PROEF- Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional

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  • Dissertação
    Esportes de rede no ensino fundamental: desafios e estratégias para ampliação do conteúdo nas aulas de Educação Física
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-20) Dantas, Esteffane Mendonça; Santos, Antonio de Pádua dos; https://orcid.org/0000-0002-6998-9940; http://lattes.cnpq.br/9063486087784385; http://lattes.cnpq.br/9079890472655227; Costa, Mackson Luiz Fernandes da; Fonseca, Rubiane Giovani; Batista, Alison Pereira; Fonseca, Michele Pereira de Souza da
    A Educação Física como componente curricular obrigatório no contexto escolar enfrenta diversos desafios, no âmbito das escolas públicas muitos deles estão relacionados à falta de estrutura, material e recursos humanos, o que impacta diretamente a qualidade do ensino e a formação integral dos alunos. Essa realidade é ainda mais visível na rede pública municipal de ensino, onde na maioria das escolas a infraestrutura precária e a ausência de espaços adequados dificultam o acesso dos estudantes às práticas esportivas e à cultura de movimento. Este trabalho tem como principal objetivo apresentar uma possibilidade pedagógica a partir da implementação de uma unidade didática voltada para o ensino dos esportes de rede em uma escola pública municipal nos anos finais do ensino fundamental, independentemente das limitações estruturais. Especificamente, buscou-se elaborar uma unidade didática que possibilite o ensino desses esportes nas escolas públicas fundamentado em uma abordagem da Concepção crítico-emancipatória proposta por Elenor Kunz (autor da pedagógica crítica da Educação Física Escolar), descrevendo a aplicação dessa proposta em uma escola da rede municipal de São Gonçalo do Amarante-RN, e refletindo sobre as metodologias que podem ser aplicadas para superar as dificuldades encontradas nas escolas. A pesquisa, de natureza qualitativa é caracterizada como pesquisa-ação, foi realizada com alunos do 8ºano dos anos finais do Ensino Fundamental, e utilizou a observação participante, entrevistas, diário de campo e registros fotográficos como instrumentos para coleta de dados. Os resultados mostram que, mesmo diante de limitações, é possível implementar uma proposta pedagógica inclusiva e acessível para o ensino dos esportes de rede, promovendo a participação ativa dos alunos, o respeito às diferenças e a valorização da Educação Física como componente essencial para a formação integral dos estudantes. A pesquisa contribui para a reflexão sobre a importância de adaptar as práticas pedagógicas às condições da escola pública, visando uma educação física democrática e acessível para todos.
  • Dissertação
    Educação física escolar: uma experiência no ensino de jovens e adultos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-13) Anjos, João Luiz Pinheiro Dionísio dos; Tinôco, Elizabeth Jatobá Bezerra; http://lattes.cnpq.br/3714455266526226; http://lattes.cnpq.br/4471572960766309; Fonseca, Rubiane Giovani; Souza, Iracyara Maria Assunção de
    Nesta pesquisa buscamos relatar a experiência de um professor que buscava alternativas ao ensino da Educação Física, na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esta teve como objetivo geral vivenciar uma perspectiva metodológica de ensino-aprendizagem que motivassem a participação dos alunos da EJA, ausentes nas aulas da Educação Física escolar aplicada em uma escola municipal, na cidade de Monte Alegre/RN. Estudo justificado primordialmente como busca de solução para o desinteresse e a falta de motivação dos alunos em participar das aulas desta disciplina curricular. Optamos por fazer uma pesquisa de cunho qualitativo, a narrativa de formação, abordando a história de vida temática, unida aos sentidos e significados dados pelo autor. Assim, o investigado neste estudo se limitou ao próprio professor pesquisador, mediante sua trajetória de vida profissional temática, levando em conta seu percurso acadêmico, a partir da graduação até o seu mestrado, assim como sua prática docente enquanto professor da EJA nos anos de 2022 e 2023. Como estrutura metodológica utilizamos 6 capítulos, tendo o capítulo 3, Documentos Norteadores e uma Base para o Ensino da Educação Física Escolar, uma revisão de literatura subdividida em quatro itens para nos aprofundar na temática, com destaque na ludicidade como elemento essencial na vida do ser humano. Também nos associamos ao conceito da Andragogia que nos remete a importância de considerar a realidade na qual o aluno está inserido, para então buscar as alternavas de intervenção. Assim, os dados coletados nos possibilitou compreender como as práticas corporais foram relevantes enquanto metodologia de ensino-aprendizagem e contribuíram para a motivação dos alunos, haja vista a evolução dos alunos após a integração da proposta de trazer sentido e significado às suas práticas, durante os quatro semestres que fizeram parte deste estudo. Gerou também um olhar diferente da comunidade escolar para o potencial que pode ser extraído dos conteúdos da Educação Física, especificamente das práticas corporais, ampliando as atividades físicas em outros projetos coletivos na escola, incluindo uma perspectiva multidisciplinar integrativa, como a gincana cultural. Enfim, a comprovação do sucesso na execução desta abordagem de ensino nos permite acreditar que através de práticas corporais voltadas para a realidade do aluno da EJA, nos anos finais do Ensino Fundamental possam ser replicados também para outros docentes da Educação Física escolar. Portanto, esperamos que os resultados aqui encontrados possam inspirar futuras pesquisas e ações no chão de várias escolas.
