Programa de Pós-Graduação em Educação
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação por Autor "Aguiar, Ana Lúcia Oliveira"
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Dissertação Estudantes surdos no ensino superior: reflexões sobre a inclusão no curso de letras libras/ língua portuguesa da UFRN(2017-05-29) Paiva, Gisele Oliveira da Silva; Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de; Silva, Luzia Guacira dos Santos; ; ; ; Aguiar, Ana Lúcia Oliveira; ; Martins, Lúcia de Araujo Ramos; ; Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva; ; Magalhães, Vanda Leitão;Este trabalho tem como objetivo conhecer e analisar a opinião de alunos Surdos sobre o curso de Licenciatura em Letras-Libras/Língua Portuguesa como Segunda Língua (LLLP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em relação à formação acadêmica. O estudo traz como aporte teórico os Estudos Culturais e os Estudos Surdos em Educação para pensar a inclusão de Surdos nesse novo cenário. Articular as questões que envolvem as reflexões trazidas pelos próprios estudantes, bem como a proposta do curso no processo não só inclusivo, mas formativo dos discentes, é colocá-los no lugar de protagonistas de sua própria formação. Inicialmente, este trabalho perpassa as raízes históricas da Educação dos Surdos, vislumbrando os Estudos Surdos enquanto marcador epistemológico. Para alcance do nosso objetivo, realizamos uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória. O estudo teve como lócus o Curso de LLLP da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Participaram dele sete estudantes Surdos, regularmente matriculados, e pertencentes ao 4º e 6º período do curso. Os dados foram coletados a partir de entrevista em Língua de Sinais Brasileira e com base na análise documental. Para análise, foram propostas três grandes categorias: “Acessibilidade no Curso”, “Currículo” e “Atuação docente no Curso de LLLP”. Os resultados, organizados a partir da análise do discurso, sinalizaram para a necessidade de uma possível revisão do Projeto Pedagógico Curricular (PPC), dado que foi compartilhado com demais docentes do curso que, conjuntamente, têm refletido sobre como realizar mudanças nele. Identificarmos algumas necessidades no curso, como reorganização das disciplinas; a criação de uma área de ensino de Língua Portuguesa para usuários de Libras, algo imprescindível, mas inexistente no PPC; e o fortalecimento de ações de extensão que se tornem regulares na oferta, como os cursos de Libras para ouvintes e de ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para os Surdos. Por fim, fomentar a articulação entre os diversos setores da instituição com o curso de LLLP com vistas a assegurar o acesso, a permanência e egresso com sucesso aos estudantes Surdos, foi uma necessidade identificada pela pesquisa.Dissertação Núcleos de acessibilidade e o atendimento a alunos com necessidades educacionais especiais nas universidades federais do nordeste brasileiro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-07-22) Saraiva, Luzia Livia Oliveira; Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de; ; http://lattes.cnpq.br/6848746516562543; ; Aguiar, Ana Lúcia Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/4844989882232997; Nunes, Débora Regina de Paula; ; http://lattes.cnpq.br/1188086132826132; Rodrigues, Janine Marta Coelho; ; http://lattes.cnpq.br/8491430816252531; Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva; ; http://lattes.cnpq.br/0351736925269307No atual contexto da política de educação inclusiva no ensino superior brasileiro, os núcleos de acessibilidade respondem pela organização de ações para o cumprimento dos requisitos legais de acessibilidade e eliminação de barreiras que interferem na participação e aprendizagem de pessoas com necessidades educacionais especiais (NEE), fornecendo condições para a plena inclusão desse alunado nas atividades de ensino, pesquisa e extensão nesse nível de ensino. Esta pesquisa teve o objetivo analisar o trabalho desenvolvido pelos núcleos de acessibilidade implementados nas universidades federais do nordeste brasileiro para atendimento aos estudantes com NEE. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa. Participaram 12 universidades federais nordestinas, através dos seus coordenadores dos núcleos de acessibilidade. Os dados - obtidos através da aplicação de um questionário eletrônico no ano de 2014 - foram organizados e analisados através da estatística descritiva e análise de conteúdo, sendo a discussão dos mesmos realizada a partir de quatro tópicos temáticos: organização dos núcleos de acessibilidade para atendimento aos estudantes com NEE; tipos e quantidade de estudantes com NEE atendidos; ações desenvolvidas e sugestões para a melhoria dos núcleos de acessibilidade. Verificou-se que no âmbito das universidades pesquisadas, os núcleos de acessibilidade vêm executando ações envolvendo diversos segmentos da comunidade universitária para a melhoria das condições de permanência de pessoas com NEE no ensino superior. Porém, em algumas realidades institucionais, essas ações necessitam serem ampliadas e/ou consolidadas. Os coordenadores sugerem encaminhamentos para a melhoria da atuação desses núcleos, relativas a ampliação de recursos financeiros e humanos, formação profissional, sensibilização da comunidade acadêmica, institucionalização e formação de um rede colaborativa entre os núcleos de acessibilidade. Sendo assim, embora ainda existam desafios a serem superados, a presença dos núcleos de acessibilidade mostra-se como um avanço para a efetivação das políticas de inclusão de alunos com NEE no ensino superior, com vistas a garantia da democratização do ensino a partir do direito de todos à educação.Dissertação Política de inclusão para pessoas com deficiência na Universidade Federal do Rio Grande do Norte: o que revelam as normativas institucionais?(2019-08-19) Silva, Jardiel Oliveira da; Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de; ; ; Aguiar, Ana Lúcia Oliveira; ; Rabelo, Lucelia Cardoso Cavalcante; ; Martins, Lucia de Araújo Ramos; ; Medeiros Neta, Olivia Morais de;O processo de institucionalização das políticas educacionais em resposta aos movimentos reivindicatórios (sociedade civil e acordos internacionais) em prol da inclusão das pessoas com deficiência repercutiram no atendimento educacional democrático e igualitário, motivando na elaboração de leis, decretos, portarias e demais documentos normativos que orientam a construção de serviços educacionais nos moldes inclusivos. Porém, é necessário acompanhar as ações implementadas na prática e analisar a compatibilidade do discurso normativo com o que está se propondo nas instituições educacionais, principalmente no que se refere ao Ensino Superior. Adotando uma abordagem qualitativa por meio de um estudo exploratório e documental tem como objetivo analisar as ações e desdobramentos da política de inclusão das pessoas com deficiência na Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Norte (UFRN). Os dados foram coletados a partir da legislação brasileira voltada para educação inclusiva vigente e da seleção e análise das normativas aprovadas pelos colegiados superiores da UFRN. Para análise, apoiando-se no referencial de Bardin (1977), foram propostas quatro categorias intituladas dimensões de acessibilidade e classificação dos documentos institucionais sobre o assunto: Acessibilidade Atitudinal, Acessibilidade Arquitetônica, Acessibilidade Comunicacional e Acessibilidade Pedagógica. Os resultados sinalizaram pela compatibilidade entre o discurso normativo acerca da educação inclusiva proposto pelas políticas a nível nacional e implementadas na UFRN, no entanto identificou-se lacunas nos desdobramentos das ações para inclusão e acessibilidade, tidas como natural do processo em desenvolvimento cuja crítica construtiva irá colaborar com o aperfeiçoamento das metas de gestão futuras. Por fim, a acessibilidade educacional da pessoa com deficiência na UFRN demostrou avanços, refletindo em ações compatíveis com o que se estabelece no sistema jurídico brasileiro na atualidade.Dissertação Práticas pedagógicas do professor de história de ensino médio em turma regular com a presença de aluno surdo(2018-06-27) Perales, Heloisa Lima; Azevedo, Crislane Barbosa de; ; ; Aguiar, Ana Lúcia Oliveira; ; Guedes, Gilmar