedagógicas dos professores de ensino fundamental estão permeadas pelas diversas concepções do processo de ensino aprendizagem que se fizeram presentes na nossa história da educação. Reconhecendo esta presença nos discursos como nas práticas de tais professores, entendendo que estas concepções colaboram para a construção de um fazer pedagógico dos mesmos, este estudo identifica representações sociais de professores da região metropolitana da cidade do Natal, analisando como tais representações orientam suas práticas. A pesquisa foi realizada através de técnicas associativas, a associação livre de palavras e o Procedimento de Classificações Múltiplas (PCM). Observações livres forneceram constatações in loco do campo representacional, as salas de aula. Os dados receberam análises compatíveis: análise de conteúdo das falas dos professores durante a aplicação do PCM e observações. Participaram cem (100) professores integrantes do sistema público de ensino (municipal e estadual) com formação acadêmica diversificada e nas respectivas escolas de atuação. Os resultados revelam que as Representações Sociais sobre o processo de ensinoaprendizagem se articulam com três campos: a professora com perfil profissional - magistramagister; a professora com perfil maternal - magistra-mater; aspectos cognoscentes – aprender, desvinculado do professor e relacionado aos alunos. Essa organização representacional revela-se nas falas e configurações sobre novos papéis e funções sociais do professor, presentes nas concepções de ensino e aprendizagem mais recentes, sem ainda permitir a transformação de suas práticas, que permanecem ancoradas em concepções tradicionais. Tais concepções norteiam o fazer, e excluindo deste o papel de aprendiz que caracteriza a construção de todo o conhecimento.Dissertação Um olhar sobre as dimensões do programa tributo à criança: política social de (re)-inserção e permanência escolar?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2003) Pessoa, Joseneide Souza; Queiroz, Maria Aparecida de; Alice Melo, Maria; http://lattes.cnpq.br/8175989249772475; Cabral Neto, Antônio; http://lattes.cnpq.br/2272273005907974; http://lattes.cnpq.br/0642511546307992; http://lattes.cnpq.br/6895343211531553; França, Magna; http://lattes.cnpq.br/1964589133589645Esta dissertação aborda a temática da renda mínima expressa no Programa “Tributo à Criança” desenvolvido no Município de Natal, Rio Grande do Norte, e objetiva identificar e analisar a contribuição desta política social para a (re)-inserção e permanência escolar de crianças-adolescentes. Para consubstanciar a nossa investigação, utilizamos a técnica de “estudo de caso”, privilegiando as informações coletadas junto aos professores, técnicos, mães e os beneficiários, principalmente por meio de observações diretas, registradas em diário de campo e entrevistas semi-estruturadas. Na análise dos dados, traçamos um quadro geral sobre as dimensões (social, pedagógico-administrativa, político-financeira) do Programa Tributo à Criança, identificando os limites e/ou possibilidades que colaboram para atingir tal objetivo proposto neste trabalho. Com base nas informações, construímos o desenho institucional do Programa Tributo à Criança, focalizando os aspectos organizacionais do seu funcionamento. Quanto aos resultados sobre o desenvolvimento do Programa Tributo à Criança, este apresentou aspectos limitadores na promoção da (re)-inserção e permanência escolar dos beneficiários atendidos devido em parte à própria estrutura organizacional dessa política social que não preza por um atendimento mais abrangente e duradouro, bem como os aspectos relacionados à política educacional, a qual não está apta para atuar como mediadora no combate à pobreza, por meio da vinculação com a renda mínima. Podemos sublinhar que as ações sociais dessa política atendem muito mais a uma questão da pobreza, de forma imediatista e aos apelos políticos que norteiam tal prática social do que a uma questão escolar, sem responder, portanto, a finalidade de prevenção social constante na regulamentação oficial do Tributo à Criança.Tese Fotografia e complexidade: a educação pelo olhar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2003-04) Dantas, Eugênia Maria; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; http://lattes.cnpq.br/9961862139964562; http://lattes.cnpq.br/6296149707446296; Carvalho, Edgard de Assis; http://lattes.cnpq.br/5615241034525485; Macêdo, Roberto Sidney; Germano, José