  • Dissertação
    "Por que a comida foi presa? Porque ela matou a fome.": diálogos poéticos entre educação física e literatura infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-25) Barbosa, Cínthia Araújo; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; https://orcid.org/0000-0003-2629-920X; http://lattes.cnpq.br/0118293761427492; http://lattes.cnpq.br/1680265266044138; Ghidetti, Filipe Ferreira; https://orcid.org/0000-0003-4239-3036; http://lattes.cnpq.br/5705308749060457; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; Segabinazi, Daniela Maria
    A partir do reconhecimento da relação existente entre a Educação Física e a literatura infantil, mais especificamente a poesia, lança-se o desafio em trabalhar com textos literários poéticos no interior das aulas de Educação Física. Enquanto possibilidade de exploração do se-movimentar como elemento presente na poesia e na criança, apontamos a performance como possibilidade de conceber e reverberar corporalmente o texto poético apresentado às crianças. Nosso trabalho se justifica a partir da constatação da escassez de propostas pedagógicas que se proponham a articular a Literatura e a Educação Física, o que nos aponta um caminho pouco explorado e muito potente para o desenvolvimento deste estudo. Trouxe como objetivo explorar as possibilidades do Brincar e Se-Movimentar enquanto elemento fundamental presente na poesia e na criança, apontando a performance como possibilidade metodológica capaz de conceber e reverberar corporalmente o texto poético apresentado às crianças. De natureza exploratória com abordagem qualitativa, foi realizada na Escola Municipal Lúcia Giovanna Duarte de Melo, em João Pessoa. Os participantes desse estudo foram 25 alunos de uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental, de ambos os sexos, turno matutino, devidamente matriculados no ano letivo de 2024. Como instrumentos de coleta de informações foi planejada e implementada uma intervenção pedagógica que se propôs a trabalhar com os livros “Você Troca?, “Travadinhas” e “Adivinhe se Puder”, de Eva Furnari, assim como foram utilizados o diário de campo e a fotografia. Os resultados apontam para a manifestação do Se-Movimentar infantil, prioritariamente a partir da brincadeira, atividade perene da criança, onde o brincar prevalece a partir da imersão em ambientes vivos e sinestésicos, tendo a criança como performer de sua própria vida, de forma natural e espontânea. Além disso, constata-se a dificuldade em planejar e executar aulas diferenciadas, com recursos mais elaborados, que dialoguem e fortaleçam o senso crítico, sensível e estético das crianças sem a disponibilidade de espaços e tempos pedagógicos adequados. Assim, apontamos a viabilidade da interlocução entre a Educação Física e a Literatura, mais especificamente a poesia, tendo a Pedagogia Crítico-Emancipatória da Educação Física e a Pedagogia da Performance como possibilidades metodológicas como uma possibilidade concreta e promissora.
  • Dissertação
    Tematização do atletismo no Currículo Cultural da Educação Física
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-12) Silva, Erlã Costa da; Santos, Antonio de Pádua dos; https://orcid.org/0000-0002-6998-9940; http://lattes.cnpq.br/9063486087784385; http://lattes.cnpq.br/6186011378031511; Surdi, Aguinaldo César; https://orcid.org/0000-0002-7809-7266; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; Oliveira, Marcio Romeu Ribas de; Neira, Marcos Garcia; Bonetto, Pedro Xavier Russo
    O presente estudo buscou compreender a cultura corporal do atletismo como texto passível de leitura, interpretação e produção por meio da linguagem. Fundamentado nas teorias pós-críticas do Currículo Cultural da Educação Física, ampliaram-se as formas de significação do atletismo sob uma perspectiva multicultural. Assim, o objetivo da pesquisa foi proporcionar situações didáticas que tematizem o atletismo dentro da perspectiva do currículo cultural da Educação Física para a formação de sujeitos com identidades solidárias. Foram mobilizadas discussões sobre o papel da escola e da Educação Física na produção das identidades corporais em tempos pósmodernos, bem como as teorias curriculares da Educação Física e os aspectos didático-metodológicos do Currículo Cultural da Educação Física. A pesquisa foi realizada na EMEF João Belo Alves, localizada na zona rural do município de Picuí, no estado da Paraíba, com 41 alunos das turmas do 6º e 7º anos finais do Ensino Fundamental, de ambos os sexos, com faixa etária média entre 11 e 15 anos. A metodologia da pesquisa baseou-se em uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisaação, com o propósito de modificar a realidade docente e discente. Os procedimentos para a produção de dados foram realizados por meio da observação e diário de campo e a análise utilizou o discurso cultural, colocando a cultura corporal do atletismo no centro das produções discursivas, com o objetivo de analisar a relação entre saber e poder presente nos discursos dos alunos. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e cadastrada na Plataforma Brasil, sob nº 75841623.1.0000.5537, com parecer aprovado de nº 6.710.011, em 19 de março de 2024. Como resultados, verificou-se que a tematização do atletismo, ao colocar em ação o currículo cultural, viabilizou uma migração do currículo técnico-esportivo para um currículo cultural. As situações didáticas baseadas no currículo cultural reconheceram a produção discursiva dos alunos, promovendo uma escrita-currículo ou uma artistagem do currículo, produzindo conhecimentos que emergiram de maneira distinta em cada aula e para cada turma. Foram problematizadas questões de gênero, raça, orientação sexual, aspectos culturais, transformações sociais, sustentabilidade ambiental, tecnologia, deficiência, aspectos técnicos e táticos do atletismo, além de outros conhecimentos. Finalmente, a tematização do atletismo na perspectiva do currículo cultural buscou minimizar esse distanciamento, colocando todos os estudantes em uma posição horizontal no acesso ao conhecimento produzido durante o processo. Esse entendimento permite que as aulas de Educação Física se tornem um espaço para questionar as verdades e as hegemonias presentes nas produções discursivas da cultura corporal do atletismo, contribuindo para a formação de sujeitos com identidades solidárias a qualquer tipo de marcador social que emergisse nas aulas, como gênero, raça, etnia, orientação sexual e padrões corporais, entre outros. Tais questões, comuns em uma escola multicultural, contemporânea e globalizada, reforçam a busca por uma sociedade mais justa e menos desigual.
  • Dissertação
    Práticas corporais de aventura no ensino médio: o esporte orientação nas aulas de educação física
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-29) Melo, Marcilio Xavier de; Tinôco, Elizabeth Jatobá Bezerra; http://lattes.cnpq.br/3714455266526226; Silva, Priscilla Pinto Costa da; Batista, Alison Pereira
    A presente pesquisa buscou desenvolver e aplicar uma proposta metodológica para o Esporte Orientação por meio de uma unidade didática para o ensino da Educação Física, no ensino médio de uma escola pública. O estudo foi realizado na cidade de Monte Alegre/RN, na Escola Estadual Professor Gaspar, mediante um estudo referenciado na perspectiva metodológica do tipo participante, em uma abordagem qualitativa. Partimos da investigação de um contexto real vivenciado nesta escola, com um grupo de 39 alunos de uma turma de 2º ano do turno vespertino. Como instrumentos de pesquisa utilizamos a execução de planos de aulas, o diário de campo do professor, com o registro dos fatos percebidos pela observação participante, e a aplicação de um questionário, no final da unidade didática. Após os procedimentos iniciais com as devidas autorizações e esclarecimentos, seguimos construindo os referenciais de apoio para posterior análise dos dados. Em decorrência de nosso estudo, pudemos observar um bom envolvimento dos alunos nas atividades propostas, e que as estratégias didáticas pedagógicas utilizadas nas aulas foram assertivas e coerentes com a realidade estrutural e material da escola. Além disso, os materiais criados e adaptados à prática do Esporte Orientação oportunizaram aos alunos explorarem uma nova vivência corporal entre as diversas que o universo da cultura corporal de movimento pode oferecer. Em síntese, a unidade didática se mostrou eficaz frente a realidade da falta de materiais/espaço adequados, e apresenta-se como um meio de direcionamento para futuros professores que desejem trabalhar este esporte em suas aulas. Constatamos também que, parte significativa da turma classificou como interessante a maneira como foram compartilhados os saberes pertencentes ao Esporte Orientação, e conseguiram associar diferentes aprendizados e benefícios que o Esporte Orientação pode proporcionar para suas vidas, reconhecendo o valor deste esporte. Portanto, concluímos que os alunos compreenderam as Práticas Corporais de Aventura como parte integrante da cultura corporal de movimento, tendo o Esporte Orientação como uma nova possibilidade; também descentralizar o ensino da Educação Física que comumente privilegia os esportes mais tradicionais, abrindo uma nova possibilidade de conteúdo para os professores de Educação Física, tendo como premissa um conteúdo novo e adaptável, e como consentido neste estudo, com estratégias didáticas-pedagógicas assertivas e coerentes com a realidade de uma escola pública.
