MNPEF - Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional
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Navegando MNPEF - Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional por Autor "Alves, Tibério Magno de Lima"
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Dissertação Avaliação e ensino de ondulatória, acústica e movimento harmônico simples usando contexto musical e jogo de tabuleiro(2018-09-17) Costa, Maxmyller Rezende; Oliveira, Paulo Henrique Sousa de; ; ; Costa, Jefferson Soares da; ; Alves, Tibério Magno de Lima;Esta dissertação propõe-se a relatar a aplicação do produto destinado à orientação de docentes em física no que diz respeito a concepções alternativas de avaliação ou até ensino dos conceitos gerais relacionados à ondulatória, acústica ou mesmo Movimento Harmônico Simples (M.H.S.) através da problematização musical e do auxílio da lúdica metodologia como o uso de jogo de tabuleiro, de acordo com as necessidades das turmas de estudantes e respeitando as realidades de cada turma. A proposta é que o professor possa ter o auxílio de uma metodologia simples, barata, direta e facilmente aplicável para a dinâmica de ensinoaprendizagem em uma metodologia diferenciada de avaliação continuada no contexto geral de ensino de física, mas podendo também auxiliá-lo no processo de problematização dos assuntos. Este trabalho inicia-se com um levantamento sobre o que é proposto em alguns artigos científicos acerca da problemática e a relevância dessas metodologias em uso de jogos na capacidade de melhor assimilar um determinado assunto quando ativado o senso de participação e coletividade dos participantes, continuando com uma contextualização sobre a relevante eficácia do uso de jogos para o ensino de ciências, além de uma breve fundamentação teórica sobre ondulatória e acústica, passando pela aplicação do produto e finalizando com os gráficos dos resultados e as considerações finais sobre os positivos resultados atingidos.Dissertação Confecção e aplicação de uma placa foto-eletrônica como ferramenta para mediar projetos pedagógicos sobre o efeito fotoelétrico no século XXI(2018-09-24) Silva, Denny Davidson de Almeida; Oliveira, Paulo Henrique Sousa de; ; ; Sesion Júnior, Paulo Dantas; ; Alves, Tibério Magno de Lima;Nas últimas décadas a nossa sociedade obteve uma mudança significativa em relação aos avanços científicos e tecnológicos. No entanto, boa parte dos nossos alunos se beneficia desses avanços tecnológicos de forma inconsciente e não relacionam estes aos saberes adquiridos na escola. Acionar automaticamente um motor ou um sistema de iluminação e transformar a energia solar em eletricidade são exemplos de processos tecnológicos que estão no cotidiano dos nossos alunos de forma trivial. Entretanto, a escola do século XXI não deve se omitir aos novos desafios propostos por essa nova configuração de mundo, assim, o professor tem obrigação de desenvolver hábitos e atitudes visando uma aproximação entre a escola e o desenvolvimento social e tecnológico em que o aluno está inserido. Portanto, o produto educacional confeccionado e aplicado nesse trabalho tem como objetivo auxiliar o professor na construção de projetos e planos de aula interativos que conduzam o aluno a conceitos de Mecânica Quântica, mostrando a relação entre matéria e energia presente em alguns componentes eletrônicos, como também, suas aplicações no nosso cotidiano. A aplicação do produto foi realizada em uma turma do primeiro ano do ensino médio por meio de quatro aulas de 50 minutos, mediada por duas sequências didáticas apoiadas nos três momentos pedagógicos desenvolvidos por Demétrio Delizoicov, evidenciando a parte histórica e tecnológica sobre o efeito fotoelétrico, a teoria das bandas de energia e os semicondutores. Assim, os estudantes usaram a placa eletrônica confeccionada neste trabalho para mediar a relação conteúdo-cotidiano sobre a interação da radiação com a matéria, automatizando um carrinho de fricção e um sistema de iluminação com LED para que eles fossem acionados na presença ou na ausência de luz e transformando energia solar em energia elétrica para acionar um cronômetro digital.