Willington; http://lattes.cnpq.br/9070289595467890; Cruz, Wilma Victor; Silva, Juremir Machado da; http://lattes.cnpq.br/2393503669129057; Oliveira, Maria Bernadete deO cinema, a literatura, a arte e a fotografia são representações do mundo. Esta tese aborda a fotografia, o olhar e a educação a partir da compreensão de que é possível alargar horizontes cognitivos pela religação de saberes, ideias e conhecimentos. Investe-se na reflexão de ética, estética e fotografia como um artefato que condensa uma interpretação do mundo, capaz de narrar o movimento complexo e paradoxal da condição humana. A estratégia para ler esse movimento é religar o local e o global, o ontem e o hoje, o próximo e o distante, o eu e o outro, a realidade e a imaginação, tramando a narrativa do espaço, do tempo e da memória social. Se toda fotografia congela o ato cotidiano de viver, tornando visível o instante que se perde no sincronismo do fazer, a liberdade do fotógrafo em decidir o que registrar e a atividade do leitor em descongelar tempo, lugar e imagens fazem da fotografia uma operadora de complexidade, um fragmento capaz de mostrar-se por vários ângulos. Para trabalhar tais argumentos privilegiou-se o acervo fotográfico deixado pelo caicoense José Ezelino da Costa, que viveu no período de 1889 a 1952. A tese tematiza questões no âmbito de Morin. A necessidade de proceder a uma reforma do pensamento e da educação supõe a compreensão de que a produção do conhecimento, da cultura e da ciência está atrelada a unidualidade, autonomia e dependência que definem a condição humana. Trata-se de discutir essa relação com vistas à formação de sujeitos capazes de ler, interpretar e contextualizar o mundo de forma aberta. A fotografia, como um testemunho parcial da condição humana, é um nicho de múltiplas e fragmentárias leituras. Testemunhar é, de certa forma, recrutar experiências e conhecimentos adquiridos para ler, através de lentes interiores, o que se passa dentro e fora de nós. A escrita da luz, como qualquer representação da vida, padece dos testemunhos enigmáticos que se refugiam na alma, espelhos de revelações sempre incompletas da condição humana.Tese Educação - Corporeidade - Lazer: saber da experiência cultural em prelúdio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2003-05-30) França, Tereza Luiza de; Cavalcanti, Kátia Brandão; ; http://lattes.cnpq.br/9326940913150585; ; http://lattes.cnpq.br/8809406318062867; Silva, Maurício Roberto da; ; http://lattes.cnpq.br/4979244543748756; Melo, Marcia Maria de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/9569525505227567; Pereira, Francisco de Assis; ; Pires, Edmilson Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/4163129273132129Na travessia da vida, os labirintos dos cantos e recantos são vias propícias para melhor compreender, perceber e incorporar ensinamentos que afloram a partir de nossas subjetividades numa magia captada pelos sentidos. A visão, o paladar, a audição, o tato e o olfato em comunicação com o mundo, nos colocam frente às diversidades culturais. A ludicidade acumulada pelas experiências que promovem o fluxo de descobertas hilariantes e concretas, que se expressam nas manifestações do trabalho e do lazer. Tais reflexões afloraram indicadores para a construção da problemática centrada no incorporar do saber da experiência cultural ao processo de formação e intervenção de profissionais nesse domínio e nesse campo. Desta problemática significativa, visando e aprofundar estudos, privilegiamos o lazer campo de produção investigativa em plena expansão. Este, com certeza, foi um exercício de qualificação que nos conduziu pelos meandros da educação e nos fez mergulhar nos estudos sobre a corporeidade. Uma investigação em que o cenário foi pintado e montado com a cumplicidade da cultura vivida com o brilho, as cores, o ritmo e os batuques de um dos ciclos culturais mais presentes o carnaval. Reconhecido como estimulante à beleza, à participação, à socialização, nos ajudou a adentrar no âmago dos gestos e expressões da corporeidade, para pensar, elaborar e socializar um conhecimento crítico-científico que, apropriando-se do ritmo das cores, dos sons, das tonalidades, dos sentidos e dos significados impregnados na trama da vida. Tudo isso seduziu a pesquisadora, fazendo fluir a imaginação em meio a diálogos lúdico-criativos com o imaginário da criação e produção de estudiosos no domínio e do campo do lazer, da educação e da corporeidade. Opção que nos