Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/11964
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública por Autor "Alves Filho, Antônio"
Agora exibindo 1 - 19 de 19
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Avaliação da gestão de egressos dos cursos de graduação da UFCA(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-06) Costa, Éricson Everton Silva; Brandão, Pamela de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/9451364933481439; http://lattes.cnpq.br/2490433612286570; Alves Filho, Antônio; http://lattes.cnpq.br/4852627579601532; Silva, Francisco Raniere Moreira daEsta dissertação avalia o processo de gestão de egressos dos cursos de graduação da UFCA, tendo como enfoques as ações nas dimensões de estruturação, do relacionamento e da repercussão. Para atender ao objetivo geral, teve como objetivos específicos: apresentar um panorama da gestão de egressos da universidade e seus processos; aferir o grau de importância atribuído a ações e a estratégias pela ótica dos gestores acadêmicos; identificar entraves e sugestões para um eficaz processo de gestão de egressos na percepção dos gestores acadêmicos; e propor ações estratégicas para aprimoramento da gestão de egressos. Apresenta uma discussão e fundamentação teórica e empírica com perspectivas nas políticas públicas de avaliação educacional e na importância da gestão dos egressos para a qualidade da educação do ensino superior. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como avaliativa e descritiva assumindo uma abordagem analítica quali-quantitativa. Adota como estratégia de pesquisa o estudo de caso e utiliza como técnicas de coleta de dados a pesquisa documental, entrevistas com os gestores da Pró-Reitoria de Graduação e levantamento (survey) com aplicação de questionários aos coordenadores de cursos de graduação da universidade investigada. A partir da pesquisa empreendida avalia-se que embora sejam desenvolvidas importantes ações voltadas para os egressos dos cursos de graduação na UFCA, a gestão de egressos na universidade, baseando-se nas dimensões citadas, não tem sido plenamente eficaz na busca pela excelência acadêmica. As ações desenvolvidas não contemplam todas as possibilidades estratégicas, sendo mais voltadas para ações de repercussão, e ainda não trouxeram o impacto esperado, revelando que precisam ser melhor articuladas, divulgadas e consolidadas. Para tanto, essa pesquisa recomenda ações estratégicas para aprimoramento da gestão de egressos.Dissertação Avaliação de qualidade da unidade de diálise no Hospital Universitário Onofre Lopes - HUOL(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-04-01) Araújo, Adriana Dias de; Costa, Maria Teresa Pires; Costa, Maria Teresa Pires; ; http://lattes.cnpq.br/2406703224108111; ; http://lattes.cnpq.br/2406703224108111; ; http://lattes.cnpq.br/5963393657046763; Silva, Anielson Barbosa da; ; http://lattes.cnpq.br/3405428972303042; Alves Filho, Antônio; ; http://lattes.cnpq.br/4852627579601532Ao longo dos anos houve uma ampliação na definição do termo saúde. Concomitantemente constatou-se também uma evolução do conceito de assistência à saúde que por sua vez tem provocado mudanças de enfoque na prestação dos serviços de saúde e, consequentemente, em sua gestão. Nesse sentido, atualmente, os serviços de nefrologia têm buscado qualidade por uma necessidade técnica e social. Frente a estas inovações e na busca pela qualidade, elaborou-se como objetivo geral: desenvolver um protocolo de avaliação de qualidade para o serviço de diálise do Hospital Universitário Onofre Lopes. Trata-se de um projeto de intervenção efetivado através de uma pesquisa-ação, que consistiu em 4 passos. Inicialmente foi identificado, através de uma pesquisa bibliográfica na literatura científica, quais indicadores de qualidade seriam aplicáveis a uma unidade de diálise sendo selecionados os seguintes: Taxa de infecção no local de acesso para hemodiálise, Controle microbiológico da água empregada para hemodiálise e Índice de Satisfação dos Usuários. Através da reflexão crítica sobre a temática pesquisada na etapa anterior, elaborou-se três instrumentos de coleta de dados, do tipo formulário de entrevista, aplicados entre os meses de Outubro e Novembro de 2015, após aprovação do projeto de pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob o parecer 1.202.732, com Certificado de Apresentação para Apreciação Ética no 45362615.6.0000.5292. Para complementar as informações obtidas, também fez-se uso da técnica de pesquisa documental. Os resultados foram organizados em gráficos e tabelas e analisados segundo abordagem qualitativa e técnica exploratória. Em seguida, foi realizada uma análise reflexiva dos dados obtidos e o diagnóstico da realidade estudada foi traçado e confrontado com a literatura pertinente. Os dados produzidos nesse estudo revelaram que a Unidade de Diálise do HUOL está aquém do desejável, haja vista que algumas fragilidades foram identificadas em sua estrutura. Diante desta constatação foram propostas, a título de contribuição e objetivando nortear o desenvolvimento de ações futuras, sugestões de melhoria que deveriam ser implementadas e acompanhadas para que fosse assegurada a superação dessas dificuldades encontradas, permitindo uma reestruturação organizacional adequada, e resultando numa melhoria do serviço público ofertado. Concluiu-se que para que os resultados da terapêutica de hemodiálise sejam alcançados e positivos, faz-se necessário ter estrutura física e infraestrutura adequada, equipe multiprofissional especializada, treinada e em quantitativo suficiente, processos bem desenhados para que os profissionais tenham padrões a serem seguidos diminuindo a chance de errarem, além de um sistema de gerenciamento de risco para detectar e controlar situações que coloquem em risco a segurança do paciente.Dissertação Comunidades de prática para a gestão do conhecimento: uma análise no campus João Pessoa, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-03-01) Vasconcelos, Kolmar Kafran França de; Nelson, Aline Virginia Medeiros; http://lattes.cnpq.br/0268682852336814; http://lattes.cnpq.br/0987785259777247; Alves