  • Dissertação
    O bullying e suas implicações nas aulas de educação física: possibilidades pedagógicas para o enfrentamento e prevenção desse fenômeno
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-23) Lira, Diogo Victor Valença; Fonseca, Rubiane Giovani; http://lattes.cnpq.br/9797792006097741; http://lattes.cnpq.br/3164372262416980; Surdi, Aguinaldo César; https://orcid.org/0000-0002-7809-7266; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; Souza, Iracyara Maria Assunção de
    O bullying é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores desafios enfrentados nas escolas do Brasil e do mundo, tomando proporções cada vez mais preocupantes devido ao seu potencial devastador nas vidas de muitos escolares. Esse fenômeno, apesar de ser tão antigo quanto a própria escola, porém apenas no início da década de 70, inicialmente na Suécia, o fenômeno foi estudado sistematicamente a partir de diversos estudos, aumentando assim os esforços para o entendimento acerca do bullying. O fenômeno bullying pode ser compreendido como atitudes agressivas que ocorrem de maneira intencional e repetitiva, sem motivação aparente e dentro de uma relação desigual de poder. Este tipo de violência pode se manifestar sob a forma de brincadeiras, apelidos, trotes, gozações e agressões físicas etc. podendo trazer sérias consequências para os alunos na vida adulta. É sabido que as aulas de Educação proporcionam momentos de grande interação entre os escolares, interações essas que muitas vezes podem gerar ambientes propícios à prática do bullying. Sendo assim, objetivo geral desse estudo foi: descrever as formas de manifestações do bullying em uma escola da rede municipal de Macaíba/RN e apresentar uma proposta de intervenção para a prevenção e enfrentamento dessa problemática. Como objetivos específicos o presente estudo pretendeu: mapear as formas como os atos de violência se manifestam no ambiente escolar; mediar a construção de uma proposta de prevenção e combate ao bullying; avaliar as implicações de uma proposta construída coletivamente pelos estudantes. Este trabalho de pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva, sendo classificado quanto aos procedimentos utilizados como estudo de caso. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a observação participante e entrevistas individuais com os alunos e pais. Para análise e interpretação dos dados foi realizada uma análise categorial temática. Os resultados identificaram a presença de estudantes envolvidos em situações de bullying, onde indicam a sala de aula como o local com mais ocorrências. O bullying direto, manifestado a partir de agressões verbais foi o tipo com mais situações, sendo os apelidos indesejados os mais frequentes. Foi possível identificar também algumas questões de gênero relacionadas ao fenômeno bullying, de modo que o bullying na sua forma indireta prevaleceu entre as meninas enquanto sua forma direta teve prevalência entre os garotos. Em relação à proposta de enfrentamento do bullying, os resultados sugerem implicações positivas no aumento do conhecimento sobre a temática, consequentemente em uma redução significativa das ocorrências do fenômeno.
  • Dissertação
    Jogos/brincadeiras de bola com as mãos e suas implicações para a aprendizagem do voleibol
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-22) Lucena, Fagner Silva; Fonseca, Rubiane Giovani; http://lattes.cnpq.br/9797792006097741; http://lattes.cnpq.br/1926390782515882; Batista, Alison Pereira; Costa, Mackson Luiz Fernandes da
    Este trabalho apresenta uma pesquisa com alunos de uma escola municipal de Equador, cidade do Estado do Rio Grande do Norte. A pesquisa está voltada ao ensino-aprendizado do esporte Voleibol, partindo do princípio do ensinamento de jogos/brincadeiras da família de jogos de bola com as mãos, remontando conhecimentos prévios adquiridos pelos próprios alunos em suas vivências advindas desde a infância quando brincavam em suas casas, nas ruas ou nas praças, ampliando as experiências esportivas de forma educativa. Assim, neste trabalho o objetivo geral é elaborar uma proposta pedagógica para o ensino do voleibol, enfatizando o olhar lúdico e ampliado do ensino do esporte na Educação Física. Os objetivos específicos são: a) relacionar os jogos e brincadeiras de bola com as mãos como repertório para o ensino do voleibol; b) apresentar uma taxonomia em relação aos jogos/brincadeiras de bola com as mãos com suas peculiaridades; e c) desenvolver um material que auxiliará no ensino do voleibol através do ensino de jogos e brincadeiras com as mãos, para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Como aporte do referencial teórico explicamos o que é esporte de rendimento; o que é esporte escolar; como a Pedagogia do Esporte e a Educação Física são importantes para a cultura esportiva dos alunos, pois a Educação Física é a disciplina mais importante no quesito conhecimento corporal, mental e psicológico do aluno. A análise dos dados foi realizada de forma qualitativa, com características semelhantes à pesquisa etnográfica, do tipo participante, utilizando como técnica para o levantamento dos dados a observação dos jogos/brincadeiras de bola com as mãos nas aulas das turmas dos 9º anos I e II, de Educação Física. A pesquisa resultou numa observação de 20 jogos/brincadeiras praticados pelos alunos, que serviram como embasamento para o aprendizado e prática do voleibol, de forma lúdica e com uma participação massiva dos discentes. Estes jogos/brincadeiras foram observados, analisados e assim, foi possível apresentar taxonomias que representam diferentes agrupamentos de tarefas, brincadeiras e jogos. Cada agrupamento poderá ser o conteúdo principal das aulas, assim como poderá ser combinado a outros grupos, dependendo dos objetivos de ensino de cada professor e professora. Concluímos que os jogos/brincadeiras de bola com as mãos auxiliam e facilitam o aprendizado do esporte Voleibol por se tratar de jogo/brincadeiras que os discentes conhecem desde a infância, além de promoverem maior participação e integração dos discentes nas aulas, ainda possibilitam a aquisição de habilidades capazes de integrar e participar do esporte que se tornou o segundo esporte mais praticado no país.