fez delinear como objetivo analisar e interpretar como professores(as)- pesquisadores(as) do lazer, a partir de seus estudos, pesquisas e intervenções, situam e incorporam o saber da experiência cultural no processo de formação e intervenção de profissionais nesse domínio e nesse campo, enfatizando as contribuições desses saberes para potencializar e qualificar essa práxis. Assim, ao viver cada cenário cultural, cada contribuição epistemológica foi alimentando a produção com imagens das diferentes versões das mestiçagens brasileiras, gerando expectativas e cultivando novas descobertas e revelações. Com a seriedade de um estudo científico, vivemos uma experiência acadêmica com intensidade complexa, xxi rigor e coerência, eliminando, passo a passo os riscos e as limitações sempre presentes em uma tarefa desse porte. Mas não estivemos, nem por um só momento, sozinhas. Nosso olhar epistêmico manteve-se sempre mediado pelos princípios de uma abordagem metodológica a Etnometodologia, que enquanto guia nucleadora nos proporcionou pistas para desvelar o mundo vivido de nossos atores-brincantes, num universo de 15 integrantes, que se permitiram compreender, comentar, analisar. Assim, apreendendo o objeto em interações surgidas e provocadas pela entrevista narrativa, foi sistematicamente dialetizado pela (re)interpretação das imagens e das formulações dos atores-brincantes, enriquecidas por suas crenças, mitos, concepções e ritualizações inerentes ao saber da experiência cultural, que cada um sintonizou com a historicidade brasileira e internacional, numa mistura de sentidos ecoados dos cantos e contos. Inspiradas pelos batuques e atabaques, indumentárias e coreografias dos gestos e das expressões, em misturas produzidas nas interações da unidade na multiplicidade manifesta como instâncias necessárias à totalidade da vida, com ludicidade o resgate do passado, a conquista do presente e a construção do futuro foi o eixo norteador. Este rico processo de criação científica nos faz reconhecer ser possível qualificar e potencializar a práxis no domínio e no campo do lazer incorporando o saber da experiência cultural. O que torna-se possível, também, recuperar as condições objetivas revolucionárias e transformadoras da própria práxis com vista no fortalecimento e desencadeamento dos elementos vitais ao domínio e ao campo do lazer. Reafirmamos também que desta práxis afloram elementos necessários à formação humana em plenitude, pela apropriação de conhecimentos que orientam o enfrentamento dos desafios de um mundo complexo e plural, que valoriza a educação, a corporeidade e o lazerTese O jogo da cultura e a cultura do jogo: por uma semiótica da corporeidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2003-06-06) Gomes-da- Silva, Pierre Normando; Cavalcanti, Katia Brandão; Hildebrandt, Reiner; http://lattes.cnpq.br/9326940913150585; http://lattes.cnpq.br/9326940913150585; http://lattes.cnpq.br/2826378188128750; Vita, Ivone de Barros; http://lattes.cnpq.br/2265891340929491; Freire, João Batista; http://lattes.cnpq.br/8503911954257694; Passeggi, Maria da Conceição; Claro, Edson César Ferreira; http://lattes.cnpq.br/3129464523005303; Ramalho, Betânia Leite; http://lattes.cnpq.br/1326690619078211; Brito, João Batista deA corporeidade é o ambiente de comunicação emergido da interseção dos gestos. O entrelaçamento dos gestos é uma prática de linguagem culturalmente constituída. A cultura é a estrutura significativa que ordena a ação. A ação social que cria cultura é jogo, maneira de combinar elementos e organizar as trocas, construindo uma situação que rompe com os determinismos naturais e sociais. Nesse entendimento, objetivamos descobrir as configurações da corporeidade no jogo por meio da análise semiótica dos gestos. Numa abordagem fenomenológica e multirreferencial, analisamos três tipos de situações lúdicas (onírica, poética, motora), utilizando como procedimento a metodologia semiótica, tanto a francesa quanto a americana. Para o jogo onírico, registrado na narrativa de um sonho, e para o jogo poético, estabelecido num poema de Augusto dos Anjos, recorremos ao Método de Interpretação Onírica de Sigmund Freud, à Análise Estrutural de Narrativa de Roland Barthes, e a Função Estética de Jan Mukaróvský. Para o jogo motor, descrito em três jogos de apostas e três jogos de exercícios infantis, empregamos a Gramática Especulativa de Charles Peirce. O eixo semântico do jogo onírico é de busca. Ao acumular ações, num medo