Filho, Antônio; http://lattes.cnpq.br/4852627579601532; Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da SilvaEste trabalho teve como objetivo analisar como o Departamento de Orçamento e Finanças, do campus João Pessoa, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), utiliza as comunidades de práticas para a gestão do conhecimento. Procurou-se responder ao seguinte problema de pesquisa: Quando o cânone institucional se mostra insuficiente, inadequado ou inexistente para solucionar problemas e situações que os servidores do Departamento de Orçamento e Finanças, do campus João Pessoa, do IFPB, precisam solucionar diariamente, a quem eles recorrem? Trata-se, portanto, de pesquisa descritiva e intervencionista, na qual buscou-se verificar os domínios de conhecimento nos quais os servidores estão inseridos, o nível de engajamento dessas pessoas, a existência de repertórios compartilhados e as fontes de conhecimento utilizadas. Ao final é proposto um modelo de gestão do conhecimento que favoreça a inovação, o compartilhamento de ideias e o desenvolvimento das comunidades de prática como ferramenta para a gestão do conhecimento. A pesquisa demonstrou estarem presentes os pressupostos necessários ao desenvolvimento das comunidades de prática e propõe como modelo de gestão do conhecimento, o modelo do IPEA, desenvolvido especificamente para a Administração Pública brasileira.Dissertação As condutas dos pregoeiros como forma de melhoria dos processos de aquisições do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-03-17) Ventura, Alessandra de Oliveira; Fernandes, Kaio César; ; http://lattes.cnpq.br/9740792920379789; ; Alves Filho, Antônio; ; http://lattes.cnpq.br/4852627579601532; Almeida, Carlos Alano Soares de; ; http://lattes.cnpq.br/4505702122537041O presente Projeto de Intervenção aborda a problemática da eficiência da utilização da modalidade licitatória pregão eletrônico no âmbito da administração pública, sob a ótica das condutas adotadas pelos pregoeiros do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno. Desta forma, seu principal objetivo é aprimorar o procedimento para os pregoeiros e equipes de apoio existente no Centro, de forma a estabelecer condutas padronizadas que propiciem maior eficiência e segurança jurídica aos certames efetivados com a utilização desta modalidade licitatória. No campo metodológico, utilizou-se de uma combinação de métodos qualitativos, por meio da realização de pesquisa documental e de campo, com a realização de entrevistas semiestruturadas com os pregoeiros que atuam na organização militar. Os dados obtidos nas entrevistas foram analisados utilizando a técnica de análise de conteúdo categorial. Como referência, adota os preceitos das teorias sobre compras, da Nova Gestão Pública, os normativos jurídicos aplicáveis à Administração Pública e a teoria de gestão da qualidade, por meio da utilização da premissa de melhoria contínua dos processos. Como resultado, apresenta uma reformulação do procedimento para pregoeiros e equipe de apoio já existente na instituição, estabelecendo condutas mais corretas perante o Tribunal de Contas da União, de forma a minimizar a frequência de interposição de recursos e questionamentos por parte dos licitantes participantes do certame, maximizando a eficiência destas licitações. Ainda, sugere mudanças à alta direção da instituição, de forma que a atividade de compras figure com maior relevância na estrutura da organização e seja reconhecida como atividade estratégica para o cumprimento da missão do Centro de Lançamento.Dissertação Desenvolvimento gerencial na Universidade Federal do Cariri: percepções dos gestores acerca das competências gerenciais e das modalidades de aprendizagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-11-22) Feitosa, Lílian Cavalcante; Alloufa, Jomaria Mata de Lima; http://lattes.cnpq.br/9209334172096854; http://lattes.cnpq.br/8526379152056098; Pereira, Liana de Andrade Esmeraldo; http://lattes.cnpq.br/4202233612263158; Alves Filho, Antônio; http://lattes.cnpq.br/4852627579601532O processo de Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E) tornou-se um tema emergente no contexto da administração pública, que necessita de servidores cada vez mais detentores de competências adequadas, não apenas nas funções técnicas, mas também de gestão. No entanto, as práticas de TD&E tradicionais já não respondem integralmente as expectativas para o desenvolvimento gerencial. À vista disso, o questionamento sobre “o que” se aprende (competências) muda de enfoque, visando entender também “como” se aprende, a fim de promover ambientes de aprendizado e de estímulo ao novo, de maneira a se materializar resultados efetivos e consistentes. Este trabalho buscou analisar a influência das modalidades de aprendizagem para o desenvolvimento das competências gerenciais, na percepção dos gestores na UFCA. Trata-se de um estudo descritivo, quali-quantitativo, com aplicação de questionários semi-estruturados a servidores gestores da UFCA. Os resultados revelaram o perfil sociodemográfico dos gestores participantes, além do alto índice de concordância para o desenvolvimento de competências gerenciais com ênfase sobre as competências políticas; e uma maior frequência das modalidades de aprendizagem: Acesso a banco de dados, leitura de textos, interações causais e treinamento tradicional. Verificou-se também que há influência na ‘Leitura de textos/banco de dados’ e ‘Interações causais’ para o desenvolvimento das competências gerenciais. Em relação a formulação de ações de desenvolvimento, foram categorizadas sugestões sobre as competências gerenciais a serem ensinadas, modalidades de Aprendizagem e outras informações que auxiliam na formulação de um programa de formação gerencial. Por fim, foram feitas recomendações visando o desenvolvimento das competências gerenciais na UFCA. Espera-se que este trabalho contribua para construção de ações mais compatíveis aos modelos de gestão da realidade pública, aos perfis dos gestores institucionais e consequentemente, melhores entregas a sociedade, observado o atendimento aos normativos legais, a racionalização e a efetividade do investimento público.Dissertação Diagnóstico do GAP de