CT - TCC - Engenharia Mecânica
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33194
Navegar
Navegando CT - TCC - Engenharia Mecânica por Autor "0009-0004-2260-8727"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Void3D Education: uma proposta integradora para o ensino de ciências exatas e naturais no fundamental II por meio da cultura maker e do uso de manipulativos pedagógicos impressos em 3D.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-09) Silva, Sara de Sousa; Rangel, Jonhattan Ferreira; 0009-0004-2260-8727; https://lattes.cnpq.br/6893785504427075; Bessa, Kleiber Lima de; Silva Júnior, Sérgio FerreiraEste trabalho desenvolveu manipulativos tridimensionais, produzidos por impressão 3D, como recurso pedagógico para o ensino de Ciências Exatas e Naturais no Ensino Fundamental II. O objetivo principal consistiu em promover uma aprendizagem mais ativa, significativa e acessível por meio da cultura maker, explorando tecnologias de baixo custo e fácil implementação. Para alcançar esse fim, o projeto utilizou como base metodológica uma abordagem qualitativa e experimental. A pesquisa envolveu a aplicação de questionários semiestruturados com 384 alunos, 13 professores e 6 gestoras de escolas particulares da região metropolitana de Natal/RN, além de observações em campo e entrevistas presenciais. A partir da análise das respostas, pode-se verificar e comprovar a necessidade de práticas pedagógicas mais concretas e interativas, especialmente no ensino de Matemática e Ciências. Com base nessas demandas, os manipulativos foram modelados utilizando o software Fusion 360, respeitando as limitações técnicas das impressoras 3D disponíveis (tecnologia FFF com bico de 0,4 mm e altura de camada de 0,2 mm). Os objetos impressos incluíram representações de conteúdos dispostos nas competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), possibilitando a experimentação prática em sala de aula. Como resultado, elaborou-se um modelo de processo replicável que pode ser seguido por professores, estudantes e gestores escolares, além do surgimento da iniciativa Void3D Education, uma proposta de empresa voltada à comercialização de impressoras 3D para instituições de ensino. Conclui-se que a impressão 3D, integrada às metodologias ativas, pode transformar a dinâmica escolar, ampliando as possibilidades pedagógicas, promovendo protagonismo estudantil e reduzindo barreiras no ensino tradicional das ciências exatas.