de ficar para trás, o sujeito se distancia da sua intenção original, porque foge da angústia. Numa estrutura musical binária, o sujeito está atirado à ação e sofre por não se realizar plenamente. A tendência dos gestos nesse jogo é a “corporeidade do atiramento”. O eixo semântico do jogo poético é de luta. O sujeito age enfrentando aquele que o ameaça. Numa música de compasso ternário, o sujeito age sentindo a fúria do adversário indestrutível – a morte. Então, ao reconhecer-se mortal, inconformado com o mundo tal como ele é, cria um artifício, um golpe traiçoeiro e vingativo, que dilata seu espaço existencial. A tendência dos gestos, nesse jogo, é a “corporeidade poetante”. A trama sígnica do jogo motor é formada pela significação das suas propriedades, particularidades e generalidades, pela representatividade das suas sugestões, indicações e aplicações, e pela implicação dos efeitos emocionais, musculares e cognitivos sobre os jogadores. A tendência dos gestos nesse jogo é de criar um arranjo artístico, cuja beleza é gerada numa qualidade de sentimento, numa ação ética e numa forma de conhecimento do mundo. Portanto, a cultura é um jogo em que os gestos humanos tendem para o trânsito entre a corporeidade do atiramento e a corporeidade poetante. E o jogo motor é uma cultura, na qual os gestos tendem para a criação de uma obra de arte. Por isso, a tarefa educativa deve operar no entendimento de que o homem é um jogador, de que a cultura é uma possibilidade de existência poetante e de que o jogo é o campo da percepção e da reinvenção do real, favorecendo a re-significação da existência humana.Dissertação Política de democratização da gestãoescolar: um labirinto de sentidos, discursos e contradições?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2003-09-10) Lopes, Monik de Oliveira; Castro, Alda Maria Duarte Araújo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771492U8189; ; http://lattes.cnpq.br/2237227538462865; Cabral Neto, Antônio; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763455J6; Medeiros, Arilene Maria Soares de; ; http://lattes.cnpq.br/5952418386886733Este trabalho se propõe a investigar a política de democratização da gestão educacional considerando desde os processos sócio-históricos implicados na agenda de modernização dos paradigmas administrativos, até a forma como essa política rebate e é significada pelos sujeitos no interior da escola. Considera-se que a democracia preconizada pela política de democratização da educação via neoliberalismo/gerencialismo, por ser fruto de um consenso que se propõe a conduzir hegemonicamente a sociedade, traz em si, o gene, de diferentes concepções de democracia, portanto, em seu interior estão postas em tese, os elementos conceituais de diferentes projetos de sociedade. Desse modo, analisa-se como, no interior da Escola Estadual Dom Nivaldo Monte, essa política vem sendo (res)significada e transformada pelos sujeitos, compreendendo os diferentes contornos que se delineiam quanto à dimensão da democratização, da autonomia, da participação e da representatividade. Aborda o objeto de estudo na perspectiva do materialismo histórico dialético, por meio do qual consideramos ser possível analisar o objeto em sua delimitação, mas não de forma fragmentada ou alienada das determinações ou mediações de ordem econômica, política, cultural e simbólica da sociabilidade do capital mundializado. Para superar as nuances estruturalistas atribuídas a concepção teórico metodológica adotada, utilizamonos da compreensão que considera as macroestruturas como sendo formadas pelas microestruturas numa relação de complementaridade entre os micro e macro processos. Dentre nossas parciais conclusões, defendemos que gestão democrática e gestão gerencial são formas de administração distintas, antagônicas, embora esse antagonismo seja do tipo coincidente, por essa razão, precisamos insistentemente distingui-los, se desejarmos defender uma escola pública de qualidade; em segundo lugar, compreendese que a gestão gerencial cria condições legítimas e legais para a gestão democrática, ao mesmo tempo em que cria as condições que tanto a inviabilizam e dificulta quanto inviabiliza e dificulta a própria condução gerencial da administração o que nos leva a inferir, por fim, que a gestão democrática é impossível de ser implementada por meio do gerencialismo e o gerencialismo é impossível de ser implementado por meio da democracia. Apesar da incompatibilidade de interesses