competências transversais no serviço público dos servidores técnicos administrativos em educação da Universidade Federal do Cariri - UFCA(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-07) Brito, Katia Daniele Dutra; Costa, Maria Teresa Pires; http://lattes.cnpq.br/2406703224108111; http://lattes.cnpq.br/9823586024805532; Silva, Anielson Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/3405428972303042; Alves Filho, Antônio; http://lattes.cnpq.br/4852627579601532A gestão de pessoas no setor público se apresenta como elemento estratégico. No âmbito do Governo Federal, se encontra vigente o Decreto 9.991/2019 e o Decreto 10.506/2020 (Nova Política de Desenvolvimento de Pessoal) que orienta os órgãos da administração pública a se enquadrarem no modelo de gestão por competências; E a Instrução normativa SGPENAP/SEDGG/M/2021 traz no Anexo I o rol das Competências Transversais no Serviço Público Brasileiro. A Universidade Federal do Cariri – UFCA, reconhecendo que o desenvolvimento de suas competências impacta diretamente no grau de alcance dos objetivos institucionais e que deve atuar em conformidade com os dispositivos legais citados, questiona-se: as competências institucionais da UFCA e a atuação dos servidores atende às competências transversais no serviço público trazidas na Instrução normativa SGPENAP/SEDGG/ME Nº 21, de 1º de fevereiro de 2021? Neste sentido, a pesquisa objetivou diagnosticar o gap das competências transversais do setor público dos servidores técnicos administrativos em educação da Universidade Federal do Cariri - UFCA. Identificou-se 18 (dezoito) competências a partir dos documentos da instituição, às quais possuem relação conceitual com as competências transversais, embora exista um desalinhamento no nível de relevância entre elas. Na avaliação de utilização e domínio das competências transversais, constatou-se que os servidores às utilizam, mas, as dominam razoavelmente. O gap das competências transversais aponta para uma maior necessidade de desenvolver as competências ‘trabalho em equipe’ e ‘mentalidade digital’, seguida de ‘orientação por valores éticos’ e ‘comunicação. ‘Visão sistêmica’ e ‘foco nos resultados pra o cidadão’ aparece posteriormente. ‘Resultados de problemas com base em dados’ indica baixa necessidade de aperfeiçoamento. Por fim, conclui-se que a UFCA precisa desenvolver uma política própria de gestão de pessoas com base no modelo de gestão por competências e melhorar o serviço público oferecido pela instituição a sociedade.Dissertação Diagnóstico do setor de administração da Maternidade Escola Januário Cicco: um alinhamento com a gestão de desempenho por competências(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-17) Medeiros, Marília Albuquerque Silva de; Nelson, Aline Virginia Medeiros; Costa, Maria Teresa Pires; http://lattes.cnpq.br/2406703224108111; http://lattes.cnpq.br/0268682852336814; http://lattes.cnpq.br/3756908230643550; Bispo, Ana Carolina Kruta de Araújo; Alves Filho, Antônio; http://lattes.cnpq.br/4852627579601532Esta dissertação trata de estudo que teve como objetivo realizar um diagnóstico do setor de administração da Maternidade Escola Januário Cicco (responsável pela gestão de compras, licitações, contratos, patrimônio e fiscalização administrativa de contratos) com foco na estratégia e na gestão por competências, utilizando como referência a Gestão de Desenvolvimento por Competências (GDC) instituída na organização. Para tanto, a metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa por técnica de análise documental. Nos resultados, constatou-se que o modelo da gestão por competências engloba a estratégia organizacional funcionando como um sistema em constante adaptação e melhoria contínua. A estratégia da organização alimenta o diagnóstico das competências profissionais necessárias à instituição e nutre a formulação dos planos operacionais de trabalho e de gestão que serão monitorados por meio de indicadores de desempenho. Foram identificadas ainda as lacunas de competências existentes, quais sejam: formação específica, principalmente nas áreas contábil e jurídica; capacitações quanto aos sistemas governamentais e institucionais; e capacitações das legislações pertinentes ao serviço de compras públicas e suas atualizações. Conclui-se que o setor de administração atende, com boa performance, às metas estabelecidas pela gestão de desempenho por competências.Dissertação Estresse ocupacional de servidores em ambiente de trabalho: aplicação do modelo demanda-controle em Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-27) Brito, Flávia Angélica Magalhães; Costa, Maria Teresa Pires; http://lattes.cnpq.br/2406703224108111; http://lattes.cnpq.br/2457564765743445; Alves Filho, Antônio; http://lattes.cnpq.br/4852627579601532; Oliveira, Gislene Farias deO estresse ocupacional nas organizações causa um significativo impacto na saúde dos trabalhadores. Sendo assim, o conhecimento acerca das características laborais que acarretam em fatores estressores nas instituições públicas é importante para que se promova a qualidade de vida no trabalho. O objetivo da pesquisa foi analisar como se evidencia o estresse ocupacional de servidores no ambiente de trabalho, em relação à demanda, ao controle e ao apoio social, no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), em consonância com o modelo demanda-controle (Karasek adaptado por Alves et al., 2004). A população alvo foi composta de servidores de todos os campi do IFRN. Os dados foram obtidos por meio de questionário auto-preenchido baseado no Job Stress Scale (JSS) versão adaptada por Alves et al (2004) e foram tratados por métodos quantitativos e estatística descritiva. Os resultados da pesquisa demonstraram que 49,14% dos servidores estavam na situação de baixa exigência/ baixo desgaste; 39,22% encontravam- se em trabalho ativo; 7,33% dos trabalhadores enquadraram-se no trabalho passivo e, por fim, 4,31%, em alta exigência/alto desgaste. As experiências de baixa exigência e trabalho ativo, as quais são mais prevalentes nessa pesquisa são vistas com um menor risco de adoecimento. Já as experiências de alta exigência e trabalho passivo possuem uma associação mais forte no