  • Dissertação
    Contribuição da concepção de aulas abertas num estudo sobre o afastamento das estudantes das aulas de educação física
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-16) Silva, Denise Karoline da; Baptista, Tadeu João Ribeiro; https://orcid.org/0000-0001-5140-2032; http://lattes.cnpq.br/9002864045147738; http://lattes.cnpq.br/4439307625013603; Fonseca, Rubiane Giovani; Freitas, Tayanne da Costa
    O afastamento das aulas é um fenômeno presente na educação física escolar, principalmente das alunas, que alegam vários motivos para essa não participação, como: falta de habilidades motoras, medo da exposição, bullying, dentre outros. A partir desses aspectos, esta pesquisa tem como problema: “quais os fatores que contribuem para o afastamento das alunas das aulas de educação física?” O objetivo geral é analisar os fatores que contribuem para esse afastamento das estudantes da aula de educação física numa escola localizada no interior do Rio Grande do Norte e, a partir dos resultados obtidos, planejar e executar uma intervenção, tendo-as como participantes ativas nas aulas de educação física no ensino médio. Para isso, baseamo-nos nas concepções de aulas abertas. O presente estudo descritivo, com abordagem qualitativa é uma pesquisa participante de intervenção. O cenário consiste em uma escola pública de ensino médio, localizada na cidade de São Tomé, Rio Grande do Norte. O universo de estudo são duas turmas de 2º ano do ensino médio, que funcionam no turno vespertino. A amostragem foi composta por aproximadamente 22 alunas na faixa etária de 15 a 18 anos de idade, que foram convidadas a participar da pesquisa no decorrer das aulas de educação física. As técnicas para coleta de dados foram o questionário e o diário de campo. Para os dados, adotou-se a análise de conteúdo (Bardin, 2016). Neste estudo, verificamos que o afastamento das estudantes das aulas de educação física envolve fatores múltiplos, que não podem ser resolvidos apenas com a atuação docente, como a estrutura física escolar. Porém, as metodologias empregadas, podem atrair as estudantes para as aulas dessa disciplina. A construção de um planejamento conjunto, que leve em consideração os anseios delas, abre essa possibilidade, como constatamos na aplicação da unidade didática aplicada.
  • Dissertação
    Práticas corporais e lazer como promotoras de saúde mental no ambiente escolar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Isacksson, Rosella Régis de Albuquerque; Silva, Priscilla Pinto Costa da; http://lattes.cnpq.br/1363896566076787; http://lattes.cnpq.br/6583756575980284; Oliveira, Marcio Romeu Ribas de; Fernandes, Maria Petrília Rocha
    Com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/1996), a disciplina Educação Física no Brasil é integrada à proposta pedagógica da escola e, com a implementação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), é reforçada sua função de promover a saúde no ambiente escolar. Assim, a saúde mental é tratada nas Diretrizes Nacionais da Educação e nos programas que visam a melhoria na saúde e na qualidade de vida dos estudantes. Ao vivenciar, no contexto pedagógico da disciplina, questões relacionadas a ansiedade, medo, insegurança, estresse e nervosismo dos estudantes durante as aulas, buscou-se, como objetivo desta pesquisa, promover alternativas e estratégias de cuidado em saúde mental no ambiente escolar por meio de práticas corporais e atividades de lazer. De tal modo, a pesquisa é de natureza qualitativa caracterizada na pesquisa-ação realizada em uma Escola Estadual de Educação Profissional do município de Fortaleza, Ceará. A pesquisa-ação contou com a participação de uma turma de 35 alunos regularmente matriculados no Ensino Médio e as ações do projeto de intervenção aconteceram com os demais estudantes durante três vezes na semana nos intervalos das aulas. A obtenção de dados foi realizada por meio de: questionário, grupo focal e diário de campo. Para análise e interpretação de dados, realizou-se uma análise categorial temática, fundamentada em Minayo (2000). Os resultados identificaram os impactos negativos da pandemia e do período pós-pandemia na saúde mental dos estudantes, revelando que 62% dos alunos perceberam sua saúde mental abalada. Em relação às aulas de Educação Física como estratégia de cuidado em saúde mental, depreende-se que as aulas, quando desenvolvidas de maneira contextualizada, com foco nos aspectos físicos e emocionais, são eficazes para reduzir a ansiedade, melhorar a autoestima e fortalecer os vínculos interpessoais. As ações do projeto de intervenção, que incluiu esportes, danças, jogos, prática de meditação e alongamento, massagem e a reativação da rádio-escola, tiveram influência positiva na saúde mental dos estudantes, conforme percepção deles próprios. O apoio institucional foi essencial para o bom andamento do projeto de intervenção, apesar das limitações de espaços e materiais. Destaca-se a importância de políticas públicas que incentivem programas de promoção e cuidado da saúde mental nas escolas, tendo em vista um desenvolvimento saudável e integral dos estudantes.
  • Dissertação
    Cultura do futebol regional paraense: percepção nas aulas de educação física escolar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-31) Baracho, Ely Anderson Santos; Costa, Mackson Luiz Fernandes da; http://lattes.cnpq.br/7009995632636621; http://lattes.cnpq.br/8301815166821879; Santos, Antonio de Pádua dos; Fonseca, Rubiane Giovani; Batista, Alison Pereira; Marques Filho, César Vieira
    É perceptível a promoção das mídias dominantes para a implementação de uma cultura futebolística homogeneizada para todo o Brasil, idealizada na região Sudeste, ocultando a cultura futebolística presente em outras regiões do país. Nas minhas aulas de Educação Física na região metropolitana de Belém/PA envolvendo o futebol, é possível identificar a reprodução de aspectos culturais relacionados à prática esportiva da região sudestina e uma substituição/perda da cultura futebolística regional paraense por alunos (as). Por tal motivo, esta pesquisa investiga se ocorre uma tentativa de empregar e consolidar uma cultura hegemônica no futebol brasileiro baseada na cultura futebolística da região Sudeste do país e como reflete em alunos (as) das outras regiões do Brasil, em particular da região Norte, estado do Pará, cidade de Castanhal, que não possuem times da sua região na elite do futebol brasileiro e que não receberam/recebem a mesma visibilidade pelos meios de comunicação dominantes. Através de declarações e entendimentos dos (as) discentes da Educação Básica do estado paraense, busca-se alcançar os seguintes objetivos: analisar a conjuntura atual da concepção da cultura do futebol paraense e sua importância, mapear sua torcida pelos times/clubes de acordo com as regiões, como também identificar a relação de interesse pelos times/clubes de acordo com a influência da mídia. A pesquisa é de cunho descritivo, de atributo quanti-quali com a utilização de instrumento questionário e participação de 59 estudantes dos sextos e sétimos anos do Ensino Fundamental da escola Ana Paula dos Santos e Santos, Castanhal/PA. Utilizou-se a análise temática para o processo de interpretação dos dados. Assim, os resultados da pesquisa demonstram que o entendimento do futebol nas aulas de Educação Física para os discentes ainda é aperfeiçoamento das condições físicas, técnicas e táticas, que a apreciação pelo esporte não impede a privação para uma grande parcela de alunos (as) e que há um interesse vultuoso do alunato em consumir a cultura e os clubes sudestinos (em especial, o Clube de Regatas Flamengo) com considerável influência das mídias dominantes. Contudo, também revelam a ânsia e o desejo dos (as) estudantes em usufruírem a cultura futebolística da sua região nas aulas de Educação Física. A partir disso, produziu-se como recurso educacional uma cartilha sobre a cultura do futebol no Estado do Pará.
