Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/11966
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional por Autor "Alves, Robewilton da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Proposta metodológica para o ensino da trigonometria baseada na psicologia pedagógica(2016-08-01) Alves, Robewilton da Silva; Pereira, Marcelo Gomes; ; http://lattes.cnpq.br/8115277730238592; ; http://lattes.cnpq.br/4243200397362489; Medino, Ary Vasconcelos; ; http://lattes.cnpq.br/7296244207920172; Ferreira, Debora Borges; ; http://lattes.cnpq.br/8894486682278789Este trabalho tem o objetivo de mostrar aos professores de Matemática uma nova proposta de aula de trigonometria para o Ensino Médio baseada na Teoria da Atividade desenvolvida por Talizina (2000), oferencendo um material sobre a maneira como o aluno aprende, que processos mentais são encadeados e como a informação chega até ele. Mostra também as etapas de controle para maximizar o aprendizado do aluno bem como expõe aulas de trigonometria baseadas na Teoria de Formações das Ações Mentais contendo: definições, modo de apresentá-las ao aluno, atividades e exercícios. As referedias aulas foram elaboradas para unir teoria e prática através do processo da psicologia pedagógica. A fundamentação teórica gira em torno de autores renomados como: Aretio (2004; 2006); Van de Walle (2009); Veloso (2000); Vigotsky (2007); Galperin (2009) e Talizina (2000). Como conclusão, é visto que há vários motivos para se usar a psicologia pedagógica nas propostas de aula de Matemática, em especial, no ensino de Trigonometria para ensino médio.