Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública
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Dissertação Ações orientadas para gestão de processos de projeto para a implantação do BIM na DINFRA da Universidade Federal do Cariri(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-31) Sousa Júnior, Washington Luiz de; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; https://orcid.org/0000-0003-4884-8599; http://lattes.cnpq.br/5716461725901505; http://lattes.cnpq.br/4467436129811262; Freitas, Cleirton André Silva de; Medeiros, Marcos Fernando Machado de; https://orcid.org/0000-0002-7410-9290; http://lattes.cnpq.br/4056958461629209Nos últimos anos, foram editados vários normativos (decretos e leis) para que a Modelagem da Informação da Construção fossem disseminada em estruturas organizacionais do poder público. Essa modelagem é baseada na metodologia da Building Information Modelling (BIM), uma tecnologia de modelagem associada a processos, para produzir, comunicar e analisar modelos da construção. Diante de uma estrutura organizacional dependente uma gestão de processos eficiente para sua implantação, este trabalho objetiva propor um conjunto de ações orientadas para a gestão de processos de projeto voltados a implantação do BIM na Diretoria de Infraestrutura (DINFRA) da Universidade Federal do Cariri (UFCA).Como forma de atingir esse objetivo, visa-se diagnosticar a situação atual do gerenciamento dos processos, analisandoos à luz da metodologia BIM, definir os processos críticos do setor e prioritários para implantação do BIM, propondo ações orientadas de gestão e elaboração de processos, voltados a área de atuação da Dinfra. Assim, os aspectos organizacionais e de gerenciamento poderão ser definidos e validados, criando um arcabouço para que a modelagem BIM possa ser implantada, gerando interfaces de eficiência e eficácia nas atividades de gestão, projetos, execução de obras e serviços de engenharia, manutenção e gestão BIM da diretoria de infraestrutura da UFCA para além do cumprimento legal previsto pelos decretos governamentais, mas como estratégia de otimização dos processos organizacionais. Como resultado, foram exprimidos a situação gerencial de processo na Dinfra/UFCA, as ações para o gerenciamento de processos, artefatos de modelo de gestão de processo, um fluxo de processos para projetos de engenharia e documentos para tramite administrativos na UFCA.Dissertação Administração de materiais: proposta de melhorias no gerenciamento de estoque do Instituto Federal de Sergipe - Campus Aracaju(2018-02-16) Silva, Antônio Fabrício Soares Bispo Santos; Dias, Thiago Ferreira; ; ; Guerra, Lenin Cavalcanti Brito; ; Medeiros, Marcos Fernando Machado de;O presente projeto de intervenção visa contribuir com propostas de melhorias no gerenciamento de materiais de consumo, do setor de almoxarifado do Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju. Neste sentido, a administração pública deve buscar integrar e coordenar o fluxo logístico de material para um melhor e efetivo alcance no gerenciamento dos recursos públicos aplicados em custeio, onde o enfoque esteja voltado para impactos importantes na eficiência e de controle de gastos, na tentativa de maximizar os recursos investidos, melhorando o desempenho organizacional e reduzindo custos. Para isso, as ações propostas aqui buscaram envolver o aprimoramento de atividades de recebimento, armazenamento e distribuição de materiais, além da utilização de ferramentas gerenciais para classificação e reposição de materiais, inexistentes então no setor. Para atingir os objetivos, foram realizadas coletas de dados, através de entrevista de roteiro semi-estruturada, pesquisa documental e um grupo focal, onde os dados foram analisados por meio da técnica analise de conteúdo, sendo possível então, diagnosticar os problemas internos do setor e suas causas, e com base na teoria e estudos anteriores fundamentados neste projeto, propor um novo modelo com ações de melhorias viáveis de implementação em seus procedimentos, em razão do seu contexto organizacional e suas reais necessidades. Assim, este estudo de caso de caráter diagnóstico, caracterizou-se como uma pesquisa aplicada qualitativa e exploratória. Os resultados apontaram falhas nos procedimentos de receber (recepção, descarga, acolhimento e conferência), armazenar (estocagem e reposição) e distribuir (separação e expedição), onde as principais causas detectadas que produzem esses efeitos negativos nas atividades do setor de almoxarifado são provenientes da falta de espaço físico e estrutura, equipamentos, mão-de-obra e ferramentas de gestão. Pretende-se com o novo modelo proposto para o gerenciamento de materiais, viabilizar a implantação de métodos científicos no gerenciamento de estoque no setor, e mais ainda, ajustes nas atividades de recebimento, armazenamento e distribuição, para que garantam informações precisas e acuradas de estoque, como também proteção aos materiais e funcionários.Dissertação Análise da atuação das ouvidorias públicas das Instituições Federais de Ensino como instrumentos de democratização da participação social(2019-03-18) Oliveira, Sílvia Letícia Abreu de; Araújo, Fábio Resende de; Costa, Maria Teresa Pires; ; ; ; Alves Filho, Antonio; ; Gomes, Anna Cécilia Chaves;O presente estudo, que se insere no contexto das pesquisas quali-quantitativas, teve como objetivo analisar a implicação da qualidade dos canais de comunicação das Ouvidorias das autarquias federais de ensino no desempenho destas na perspectiva da participação social. A amostra pesquisada foi de 104 unidades com representatividade em todos os Estados da federação. Dessa forma, foram traçados os percursos metodológicos para o alcance de cada uma das etapas escolhidas a saber: pesquisa bibliográfica sobre Ouvidoria e da teoria participativa, pesquisa documental e a utilização de três bancos de informações que serviram de fontes da coleta de dados, (i) consulta aos sítios institucionais de todas as autarquias da amostra, com uso da Internet analisados através de estatística descritiva com números absolutos e média; (ii) o “Painel