que perpassam a defesa de diferentes concepções de democracia, a participação institucionalizada pelo gerencialismo, se alargada em suas bases conceituais, pode promover o alargamento do controle social sobre o Estado e contribuir para a transformação social, o que nos parece um desafio difícil, mas não improvável e passível de ser melhor investigado.Dissertação Pedagogia Freinet: a construção de uma práxis em turmas de 5ª a 8ª séries(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2004-03-08) Rosa, Cláudia Sueli Rodrigues Santa; Pereira, Francisco de Assis; ; ; http://lattes.cnpq.br/4313108894607691; Elias, Marisa Del Cioppo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787423Z6; Carvalho, Tânia Câmara Araújo de; ; http://lattes.cnpq.br/2426785426527093; Silva, Rosália de Fátima e; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794938U8Esta dissertação constitui-se na sistematização de um estudo qualitativo, pesquisa-ação, que realizamos na Escola Freinet, em Natal/RN - Brasil, sobre a viabilidade da práxis da pedagogia do educador francês, Célestin Freinet (1896-1966), em turmas de 5ª a 8ª séries do ensino básico. O problema central que nos mobilizou à pesquisa, foi o fato de verificarmos os avanços na produção científica e nas práticas dos docentes que atuam na educação infantil e nas primeiras séries do ensino fundamental, na perspectiva de conceber o aluno enquanto sujeito ativo da sua aprendizagem e co-responsável na organização do trabalho escolar. Porém, quando se trata das quatro últimas séries do fundamental, as propostas progressistas são tomadas como algo praticamente impossível de materializar-se. Procuramos atenuar a lacuna teórica sobre o tema, oferecendo um texto relevante para professores, de modo geral, pesquisadores da academia e para a escola pesquisada, sobretudo, pelo fato de não priorizarmos uma técnica ou princípio freinetiano, em particular. Essa pedagogia é discutida, o mais próximo possível, da sua globalidade e de como se revelou naquela práxis. Destacamos os aspectos relevantes para o funcionamento da sala de aula, bem como as estratégias utilizadas para a construção, comunicação e documentação dos conhecimentos. A intervenção permitiu que construíssemos o objeto pela reflexão em ação, a partir de dados produzidos durante as observações, as entrevistas, as conversas, os momentos de estudos e a consulta a materiais escritos. A análise se deu, à luz da metodologia compreensiva (Kaufmann, 1996), entrelaçando-se o material empírico com a teoria. Esta forma de análise permitiu alcançarmos a lógica do conjunto, como cremos que deve caracterizar a pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais. As considerações finais indicam o potencial da pedagogia Freinet, para orientar os processos de ensino e aprendizagem em todas as etapas da escolaridade. Revelam, ainda, a necessidade, premente, da equipe da escola pesquisada qualificar a sua práxis, a partir do referencial teórico-prático da pedagogia FreinetDissertação Projeto político-pedagógico: instrumento de ação educativa na Escola Municipal Ascendino de Almeida Natal-RN (2002-2003)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2004-04-19) Garcia, Luciane Terra dos Santos; Queiroz, Maria Aparecida de; ; http://lattes.cnpq.br/0642511546307992; ; http://lattes.cnpq.br/2546503141542893; Santiago, Maria Eliete; ; http://lattes.cnpq.br/6348134383110052; Cabral Neto, Antônio; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763455J6Nesta dissertação, investigamos o processo de elaboração do projeto político-pedagógico na Escola Municipal Ascendino de Almeida , situada na zona sul de Natal, Rio Grande do Norte. Realizamos uma pesquisa qualitativa, utilizando-nos de informações colhidas de várias fontes, a saber: entrevistas realizadas na Secretaria Municipal de Educação e na referida Escola, análise documental, e revisão da literatura, com vistas a vir a conhecer a complexidade dessa realidade particular, de modo a estabelecer uma mediação desta com o contexto social, político e econômico que a circunda. Analisamos o projeto político-pedagógico segundo a visão dos teóricos da Educação, sob o plano político-normativo e como um processo de planejamento educacional que muito pode colaborar para a introdução de significativas mudanças na educação escolar. Esse instrumento da ação educativa, como fruto da participação da comunidade escolar, pode constituir-se em um importante meio de aprendizagem da participação