MPEENSA - Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20116
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Navegando MPEENSA - Mestrado Profissional em Ensino na Saúde por Autor "Andrade, Cléber de Mesquita"
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Dissertação Definição das competências essenciais para o treinamento em cardio-oncologia na Residência Médica Cardiologia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-13) Silva, Rafael Alves da; Diniz, Rosiane Viana Zuza; https://orcid.org/0000-0002-3883-2780; http://lattes.cnpq.br/9248204623363592; Andrade, Cléber de Mesquita; Vilar, Maria José Pereira; https://orcid.org/0000-0002-8765-8571; http://lattes.cnpq.br/4265369922470937; Menezes, Marta Silva; Medeiros, Paulo José deIntrodução: O ensino da Cardio-oncologia é essencial para a formação de profissionais capazes de lidar com doenças cardiovasculares em pacientes com histórico atual ou pregresso de câncer, considerando a crescente prevalência e potencial de morbimortalidade de ambos. Objetivo: Este estudo objetiva propor a Matriz de Competências Essenciais à formação em Cardio-oncologia durante a Residência Médica em Cardiologia e compreender a percepção dos residentes em cardiologia durante o treinamento em Cardio-oncologia. Método: O estudo foi exploratório, prospectivo e descritivo, envolvendo nove preceptores e um docente, compondo o painel de especialistas, do Programa de Residência Médica em Cardiologia de duas Instituições Públicas de Ensino Superior para obtenção da matriz consensuada de competências, e os residentes médicos de Cardiologia após rodízio em Cardio-oncologia no Hospital Universitário Onofre Lopes/Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para elaboração da matriz de competências foi utilizado o método Delphi. Para análise da percepção dos residentes utilizou-se um questionário semiestruturado com itens do tipo Likert de cinco pontos e questões abertas. Teve aprovação ética pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP-HUOL, CAEE de nº 54993422.6.0000.5292). Resultados: A matriz final obteve consenso na primeira rodada, com taxa de concordância variando de 80% a 100%, e aborda competências nos seguintes domínios: atenção ao paciente; gestão em saúde; atuação prática; relação interpessoal e multidisciplinar; e educação médica. Todos os residentes médicos do período de 2020 a 2023 responderam ao questionário (N=14). Observou-se um elevado grau de concordância entre os itens avaliados, especialmente nos tópicos relacionados à educação médica (apresentação e discussão de artigo científico contribuindo para entendimento dos casos (92%); feedback da preceptoria contribuindo para melhoria do atendimento (92%); contato com outros graduandos aprimorando os conhecimentos na área da Cardio-oncologia (68%). Conclusão: A Matriz de competências em Cardio-oncologia durante a formação do especialista em Cardiologia inova na inserção de competências de ensino e poderá servir de base para outras profissões e especialidades médicas dentro e fora da instituição. As competências desenvolvidas durante o rodízio de Cardio-oncologia no HUOL são bem avaliadas na percepção dos residentes, incluindo às relacionadas ao ensino médico.Dissertação Desenvolvimento de competência para o uso da ultrassonografia como guia para realização de acesso venoso central na residência médica(2019-09-24) Almeida, Cícero Tibério Landim de; Diniz, Rosiane Viana Zuza; ; ; Andrade, Cléber de Mesquita; ; Medeiros, Paulo José de;Introdução: O acesso venoso central é um procedimento invasivo realizado comumente em pacientes graves internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Vários estudos demonstram que a utilização do ultrassom (US) como guia no acesso venoso central aumenta a taxa de sucesso, reduz o número de complicações e melhora a segurança do paciente. Nas últimas décadas, observa-se um número crescente de estudos apontados para a necessidade da formação por competências no âmbito da residência médica. Objetivo: Elaborar um modelo de treinamento com métodos ativos de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de competência para utilização do aparelho de ultrassom como guia para as punções de veia jugular interna. Método: Estudo tipo pesquisa-ação, de caráter exploratório, prospectivo, envolvendo 43 participantes, sendo 31 residentes médicos, nove preceptores do programa de terapia intensiva e três do programa de cardiologia do Hospital Universitário Onofre Lopes. Foram realizados quatro cursos