Resolveu?” disponibilizado pela CGU com resultados advindos do sistema “e-Ouv”, onde foram feitas pesquisas individualizadas de cada uma das instituições relativas aos anos de 2016 a 2018 e os resultados foram apresentados por unidade de análise, por região e por rankings, através de números absolutos, relativos, em percentual, por média e por análise de conteúdo e; (iii) microdados disponibilizados pela CGU. Quanto aos resultados da primeira etapa, que consistiu em verificar a acessibilidade às Ouvidorias das autarquias de ensino federais através dos sítios institucionais de cada uma das 104 instituições que compuseram a amostra pesquisada, os principais resultados apontaram que cerca de 20% das instituições não disponibilizam outras formas de comunicação além do formulário eletrônico. No que concerne à segunda etapa, que se deu através da consulta ao “Painel Resolveu?”, os principais resultados apontam para uma grande discrepância entre as instituições mais demandadas e as menos demandadas. Além disso, é grande a incidência de descumprimento dos prazos de resposta especialmente aos três tipos de manifestação mais demandas, com maior prevalência para o tipo Denúncia. Quanto ao ranking entre os tipos de manifestação, o resultado prevalente nas duas redes foi para o tipo Reclamação, em todas as regiões do país. Para cumprimento da terceira etapa em que se utilizou os resultados da última pesquisa realizada pela CGU concernente à avaliação dos canais de comunicação utilizados pela Ouvidoria, a maior parte das Ouvidorias não atende em 40% os itens julgados necessários relativos aos canais de comunicação, indicando a necessidade de aperfeiçoamento desse mecanismo. Outro resultado nessa etapa foi que houve uma correlação negativa entre a avaliação dos canais e o tempo médio da resposta, evidenciando que quanto melhor avaliados os canais, menor é o tempo de resposta em dias. Conclui-se, portanto, com base na análise dos três bancos de dados consultados, que os canais de comunicação das Ouvidorias das autarquias federais de ensino apresentam um desempenho solidificado, especialmente após a implantação do e-Ouv.Dissertação Análise da gestão de compras de livros no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Cariri(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-11-23) Gomes, Ana Paula de Oliveira; Brandão, Pamela de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/9451364933481439; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; https://orcid.org/0000-0003-4884-8599; http://lattes.cnpq.br/5716461725901505; Reis, Paulo Ricardo da CostaConsiderando que uma gestão eficiente de compra de livros nas universidades federais apresenta perspectivas contundentes de contribuir na oferta de uma educação mais democrática e inclusiva, com qualidade e com uso eficiente dos recursos públicos; este projeto de dissertação analisa a gestão de compras de livros e o desenvolvimento de acervo do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Cariri. Os objetivos específicos são: descrever o processo de compras de livros com enfoque na atuação do SIBI da UFCA; identificar as etapas do desenvolvimento do acervo na biblioteca; diagnosticar os entraves à gestão de compras de livros e ao desenvolvimento do acervo da biblioteca enfrentados pela universidade e propor ações e diretrizes para a melhoria contínua da gestão de compra de livros e do desenvolvimento do acervo. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, por meio de estudo de caso como estratégia de pesquisa, utilizando a pesquisa documental e entrevistas como técnicas de coleta de dados. Verifica-se que o processo de compras de livros tem sido desenvolvido em suas etapas de seleção, aquisição e avaliação, com significativa atuação SIBI. O SIBI tem atuado nesse processo em diversas fases, desde a discussão de orçamento para a compra, orientação da seleção do material bibliográfico à luz do PPC de curso, organização e composição de documentos para licitação, recebimento das obras, processamento técnico. O desenvolvimento do acervo está centrado em sua criação e crescimento, associado ao projeto pedagógico dos cursos da Universidade, alinhando-se ao planejamento organizacional. Conclui-se que a gestão de compras de livros e o desenvolvimento de acervo do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Cariri tem sido desenvolvida de forma satisfatória, no entanto, existem entraves relacionados a déficits de pessoal, estrutura física, orçamento e gerenciamento nas etapas do desenvolvimento do acervo que precisam ser superados. Para tanto, apresentam-se recomendações de ações para contribuir com uma gestão de compra de livros mais eficiente, como também para dar maior visibilidade a esse processo quer seja no âmbito da gestão universitária, quer seja no âmbito da comunidade acadêmica e da sociedade.Dissertação Análise da governança organizacional do Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-29) Oliveira, Jailma Fernandes da Silva; Medeiros, Marcos Fernando Machado de; https://orcid.org/0000-0002-7410-9290; http://lattes.cnpq.br/4056958461629209; http://lattes.cnpq.br/5389203073663403; Mendonça, Cláudio Márcio Campos de; Dias, Thiago FerreiraO presente trabalho teve como objetivo geral analisar a governança organizacional do Instituto TécnicoCientífico de Perícia do Rio Grande do Norte. A tipologia da pesquisa classifica-se, quanto à natureza, como aplicada; do ponto de vista dos objetivos, exploratória e descritiva; com relação aos procedimentos técnicos, como bibliográfica e documental; e abordagem do problema classifica-se como qualitativa. A coleta de dados envolveu a realização de um Grupo Focal e levantamento documental. Para o tratamento e análise dos dados coletados foram adotadas as estratégias da análise de conteúdo de Bardin, estruturada em três categorias: liderança, estratégia e controle. Além disso, a pesquisa observou rigorosamente os princípios éticos estabelecidos pela Resolução n° 510/2016- Conselho Nacional de Saúde/Ministério da Saúde, que determina diretrizes éticas específicas para as ciências humanas e sociais. Como principais resultados da pesquisa, constatou-se, a