  • Dissertação
    O Voleibol nas aulas de Educação Física no Ensino Médio Integrado: uma possibilidade pedagógica a partir da abordagem crítico-emancipatória
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-23) Araújo, João Maria Dias e Silva; Costa, Mackson Luiz Fernandes da; http://lattes.cnpq.br/7009995632636621; http://lattes.cnpq.br/4826136648336329; Surdi, Aguinaldo César; Silva, Priscilla Pinto Costa da; Batista, Alison Pereira; Ghiggi, Micheli Vergínia
    Dentre a diversidade de manifestações culturais que podem ser tematizadas, o esporte continua com grande destaque, sendo um conteúdo que possibilita uma gama de movimentos a serem explorados e vivenciados nas aulas de Educação Física do Ensino Médio. Neste cenário, o voleibol é uma modalidade esportiva tradicional e popular entre os jovens que pode ser tematizado de outras formas, utilizando outros cenários e contextos, trazendo novas possibilidades de aprendizagem, principalmente quando trabalhado numa abordagem crítica da Educação Física, como a crítico-emancipatória, que busca colocar os alunos no centro do processo de ensino-aprendizagem e estimulá-los no desenvolvimento de autonomia, protagonismo, criatividade e criticidade. Diante do exposto, a presente pesquisa possui como objetivo geral analisar uma intervenção pedagógica materializada nas aulas de Educação Física do Ensino Médio Integrado com o conteúdo voleibol a partir da abordagem crítico-emancipatória e tem como objetivos específicos desenvolver uma unidade didática sobre o voleibol por meio da abordagem crítico-emancipatória; avaliar o processo de ensino-aprendizagem da proposta aplicada; e elaborar um caderno pedagógico com o conteúdo voleibol, através da abordagem crítico-emancipatória, como recurso educacional. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa e do tipo intervenção, tendo como público-alvo 26 estudantes do 2º ano do Ensino Médio Técnico Integrado (EMI) do Curso de Controle Ambiental Matutino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Natal Central, na cidade de Natal/RN. Sua aplicação foi realizada por meio de unidade didática composta por dez encontros. Para o levantamento de dados foram utilizados como instrumentos o diário de campo do pesquisador, a observação participante e o portfólio. A análise dos dados foi dividida em três tópicos principais: (1) Voleibol Conhecido: destinou-se a descrever o primeiro encontro da unidade didática e a identificar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o voleibol; (2) Voleibol Experimentado: destinou-se a descrever os outros nove encontros; e (3) Voleibol Percebido: relacionado à avaliação do processo de ensino-aprendizagem. Como resultados, no que tange ao voleibol conhecido pelos estudantes, identificou-se que os principais aspectos relacionados à modalidade foram sobre regras, fundamentos, situações de jogo e curiosidades. Em relação ao voleibol experimentado pelos estudantes, percebe-se que as vivências geraram oportunidades de experimentar, aprender e criar/inventar diversas possibilidades acerca do voleibol. Já no voleibol percebido, os estudantes apontaram que a tematização do voleibol foi diversa, nova, positiva e inclusiva; que a participação dos estudantes ao longo dos encontros foi considerada muito expressiva; e que a intervenção pedagógica foi importante para sua formação integral através de reflexão, satisfação e crescimento. Considera-se, assim, que a proposta da intervenção pedagógica foi bastante exitosa e a abordagem crítico-emancipatória mostra-se como uma possibilidade potente e frutífera para desenvolver qualquer conteúdo da Educação Física no EMI. Portanto, acredita-se que os resultados apresentados nesta dissertação e o produto gerado possam ser refletidos, replicados e reconstruídos por outros pesquisadores em novos contextos e com outros públicos.
  • Dissertação
    Educação física e a metodologia aprendizagem baseada em projetos: uma proposta para o ensino das práticas corporais de aventura na natureza
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-29) Macêdo, Sayonara Araújo de; Costa, Mackson Luiz Fernandes da; http://lattes.cnpq.br/7009995632636621; http://lattes.cnpq.br/2967535168308878; Santos, Antônio de Pádua dos; https://orcid.org/0000-0002-6998-9940; http://lattes.cnpq.br/9063486087784385; Silva, Priscilla Pinto Costa da; Batista, Alison Pereira; Gurgel, Jonas Lírio
    O processo pedagógico tem historicamente centrado o ensino na figura do professor, no qual o conhecimento reconhecido como válido vem do professor e deve ser memorizado pelo aluno. A consciência crítica das limitações deste modelo vem surgindo, fazendo com que pesquisadores discutam sobre métodos de ensino que priorizem o aluno, transformando-o em protagonista e não somente receptor de conhecimento. Dentre esses métodos aparecem as Metodologias Ativas, tornando o aluno ativo e no processo de ensino. A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma dessas metodologias que busca quebrar o paradigma do ensino centrado no professor possibilitando os estudantes desenvolverem um projeto a partir da sua realidade, identificando uma problemática à ser resolvida através de conhecimentos presentes em um ou mais conteúdos, que são orientados na intervenção pedagógica do professor. Pensando nisso surge o questionamento: Como utilizar a Metodologia Ativa Aprendizagem Baseada em Projetos no ensino de conteúdos da Educação Física escolar de maneira a contribuir no processo de ensino? Para responder a essa temos como objetivo geral: desenvolver uma proposta pedagógica baseada na Metodologia Ativa Aprendizagem Baseada em Projetos no componente curricular Educação Física. E como objetivos específicos: planejar uma proposta pedagógica baseada na Metodologia Ativa Aprendizagem Baseada em Projetos; aplicar a proposta pedagógica metodológica da Aprendizagem Baseada em Projetos e avaliar o processo da proposta pedagógica. Participaram da pesquisa 23 alunos regularmente matriculados na turma do 3º ano A da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Governador Adauto Bezerra da cidade do Crato-Ceará. O referido estudo é uma pesquisa de intervenção pedagógica de abordagem qualitativa e caráter descritivo, no qual foi utilizado como instrumento para coleta de dados o diário de campo escrito durante a aplicação de uma sequência didática composta por 22 aulas. Esses dados foram analisados baseados nas etapas de um projeto de ensino de Bender (2014) e resultaram nos seguintes tópicos: conhecendo o conteúdo; introduzindo a ABP; pesquisando informações iniciais; criando artefatos; pesquisando, conhecendo um pouco mais; desenvolvendo a apresentação final; apresentando os artefatos e avaliando o projeto. Os resultados demonstraram que o uso das metodologias ativas permitiu o envolvimento dos estudantes no projeto assim como nas aulas, pois as mesmas fugiam da rotina ou seja da forma tradicional que os alunos estavam acostumados. Concluímos que com a aplicação da ABP, os alunos foram provocados a se tornarem mais atuantes no processo de ensino, assumindo o papel de pesquisador, buscando solucionar problemas reais da sua comunidade, especificamente o Parque Estadual Sítio Fundão localizado no bairro da escola, desenvolvendo aos poucos a autonomia e a criatividade no processo ensino e aprendizagem.
