PROGRAD - REA - Licenciatura em Ciências Biológicas
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48252
Navegar
Navegando PROGRAD - REA - Licenciatura em Ciências Biológicas por Autor "Ferreira, David Kelwin dos Santos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Recurso Educacional Aberto Modelo didático 3D - A sala de comando do corpo humano: conhecendo a função do encéfalo e neurônios(PIBID/UFRN, 2025) Morais, Nicole Vitoriano de; Alcoforado, Myrna Milena da Silva; Brito, Marlus Cauã Silva de; Silva, Edilane Martins; Menezes, Lucas Calixto de; Ribeiro, Eliakim Kennedy Lima; Ferreira, David Kelwin dos Santos; Silva, Miguel Gustavo Nascimento; Barros, Waleska Isabelle Tomaz dos Santos; Souza Júnior, Airton Araújo de; Matta, Luciana Duarte Martins da; Costa, Ivaneide Alves Soares da; Souza, Giulianna Paiva Viana de AndradeO ensino de conteúdos relacionados a Neurociências passa pelo desafio da tradução de conceitos abstratos em estratégias metodológicas aplicáveis, o que gera diversos obstáculos para a prática pedagógica, bem como para a construção do conhecimento dos discentes. Considerando este contexto, uma das práticas realizadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, Subprojeto Biologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PIBID-Biologia/UFRN) foi o desenvolvimento do Kit Didático em Modelo 3D “A sala de comando do corpo humano: conhecendo a função do encéfalo e neurônios”. O objetivo deste recurso é simplificar o processo de ensino-aprendizagem sobre a morfologia e as funções de estruturas do Sistema Nervoso Central (como neurônios e encéfalo), no Ensino Básico, nas disciplinas de Ciências e Biologia, por meio da utilização de modelos tridimensionais. Além dos modelos 3D, o Kit conta com cartas de apoio para aplicação de atividades, elaboradas para ampliar as possibilidades de atividades práticas em sala de aula. A validação do Kit Didático indicou que os modelos tridimensionais se configuram como um material adequado para ensino e divulgação científica, auxiliando na promoção de uma educação mais alinhada com as demandas da contemporaneidade