Programa de Pós-Graduação em Filosofia
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/11957
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Filosofia por Autor "Aguiar, Odílio Alves"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Hannah Arendt e a crise na educação como crise político-filosófica da modernidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-10-15) Marques, Barbara Romeika Rodrigues; Alves Neto, Rodrigo Ribeiro; ; http://lattes.cnpq.br/7983480785136119; ; http://lattes.cnpq.br/2925763026045502; Dela-sávia, Sérgio Luís Rizzo; ; http://lattes.cnpq.br/3569074915058707; Aguiar, Odílio Alves; ; http://lattes.cnpq.br/8011131702959906Este estudo busca esclarecer e discutir a reflexão de Hannah Arendt sobre a crise na educação no mundo contemporâneo enquanto crise político-filosófica da modernidade. Trata-se de explicitar de que forma o significado da educação está atrelado às condições de instituição, compartilhamento e conservação do mundo comum e humano. Com o intuito de reconstruir as análises da autora sobre os reflexos da crise político-filosófica da modernidade na esfera prépolítica da educação, esta pesquisa investiga de que modo o fim da tradição metafísica, o esfacelamento da autoridade, o obscurecimento da esfera pública e a moderna alienação do mundo promoveram uma profunda degradação das capacidades humanas de construir, conservar e compartilhar pela ação e pelo discurso um mundo que possa sobreviver e permanecer um lugar não mortal para seres que nascem e morrem. Palavras-chave: Hannah Arendt; Educação; Crise; Modernidade; Autoridade; Espaço Público.