  • Dissertação
    O esporte no contexto escolar: uma experiência com a modalidade de peteca nos anos finais do ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-01) Etelvino, Míria Figueiredo; Santos, Antônio de Pádua dos; https://orcid.org/0000-0002-6998-9940; http://lattes.cnpq.br/9063486087784385; http://lattes.cnpq.br/8629717208827128; Surdi, Aguinaldo César; https://orcid.org/0000-0002-7809-7266; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; Batista, Alison Pereira; Silva, Priscilla Pinto Costa da; Machado, Roseli Belmonte
    A Educação Física como componente curricular da educação básica passou e passa por um processo de transformação e ressignificação da sua real finalidade no contexto educacional. Durante muito tempo o foco da disciplina era o adestramento de corpos como objeto para os interesses de uma sociedade capitalista. Assim, observa-se uma realidade ainda atual em que o esporte é utilizado como treinamento com movimentos mecânicos e pré-estabelecidos. A partir disso, este trabalho tem como objetivo geral refletir sobre a experimentação de uma proposta didático-pedagógica da modalidade peteca, nas aulas de Educação Física, com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública do estado do Ceará e, como objetivos específicos, propõe-se a: a) desenvolver, experimentar e descrever uma sequência pedagógica para o ensino do conteúdo esporte, modalidade peteca, para o Ensino Fundamental II, a partir da concepção crítico-emancipatória; b) produzir uma cartilha contendo a sequência didática das aulas materializadas durante a intervenção pedagógica; c) avaliar a participação dos alunos após o conteúdo “peteca” nas aulas de Educação Física. Para tanto, a pesquisa classifica-se como sendo de natureza qualitativa, caracterizando-se como pesquisa-ação realizada durante as aulas de Educação Física com alunos do 9º ano da Escola de Ensino Fundamental Tarcila Cruz Alencar, na cidade de Juazeiro do Norte, Ceará. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a observação participante através do diário de campo e a aplicação de questionários, bem como recursos imagéticos de vídeos e fotos. A pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e cadastrada na Plataforma Brasil com o parecer de número 5.997.955, em 12 de abril de 2023. Além disso, está de acordo com a Resolução de Pesquisa com Seres Humanos CNS 466/12, considerando o respeito pela dignidade humana e pela proteção aos participantes das pesquisas científicas envolvendo seres humanos. Os resultados foram analisados e descritos através de registros e observações da professora-pesquisadora por meio de diário de campo, vídeos, fotos e questionários realizados com os discentes. Desse modo, a intervenção pedagógica alcançou seu propósito de permitir novas possibilidades no trato do esporte no contexto escolar com base na apresentação de um plano didático-pedagógico de ensino da modalidade de peteca para auxiliar os professores de Educação Física escolar. Romper com os paradigmas do esporte de rendimento como proposta de ensino na educação básica é um desafio possível quando se propõe a compreender e refletir sobre o sentido do esporte para fins educacionais. Ainda de acordo com os resultados obtidos, o trato do esporte por meio de uma concepção crítico-emancipatória de ensino possibilitou maior participação dos alunos gerando inclusão e respeito às diferenças, além de estimular co-educação, autonomia e criatividade. Por tais razões, esta dissertação contribui com as várias pesquisas relacionadas a práticas pedagógicas sobre o conteúdo de esporte na perspectiva crítico-emancipatória como algo necessário e possível.
  • Dissertação
    Ressignificando a Ginástica Rítmica: possibilidades de ensino nas aulas de Educação Física nos anos iniciais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-31) Breustedt, Viviane Cristina Nascimento da Silva; Tinôco, Elizabeth Jatobá Bezerra; http://lattes.cnpq.br/3714455266526226; https://orcid.org/0000-0003-0545-4995; http://lattes.cnpq.br/5263415290869497; Silva, Priscilla Pinto Costa da; http://lattes.cnpq.br/1363896566076787; Pereira, Hosana Cláudia Matias da Costa; Cavalcanti, Loreta Melo Bezerra
    Este trabalho é uma pesquisa social, de abordagem qualitativa, do tipo participante, que buscou compreender de que forma podemos inserir a Ginástica Rítmica na Educação Física Escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, foi proposto o desenvolvimento de uma unidade didática para o ensino da base de Ginástica Rítmica, nas aulas de Educação Física, para as turmas de 1º ao 3º do Ensino Fundamental Anos Iniciais, aproximando a modalidade das faixas de idade dos alunos. O universo dessa pesquisa foi definido com 80 alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Professora Maria Luiza Alves Costa, e os participantes totalizaram 27 alunos após validação dos critérios de participação definidos. Os instrumentos de estudo escolhidos foram: o fichamento resumo, para (a) identificar, no universo da Ginástica, os elementos corporais básicos que fundamentam a vivência da GR na Educação Física Escolar; o diário de aula, para (b) estruturar e vivenciar experiências com os movimentos ginásticos nas aulas de Educação Física Escolar, associando brinquedos característicos da cultura infantil; e o questionário ilustrado para (c) avaliar o nível de satisfação dos alunos após às experiências da Ginástica Rítmica. A pesquisa foi dividida em 3 fases. Na fase exploratória, buscamos estabelecer relações sobre a vertente da Ginástica Rítmica e, na revisão de literatura, abordamos informações sobre a Educação Física brasileira, sua história, evolução e legitimação, para melhor compreender sua organização atual, suas particularidades, e ainda os fatos que contribuíram, direta e indiretamente, para a formação da Ginástica Rítmica, desde sua construção histórica até a chegada na escola, enquanto manifestação corporal integrante da Cultura de Movimento, rica em possibilidades pedagógicas e capaz de produzir conhecimento aos alunos, mas pouco desenvolvida nas aulas de Educação Física Escolar. A partir desses dados, iniciamos a segunda fase realizando o fichamento proposto no primeiro objetivo (a), que permitiu estruturar as experiências (b), que foram vivenciadas e registradas no diário de aula, gerando dados para a análise de conteúdo, na terceira fase. Nesta, foi utilizada a abordagem temática, utilizando o critério semântico, e seu desenvolvimento permitiu a elaboração de um Mapa Temático de Análise, que foi decisivo para a consolidação dos resultados encontrados. Como produto alcançado, esta pesquisa organizou os “Saberes Corporais da Ginástica Rítmica”, que permitiu propor os conteúdos, movimentos corporais e os elementos técnicos dos aparelhos para os 3 Anos Iniciais do Ensino Fundamental. E, por oportuno, ainda atingiu alto índice de satisfação dos participantes.