Barbosa; ; Amorim, Giovana Carla Cardoso; ; Barbosa Júnior, Walter Pinheiro;Esta dissertação tem como objeto de estudo as práticas pedagógicas do professor de História com a presença de aluno surdo. A presente pesquisa pretende responder a seguinte questão: como o professor de História do Ensino Médio estrutura suas práticas de modo a considerar as especificidades de alunos surdos? Os objetivos desta pesquisa são compreender o processo de planejamento do professor de História atuante em uma turma regular com a presença de aluno surdo e analisar se os materiais didáticos usados ou produzidos pelo professor de História atendem às necessidades do aluno surdo inserido em turma de alunos ouvintes. A pesquisa foi realizada em colaboração com uma professora de História de Ensino Médio da Escola Estadual Berilo Wanderley, situada no bairro Neópolis, da cidade de Natal, estado do Rio Grande do Norte. Para atingir os objetivos optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa, baseada nos princípios da pesquisa colaborativa propostos por Ibiapina (2008). A escolha da metodologia esteve intimamente ligada à motivação de realizar uma pesquisa que contribuísse para mudanças de atitudes frente à presença do aluno surdo em turma regular. Quanto aos procedimentos, assumimos entrevistas semiestruturadas, sessões reflexivas e videoformação. O registro desses procedimentos de construção de dados foi realizado por meio de filmagens, sendo os seus áudios posteriormente transcritos. A análise dos resultados para compreender a prática da professora de História foi feita em torno de dois eixos: planejamento docente frente à presença de aluno surdo em sala de aula; e, produção de material didático no contexto da prática pedagógica. Os resultados demonstraram que existe: uma cultura escolar que confunde barreira de comunicação com deficiência; indiferença e conformismo marcam a prática pedagógica e que trabalhar com o Surdo em sala de aula, não é tarefa de uma professora, mas de toda a escola. A pesquisa colaborativa contribui para a conscientização da professora sobre as necessidades específicas do aluno surdo e a motivou mudanças atitudinais que se refletiram na sua prática.Dissertação O processo de ensino e aprendizagem de língua espanhola para alunos cegos: narrativas do ensinar e aprender(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-07-28) Nascimento, Irys de Fátima Guedes do; Silva, Luzia Guacira dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/1032425601643160; ; http://lattes.cnpq.br/6408495596543626; Aguiar, Ana Lúcia Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/4844989882232997; Silva, Camilo Rosa da; ; Pires, José; ; http://lattes.cnpq.br/0563494422001471; Martins, Lúcia de Araújo Ramos; ; http://lattes.cnpq.br/4028503466396532Na atualidade, a Educação Inclusiva tem se tornado cerne de muitas discussões, uma vez que, a educação passou a se direcionar a todas as pessoas, com ou sem deficiência. Por meio dela, todos têm direito a um ensino de qualidade e a possibilidade de dividirem as mesmas oportunidades de aprendizagem. Esta investigação teve por objetivo compreender como ocorreu o processo de ensino e aprendizagem da língua espanhola em um contexto, no qual alunos com e sem cegueira, dividiam o mesmo espaço educacional. Trata-se, portanto de uma investigação de natureza exploratória e qualitativa, na qual utilizamos como instrumento para a coleta das informações a entrevista semiestruturada com perguntas abertas, realizada junto aos professores de língua espanhola e seus alunos cegos. Como aporte metodológico, elencamos a Análise Proposicional do Discurso – APD (PIRES, 2008), para que os dados pudessem ser analisados. Os resultados mostraram que, apesar dos diferentes condicionantes, os alunos cegos, quanto ao processo de ensino aprendizagem da Língua Espanhola, apresentam dificuldades de ordem estrutural, pessoal e pedagógica semelhantes. Isto ficou evidente a partir das falas das entrevistas. Também, constatou-se um despreparo dos professores referente à utilização de recursos didáticos e estratégias de ensino que possam contemplar as especificidades de aprendizagem destes alunos