partir do levantamento bibliográfico, a adoção de instrumentos de liderança, estratégia e controle são essenciais para a boa governança organizacional. Além disso, verificou-se que, embora alguns instrumentos ainda não sejam adotados, o Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte passa por um processo de elaboração e implementação de diversos dispositivos que corroboram para uma boa governança conforme a literatura estudada. Contudo, afere-se a necessidade de maior envolvimento da alta gestão na implementação desses instrumentos, principalmente aqueles relacionados à monitoramento e avaliação da estratégia organizacional, assim como da gestão de ética.Dissertação Análise de eficiência da política de assistência estudantil no processo de formação discente em uma universidade pública federal utilizando a análise envoltória de dados(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-27) Silva, Carlos Henrique Porfirio da; Dias, Thiago Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9579256535097635; http://lattes.cnpq.br/0288596027236349; Helal, Diogo Henrique; http://lattes.cnpq.br/5268265898312612; Medeiros, Marcos Fernando Machado de; http://lattes.cnpq.br/4056958461629209A administração pública com vistas a maximização do resultado deve primar pela alocação eficaz, eficiente e efetiva dos recursos públicos que estejam a sua disposição a fim de gerar entregas de valor público aos cidadãos. Dessa forma, gestores responsáveis pela implementação de políticas educacionais precisam estar atentos aos resultados de suas instituições frente a sociedade. A Taxa de Sucesso na Graduação, medida pela relação entre o número de matrículas e quantidade de alunos que concluíram a graduação, conjugado com o tempo gasto para conclusão do curso, serve como um dos parâmetros possíveis de se mensurar o quão próximo a instituição se encontra da eficiência na aplicação de recursos. Em contrapartida, em razão da Matriz OCC, quanto mais eficiente a IFES se apresentar mais recursos orçamentários o Ministério da Educação destina para na Lei Orçamentária Anual. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi aplicar a Análise Envoltória de Dados para delimitar o grau de eficiência na aplicação de recursos da política de assistência estudantil em cursos de graduação da UFCA, com o tratamento de banco de dados pelo software R. O qual obteve como resultado que a UFCA, apesar de demonstrar estar em evolução no desempenho, ainda não se mostrou eficiente na aplicação dos recursos disponíveis em comparação com os retornos esperados. Bem como, os cursos de Administração, História, Engenharia Civil e Medicina delimitaram a fronteira de eficiência no período pesquisado.Dissertação Análise do financiamento público da extensão universitária no âmbito da Universidade Federal do Cariri, no período de 2016 a 2020(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-11-29) Pereira, Vicente Hudson Sousa; Brandão, Pamela de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/9451364933481439; http://lattes.cnpq.br/8727299316571373; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; http://lattes.cnpq.br/5716461725901505; Silva, Francisco Raniere Moreira da; http://lattes.cnpq.br/2730899546469789Considerando o papel relevante que a extensão exerce no alcance dos objetivos institucionais, especificamente, em se tratando da Universidade Federal do Cariri (UFCA), esta dissertação tem como objetivo analisar a influência do financiamento público para a extensão universitária, no período de 2016 a 2020. Para tanto, teve como objetivos específicos: apresentar um panorama da Política de Extensão e suas linhas de atuação; identificar as ações extensionistas; verificar os recursos orçamentários aplicados; e relacionar o financiamento público e a extensão universitária desenvolvida na UFCA. A pesquisa classificou-se como descritiva, exploratória, quantitativa e documental. Os dados utilizados foram obtidos mediante a coleta de informações contidas em documentos institucionais e em relatórios de execução orçamentária gerados no sistema Tesouro Gerencial. Os resultados da análise descritiva apontam que a Política de Extensão da UFCA tem se consolidado e fortalecido ao longo dos anos pelo conjunto de atividades realizadas desde sua criação. Em suas quatro linhas de atuação – relação entre universidade e escola básica; saúde comunitária; tecnologias socioambientais; e trabalho, renda e economia solidária – tem desenvolvido um diversificado número de programas e ações institucionais de extensão, bem como realizado uma quantidade expressiva de ações por meio de projetos extensionistas. Os resultados mostraram ainda que a destinação de recursos para as atividades que compõem a tríade acadêmica foi equilibrada ao longo do período graças à política institucional de priorização do custeio dessas atividades, sinalizando que a UFCA tem buscado seguir o mandamento da indissociabilidade preconizada na Constituição Federal. Conclui-se que o financiamento público tem contribuído positivamente para o desenvolvimento das atividades de extensão na universidade, especialmente por meio da concessão de bolsas para os estudantes extensionistas, no entanto esses recursos não têm se constituído como um fator determinante haja vista que mesmo com os recursos orçamentários estáveis ao longo dos anos, houve um crescimento da quantidade de ações e de envolvimento de docentes extensionistas. A partir da discussão apresentada, recomenda-se que a UFCA priorize para além do pagamento de bolsas, o investimento de outras despesas dos projetos de extensão de modo a permitir o desenvolvimento de ações ainda mais expressivas. Por fim, o trabalho trouxe à tona algumas reflexões sobre a relevância do financiamento público para o debate acadêmico e sugeriu, como pesquisas futuras, sua replicação em outras Instituições Federais de Ensino (IFES), e a realização de estudos sobre o financiamento da pesquisa e do ensino no âmbito da UFCA.Dissertação Análise dos fatores que limitam a regularidade previdenciária dos Regimes Próprios de Previdência Social municipais no Estado