  • Dissertação
    Práticas corporais de aventura: implementação de uma unidade temática sobre o uso do skate em uma escola de ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-30) Costa, Johnyson Weyne da Silva; Silva, Priscilla Pinto Costa da; http://lattes.cnpq.br/1363896566076787; http://lattes.cnpq.br/9184937195907408; Surdi, Aguinaldo César; https://orcid.org/0000-0002-7809-7266; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; Santos, Ana Raquel Mendes dos; Araújo, Bruno Medeiros Roldão de
    A temática da aventura sempre se encontra presente em diversos espaços na sociedade. Ultimamente, é na escola, sob o nome de Práticas Corporais de Aventura, que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) assegura a inclusão desta unidade temática como conteúdo obrigatório nas aulas de Educação Física no ensino fundamental II. Com isso, o presente estudo teve como objetivo geral implementar uma unidade temática de Práticas Corporais de Aventura nas aulas de Educação Física nas séries finais do ensino fundamental. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo pesquisa intervenção, realizada com estudantes de uma Escola Municipal de tempo integral, situada na cidade de Fortaleza/CE, Brasil. A intervenção pedagógica ocorreu em uma turma do 8° ano do ensino fundamental II, composta por 35 estudantes regularmente matriculados e que concordaram em participar. A unidade didática, abrangendo Práticas Corporais de Aventura, foi desenvolvida durante as aulas de Educação Física no segundo bimestre de 2023. Os instrumentos de pesquisa incluíram questionários, diários de campo e registros de fotos e vídeos, utilizados na descrição e análise da intervenção. Ao longo do estudo, observou-se a adesão dos estudantes às aulas de Educação Física, identificando possibilidades de inserção das Práticas Corporais de Aventura durante o processo de implementação e avaliação da unidade didática.
  • Dissertação
    Fútbol Callejero na escola: uma nova perspectiva para a inclusão de meninas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-28) Souza, Bruna Patrícia Ramos de; Fonseca, Rubiane Giovani; https://orcid.org/0000-0003-0565-9165; http://lattes.cnpq.br/9797792006097741; http://lattes.cnpq.br/8564585216209687; Vedovatto, Dijnane Fernanda; https://orcid.org/0000-0002-7435-6849; http://lattes.cnpq.br/6758025601578309; Oliveira, Marcio Romeu Ribas de; https://orcid.org/0000-0003-2629-920X; http://lattes.cnpq.br/0118293761427492; Silva, Maria Ione da; https://orcid.org/0000-0003-3781-5193; http://lattes.cnpq.br/8351602063804501; Silva, Priscilla Pinto Costa da; https://orcid.org/0000-0001-6200-5614; http://lattes.cnpq.br/1363896566076787
    As meninas sofrem com uma série de preconceitos que são arraigados socialmente, os quais adentram os muros do ambiente escolar e as afastam da prática. A extrema competitividade com que o esporte é trabalhado na escola, perpetuando a seletividade e a ideia de que os melhores devem se sobressair e ter mais participação, como também as divisões por gênero acabam minando aquelas e aqueles que por ventura se sintam incapazes ou com habilidades restritas para a prática de atividades físicas. Ao analisar as questões de gênero e protagonismo feminino na prática do futebol na escola e ao desenvolver uma unidade didática através do fútbol Callejero, pretende-se equilibrar a participação de ambos os gêneros nas aulas de Educação Física, como também exercitar autonomia e emancipação. Entendendo que a sala de aula pode ser o objeto de pesquisa, com indivíduos atuantes e protagonistas do estudo, a pesquisa participante é o instrumento ideal para avaliar a prática e modificar uma determinada realidade. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Miguel Mollick Italiano, situada do distrito de Piau, zona rural do município de Tibau do Sul, Rio Grande do Norte. A amostra da pesquisa se deu com alunos e alunas matriculados nos 9ºs ano do ensino fundamental II, com 18 alunos no total. Com base na análise de conteúdo foi feita a discussão dos dados coletados nas entrevistas, por meio da análise temática, fundamentada em Minayo (2014). Para a coleta de dados foram utilizados diários de campo e gravações das aulas. Para análise dos dados, além da análise de conteúdo dos diários de campo, também foi feita a observação através de filmagens e gravações. Observou-se através dos diários de campo, que ao longo da pesquisa os estudantes faziam diversas menções aos pilares base do fútbol Callejero: solidariedade, cooperação e respeito, como também houveram citações ao equilíbrio da participação feminina nas aulas. Ações de autonomia e protagonismo juvenil também aparecem no desenvolvimento da pesquisa. Conclui-se que os relatos conseguiram responder aos objetivos específicos desta pesquisa, indicando também a necessidade de mais estudos nesta área
  • Dissertação
    Abordagem da corrida de rua na escola: uma proposta didática a partir da perspectiva do ensino desenvolvimental no ensino médio
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-23) Freitas, Jocicleide de Sousa; Baptista, Tadeu Joao Ribeiro; https://orcid.org/0000-0001-5140-2032; http://lattes.cnpq.br/9002864045147738; https://orcid.org/0009-0008-4207-6560; http://lattes.cnpq.br/2160246989002252; Costa, Mackson Luiz Fernandes da; Santos, Adnelson Araújo dos