teórico-práticos utilizando um modelo de peito de frango resfriado para punção central guiada por ultrassom. Todos realizaram teste pré e pós-treinamento, avaliação de desempenho pelo Direct Observation of Procedural Skills (DOPS) nos domínios: domínio 1: Conhecimento prévio; domínio 4: habilidade técnica e domínio 10: Conjunto (habilidade geral) e avaliação do curso. Além da análise descritiva dos dados foi utilizado o teste do coeficiente alfa de Cronbach para avaliação da confiabilidade das respostas entre os participantes. Para comparação de desempenho entre residentes e preceptores utilizou-se o teste de Kruskal-Wallis e o teste de Mann-Whitney para comparação entre gêneros. Resultados: Os modelos de avaliação aplicados apresentaram boa consistência e confiabilidade, tanto na avaliação da atividade (α=0,894) quanto no DOPS (α=0,719), sendo a consistência e confiabilidade quase perfeita e substancial, respectivamente. O modelo de treinamento prático foi considerado adequado por 100% dos participantes. A avaliação com DOPS mostrou desempenho predominante no estrato satisfatório dos participantes, sendo 63%, 76% e 84% para conhecimento, habilidade técnica e habilidade geral, respectivamente. Conclusão: O modelo de treinamento utilizando o peito de frango é exequível, bem aceito e permitiu desenvolver a competência na utilização do aparelho de ultrassom como guia para as punções. A utilização do DOPS mostrouse confiável e relevante como ferramenta de avaliação que confira autenticidade profissional.Dissertação Desenvolvimento de competências em ecocardiografia do médico residente em cardiologia(2019-05-30) Fonseca, George Paulo Cobe; Diniz, Rosiane Viana Zuza; ; ; Andrade, Cléber de Mesquita; ; Medeiros, Paulo José de;As Residências Médicas representam o padrão ouro para a formação de especialistas, sendo realizadas através de treinamentos supervisionados por preceptores experts, no próprio ambiente de trabalho, muitas vezes sem um planejamento curricular e sem uma formação educacional adequadas. Mudanças curriculares na educação médica vêm sendo discutidas nas últimas décadas, visando uma formação mais humanista e resolutiva, com modelos avaliativos e certificações mais consistentes. Os currículos orientados por competência têm sido observados em programas de treinamento de diversas áreas da saúde, já sendo uma realidade bem estabelecida na educação médica nos Estados Unidos e na Europa. No Brasil, não há um consenso em relação a metodologia de treinamento em ecocardiografia para o residente médico de Cardiologia, nem as competências mínimas necessárias, tampouco um sistema avaliativo que conceda uma característica formativa. Este projeto teve como finalidade utilizar métodos ativos de ensino-aprendizagem para aperfeiçoar o desenvolvimento de competências em ecocardiografia do residente médico em cardiologia do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). O estudo foi exploratório, prospectivo e descritivo, que envolveu os residentes da cardiologia do HUOL, residentes provenientes de outras instituições nacionais e os preceptores de ecocardiografia do HUOL, sendo desenvolvido nas seguintes etapas: 1) Revisão da literatura 2) Desenvolvimento de um instrumento avaliativo (DOPS - Direct Observed Procedural Skills), capacitação dos preceptores e aplicação do instrumento 3) Construção coletiva da matriz de competências em ecocardiografia para o residente de cardiologia, seguindo a metodologia Delphi modificada para obtenção do consenso entre os especialistas. A descrição dos domínios a serem avaliadas pelo DOPS foram desenvolvidas coletivamente pelos especialistas e o instrumento foi aplicado a 10 residentes de cardiologia durante o projeto, sendo 07 residentes do HUOL e 03 de outras instituições nacionais. Os encontros avaliativos, registrados através do DOPS, permitiram uma análise descritiva de vários aspectos técnicos e educacionais, fortalecendo a relação preceptor-residente. O consenso da Matriz de competências em ecocardiografia foi alcançado já na primeira rodada da estratégia Delphi modificada, com uma elevada taxa de concordância, com mais de 50% entre todas as competências e domínios apresentados, sendo o painel de especialistas constituído por 05 participantes (83,3%) dos selecionados inicialmente. A incorporação de ferramentas e estratégias ativas de ensinoaprendizagem permitiu a uniformização e padronização do treinamento em ecocardiografia do HUOL e aperfeiçoamento na aquisição de competências determinadas.Dissertação Ensino-aprendizagem