PROEF- Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional
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Navegando PROEF- Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional por Autor "Baptista, Tadeu João Ribeiro"
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Dissertação Contribuição da concepção de aulas abertas num estudo sobre o afastamento das estudantes das aulas de educação física(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-16) Silva, Denise Karoline da; Baptista, Tadeu João Ribeiro; https://orcid.org/0000-0001-5140-2032; http://lattes.cnpq.br/9002864045147738; http://lattes.cnpq.br/4439307625013603; Fonseca, Rubiane Giovani; Freitas, Tayanne da CostaO afastamento das aulas é um fenômeno presente na educação física escolar, principalmente das alunas, que alegam vários motivos para essa não participação, como: falta de habilidades motoras, medo da exposição, bullying, dentre outros. A partir desses aspectos, esta pesquisa tem como problema: “quais os fatores que contribuem para o afastamento das alunas das aulas de educação física?” O objetivo geral é analisar os fatores que contribuem para esse afastamento das estudantes da aula de educação física numa escola localizada no interior do Rio Grande do Norte e, a partir dos resultados obtidos, planejar e executar uma intervenção, tendo-as como participantes ativas nas aulas de educação física no ensino médio. Para isso, baseamo-nos nas concepções de aulas abertas. O presente estudo descritivo, com abordagem qualitativa é uma pesquisa participante de intervenção. O cenário consiste em uma escola pública de ensino médio, localizada na cidade de São Tomé, Rio Grande do Norte. O universo de estudo são duas turmas de 2º ano do ensino médio, que funcionam no turno vespertino. A amostragem foi composta por aproximadamente 22 alunas na faixa etária de 15 a 18 anos de idade, que foram convidadas a participar da pesquisa no decorrer das aulas de educação física. As técnicas para coleta de dados foram o questionário e o diário de campo. Para os dados, adotou-se a análise de conteúdo (Bardin, 2016). Neste estudo, verificamos que o afastamento das estudantes das aulas de educação física envolve fatores múltiplos, que não podem ser resolvidos apenas com a atuação docente, como a estrutura física escolar. Porém, as metodologias empregadas, podem atrair as estudantes para as aulas dessa disciplina. A construção de um planejamento conjunto, que leve em consideração os anseios delas, abre essa possibilidade, como constatamos na aplicação da unidade didática aplicada.Dissertação O desenvolvimento do pensamento teórico de adolescentes no ensino da ginástica para todos (GPT)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-28) Costa, Tiago Maia; Baptista, Tadeu João Ribeiro; https://orcid.org/0000-0001-5140-2032; http://lattes.cnpq.br/9002864045147738; Surdi, Aguinaldo Cesar; Dias Júnior, Marcos JerônimoA Ginástica para Todos (GPT), mediada pela didática desenvolvimental, pode contribuir com o desenvolvimento do pensamento teórico de adolescentes no ensino médio. Para melhor entender este processo didático-pedagógico, este trabalho traz a seguinte questão: como organizar uma unidade didática de GPT para uma turma do ensino médio com base nos fundamentos do ensino desenvolvimental? Nesse sentido, tem como objetivo geral analisar a organização de uma unidade didática de GPTà luz do ensino desenvolvimental para estudantes de uma turma do ensino médio. Para atingir tal objetivo, a metodologia utilizada foi um experimento didático-formativo a partir da teoria do ensino desenvolvimental sobre o conteúdo de GPT com uma turma do 1º ano do ensino médio, constituída de 37 alunos(as) da cidade de Juazeiro do Norte-CE. Foram realizadas oito aulas, distribuídas em quatro encontros de duas horas, analisadas com base na análise de conteúdo. Os resultados estabelecem que os planos de ensino e de aula estão baseados no ensino desenvolvimental; aanálise do diário de campo evidenciou um crescente entendimento com indícios de compreensão nos momentos de reflexão, análise e internalização dos conceitos; os conceitos expressados pelos alunos demonstram haver indícios de formulações do pensamento teórico; e as percepções sobre o experimento evidenciaram que esta metodologia didático-pedagógica relacionou-se com a comunicação íntima pessoal dos adolescentes. Aponta-se a necessidade de novas pesquisas nesta temática com um tempo maior e com outros conteúdos, além de pesquisar novos entendimentos sobre os aspectos nucleares das manifestações da cultura corporal.Dissertação Educação Física inclusiva: um relato de experiência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-28) Pinheiro, Allan de Medeiros; Surdi, Aguinaldo César; https://orcid.org/0000-0002-7809-7266; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; http://lattes.cnpq.br/0575968943480930; Batista, Alison Pereira; Cavalcanti, Loreta Melo Bezerra; Fonseca, Rubiane