PROGRAD - REA - Licenciatura em Ciências Biológicas

URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48252

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  • Recurso Educacional Aberto
    Jogo didático - Questões sociocientíficas sobre a Inteligência Artificial: “o futuro que evitamos?”
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-31) Valcácio, Stephanye Maria Araújo de Farias; Santos, Ana Clara Magalhães dos; Costa, Ivaneide Alves Soares da
    O presente jogo didático digital foi concebido como um recurso lúdico no contexto da monitoria da disciplina Ensino de Ciências e Biologia III do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O objetivo é fomentar a reflexão crítica sobre o uso de Inteligência Artificial para controlar um sistema político de um regime totalitário. Baseado na abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC), o jogo coloca os participantes diante de dilemas e decisões estratégicas que influenciam o meio ambiente e a sociedade. A experiência promove uma aprendizagem interdisciplinar, explorando temas como tecnologia, desigualdade social e corporativo, controle social e políticas públicas. Além disso, o jogo permite a avaliação do desempenho dos alunos por meio da análise de suas escolhas e das discussões reflexivas realizadas em sala de aula
  • Recurso Educacional Aberto
    Jogo didático digital: o consumo da carne: como suas escolhas impactam o planeta?
    (UFRN, 2024-12-31) Santos, Ana Clara Magalhães dos; Valcácio, Stephanye Maria Araújo de Farias; Costa, Ivaneide Alves Soares da
    Apresentamos um jogo didático como recurso lúdico digital desenvolvido no âmbito da monitoria da componente curricular Ensino de Ciências e Biologia III do curso de ciências Biológicas Licenciatura da Universidade Federal do Rio grande do Norte (UFRN), com o objetivo de estimular a reflexão crítica sobre os impactos ambientais, éticos, sociais e econômicos da produção e do consumo de carne. Com base na abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC), ele coloca os jogadores diante de dilemas e decisões estratégicas que impactam o meio ambiente e a sociedade. A experiência proporciona uma aprendizagem interdisciplinar ao abordar temas como mudanças climáticas, bem-estar animal, alternativas alimentares e políticas públicas. Além disso, permite a avaliação do desempenho dos alunos por meio da análise de suas escolhas e discussões reflexivas em sala de aula
  • Recurso Educacional Aberto
    Guia didático - explorando tridimensionalmente o sistema ABO: por que nem toda mãe pode doar sangue para seu filho?
    (UFRN/PIBID, 2022) Lira, Isaac Daniel de Lima; Matta, Luciana Duarte Martins da (org.); Costa, Ivaneide Alves Soares da (org.); Souza, Giulianna Paiva Viana de Andrade (org.); Souza, Iago Pereira de; Silva, Janiely Lima da; Silva, Pedro Lucas Gonçalo da; Tinôco, Síntique Louise Bezerra Costa; Oliveira, Stephany Helena de; Medeiros, Thainá Ribeiro de; Carvalho, Yasmin de Souza
    A genética é uma área que apresenta diversos desafios, tanto para os alunos, que geralmente têm dificuldade em assimilar conceitos abstratos, quanto para os professores, que precisam encontrar estratégias e recursos para superar barreiras impostas pela abstração. Nessa perspectiva, os licenciandos do Subprojeto Pibid Biologia 2022 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN desenvolveram este guia didático como uma proposta de atividade para auxiliar os professores a utilizarem o Kit didático intitulado “A Linguagem do Sangue: Explorando tridimensionalmente o Sistema ABO”, um material que facilita a compreensão do sistema ABO nas aulas pois permite que os alunos visualizem e manuseie representações de estruturas microscópicas de forma macro. O guia, assim como o kit didático, tem como foco os professores da rede pública que possuem interesse em utilizar o material nas aulas que abordam o sistema ABO. Após validado, apesar dos desafios apresentados durante a aplicação, o material se mostrou importante para a assimilação do conteúdo, enfatizando sua eficiência em otimizar o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos complexos como o sistema ABO
  • Recurso Educacional Aberto
    Modelo didático 3D - A sala de comando do corpo humano: conhecendo a função do encéfalo e neurônios
    (PIBID/UFRN, 2025) Morais, Nicole Vitoriano de; Alcoforado, Myrna Milena da Silva; Brito, Marlus Cauã Silva de; Silva, Edilane Martins; Menezes, Lucas Calixto de; Ribeiro, Eliakim Kennedy Lima; Ferreira, David Kelwin dos Santos; Silva, Miguel Gustavo Nascimento; Barros, Waleska Isabelle Tomaz dos Santos; Souza Júnior, Airton Araújo de; Matta, Luciana Duarte Martins da; Costa, Ivaneide Alves Soares da; Souza, Giulianna Paiva Viana de Andrade
    O ensino de conteúdos relacionados a Neurociências passa pelo desafio da tradução de conceitos abstratos em estratégias metodológicas aplicáveis, o que gera diversos obstáculos para a prática pedagógica, bem como para a construção do conhecimento dos discentes. Considerando este contexto, uma das práticas realizadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, Subprojeto Biologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PIBID-Biologia/UFRN) foi o desenvolvimento do Kit Didático em Modelo 3D “A sala de comando do corpo humano: conhecendo a função do encéfalo e neurônios”. O objetivo deste recurso é simplificar o processo de ensino-aprendizagem sobre a morfologia e as funções de estruturas do Sistema Nervoso Central (como neurônios e encéfalo), no Ensino Básico, nas disciplinas de Ciências e Biologia, por meio da utilização de modelos tridimensionais. Além dos modelos 3D, o Kit conta com cartas de apoio para aplicação de atividades, elaboradas para ampliar as possibilidades de atividades práticas em sala de aula. A validação do Kit Didático indicou que os modelos tridimensionais se configuram como um material adequado para ensino e divulgação científica, auxiliando na promoção de uma educação mais alinhada com as demandas da contemporaneidade
  • Recurso Educacional Aberto
    Unidade didática: como a educação sexual deve ser feita nas escolas?
    (2024) Menezes, Lucas Calixto de; Silva, Ana Gleicy Salustino da; Medeiros, Leandro Lake Pereira de; Souza, Amanda Dantas de; Silva, Daniel Mendonça da; Firmino, Bianca Posterli; Costa, Ivaneide Alves Soares da; 0009-0009-2765-7890; 0009-0005-6689-2835; 0009-0009-0985-3572; 0009-0009-5888-9897
    A educação sexual tem como objeto de estudo a sexualidade humana. Trata-se de um tema transversal, essencial para o desenvolvimento integral dos estudantes, englobando aspectos biológicos, sociais e éticos. Embora a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) não a identifique como obrigatória nas escolas, a legislação brasileira e documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) oferecem suporte para sua abordagem. Contudo, ela enfrenta resistências ideológicas, carência de formação docente adequada e pânico moral. Portanto, este trabalho propõe uma Unidade Didática fundamentada em Questões Sociocientíficas (QSC), que fornece apoio didático para professores de ciências e biologia, e visa incentivar o debate crítico e interdisciplinar sobre o tema discutindo com educandos como a educação sexual deve ser realizada nas escolas, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e responsáveis. A proposta foi elaborada no contexto da disciplina Ensino de Ciências e Biologia III no contexto do Curso de Graduação em Ciências Biológicas, modalidade Licenciatura, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).