de medicina baseada em evidências: ensaio comparativo entre clube de revista, sessão de casos clínicos e aula expositiva(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-03-28) Maia, Ferdinand Gilbert Saraiva da Silva; Diniz, Rosiane Viana Zuza; https://orcid.org/0000-0002-3883-2780; http://lattes.cnpq.br/9248204623363592; http://lattes.cnpq.br/5230326473129609; Godeiro Júnior, Clecio de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6861574542099266; Trindade, Thiago Gomes da; https://orcid.org/0000-0001-8178-0982; http://lattes.cnpq.br/5992470800302814; Gois, Aecio Flavio Teixeira de; Andrade, Cléber de MesquitaIntrodução: A incorporação dos conteúdos de Medicina Baseada em Evidências (MBE) aos currículos das escolas médicas é um desafio mundial. Existem poucos estudos comparativos entre diferentes estratégias de ensino, e métodos de avaliação carecem de adaptação e validação nacional. Objetivo: Comparar o desenvolvimento de competências para a MBE entre as estratégias de Clube de Revista (CR), Sessões de Casos Clínicos (SCC) e Aula Expositiva (AE), por meio da versão brasileira do questionário padronizado ACE Tool. Métodos: O estudo foi desenvolvido em duas etapas: tradução para o português brasileiro, adaptação e validação do questionário ACE Tool (Ferramenta ACE) com alunos e profissionais, de acordo com as propriedades psicométricas de validade, consistência e confiabilidade internas; e avaliação do desenvolvimento de competências para a MBE por meio da comparação das médias obtidas na Ferramenta ACE entre os grupos nos testes pós-intervenção. Resultados: Foram incluídos 88 participantes, dos quais 20 alunos no grupo CR, 20 alunos no grupo SCC, 36 alunos no grupo AE e 12 professores/preceptores convidados. A Ferramenta ACE obteve consistência (alfa de Cronbach 0.610) e confiabilidade internas (correlação item-total ≥ 0.15 em 14 dos 15 itens) adequadas. A média de acertos dos professores/preceptores foi maior quando comparada à dos alunos em pré-teste (10.25±1.71 vs 8.73±1.80, diferença média de 1.52, IC95% 0.47 a 2.57, p=0.005). Não foi observada diferença significante de pontuação final entre os métodos CR e SCC em relação a AE (CR vs AE: 9.15 ± 1.42 vs 9.11 ± 1.58, IC 95% -0.77 a 0.85, p=0.92; SCC vs AE: 9.4 ± 1.93 vs 9.11 ± 1.58, IC 95% -0.7 a 1.28, p=0.57). Conclusão: A Ferramenta ACE apresenta capacidade discriminatória para diferentes níveis de expertise e consistência e confiabilidade internas adequadas. Entre alunos iniciantes, os resultados pósteste foram equivalentes entre os grupos CR, SCC e AE.Dissertação Uma experiência com mapa conceitual na disciplina de fisioterapia uroginecológica e obstétrica-UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-27) Nascimento, Sayonara Costa do; Maranhão, Técia Maria de Oliveira; Micussi, Maria Thereza Albuquerque Barbosa Cabral; 04566613445; http://lattes.cnpq.br/2360845979410206; http://lattes.cnpq.br/7869140767244263; http://lattes.cnpq.br/0296669208284794; Vilar, Maria José Pereira; http://lattes.cnpq.br/4265369922470937; Andrade, Cléber de Mesquita; http://lattes.cnpq.br/6366550343886595Contexto: Aprendizagem significativa é um dos pontos de partida para a construção de novos métodos de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, o Mapa Conceitual entra como uma metodologia ativa em que o aluno constrói seu conhecimento de forma dinâmica, ilustrativa, criativa e reflexiva, através de uma representação gráfica de conceitos que se relacionam entre si formando proposições. Por sua vez, essas proposições são formadas por um conceito inicial, um conceito final e um termo de ligação que expressam qual a relação conceitual existente entre elas. Nesse processo de ensino, o professor é mediador e incentivador do aluno. Objetivo: Avaliar a construção dos Mapas Conceituais e a percepção dos alunos quanto às potencialidades dessa estratégia de ensino-aprendizagem na Disciplina de Uroginecologia e Obstetrícia do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Metodologia: Estudo do tipo exploratório e descritivo, cujos dados foram coletados dos mapas conceituais construídos pelos alunos, a partir deuma escala de critérios estabelecidos, conforme Bhusnurmath et al. Tais critérios seguem uma escala de 20 pontos, conforme a seguir: (1) organização, (2) interconectividade, (3) clareza e compreensão, (4) precisão da informação e (5) layout. Participaram 20 alunos do quarto ano, matriculados na disciplina de uroginecologia e obstetrícia, no segundo semestre de 2020. Foram analisados 94 