Giovani; http://lattes.cnpq.br/9797792006097741; Baptista, Tadeu João RibeiroNo último censo escolar realizado em 2022 o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela pesquisa, informou a efetivação de 1,5 milhão de matrículas da educação especial o que em relação ao anterior equivale um aumento de 29.3%. Apesar desse crescimento continuado, as pesquisas na área da Educação Física Escolar Inclusiva ainda são escassas. Visto o potencial que a Educação Física possui para contribuir com a construção de uma cultura inclusiva nas escolas. O presente estudo estabeleceu como objetivo geral relatar as experiências sobre as pessoas com deficiência na Educação Física Escolar (EFE), no esporte e como objetivos específicos: a) descrever as experiências com as pessoas com deficiência e as diferenças iniciando na vida familiar, continuando na caminhada formativa, e ressignificando na EFE, b) partilhar vivências pessoas e inclusivas em eventos esportivos e c) apresentar a percepção dos familiares e alunos acerca do fazer pedagógico deste docente pesquisador no chão da escola, no Ensino Fundamental no município de Natal/RN. Foi realizado uma pesquisa tipo relato de experiência de caráter descritivo, no lapso temporal entre 2019 e 2023, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Berilo Wanderley, no CAIC Esportivo de Lagoa Nova (Centro de Desporto Escolar Geração 2000) e na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Maria Ilka de Moura, setor oeste da capital potiguar, com o público da educação especial, 35 alunos, onde 20 eram do gênero masculino e 15 do gênero feminino. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram o diário de campo, registros fotográficos/vídeos e questionário de pesquisa. Aprovada com o parecer da plataforma Brasil nº 5.795.492, o estudo teve os resultados distribuídos em dois blocos: percepção dos alunos e percepção dos familiares quanto ao fazer pedagógico do professor pesquisador e o contexto inclusivo, ambos analisando as contribuições significativas e suas possibilidades de avanço. No tocante às considerações finais, constatou-se a importância da escola, do planejamento colaborativo, da EFE, dos demais sujeitos da comunidade escolar e de políticas públicas efetivas, para que juntos seja edificada e fortalecida uma cultura inclusiva no chão das escolas e contribua com um ensino significativo e de maior relevância social, visto que a inclusão é uma missão de toda a sociedade.Dissertação Tênis na Educação Física escolar: uma possibilidade didática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-23) Monteiro, José Cláudio de Sousa Wanderley; Surdi, Aguinaldo César; https://orcid.org/0000-0002-7809-7266; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; http://lattes.cnpq.br/9305607162304288; Batista, Alison Pereira; Cavalcanti, Loreta Melo Bezerra; Fonseca, Rubiane Giovani; http://lattes.cnpq.br/9797792006097741; Baptista, Tadeu João RibeiroSabe-se que a Educação Física Escolar (EFE) tem o Esporte como um dos seus conteúdos e, por isso, visualizamos no Tênis a vivência de uma experiência esportiva. O objetivo desta pesquisa foi criar possibilidades para o ensino do tênis, adaptando espaço, regras, reciclando e/ou reaproveitando materiais, utilizando métodos modernos de ensino que contribuam para a aprendizagem das habilidades e lógica interna e externa deste esporte. Ainda que esta modalidade esteja inserida dentro do conteúdo Esporte em nosso componente curricular, o seu ensino/aprendizagem é pouco difundido no ambiente escolar, sob algumas conhecidas alegações que variam desde a falta de materiais e espaços adequados, a não vivência dos seus profissionais com este esporte, além da predominância das tradicionais modalidades como conteúdos do esporte escolar. O presente estudo tem caráter descritivo, tipo relato de experiência. Este se deu ao longo das aulas de Educação Física que ocorreram na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Anaíza Luiz Calixto, localizada no município de Patos/PB (interior do sertão paraibano). Já o conteúdo selecionado para o presente estudo foi o Tênis, em virtude da necessidade de possibilitar o ensino-aprendizagem desta modalidade não tradicional no desporto escolar por meio de uma visão didático/pedagógica e métodos contemporâneos de ensino. No final do desenvolvimento da pesquisa concluímos que: (1) É possível o ensino deste conteúdo acontecer, embora os contextos escolares carentes de espaço e de materiais; (2) Mesmo sendo um esporte não tradicional na Educação Física Escolar, mostrou-se ser um conteúdo de grande aceitação pelos alunos; e (3) Por suas características revelarem um esporte ativo, individual ou em duplas, possibilitou o protagonismo e a autonomia do aluno na sua prática. Por fim, percebemos que o tênis é um conteúdo possível de ser ensinado mesmo diante dos empecilhos presentes no ambiente escolar e que possui características motivadoras no seu ensino-aprendizagem, na sua vivência.