Programa de Pós-Graduação em Educação
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação por Autor "52275914404"
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Tese Educação musical de pessoas cegas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011-2019)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-05-29) Souza, Catarina Shin Lima de; Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira De; https://orcid.org/0000-0001-6695-3347; http://lattes.cnpq.br/6848746516562543; 52275914404; Medeiros Neta, Olivia Morais de; https://orcid.org/0000-0002-4217-2914; http://lattes.cnpq.br/7542482401254815; Alves, Jefferson Fernandes; https://orcid.org/0000-0003-0808-7115; http://lattes.cnpq.br/1834832958808690; Gomes, Carolina Chaves; https://orcid.org/0009-0009-7070-0452; http://lattes.cnpq.br/1716956463155805; Tomé, Dolores; https://orcid.org/0000-0003-1821-6822; http://lattes.cnpq.br/8615230630634432; Pederiva, Patricia Lima Martins; https://orcid.org/0000-0003-4434-6671; http://lattes.cnpq.br/6354485124876296O presente trabalho tem como objetivo analisar a trajetória da educação musical de pessoas cegas na UFRN, no contexto de sua política de inclusão, no período de 2011 a 2019, com destaque para a discussão das ações relativas ao desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão, voltadas para esse público. E, como objetivos específicos, discutir o contexto da Escola de Música no cenário da Política de Inclusão de pessoas com deficiência na UFRN e levantar e discutir as ações desenvolvidas na Escola de Música para a inclusão de pessoas cegas no processo de construção, fortalecimento e consolidação da política de inclusão para esse público na UFRN. Teve, como ponto de partida, as seguintes questões: Como se deu a trajetória da Educação Musical de pessoas cegas na Escola de Música, no contexto da política de inclusão da UFRN, no período de 2011 a 2019? Quais os desdobramentos das ações realizadas, no âmbito da Escola de Música da UFRN, para a educação musical dessas pessoas? Defendeu-se a tese de que a educação musical de pessoas cegas na UFRN, no âmbito de sua Política de Inclusão, ocorreu numa perspectiva integral, a partir dos eixos de ensino, pesquisa e extensão. A pesquisa se enquadra no âmbito da abordagem qualitativa e, como faz uso de documentos como únicas fontes de dados, tem a análise documental como método de pesquisa (SÁ-SILVA; ALMEIDA; GUINDANI, 2009; CELLARD, 2012; PENNA, 2017). Após a análise da trajetória da educação musical de pessoas cegas na UFRN, confirmou-se a tese de que a mesma foi marcada pela integração de ações de ensino, pesquisa e extensão, tendo como principais marcos, a oferta de cursos ao público externo com deficiência; a criação de espaços para atuação prática de ensino de música para pessoas com deficiência, por parte dos alunos em formação inicial; a sistematização de saberes em educação musical inclusiva, através da inclusão de componentes curriculares dos cursos de graduação em música; a formação e capacitação docente e discente, por meio de cursos e eventos; a criação de setores de serviços de apoio aos estudantes com deficiência voltados à produção de materiais didáticos e informacionais acessíveis (livros, artigos, partituras braille); a criação de repositórios institucionais de materiais digitais acessíveis; a realização de eventos, contribuindo para a produção, partilha e disseminação de saberes e experiências.