que tange ao adoecimento de ordem física e/ou psíquico.Dissertação Gestão e mapeamento de processos nas instituições públicas: um estudo de caso na Diretoria de Administração de Pessoal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-02-03) Moreira, Elzeni Alves; Costa, Maria Teresa Pires; ; http://lattes.cnpq.br/2406703224108111; ; http://lattes.cnpq.br/1610107561407861; Alves Filho, Antônio; ; http://lattes.cnpq.br/4852627579601532; Silva, Anielson Barbosa da; ; http://lattes.cnpq.br/3405428972303042Os novos modelos de gestão têm provocado a reorganização das instituições na atualidade. Muito se fala na melhoria da prestação de serviços das entidades públicas, e estas têm procurado adotar essas novas iniciativas no intuito de melhorar a qualidade do produto ou serviço ofertado aos usuários. A modernização no modelo de gestão na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) fortaleceu-se com a adesão da instituição ao Programa Gespública, cujo foco é a modernização gerencial levando as instituições a procurarem meios de se adequarem para fazer frente às demandas propostas pelo Programa. Diante disso, a Diretoria de Administração de Pessoal (DAP) estruturou seus processos e procedimentos utilizando a ferramenta de mapeamento de processos. A presente pesquisa parte do questionamento: quais foram os resultados obtidos com a implantação da gestão e do mapeamento de processos da DAP? Propõe-se como objetivo geral analisar a gestão e o mapeamento de processos da referida Diretoria, identificando os possíveis benefícios na melhoria da qualidade da prestação dos serviços aos usuários. Como objetivos específicos, para se alcançar os resultados, apontam-se: descrever como se realizou a implantação da gestão e do mapeamento de processos na DAP e como está funcionando no momento; analisar a consonância na relação entre as ações desenvolvidas pela DAP e as modernas teorias dessa temática; identificar a evolução do setor com as medidas adotadas e os resultados obtidos com a implantação da ferramenta de mapeamento. No referencial teórico, foi abordado um breve histórico da evolução da administração pública no Brasil, o Programa Gespública e sua importância para a gestão de processos nas instituições públicas, bem como a Gestão e Mapeamento de Processos. O universo do estudo foi a UFRN, e a amostra, a DAP, que pode ser considerada também a unidade de análise à qual a inferência é dirigida. Para este estudo de caso, foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais. A coleta de dados foi feita através do estudo dos documentos da instituição, de análise de bibliografia disponível sobre o tema, de questionários e entrevistas semiestruturadas com profissionais da instituição envolvidos com objeto do estudo, desde sua concepção até o momento atual. Como resultado, buscou-se analisar quais os benefícios que a gestão e o mapeamento dos processos trouxeram para a instituição, verificando o que foi melhorado no atendimento aos usuários e buscando mensurar essas mudanças e apontar as ferramentas utilizadas, observando se estas foram adequadas para a implantação do mapeamento. Também foi analisado de que forma esses procedimentos podem, se possível, ser ampliados para outros setores da UFRN.Dissertação Gestão estratégica de pessoas: proposta de um modelo de gestão estratégica de pessoas por competências para carreira de servidores técnico-administrativos em educação da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-05-31) Oliveira, Felipe Bezerra Lopes Lisboa de; Alves Filho, Antônio; ; ; Costa, Maria Teresa Pires; ; D'Anjour, Miler Franco;A Gestão de Pessoas representa uma área desafiadora para os gestores públicos. Nos últimos anos, o cenário de instabilidade política no âmbito do Governo Federal e de crise fiscal, tem tornado sua gestão cada vez mais complexa. Este cenário tem levado as organizações públicas a buscarem alternativas gerenciais para aumentar sua capacidade de resposta às demandas da sociedade ao mesmo tempo em que têm sofrido com as restrições orçamentárias e a redução do quadro de servidores. Nesse sentido, com intuito de apresentar soluções gerenciais adequadas aos problemas identificados no diagnóstico deste projeto de intervenção, este trabalho tem como objetivo propor um alinhamento estratégico na Política de Gestão de Pessoas da UFRN, a partir da adoção de um modelo de gestão estratégica de pessoas por competências para a Carreira de Técnico-Administrativos em Educação, utilizando-se a metodologia de Design Science Research (DSR). Essa proposta está fundamentada no diagnóstico da situação problema, elaborado a partir da realização de uma pesquisa caracterizada como aplicada, descritiva e qualitativa, que se utilizou do estudo de caso com estratégia, por meio do procedimento documental e bibliográfico. Para sua condução, foram seguidas as seguintes etapas do DSR: escolha do problema de campo a ser resolvido; revisão sistemática; sínteses da pesquisa; proposições de design; teste para desenvolvimento. A utilização desse método proporcionou uma conexão mais próxima entre pesquisador e o ambiente pesquisado, favorecendo a construção de um modelo alinhado às particularidades da instituição. Além disso, possibilitou a construção de um artefato, a partir de um conhecimento generalizável a uma classe de problemas, permitindo que o conhecimento gerado para solução dos problemas trabalhados neste projeto, possa ser reaplicado na solução dos demais problemas dessa classe. Outrossim, o modelo proposto neste trabalho poderá ser replicado para outras instituições públicas, em especial às Instituições Federais de Ensino Superior, observadas as peculiaridades de cada instituição. Espera-se que a proposta, quando implementada pela UFRN, possa representar uma inovação administrativa no direcionamento dos processos de Gestão de Pessoas, como: Planejamento da Força de Trabalho; Desenvolvimento de Pessoas; Avaliação de Desempenho; Provisão dos Cargos, dentre outros.Dissertação Políticas e práticas de gestão de pessoas na Universidade Federal do Cariri: percepção dos atores institucionais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-11-30) Araújo, Adriana Cristina Gomes de; Alves Filho, Antônio; http://lattes.cnpq.br/4852627579601532; http://lattes.cnpq.br/7828898317498958; Bispo, Ana Carolina Kruta de Araújo; Costa, Maria Teresa Pires; http://lattes.cnpq.br/2406703224108111É relevante a importância das pessoas nas organizações públicas para geração de valor público à sociedade que, cada vez mais, exige responsabilidade e resultados de qualidade por parte do Estado. Considerando essa relevância das pessoas para auxiliar a gestão pública a atender e corresponder às necessidades e demandas dos cidadãos, este estudo teve como objetivo compreender as políticas e práticas da Gestão de Pessoas (GP) na Universidade Federal do Cariri (UFCA) segundo a percepção de seus atores institucionais visando obter um panorama geral dessa função na instituição. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa aplicada e descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas para coleta de dados, e a análise de conteúdo para o tratamento de dados. Os resultados encontrados permitiram identificar nos documentos institucionais as políticas e práticas de gestão de pessoas na UFCA. Das entrevistas realizadas, identificou-se as percepções dos atores institucionais acerca das políticas e práticas de gestão de pessoas na Universidade. O planejamento de pessoal, demonstrando necessidades de melhorar a distribuição de pessoal; A organização do trabalho demostrou necessidade de mais clareza de informações; O recrutamento e seleção de pessoas emergiu a importância de agregar elementos como avaliação de perfis, habilidades e competências, e a recepção de novos servidores reconhecida como positiva na instituição. A avaliação de servidores revelou-se amadurecida, entretanto com necessidade de sensibilização para melhor compreensão dos servidores da importância da avaliação; A defasagem da remuneração do servidor público apresentou-se desmotivante e como uma ameaça à retenção de talentos nas instituições públicas; A gestão do desenvolvimento é vista com destaque ao promover e oportunizar o desenvolvimento dos servidores; A qualidade de vida no trabalho mostra-se importante à instituição, voltada para a promoção da saúde e do bem-estar do servidor. Procedidas as análises e com resultados em vista, foi possível concluir que: os atores institucionais participantes da pesquisa têm uma percepção de que há necessidade de desenvolver a gestão de pessoas na universidade, especialmente pelo esforço de organizar-se sob regulamentações internas, mas que essa tem demonstrado avançar, está em evolução e se mostra numa concepção positiva para os participantes, apesar de afeta a fatores que impactam e limitam sua atuação e avanço, como aspectos legais e restrições orçamentárias. Ao final foram promovidas algumas proposições e sugestões à GP na UFCA, a partir dos resultados encontrados. Espera-se que este trabalho possa contribuir com a melhoria contínua da gestão de pessoas na UFCA e em outras instituições públicas.Dissertação Projeto de intervenção adaptando o Balanced Scorecard ao sistema de compras da Base Aérea de Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-03-04) Oliveira, Alexsandro Alves de; Dias, Thiago Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/9579256535097635; ; http://lattes.cnpq.br/9422759158425876; Alves Filho, Antônio; ; http://lattes.cnpq.br/4852627579601532; Rocha Neto, João Mendes da; ; http://lattes.cnpq.br/9946159575201209A presente Proposta de Intervenção examina a questão das compras públicas realizadas por uma Organização Militar no âmbito da Administração Pública Federal. O principal objetivo deste trabalho consistiu em propor um modelo de planejamento estratégico baseado no Balanced Scorecard para o sistema de compras públicas que contribua para o aumento da eficiência, eficácia e efetividade das aquisições realizadas na Base Aérea de Natal. Para tanto, utilizou-se de entrevistas estruturadas a fim de se realizar um diagnóstico da realidade atual do sistema de compras junto aos principais setores requisitantes da BANT, bem como a adaptação das perspectivas do BSC com base na revisão da literatura. A técnica utilizada para a análise das entrevistas foi a análise de conteúdo cujos resultados contribuíram para a elaboração do Mapa Estratégico conceitual o qual foi submetido à validação por meio de um Grupo Focal. Da análise das entrevistas, concluiu-se que o Sistema de Compras da BANT encontra-se em um perfil tático em virtude da baixa interação entre o sistema de compras e os setores requisitantes, a preocupação voltada apenas para a economicidade da aquisição em oposição da efetividade do material adquirido, a falta de capacitação dos elementos que compõem o sistema e a ausência de um planejamento adequado. Pretende-se com a criação desta proposta contribuir para a melhoria da gestão com foco em resultados na administração pública, aumentado a eficiência, eficácia e efetividade das compras públicas. Considerando que para o caso concreto a mensuração dos resultados só poderá ser realizada após, pelo menos, um ano de sua implementação, a presente pesquisa constitui apenas uma proposta de intervenção.Dissertação Projeto de intervenção reorganização de cargos e preparação para dimensionamento de força de trabalho do município de Caicó/RN: uma proposta de intervenção(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-13) Mariz, Artur de Figueiredo Araújo Melo; Sumiya, Lilia Asuca; https://orcid.org/0000-0002-6938-8731; http://lattes.cnpq.br/0678147138094480; http://lattes.cnpq.br/3071073499877834; Alves Filho, Antônio; http://lattes.cnpq.br/4852627579601532; Cunha, Nicodemos Victor Dantas daCom a ampliação das atribuições, trazidas pela Constituição Federal de 1988, aos Municípios, houve aumento na demanda por servidores em seus quadros, o que resultou em um maior comprometimento da Receita Corrente Líquida com despesas com pessoal, acima do limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). No Município de Caicó, é observado o alto número de contratações temporárias com concessões de afastamentos eletivos a servidores em cargos idênticos, evidenciando a necessidade de dimensionar os quadros municipais, iniciando-se pelo redesenho dos cargos, com o intuito