do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-03-13) Fernandes, Lucimar Cezar; Fernandes, Kaio César; ; ; Oliveira, Denison Murilo de; ; Costa, Maria Teresa Pires;A abordagem sobre a previdência pública dos servidores estatutários municipais no Estado do Rio Grande do Norte (RN) ganha uma dimensão ampliada quando se vislumbra a possibilidade iminente de falência do sistema e as consequências drásticas tanto para os servidores diretamente afetados, com uma eventual extinção dos regimes próprios, quanto para a comunidade da circunscrição afetada, que poderá ser privada dos serviços essenciais relacionados às políticas públicas sob a responsabilidade da municipalidade, a qual terá que honrar, com recursos próprios, o pagamento dos benefícios instituídos pelos Regimes Próprios da Previdência Social (RPPS). Pretendeu-se analisar no presente trabalho os fatores que limitam a regularidade previdenciária dos RPPS no Estado do Rio Grande do Norte. Como forma metodológica para o alcance de tal objetivo, utilizou-se a pesquisa de abordagem quantitativa e qualitativa e de caráter exploratório e descritivo, mediante análise documental e realização de entrevistas, por meio de formulários semiestruturados, em uma amostra de quatro regimes próprios municipais, existentes no Estado do Rio Grande do Norte no ano de 2018, em situação de desequilíbrio econômico-financeiro. Conclui-se que a totalidade dos regimes próprios municipais no RN vigentes em 2018 estão em situação de desequilíbrio econômico-financeiro derivado, principalmente, e dentre outras, da insuficiência de recursos, a qual tem origem em vários fatores, tais como falta de aporte por parte dos municípios, ausência de compensação financeira entre os regimes próprios e o regime geral, insuficiência de contribuição previdenciária e não existência de regime tripartite com alocação de recursos tributários aos fundos e, ainda, ineficácia dos mecanismos criados pelo governo federal para que fosse assegurado o equilíbrio financeiro e atuarial dos Regimes Próprios.Dissertação Uma análise dos instrumentos e mecanismos de gerenciamento de riscos e controles adotados pelos tribunais eleitorais do nordeste brasileiro, à luz do Modelo das Três Linhas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-06) Araújo, Paulinéa Marise Lima de; Medeiros, Marcos Fernando Machado de; https://orcid.org/0000-0002-7410-9290; http://lattes.cnpq.br/4056958461629209; http://lattes.cnpq.br/2935110100893646; Araújo, Richard Medeiros de; Nascimento, Thiago CavalcanteA pesquisa delineada objetiva analisar a aderência dos instrumentos e mecanismos de gestão de riscos utilizados pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) da Região Nordeste do país ao modelo das ‘Três Linhas’ do internacional Instituto dos Auditores Internos (The IIA), para suportar o processo decisório institucional. A pesquisa é caracterizada como qualitativa e quantitativa, com pesquisa documental e pesquisa bibliográfica como procedimentos técnicos, a partir da coleta de dados públicos disponíveis nos sítios eletrônicos das Instituições estudadas, sobretudo nos portais de transparência. Em relação ao objetivo do estudo, trata-se de uma pesquisa descritiva. Quanto ao método de abordagem, o estudo é dedutivo baseado em análise documental. Como resultados do confronto entre teoria científica e prática profissional, o estudo busca contribuir para o aprimoramento da administração pública, sobretudo no âmbito da Justiça Eleitoral, na medida em que evidenciou a situação do gerenciamento de riscos dos nove TREs nordestinos, com base em padrões e normativos, constatando-se que, em sua maioria, os Órgãos pesquisados demonstram gradativa evolução em gestão de riscos. Em relação às ‘Três Linhas’, pode-se afirmar que há uma busca pela efetiva implementação do modelo, sobretudo a partir da aprovação do Estatuto de Auditoria Interna (entre 2020 e 2021), ainda que tenha sido notado certa diversidade de compreensão sobre o papel da segunda linha, além de algumas fragilidades que podem ser superadas, servindo de base para impulsionar a evolução da gestão pública e a efetiva concretização das políticas públicas planejadas. Dessa forma, conclui-se que a utilização de instrumentos e mecanismos de gestão de riscos, sobretudo as Três Linhas, fundamentados em modelos e práticas internacionais, torna compreensível a relação e a comunicação que devem existir entre os diversos agentes públicos, frente aos riscos inerentes a objetivos.Dissertação Análise expandida da atuação dos burocratas de nível de rua no contexto de implementação do Programa Nacional de Assistência Estudantil na Universidade Federal do Cariri(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-21) Peixoto, Marcos Bueno Pinheiro; Araújo, Fábio Resende de; https://orcid.org/0000-0001-8268-0078; http://lattes.cnpq.br/2159396359014027; http://lattes.cnpq.br/3068310326411288; Pereira, Liana de Andrade Esmeraldo; Brandão, Pâmela de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/9451364933481439Esta dissertação partiu de um estudo de caso, com ênfase na Burocracia de Nível de Rua (BNR), que teve como objetivo analisar a atuação dos (as) Burocratas de Nível de Rua da Universidade Federal do Cariri (UFCA) lotados na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) no contexto local de implementação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) a partir do modelo de análise expandida da atuação dos burocratas implementadores proposto por Bonelli et al. (2019). Diante da escassez de estudos sobre a implementação de políticas públicas na área educacional e principalmente no PNAES, a pesquisa visou contribuir com o aprimoramento dessa política, a partir da atuação desses implementadores, além de fomentar novos estudos sobre o tema. O modelo analítico citado busca categorizar a atuação desses burocratas implementadores a partir de três dimensões: Estrutural, Individual e Relacional. A coleta de dados foi realizada por meio de análise documental e realização de grupo focal com implementadores do PNAES da UFCA e a análise de dados ocorreu a partir da Análise de Conteúdo. Como resultados, identificou-se que a atuação desses BNRs