na esfera social, exigindo dos educadores o desenvolvimento de complexas competências para que possam construí-lo. Na análise dos dados obtidos, descrevemos e analisamos o processo de elaboração do projeto político-pedagógico da Escola referida, como se deu a construção da participação da comunidade escolar, bem como as conseqüências desse envolvimento; as competências que precisaram desenvolver, o processo de estudos e de diálogo que deram suporte a todo esse processo, pois a participação democrática no interior da escola se efetiva pela interação dialógicaDissertação A luta do Bispo Dom José de Medeiros Delgado por educação escolar para todos (Caicó-RN, 1941-1951)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2004-07-16) Brito, Paula Sônia de; Araújo, Marta Maria de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794930E6; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700920E0; Albuquerque Júnior, Durval Muniz de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787535A2; Oliveira, Iranilson Buriti de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728002Z6; Barros, Eva Cristini Arruda Câmara; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761960P7O programa de ações socioeducacionais empreendido por Dom José de Medeiros Delgado, primeiro Bispo da Diocese da cidade de Caicó-RN, no período de 1941 a 1951, é, nesta dissertação, analisado numa perspectiva histórica, com base no referencial da cultura escolar. Por meio desse referencial, tratou-se de apreender a cultura escolar geral e peculiar dos estabelecimentos de ensino católico fundados por Dom Delgado, quais sejam: o Ginásio Diocesano Seridoense (1942), a Escola Doméstica Popular Darci Vargas (1943), a Escola Prevocacional de Caicó (1944) e o Seminário Santo Cura d Ars (1946). As ações socioeducacionais do Bispo Dom Delgado ainda se estenderam para sete cidades circunvizinhas a Caicó, localidades onde fundou escolas católicas cognominadas de Escola do Pobre . Na luta por escolas para todos segmentos sociais citadinos e campesinos, Dom Delgado fundou ainda quatro escolas rurais nos arredores dos municípios de Serra Negra do Norte, São João do Sabugi, Jardim do Seridó e Lagoa Nova. Também é parte de seu trabalho benfeitor a criação de cooperativas rurais para os pais das crianças alunas dessas escolas católicasTese Tramas da (ir)racionalidade contemporânea para a composição do mito-tecno-lógico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2004-08-06) Pires, João Maria; Cruz, Vilma Vítor; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764828E2; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700061P6; Machado, Maria Salete Kern; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782731J1; Maués, Olgaises Cabral; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781785T1; Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798285U5; Coelho, Maria das Graças Pinto; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704292T6A trama mito-tecno-lógica, contemporânea, foi desenvolvida a partir da dicotomia mito-razão. Neste estudo, aprofundamos a referida dicotomia tomando como referência os contextos históricos do Renascimento e do Iluminismo, ressaltando a discussão da racionalização econômica como fio condutor do desenvolvimento ocidental, no qual identificamos o jogo do racional e do irracional, para assegurar a superioridade da razão. No contexto desse jogo, analisamos as implicações da modernização, para a educação, em função da racionalidade instrumental, responsável pelo ambiente de adequação dos instrumentos tecnológicos ao cenário da modernização contemporânea. O novo contexto é constituído por pontos de intersecção e ruptura entre a técnica, a ciência e o mito. Através da nossa análise, percebemos que as necessidades básicas para o conjunto da contemporaneidade encontravam-se vinculadas às mudanças nas formas de produção, para o qual a máquina passou a determinar o ritmo do trabalho e a qualidade do produto. Por sua vez, as mudanças nos processos produtivos promoveram o surgimento das marcas comerciais que, no nosso modo de ver, representaram a síntese da perfeita harmonia do mito, da técnica, da ciência e da tecnologia, na condução da racionalização econômica até à modernização contemporânea. Desse modo, a modernização contemporânea nos chega pela racionalização econômica, desenvolvida com o respaldo dos conhecimentos técnico-científicos, e comunicada pelas articulações do mito-tecno-lógico