de padronização dos cargos municipais para melhor atender a conjuntura atual. Dessa forma, o presente Projeto de Intervenção elaborou estudo destinado à Gestão Municipal, com proposta de novo desenho de cargos do poder executivo municipal, como subsídio para futuro Dimensionamento de Força de Trabalho. Este trabalho busca aprimorar e dar maior eficiência à máquina estatal e para auxiliar à gestão a tomar atitudes para dimensionar suas necessidades com pessoal e cumprir com a LRF, tudo conforme preceitos legais e literatura aplicada. Para a realização do proposto por este projeto, foram realizados o levantamento de cargos municipais, as pessoas lotadas efetivamente e temporariamente, e analisadas as atribuições de cada cargo. O projeto focou nos quantitativos de servidores efetivos e temporários do Município de Caicó, bem como nas suas atribuições. Os dados e material para pesquisa usados foram a análise documental, com foco nos dados de acesso público, primordialmente aqueles disponibilizados pelo Tribunal de Contas do Estado e no Portal da Transparência municipal. Como resultados foram obtidos rol de cargos com funções idênticas ou similares, não mais necessários à gestão e que necessitam de maior especialização, com sugestão de extinção, fusão (total ou parcial) ou desmembramento de cargosDissertação A qualidade de vida no teletrabalho de instituições federais de ensino durante a Covid-19(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-22) Silva, Luciano Gomes; Costa, Maria Teresa Pires; http://lattes.cnpq.br/2406703224108111; Alves Filho, Antônio; http://lattes.cnpq.br/4852627579601532; Pereira, Liana de Andrade EsmeraldoEm 2020 o mundo e a humanidade passaram por mais uma provação, desta vez uma enfermidade se transformou em pandemia e em menos de 04 meses atingiu quase todos os países em todos os continentes. Segundo a Organização Mundial da Saúde, estima-se que o Virus SARS-CoV2, causador da doença COVID-19, tenha matado mais de 15 milhões de pessoas em todo o planeta. Não havia vacinas ou fármacos que combatesse este vírus e por isso medidas preventivas de caráter emergencial foram tomadas. O lockdown (isolamento social) foi implantado para que reduzisse a proliferação do vírus já que os serviços de saúde estavam colapsados de pacientes. Os empregos e os serviços públicos se mantiveram minimamente funcionando devido a compulsória implantação do teletrabalho. Esta realidade também se manifestou no Cariri Cearense, afetando o funcionamento de uma importante universidade pública. Neste contexto, o objetivo da pesquisa é avaliar a qualidade de vida no teletrabalho dos servidores da Pró-Reitoria de Administração da Universidade Federal do Cariri – UFCA no período pandêmico da Covid-29, compondo uma amostra de 23 participantes. A qualidade de vida no teletrabalho foi revelada a partir da aplicação da Escala de Qualidade e Vida no Teletrabalho de Andrade (2020) medindo as percepções dos servidores e verificando a sua localização na zona da cartografia psicométrica de Ferreira (2011) identificando onde os fatores pesquisados encontravam-se, se no mal-estar dominante, na zona de transição ou no bem-estar dominante. A pesquisa trouxe, a partir de uma análise ex post facto, a percepção sobre qualidade de vida decorrente de se trabalhar fora dos muros da universidade, as quais, relevaram-se em zona de bem-estar dominante conforme conclusão deste estudo. Verifica-se, também, que mesmo sendo posto em teletrabalho de forma compulsória e imediata, os servidores demonstração bem-estar quanto a sua infraestrutura e o seu contexto de trabalho o que permite a implantação da modalidade de teletrabalho com maior planejamento e tranquilidade.Dissertação Reestruturação da subcoordenadoria de recursos humanos do DETRAN/RN para a implantação da gestão estratégica de pessoas com base no modelo de gestão por competências: um projeto de intervenção(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-18) Oliveira, Juliana Karine Costa de; Alves Filho, Antônio; ; http://lattes.cnpq.br/4852627579601532; ; http://lattes.cnpq.br/3337588042833975; Bispo, Ana Carolina Kruta de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/0359890997459713; Costa, Maria Teresa Pires; ; http://lattes.cnpq.br/2406703224108111A sociedade tem exigido cada vez mais do setor público uma conduta eficiente, eficaz, orientada para serviços de qualidade e que atendam às suas necessidades. Neste sentido, a gestão estratégica de pessoas deve ser percebida como um modelo de gestão capaz de conectar os objetivos individuais às metas organizacionais, proporcionado o alcance do desempenho esperado de maneira mais efetivas. Por essa ótica, o alinhamento estratégico das políticas e práticas da Gestão de Recursos Humanos (GRH) e do planejamento estratégico pode representar uma importante aliança para oferecer maiores capacidades internas e alcançar os resultados organizacionais. Por isso, a implantação das políticas que priorizam a avaliação, o desenvolvimento e a valorização das pessoas nas organizações, a partir de modelos como a gestão por competências, podem apresentar como resultados a produção de serviços inovadores e de alta qualidade, assim como, um atendimento mais flexível e atencioso, pois o colaborador que se sente atendido, satisfeito e valorizado, tende a realizar suas funções com mais empenho. Diante da identificação de uma deficiência nas práticas e políticas de GRH do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN), além de uma ausência de coerência dessas políticas e práticas com a estratégia organizacional, o presente projeto de intervenção tem por objetivo propor uma reestruturação na Subcoordenadoria de Recursos Humanos do Detran-RN, assim como nas práticas e políticas de GRH da Autarquia, a partir da implantação da gestão estratégica de pessoas com base na gestão por competências, tomando como prioridade o Subsistema de Gestão do Desenvolvimento. Pretende-se ainda, desenvolver um sistema integrado de gestão, através do alinhamento estratégico nas práticas e políticas de GRH com os objetivos Institucionais. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de caráter exploratória e explicativa, de abordagem qualitativa, caracterizando-se ainda como documental e estudo de caso. A coleta de dados ocorre por meio de pesquisas documentais, entrevistas individuais e da aplicação da técnica de observação participante. Além disso, apresenta-se como uma pesquisaação, com a participação direta da pesquisadora, como membro representativo da situação, na tentativa de provocar uma mudança social e contribuir com a melhoria da organização. Concluise com a apresentação de uma proposta de intervenção para a Subcoordenadoria de Recursos Humanos do Detran-RN focalizando o Subsistema de Gestão do Desenvolvimento.Dissertação Rotatividade, intenção de rotatividade e condições de trabalho no setor público: estudo com os servidores da Universidade Federal do Cariri - UFCA(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-10-25) Sousa, Clara Valéria Grangeiro de; Costa, Maria Teresa Pires; http://lattes.cnpq.br/2406703224108111; http://lattes.cnpq.br/9253102016727032; Alves Filho, Antônio; Pereira, Liana de Andrade EsmeraldoO presente estudo tem como objetivo analisar os fatores das condições de trabalho que influenciam a rotatividade e intenção de rotatividade na UFCA. Para tanto, inicialmente, foi realizada uma pesquisa documental, com a finalidade de levantar dados de admissões, desligamentos e indicadores de rotatividade do período de 2017 a 2021. A partir dos dados levantados nessa etapa foi construído, utilizando-se da ferramenta PowerBI, o Painel de Rotatividade da UFCA. Em seguida, foram feitas entrevistas semiestruturadas com exservidores, que se desligaram da instituição no período supramencionado, a fim de investigar suas percepções acerca das condições de trabalho na UFCA e se essas influenciaram a decisão de desligar-se da instituição. O roteiro de entrevista foi elaborado com base na taxonomia de condições de trabalho desenvolvida por Borges et al. (2021). Pensando ainda em evitar futuros desligamentos voluntários, a pesquisa também averiguou, por meio de aplicação de questionário, se a intenção de rotatividade dos servidores em exercício está relacionada às condições de trabalho na UFCA. Para isso utilizou a Escala de Intenção de Rotatividade (Siqueira et. al. 2014) e o Questionário de Condições de Trabalho (Borges et al., 2021). Tratase, portanto, de uma pesquisa de caráter descritivo, de natureza qualitativa e quantitativa. O tratamento dos dados quantitativos ocorreu por meio da estatística descritiva, análise de variância (ANOVA), cruzamento dos dados, teste do qui-quadrado de independência, e correlação de Pearson. Os dados qualitativos foram tratados pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa apontaram que os fatores das condições de trabalho, na percepção da maioria dos ex-servidores, não influenciaram o desligamento da instituição. Nessa etapa foram identificados outros fatores que podem ter influenciado o comportamento de rotatividade: Família, Localização, Motivo Pessoal e Organizacional. Com relação à intenção de rotatividade, os escores indicam uma baixa intenção de rotatividade, influenciada por fatores individuais, como a faixa-etária, obrigações familiares (possuir filhos), forma de ingresso, grau de instrução e a procura por alternativas de emprego. Quanto às condições de trabalho, verificou-se que os fatores percebidos com maior frequência pelos participantes são: Informatização e Gestão por Objetivos. Tratando-se da relação entre as condições de trabalho e a intenção de rotatividade observou-se relação entre a carreira, a remuneração e a existência de atividade secundária remunerada da dimensão Condições Contratuais e Jurídicas, bem como uma correlação positiva fraca com o fator Violência da dimensão Exigências Contradições e Condições Materiais. Foi rejeitada a dependência entre as variáveis com os demais fatores das condições de trabalho. Os dados apontam ainda a necessidade de a instituição desenvolver melhor os seguintes fatores das condições de trabalho: Suporte e Proteção, Flexibilidade da Jornada e Respeito às Limitações. Diante disso, espera-se que os resultados tenham produzido dados e informações relevantes para a Universidade, propiciando aos gestores mais conhecimentos que possibilite a melhoria das condições de trabalho e da rotatividade.Dissertação Sistematização dos processos de gestão como contribuição para melhoria da gestão pública: uma proposta de intervenção para a Unidade de Atendimento ao Educando – UAE/EAJ/UFRN(2016-04-01) Moraes, Maria de Nazaré Nunes; Alves Filho, Antônio; ; ; Silva, Anielson Barbosa da; ; Costa, Maria Teresa Pires;O presente trabalho trata sobre a sistematização de processos administrativos em organização pública federal, visando contribuir para a melhoria da gestão pública, tendo a sua abrangência delimitada à Unidade de Atendimento ao Educando-UAE/EAJ/UFRN, mediante ações propostas no Projeto de Intervenção que pretendem ensejar mudanças e melhorias na gestão do referido setor. Ações propostas são resultantes do estudo diagnóstico realizado na UAE, no qual foram levantados os principais pontos de fragilidades de gestão, que deram respaldo para a escolha da sistematização dos processos administrativos como objeto da intervenção profissional, que se implementada pode contribuir para a melhoria do processo de trabalho da UAE, assim como, para o atendimento psicossocial e pedagógico realizado aos discentes da Escola Agrícola de Jundiaí-EAJ. Para o alcance desses resultados, o estudo fundamenta-se teoricamente nos pressupostos da Administração Pública - estudo sobre os modelos de gestão pública e as reformas, ensejando na escolha do modelo gerencial, que traz a perspectiva de uma gestão pública voltada para as necessidades do cidadão, que deve ser eficiente na sua operacionalização de seus processos e de qualidade nos seus resultados -, da Nova Gestão Pública-NGP - fundamentos e princípios do GESPÚBLICA e do Modelo de Excelência em Gestão Pública-MEGP, que fornecem contribuições práticas para a melhoria da gestão -, e da Gestão de Processos - enquanto ferramenta de melhoria de processos, orientada para resultados que se dá através do ciclo que consiste em modelagem, simulação, emulação e encenação. Metodologicamente, vale-se da