com participação direta nas decisões alocativas/normativas do Programa, a partir do alinhamento aos interesses organizacionais desses profissionais, fogem à regra da literatura e influenciam na implementação do Programa. A Dimensão Estrutural detectou o reconhecimento contextual orçamentário e das demandas das ações e serviços do Programa pelos agentes implementadores do PNAES na UFCA. A Dimensão da Ação individual foi caracterizada pela influência de valores pessoais, compromisso individual com sensação de recompensa particular ao atuar no Programa e pela ausência de normativos relacionada a regulamentações profissionais, recompensas e punições para os servidores que atuam na política. A Dimensão Relacional constatou a predominância de interações cooperativas desses implementadores com os estudantes, entre si e com demais burocratas da universidade na execução do PNAES.Dissertação Análise processual: projeto de intervenção das atividades dos departamentos vinculados aos centros acadêmicos da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-05-31) Fonseca, Alysson Diniz; Sano, Hironobu; https://orcid.org/0000-0002-4955-8895; http://lattes.cnpq.br/6037766951080411; http://lattes.cnpq.br/5387371555559598; Brelaz, Gabriela; Brandão, Pamela de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/9451364933481439A Reforma do Estado Nacional a partir de meados dos anos 1990 temdemandadonovos modelos de gestão que buscam implementar a modernização dagestãopública nacional, com foco no melhoramento do serviço prestado e, nessecontexto, as instituições públicas estão buscando acompanhar a necessidade do usuário. Nosúltimos anos, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) fortaleceuosseus meios digitais proporcionando uma melhoria na qualidade do serviçoprestado, com a premissa de que esses esforços devem ser feitos emconjuntocomosservidores, proporcionando melhoria contínua. O presente projeto de intervençãoconsidera o diagnóstico e a análise dos trâmites processuais do DepartamentodeFundamentos e Políticas da Educação (DFPE) do Centro de EducaçãodaUniversidade Federal do Rio Grande do Norte (CE/UFRN), procedimentoqueidentificou que a unidade possui cerca de 22% (vinte e dois por cento) de devoluçãoem processos abertos na sua unidade. Assim, esse estudo temcomoobjetivominimizar os efeitos dessa falha, partindo do princípio da necessidade detornar oprocesso administrativo cada vez mais eficiente, eficaz e transparente. Apartir doexposto, o projeto visa esclarecer o fundamento normativo básico de cadaserviçoadministrativo que os departamentos vinculados aos Centros Acadêmicos deEnsinoproporcionam, partindo da análise dos trâmites processuais do DFPEnointuitodeorganizar de forma sucinta e didática a criação de um manual, por meiodosresultados do questionário aplicado com o auxílio do grupo focal para facilitar asoperações de servidores lotados nos departamentos que possuematividadesadministrativas semelhantes às do DFPE, que está vinculado ao CE, e nos demais7(sete) Centros Acadêmicos e suas respectivas unidades da UFRN.Dissertação Aplicação do Design Sprint como ferramenta de gestão para confecção de plano de defesa contra ataques às instituições financeiras pela Polícia Militar do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-06-01) Silva Filho, Flávio Valdez Martins da; Nelson, Aline Virginia Medeiros; Costa, Maria Teresa Pires; ; ; ; http://lattes.cnpq.br/4001894111413715; Araújo, Maria Arlete Duarte de; ; Formiga, Francis Albert Cotta;Notadamente, a segurança pública é um dos temas mais debatidos na sociedade brasileira, dado os altos índices de violência da atualidade. Nesse interim, os crimes contra as instituições financeiras vêm ocorrendo com frequência alarmante, uma vez que as associações criminosas, estão mais capitalizadas, equipadas e especializadas, tornando-se necessária intervenção policial emergencial e planejada. Diante do exposto, o presente trabalho objetiva propor o uso do Design Sprint como ferramenta de gestão na elaboração de Plano de Defesa contra ataques às instituições financeiras na área de responsabilidade da 1ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Se apresenta como artefato capaz de auxiliar o Estado a lidar com a modalidade de crimes contra as instituições financeiras, respondendo a seguinte indagação: Como o Design Sprint, como ferramenta de gestão, pode ser aplicado na elaboração de planos de defesa contra ataques às instituições financeiras pela Polícia Militar do Rio Grande Do Norte?” Metodologicamente, se trata de uma pesquisa empírica, qualitativa, em que se fez uso do método do “Design Science Research”, no período de maio a junho de 2019, em que foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a entrevista, grupo focal e a aplicação de questionários. Nos resultados, propôs um framework orientador das expectativas de atuação de instituições vinculadas ao plano de defesa, tanto em ações preventivas, quanto durante e após a realização dos crimes. Conclui-se que tanto a ferramenta de Design Sprint quanto o método científico de DSR são extremamente recentes nas publicações científicas na área de segurança pública, denotando a carência de estudos quanto à gestão de inovação e necessidade de se investir mais espaço acadêmico às pesquisas prescritivas.Dissertação Atividades dos servidores técnico-administrativos da UFRN: a relação entre legislação e realidade(2014-04-30) Lima, Elaine Michelle da Silva; Borges, Djalma Freire; ; ; Araújo, Maria Arlete Duarte de; ; Silva, Anielson Barbosa da;Este trabalho tem por objetivo verificar a compatibilidade entre as atividades exercidas pelos servidores técnico-administrativos da UFRN, lotados na Reitoria, e as atividades previstas para seus respectivos cargos nas normas do Ministério da Educação. A pesquisa tem caráter quantitativo e qualitativo e foi utilizado o método estudo de caso. Os instrumentos aplicados foram questionários junto aos servidores técnico-administrativos que trabalham na Reitoria da UFRN e entrevista semiestruturada com a Pró-Reitora de Gestão de Pessoas. Além disso, realizou-se pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados da pesquisa mostraram um descompasso entre as atividades efetivamente exercidas pelos técnico-administrativos e aquelas previstas para cada cargo pelo MEC, o que leva à necessidade de um processo de planejamento contínuo e de mudanças organizacionais nas áreas de recursos humanos e de gestão. Trata-se de romper com as práticas limitadas e desarticuladas da gestão, visando atingir os objetivos previstos para essas duas áreas nos planos de planos de gestão e o melhor aproveitamento da força de trabalho para se alcançar uma gestão eficiente e eficaz.Dissertação A atuação do coordenador escolar na implementação do Projeto Professor Diretor de Turma nas Escolas da CREDE 19(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-27) Pierre, Marfra Rejanne Martins; Sumiya, Lilia Asuca; https://orcid.org/0000-0002-6938-8731; http://lattes.cnpq.br/0678147138094480; http://lattes.cnpq.br/1041792059914196; Oliveira, Breynner Ricardo de; Cruz, Maria do Carmo Meirelles ToledoNa busca por melhoria dos indicativos na educação, nos anos 2000, no estado cearense, houve a implantação de uma quantidade significativa de políticas e ações públicas voltadas ao setor educacional. O Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) despontou nesse período, mais precisamente em 2008, com o objetivo de melhorar o desempenho dos estudantes com um olhar voltado à formação integral, de forma individualizada no Ensino Médio. A baixa proficiência em Português e Matemática, a evasão e os baixos índices de fluxo escolar são algumas das preocupações desse nível de ensino. É nesse contexto que esta pesquisa tem como objetivo compreender o acompanhamento do coordenador escolar dentro da política pública Professor Diretor de Turma, coletando dados a partir da percepção dos Professores Diretores de Turma e coordenadores escolares, uma vez que o coordenador é o responsável por acompanhar, articular e elaborar junto com o professor as ações desenvolvidas no PPDT nas escolas públicas da rede estadual da CREDE 19. Desse modo, os objetivos específicos desse trabalho são: (i) analisar o trabalho do coordenador escolar a partir da sua percepção no acompanhamento do PPDT; (ii) analisar o trabalho do Professor Diretor de Turma a partir da sua percepção do trabalho do coordenador escolar; (iii) compreender as limitações e/ou desafios da atuação do coordenador para a implementação dessa política nas escolas da CREDE 19. Para atingir tais objetivos, acionam-se aqui os procedimentos metodológicos de uma pesquisa qualitativa, com aplicação de questionários estruturados sobre o tema para os Professores Diretores de Turma e coordenadores escolares que acompanham o PPDT nas escolas pesquisadas. A partir desse trabalho entende-se que algumas ações precisam ser revisadas a nível da regional, ou seja, da CREDE, e outras deverão ser base de um diálogo com a SEDUC. Compreende-se que é necessário maior regularidade nas formações do PPDT por parte dos coordenadores escolares, uma vez que, segundo dados da pesquisa, para alguns professores, quando essas formações ocorrem, estes não reconhecem como um momento formativo, mas repasse de informações; ainda, muitos professores se mostram sobrecarregados e sem saber lidar com as competências socioemocionais; alguns coordenadores relatam que uma parte dos professores do projeto (PPDT) não têm perfil para essa demanda e dessa forma dificultam o seu trabalho de acompanhamento no PPDT. Apesar dessas dificuldades, professores e coordenadores concordam que o PPDT é um projeto que veio para aproximar professor-aluno, a fim de conhecer melhor os estudantes e tentar fazer um trabalho desmassificado com os discentes. Nesse sentido, esta pesquisa pôde contribuir na compreensão de quais desafios são enfrentados pelos Professores Diretores de Turma e coordenadores que acompanham o PPDT na implementação do projeto dentro das escolas, trazendo dados a partir do ponto de vista desses agentes, para que CREDE e SEDUC possam repensar os desafios elencados por eles no sentido de melhorar essa política pública que é tão importante para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.Dissertação Audiências públicas sobre saúde no Legislativo Estadual potiguar: compatibilização com práticas de participação social(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-31) Rêgo, Ana Laura de Freitas; Araújo, Fábio Resende de; https://orcid.org/0000-0001-8268-0078; http://lattes.cnpq.br/2159396359014027; http://lattes.cnpq.br/4300499054297774; Brandão, Pâmela de Medeiros; Gomes, Sávio MarcelinoEste trabalho investiga como as audiências públicas sobre saúde realizadas na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) durante a legislatura de 2019-2023 se compatibilizam com as práticas de participação social. A pesquisa busca compreender se esses eventos contribuem para a construção de políticas públicas, influenciam decisões legislativas e promovem a participação cidadã. A abordagem metodológica adotada é qualitativa, utilizando análise documental e bibliográfica de dados públicos relacionados ao processo legislativo. Os resultados foram sistematizados em avanços, obstáculos e recomendações para o aperfeiçoamento dessas reuniões. Embora as audiências promovam debates amplos e possibilitem a interação entre parlamentares, especialistas e a sociedade civil, foram identificadas fragilidades significativas, como a ausência de sistematização formal das propostas apresentadas, a falta de devolutivas aos participantes e limitações na corresponsabilização dos atores envolvidos. Além disso, problemas estruturais, como barreiras de acessibilidade e dificuldades para interiorizar as audiências, restringem o alcance e comprometem a plena efetividade da participação social. O estudo sugere melhorias na organização e execução das audiências, como a criação de mecanismos para monitoramento, sistematização de propostas e devolutivas, além de estratégias para ampliar o acesso e a representatividade regional. Ao apontar caminhos para o fortalecimento da participação social, este trabalho visa contribuir para uma democracia legislativa mais inclusiva, deliberativa e alinhada