mapas elaborados, dos quais 56 seguiram os padrões de Mapas Conceituais e 38 não preencheram os critérios. Foram incluídos Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Foram incluídos no estudo apenas os alunos que assinaram o TCLE e excluídos os outros tipos de mapas ou diagramas elaborados. O software utilizado foi Cmap Tools, desenvolvido e disponibilizado gratuitamente pelo Institute for Human & Machine Cognition (IHMC). Resultados: Na avaliação dos mapas conceituais observa-se que apenas 23,2% atingiram todos os critérios e 58,9% não utilizaram as ligações cruzadas (cross links). As frases de ligações foram usadas por 93,7% dos alunos e apenas 1,7% aluno não elaborou o mapa de uma forma organizada e não utilizouas ligações cruzadas. Conclusão: Os Mapas Conceituais podem colaborar com o processo ensino-aprendizagem, proporcionando a organização das ideias sobre o conhecimento estudado.Dissertação Modelo de treinamento em ultrassonografia para o protocolo eFAST na formação médica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-06) Lima, Dened Myller Barros; Diniz, Rosiane Viana Zuza; https://orcid.org/0000-0002-3883-2780; http://lattes.cnpq.br/9248204623363592; http://lattes.cnpq.br/8688511776626083; Andrade, Cléber de Mesquita; Silva, Eliane Pereira da; Guedes, Jorge Carvalho; Medeiros, Paulo José deIntrodução: A ultrassonografia à beira do leito, chamada Point-of-Care Ultrasound (POCUS), é uma ferramenta diagnóstica eficaz para a avaliação rápida de pacientes críticos. O protocolo eFAST (Extended Focused Assessment with Sonography for Trauma) é amplamente utilizado no diagnóstico de lesões graves em contextos de trauma. Embora o ensino de POCUS tenha avançado desde os anos 1990, sua implementação em instituições brasileiras ainda é limitada. Objetivos: Elaborar e implantar um modelo de treinamento para capacitar estudantes e residentes na realização do protocolo eFAST, avaliar o conhecimento pré e pós-treinamento e propor a inclusão dessa metodologia no currículo formal do curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Método: Realizou-se um estudo quase-experimental, do tipo antes e depois, analítico e prospectivo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). Participaram 157 indivíduos divididos em três grupos: estudantes do ciclo clínico (GCC N=51) da disciplina de Medicina de Urgência, estudantes do internato (GI N=78) de Urgência e Emergência e Residentes Médicos (GRM N=28) vinculados ao HUOL. Excluíram-se 13 estudantes que não consentiram participar, desistiram ou se afastaram das atividades institucionais. O treinamento incluiu três etapas: 1) Aula expositiva dialogada (60 minutos) sobre os princípios básicos da ultrassonografia e do protocolo eFAST. 2) Sessão prática (2 horas) com paciente padronizado. 3) Prática supervisionada em pacientes adultos internados em terapia intensiva no HUOL, sendo a última exclusivamente para o grupo de residentes. Todos realizaram avaliação cognitiva antes e após o treinamento teórico e prático. Além disso, a retenção foi avaliada através de uma nova avaliação cognitiva para o GCC; do Exame Objetivo Clínico Estruturado (OSCE) para o GI e da Observação Direta de Procedimentos (DOPS) para o GRM. Questionários de satisfação também foram aplicados ao final. Os dados foram analisados adotando um nível de significância de 5%. Resultados: Todos os grupos apresentaram melhora significante no conhecimento após o treinamento, com médias 5.17±1.59 vs 8.11±1.65, 5.12±1.94 vs 8.75±1.12 e 5.86±1.63 vs 8.79±1.12 nos três grupos, respectivamente (p-valor < 0,0001). No GCC, estudantes que não participaram da prática obtiveram desempenho inferior na avaliação cognitiva de retenção (5.05±2.29 vs 6.91±2.32, p-valor = 0,015). No OSCE, os internos tiveram desempenho satisfatório nas duas estações com médias 7.34±2.29 na estação 1 e 8.25±1.92 na estação 2. Na avaliação DOPS, 70% dos residentes foram considerados aptos a realizar o protocolo com supervisão, e 30%, de forma independente. Quanto à satisfação, 79,4% dos participantes relataram sentir-se confiantes em aplicar o protocolo eFAST, e mais de 90% avaliaram positivamente o modelo de treinamento. Conclusão: O modelo de treinamento proposto demonstrou eficácia, promovendo uma melhoria significante no desempenho dos participantes na graduação e residência médica. Além disso, a metodologia mostrou-se bem avaliada pelos estudantes e residentes, sendo uma ferramenta promissora para capacitação em ultrassonografia no contexto da educação médica brasileira.