pesquisa-ação e da abordagem qualitativa cuja aplicação contribui para conhecimento da realidade, bem como orientam as ações de intervenção e de mudanças. Esse conjunto de pressupostos possibilitaram o desenho e a compreensão o modelo atual de gestão da UAE no contexto da EAJ, bem como subsidiou a elaboração das ações a serem implementadas pela gestão contidas neste estudo.Dissertação Teletrabalho e sua relação com a dimensão família: um estudo com servidores técnico-administrativos do instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-03) Costa, Marine Mateus Lima da; Alves Filho, Antônio; http://lattes.cnpq.br/4852627579601532; http://lattes.cnpq.br/1833531961180540; Costa, Maria Teresa Pires; http://lattes.cnpq.br/2406703224108111; D'Anjour, Miler FrancoDiante do isolamento social adotado como medida de controle da pandemia da COVID-19, em 2020, o teletrabalho precisou ser adotado enquanto modalidade de trabalho mais viável para o momento pelas instituições privadas e públicas, dentre elas o IFRN que, por intermédio do Programa de Gestão e Desempenho, sinaliza a possibilidade dessa modalidade se concretizar definitivamente em um cenário pós-pandemia. No entanto, vantagens e desvantagens têm sido apontadas pelo uso do teletrabalho, além de impactos como o causado na relação trabalho e família. Assim, entender a percepção dos servidores técnicoadministrativos (TAE) do IFRN sobre o teletrabalho e a relação deste com a dimensão família se mostra relevante para a instituição. Nesse sentido, esta pesquisa teve por objetivo principal analisar a percepção dos servidores técnico-administrativos do IFRN sobre o teletrabalho e a relação deste com a dimensão família, em razão da sua experiência com essa modalidade de trabalho. Tratou-se de um estudo de caso com abordagem quali-quantitativa e com fins exploratório e descritivo. Os dados do estudo foram obtidos mediante entrevistas semiestruturadas, realizadas utilizando o Microsoft Teams, e questionário, por meio de um survey, disponibilizado aos participantes via e-mail institucional. Os resultados apontaram que as vantagens que foram percebidas de forma mais intensa em relação às desvantagens. Redução de custos, menor contato com a violência urbana e qualidade de vida no trabalho foram as vantagens que tiveram um percentual de concordância mais elevado. Verificou-se também que os servidores TAE do IFRN conseguiram conciliar o teletrabalho com o núcleo familiar, onde o perfil do teletrabalhador é decisivo para este resultado safisfatório. Por fim, se constatou que as percepções positivas da relação teletrabalho e família foram sentidas mais fortemente que as desvavoráveis, tendo a proximidade da família como ponto de destaque e maior motivador para a intenção de aderir a esta modalidade de trabalho de maneira permanente. Conclui-se assim que a experiência com o teletrabalho foi proveitosa para estes servidores e para o IFRN.Dissertação Teletrabalho: desafios e perspectivas, segundo a percepção dos gestores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-05-30) Dias, Kátia Simonne Oliveira; Alves Filho, Antônio; http://lattes.cnpq.br/4852627579601532; http://lattes.cnpq.br/5321133212933707; Bispo, Ana Carolina Kruta de Araújo; Costa, Maria Teresa Pires; http://lattes.cnpq.br/2406703224108111O teletrabalho, modalidade de trabalho flexível, despontou como opção de regime laboral em processo de disseminação e aceleração crescentes em diversos países, dentre eles o Brasil, em decorrência do surgimento da pandemia de Covid-19, decretada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) no início de 2020, que impôs medidas de prevenção ao contágio, sendo uma das principais o distanciamento social. Assim, o objetivo da presente pesquisa é analisar a percepção dos gestores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) sobre a experiência no regime de teletrabalho, adotado em razão da pandemia de Covid-19, buscando evidenciar os desafios vivenciados e perspectivas diante da implementação permanente dessa modalidade. A pesquisa, de natureza aplicada, com abordagem quali-quantitativa, classifica-se como descritiva e exploratória, constituindo-se um estudo de caso. Aplicou-se questionários eletrônicos à população dos gestores do instituto, com amostragem probabilística simples, e realizou-se entrevistas, com amostragem do tipo intencional. No alinhamento da abordagem definida, a análise dos dados coletados foi realizada através de estatística descritiva e da análise de conteúdo, sendo encontrados 77 núcleos de sentido (códigos), agrupados em três grandes categorias: A Gestão do Teletrabalho, Teletrabalho e Vida Pessoal e Perspectivas para o Futuro. Os resultados apontaram, no âmbito geral, o retrato de uma experiência difícil, porém desafiadora e com grandes aprendizados adquiridos durante o isolamento na pandemia de Covid-19. Dificuldades na gestão do tempo, na conciliação do trabalho e vida pessoal, na gestão de equipes à distância e na comunicação com os pares foram alguns dos principais desafios relatados pelos gestores do IFRN. Alguns aspectos positivos ressaltados no estudo foram a melhoria da produtividade (individual), o fortalecimento dos laços familiares e aumento da motivação. As perspectivas para o futuro são otimistas: a maioria acredita que será uma mudança positiva para o instituto, apostam no modelo híbrido, e defendem a necessidade constante de capacitações voltadas não só para a equipe em teletrabalho, mas também treinamentos específicos para os gestores de equipes à distância. Em síntese, conclui-se que experiências difíceis vivenciadas, mas com resultados positivos, foram descortinadas através da presente pesquisa, e podem servir de inspiração para os novos desafios que estão surgindo durante o processo de implementação permanente do teletrabalho no IFRN. E espera-se que os resultados deste estudo sirvam de base para consulta e fomento de novas discussões sobre o teletrabalho no âmbito das instituições de educação, que ainda vivenciam um momento inicial no processo de disseminação e popularização do teletrabalho, além do registro dessa vivência num cenário tão desafiador e singular que foi o período pandêmico da Covid-19.