Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/11966
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional por Autor "Bernardino, Adriano Thiago Lopes"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Calculando distância em geometria espacial usando material manipulável como recurso didático(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-05-02) Souza, José Carlos Vieira de; Bernardino, Adriano Thiago Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/4363509444505545; ; http://lattes.cnpq.br/0520485784139709; Santana, Fágner Lemos de; ; http://lattes.cnpq.br/9444112594388983; Santos, Joedson Silva dos; ; http://lattes.cnpq.br/0375482813716315Esse trabalho objetiva apresentar uma proposta de ensino para a introdução do estudo de Geometria Espacial buscando demonstrar que a utilização de materiais manipuláveis como recurso didático pode ser uma alternativa facilitadora da aprendizagem para a fixação dos conceitos primitivos da geometria, dos postulados e teoremas, das posições relativas entre pontos, retas, planos e do cálculo de distâncias. O desenvolvimento lança mão de uma sequência de atividades que visa garantir que os alunos possam construir uma aprendizagem mais sistematizada, sendo estas divididas em quatro etapasDissertação O ensino de funções trigonométricas através do software geogebra(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-04-12) Maia, Joaildo; Pereira, Marcelo Gomes; ; http://lattes.cnpq.br/8115277730238592; ; http://lattes.cnpq.br/9501400008776063; Bernardino, Adriano Thiago Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/4363509444505545; Medino, Ary Vasconcelos; ; http://lattes.cnpq.br/7296244207920172Nesse trabalho, buscou-se suprir as defi ciências enfrentadas por boa parte dos alunos quando eram estudadas as funfições trigonomfietricas seno e co-seno. Para isso, propôs-se a utilizafição do software Geogebra na realizafição de uma sequência de atividades sobre o contefiudo abordado. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, baseada em observa fições das atividades realizadas pelos alunos do 2o Ano do Ensino Mfiédio do IFRN { Campus Caicfió. As atividades possibilitaram verificar algumas dificuldades encontradas pelos alunos, assim como a interafição existente entre eles durante a realizafição das tarefas. Os resultados obtidos foram satisfatfiórios, pois indicam que a utilizafição do software contribuiu para uma melhor compreensão desses conceitos matemfiáticos estudadosDissertação O estudo das funções quadráticas e sua relação com o cotidiano(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-05-03) Brito, Clésio Ricardo de; Bernardino, Adriano Thiago Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/4363509444505545; ; Santana, Fágner Lemos de; ; http://lattes.cnpq.br/9444112594388983; Santos, Joedson Silva dos; ; http://lattes.cnpq.br/0375482813716315Atravessando os séculos, a Matemática - como ciência exata que é - vem assumindo um papel determinante na vida do homem, que dela faz uso para suprir necessidades de sua vida diária. Com essa trajetória, fica caracterizada a importância dessa ciência como instrumento de valorização não só conteudística, mas também de um saber matemático que conduz o ser aprendiz a um processo dinâmico de aprendizagem e - ciente, capaz de buscar soluções para seus problemas reais. No entanto, necessário se faz compreender que o conhecimento matemático hoje requer um novo olhar daqueles que diretamente lidam com o processo ensino-aprendizagem, pois cabe a eles - professores de Matemática - desmistificarem a versão de que a Matemática, trabalhada na sala de aula, traz dificuldades para a compreensão do alunado. Sobre esse prisma, buscou-se com este trabalho encontrar uma metodologia que auxilie os alunos a entenderem melhor as Funções Quadráticas e suas aplicações no cotidiano. Fazendo-se uso dos conhecimentos etnomatemáticos, contextualizando os problemas referentes ao conteúdo e, ao mesmo tempo, manuseando o software GeoGebra, objetivando uma melhor visualização do comportamento dos gráficos das citadas funções.Dissertação Uma proposta alternativa para o ensino progressões relacionadas a funções(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-04-12) Fonseca, Naciara Pereira Dantas da; Pereira, Marcelo Gomes; ; http://lattes.cnpq.br/8115277730238592; ; Bernardino, Adriano Thiago Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/4363509444505545; Medino, Ary Vasconcelos; ; http://lattes.cnpq.br/7296244207920172Geralmente o ensino das progress~oes aritmeticas e geometricas e feito separadamente das funcções afins e exponenciais, com a utilização de formulas prontas, sem a preocupação de repassar para os alunos a relação que existe entre esses conteudos. Pretende-se com esse trabalho apresentar uma maneira de ensinar esses conteudos de forma integrada, iniciando com a definição do conceito das funções afim e exponencial, atraves de situac~oes do cotidiano dos alunos. Em seguida foram mostradas propriedades e comportamento grafico de tais funções, e posteriormente foram apresentadas as progressões aritmeticas e geometricas como uma restrição das funções afim e exponencial, respectivamente. Dessa forma introduziu-se o estudo das progress~oes tomando por base as funções citadas a partir de situações vivenciadas pelos proprios alunos