às demandas da sociedade.Dissertação Auditoria operacional: uma proposta de avaliação do desempenho da Gestão de Ensino do Instituto Federal de Sergipe(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-27) Batista, Fernando Augusto de Jesus; Araújo, Maria Arlete Duarte de; ; ; Araújo, Fabio Resende de; ; Silva, Francisco Raniere Moreira da;Este projeto de intervenção tem como objetivo apresentar uma proposta para implementação da auditoria operacional no Instituto Federal de Sergipe, para a atividade de ensino, haja vista o diagnóstico da ausência desse tipo de trabalho nas ações desenvolvidas pela Unidade de Auditoria Interna da entidade. Utilizando-se da estratégia da pesquisa-ação, o projeto foi desenvolvido em duas fases: o diagnóstico da situação atual, compreendendo a forma de atuação da Audint/IFS, especialmente no que concerne à avaliação do desempenho da gestão de ensino da entidade, e a construção de procedimentos a serem adotados para a proposta de melhoria, através de instrumentos que permitam a realização de auditoria operacional, em complementariedade à auditoria de conformidade. Foram realizadas pesquisa documental, bibliográfica, bem como, coleta de dados através de entrevista com gestores estratégicos da área de ensino. Para análise dos dados foram utilizadas as técnicas de análise documental e de análise de conteúdo. O projeto de intervenção conclui com a proposição de indicadores para aferição de desempenho, instrumentos para realização de auditoria operacional, definição de competências dos atores envolvidos com a produção de indicadores de desempenho, definição das etapas de trabalho da Audint e os mecanismos de avaliação da proposta de intervenção.Dissertação Auto avaliação e gestão institucional: análise da experiência do Instituto Federal da Paraíba(2018-02-13) Lima, Jessyka Pereira de; Alloufa, Jomaria Mata de Lima; ; ; Guerra, Lenin Cavalcanti Brito; ; Araújo, Richard Medeiros de;Esta dissertação teve como objetivo analisar o nível de influência do processo de auto avaliação institucional, realizado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), nas decisões dos gestores do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), considerando o ciclo avaliativo de 2015 a 2017. O estudo baseou-se em um referencial teórico sobre a temática de avaliação, e de modo particular, sobre a evolução da avaliação institucional ao longo dos anos, com foco no processo de auto avaliação, gerenciado pela CPA em cada instituição. A pesquisa apresentou caráter descritivo, do tipo estudo de caso, tendo sido realizada no IFPB Campus João Pessoa. A coleta de dados foi realizada por meio de roteiros de entrevista semiestruturados e pesquisa documental. A entrevista deu-se com dois grupos. O primeiro deles formado pelos gestores do IFPB Campus João Pessoa, contemplando os diretores geral, administrativo e de ensino, além dos coordenadores de cursos superiores deste Campus. O segundo grupo foi composto pelos membros da CPA do IFPB. Este trabalho construiu-se sob a perspectiva de análise da abordagem qualitativa, assim, considerando as características da investigação, e os procedimentos de coleta de dados, estes foram analisados conforme a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2006) e também por meio de análise documental. Os resultados da pesquisa evidenciam que entre as etapas do processo de auto avaliação desenvolvidas no IFPB as maiores lacunas encontradas estão na definição (que envolve o planejamento), na execução e na discussão e divulgação dos resultados. A repercussão da auto avaliação na gestão ainda é pouca, considerando como principal fator para isso o fato de os gestores não estarem inseridos no processo de auto avaliação e a divulgação de informações ocorrer de modo passivo, sem promoção de diálogo com os gestores e com a comunidade acadêmica. Conclui-se assim, que a avaliação no IFPB ainda não conseguiu se estabelecer como um processo educativo/formativo, pois os aspectos regulatórios são preponderantes, os resultados obtidos na avaliação ainda não são bem aproveitados pela gestão e o envolvimento do corpo social ainda é abaixo do esperado. É preciso fazer a comunidade acadêmica envolver-se no processo, construindo uma avaliação que tenha sua importância reconhecida, com resultados que façam diferença para o trabalho das pessoas e para o desempenho da instituição, não só cumpram as determinações legais estabelecidas, só assim a auto avaliação será capaz de repercutir nas decisões dos gestores do IFPB.Dissertação Avaliação da gestão de egressos dos cursos de graduação da UFCA(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-06) Costa, Éricson Everton Silva; Brandão, Pamela de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/9451364933481439; http://lattes.cnpq.br/2490433612286570; Alves Filho, Antônio; http://lattes.cnpq.br/4852627579601532; Silva, Francisco Raniere Moreira daEsta dissertação avalia o processo de gestão de egressos dos cursos de graduação da UFCA, tendo como enfoques as ações nas dimensões de estruturação, do relacionamento e da repercussão. Para atender ao objetivo geral, teve como objetivos específicos: apresentar um panorama da gestão de egressos da universidade e seus processos; aferir o grau de importância atribuído a ações e a estratégias pela ótica dos gestores acadêmicos; identificar entraves e sugestões para um eficaz processo de gestão de egressos na percepção dos gestores acadêmicos; e propor ações estratégicas para aprimoramento da gestão de egressos. Apresenta uma discussão e fundamentação teórica e empírica com perspectivas nas políticas públicas de avaliação educacional e na importância da gestão dos egressos para a qualidade da educação do ensino superior. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como avaliativa e descritiva assumindo uma abordagem analítica quali-quantitativa. Adota como estratégia de pesquisa o estudo de caso e utiliza como técnicas de coleta de dados a pesquisa documental, entrevistas com os gestores da Pró-Reitoria de Graduação e levantamento (survey) com aplicação de questionários aos coordenadores de cursos de graduação da universidade investigada. A partir da pesquisa empreendida avalia-se que embora sejam desenvolvidas importantes ações voltadas para os egressos dos cursos de graduação na UFCA, a gestão de egressos na universidade, baseando-se nas dimensões citadas, não tem sido plenamente eficaz na busca pela excelência acadêmica. As ações desenvolvidas não contemplam todas as possibilidades estratégicas, sendo mais voltadas para ações de repercussão, e ainda não trouxeram o impacto esperado, revelando que precisam ser melhor articuladas, divulgadas e consolidadas. Para tanto, essa pesquisa recomenda ações estratégicas para aprimoramento da gestão de egressos.Dissertação Avaliação da implementação da política de assistência estudantil do IFPB: estudo de caso no Campus Picuí(2017-03-06) Souza, Jussier do Nascimento; Araújo, Richard Medeiros de; ; http://lattes.cnpq.br/6158536331515084; ; http://lattes.cnpq.br/5457219253180509; Alloufa, Jomaria Mata de Lima; ; http://lattes.cnpq.br/9209334172096854; Guerra, Lenin Cavalcanti Brito; ; http://lattes.cnpq.br/4855963921757968Sendo a assistência estudantil uma política pública responsável por estabelecer um conjunto de ações com o intuito de reduzir as desigualdades socioeconômicas e promover a justiça social no percurso formativo de estudantes, torna-se importante avaliá-la para gerar informações possíveis de contribuir com o processo de tomada de decisões dos atores envolvidos com sua implementação. Esta pesquisa avaliou a implementação da política de assistência estudantil do IFPB no Campus Picuí. Para que os objetivos propostos fossem alcançados, utilizou-se uma abordagem quali-quantitativa, de caráter descritivo quanto aos fins e bibliográfico, documental e estudo de caso quando aos meios. Por meio de análise documental, aplicação de questionário e entrevistas semiestruturadas, identificou-se os principais programas implementados no Campus Picuí, descreveu-se a percepção dos atores implementadores da política e retratou-se a visão dos beneficiários. A técnica de entrevista foi utilizada para com os gestores e técnicos envolvidos com o processo de implementação, já a técnica de questionário foi aplicada com os beneficiários da política. Adotou-se o modelo metodológico de avaliação de processos de Draibe (2001) para subsidiar a construção dos resultados desta investigação. Conclui-se que a implementação da política de Assistência Estudantil demanda que a gestão tenha mais diálogo com os atores implementadores; que a gestão busque corrigir as falhas percebidas na comunicação entre gestores e técnicos, para não comprometer o sucesso da política; é necessário que se proceda a seleção dos beneficiários por meio de editais amplamente divulgados; não se pode permitir que os agentes implementadores da política atuem sem a devida capacitação; faz-se necessário que gestores, técnicos e beneficiários sejam avaliados para contribuir com melhorias no processo de implementação da política; e mesmo com uma rubrica específica para a política de Assistência Estudantil dentro do Orçamento da Instituição, os recursos destinados ao Campus Picuí são insuficientes para o alcance do número de estudantes que necessitam ser atendidos pela política. Espera-se que os resultados proporcionados pelo aludido trabalho possam contribuir para o avanço da academia e para a tomada de decisões por parte dos gestores do IFPB.Dissertação Avaliação da implementação do Programa de Atenção à Saúde do Estudante do Instituto Federal da Paraíba(2018-02-26) Teotônio, Isabelle Martins; Costa, Maria Teresa Pires; ; ; Alves Filho, Antonio; ; Vieira, James Batista;Os programas da assistência estudantil na área da saúde têm como objetivo a promoção e a prevenção da saúde, na perspectiva de reduzir a evasão, sendo importante avaliá-los para gerar informações que auxiliem, nas tomadas de decisões, os gestores e os técnicos envolvidos no processo de implementação. Esta pesquisa avaliou o Programa de Atenção à Saúde do Estudante da Política de Assistência Estudantil do IFPB em dois campi implantados da segunda fase do Plano de Expansão da RFEPCT, segundo o modelo de avaliação proposto por Draibe (2001) e a partir das competências do referido programa. Para tanto, utilizou-se de uma abordagem qualitativa e os procedimentos técnicos foram a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. Na pesquisa de campo a coleta de dados foi através de entrevistas, cujo instrumento foi um roteiro semiestruturado, realizadas com os implementadores do PASE e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis do IFPB. A técnica utilizada para análise dos dados foi a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Concluiu-se que a implementação do Programa de Atenção à Saúde do Estudante, de forma descentralizada, gera falta de uniformidade quanto à adoção de determinados procedimentos como o planejamento e o controle das ações executadas nos campi, que os implementadores não possuem domínio acerca do conhecimento PASE, e na percepção deles, os estudantes também não conhecem, o que está atrelado à falta de capacitação interna específica para os servidores atuarem no âmbito do Programa, e essas falhas no processo podem comprometer a finalidade do PASE. Concluiu-se também que o programa como de atendimento universal, desconsiderando a vulnerabilidade econômica como critério de participação, como beneficiários das ações, que as competências do PASE são cumpridas em sua maioria, mesmo com a insuficiência de recursos humanos e inexistência de recursos específicos para a sua implementação, porém por não haver um plano com descrições de metas e resultados esperados, nem um monitoramento e avaliações internas sistematizados, não foi possível verificar se os resultados dessas ações condizem com os aqueles esperados, nem com os objetivos do Programa. Como sugestão para aplicabilidade dos resultados do estudo, foi proposto um roteiro com medidas a serem tomadas na implementação do PASE nos futuros campi que forem implantados no IFPB, ou, se a gestão entender oportuno, mediante a reformulação da Política e implantação do módulo saúde do SUAP, aplicarem as medidas como projeto-piloto.