    Esta pesquisa centra sua investigação no atletismo, especificamente a corrida de rua como conteúdo escolar à luz do ensino desenvolvimental. Destarte, a questão problema desta pesquisa consiste em como desenvolver uma ação pedagógica abordando a corrida de rua a partir da perspectiva do ensino desenvolvimental que se articule com a comunidade escolar? O estudo tem como objetivo geral desenvolver uma ação pedagógica abordando a corrida de rua a partir da perspectiva do ensino desenvolvimental que se articule com a comunidade escolar, e objetivos específicos analisar as particularidades desta ação pedagógica junto aos alunos do ensino médio participantes do estudo; descrever a proposta didática realizada, apresentar os procedimentos de construção do evento de corrida da escola, elencar os limites e possibilidades para o desenvolvimento da ação pedagógica à luz do ensino desenvolvimental e, a partir daí, elaborar um produto educacional que proponha orientações para a construção coletiva de um evento de corrida de rua da escola. A metodologia do presente estudo caracteriza-se por ser de abordagem quanti-qualitativa, descritiva e o método de pesquisa classifica-se como um experimento didático-formativo. Participaram da pesquisa, 38 discentes matriculados na disciplina eletiva de atletismo, ofertada em uma escola estadual para alunos de 1º e 2º ano do ensino médio com idades entre 15 e 18 anos. O experimento didático foi realizado em 11 encontros de duas aulas cada. Os dados obtidos demonstram que os discentes compreenderam e operaram mentalmente com alguns dos conceitos científicos que constituem a corrida de rua e dentre as principais categorias de conceitos apreendidos destacam-se primeiramente o conceito de corrida, características e tipologias, em seguida os aspectos biopsicossociais envoltos na modalidade, posteriormente os conhecimentos teóricos acerca de como iniciar na prática da corrida e, por fim, como organizar um evento de corrida de rua. Foi confeccionado um produto educacional na forma de cartilha contendo orientações didático-metodológicas para a construção coletiva de um evento de corrida de rua tendo como atores e autores a comunidade escolar. Concluiu-se que a abordagem didático-pedagógica adotada possibilitou indícios de formulação do pensamento teórico dos discentes participantes da disciplina eletiva de atletismo
  • Dissertação
    Ensino do badminton na Educação Física Escolar: experimentando a concepção crítico-emancipatória numa escola pública municipal de Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-15) Medeiros, James Fernandes de; Santos, Antonio de Padua dos; https://orcid.org/0000-0002-6998-9940; http://lattes.cnpq.br/9063486087784385; https://orcid.org/0009-0002-1813-3138; http://lattes.cnpq.br/4169079140577697; Surdi, Aguinaldo Cesar; https://orcid.org/0000-0002-7809-7266; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; Batista, Alison Pereira Batista; https://orcid.org/0000-0002-5293-0993; http://lattes.cnpq.br/3140814720062433; 03378868490; Machado, Roseli Belmonte; 81925301087
    O ensino dos esportes tradicionais hegemônicos nas aulas de Educação Física e a limitada diversificação dos seus conteúdos são importantes problemáticas na área. O ensino tradicional centrado nos esportes coletivos tradicionais pautado nos princípios do rendimento e da concorrência tem gerado a exclusão dos fracos em detrimento dos mais habilidosos. A reduzida diversificação dos conteúdos é apontada na literatura como motivo de evasão. Nesse sentido, o badminton apresenta-se como uma possibilidade de diversificação, sendo um esporte não tradicional, inclusivo e divertido. Assim, desenvolvemos o ensino do badminton na concepção Crítico-emancipatória, experimentando possibilidades educativas. Diante disso, a questão de estudo foi: como ensinar badminton nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental Anos Finais na perspectiva da Concepção Crítico-emancipatória? O objetivo geral: construir, aplicar e avaliar uma proposta de ensino do badminton nas aulas de Educação Física do Ensino Fundamental Anos Finais pautada na Concepção Crítico-emancipatória. Objetivos específicos: descrever as transcendências de limite desenvolvidas uma unidade didática de badminton; discutir possibilidades de desenvolvimento da competência educacional criativa; refletir as relações de gênero dos estudantes nas aulas de badminton na Educação Física Escolar e analisar percepções e sentimentos dos estudantes nas vivências nas aulas de badminton. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação de natureza descritiva-exploratória. O cenário foi a Escola Municipal Professor Zuza, Natal/RN, envolvendo as turmas de 8º ano A, B e C. Para isso, construímos uma unidade de ensino de badminton com 15 aulas de 60 minutos realizadas entre maio a agosto de 2023. As aulas foram realizadas em sala de aula, sala de vídeo e pátio interno. O planejamento pedagógico constituiu-se: reunião de socialização do projeto, avaliação diagnóstica e planejamento das aulas. Os instrumentos foram: questionários, diário de campo do estudante, registros imagéticos e observação participante. A pesquisa foi aprovada pelo CEP/UFRN, sob parecer de número 5.918.088 em 03 de maio de 2023. As respostas aos questionários diagnósticos revelaram que a maioria dos educandos desconhecem o badminton e que poucos já sabiam jogar. As anotações em diários de campo do estudante indicaram que, apesar da baixa devolutiva dos cadernos, foram obtidas reflexões escritas significativas sobre as aulas. Na observação participante foram verificados tensionamentos entre os corpos diante das relações de gênero, que foram minimizados por meio das problematizações e discussões. As respostas aos questionários da vivências apontaram que o badminton promoveu a participação efetiva de todos os indivíduos em aulas coeducativas. Ademais, as vivências geraram nos estudantes oportunidades: diversão, inclusão, interação social, criatividade, comunicação e coeducação. Com isso, consideramos que a unidade didática desenvolvida foi significativa na formação dos estudantes a partir do ensino do badminton, resultando em uma prática pedagógica exitosa, capaz de desenvolver nos estudantes novas aprendizagem, competências e capacidades educativas
  • Dissertação
    Atletismo no ensino médio baseado no ensino desenvolvimental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-18) Sousa, Emanoel Richardson Amorim; Baptista, Tadeu Joao Ribeiro; https://orcid.org/0000-0001-5140-2032; http://lattes.cnpq.br/9002864045147738; http://lattes.cnpq.br/7948213675014344; Miranda, Made Júnior; https://orcid.org/0000-0002-5236-2367; http://lattes.cnpq.br/6833748026466876; Oliveira, Marcio Romeu Ribas De; https://orcid.org/0000-0003-2629-920X; http://lattes.cnpq.br/0118293761427492
    O ensino desenvolvimental tem surgido como uma possibilidade teórico metodológica que contribui para o desenvolvimento do pensamento teórico em diferentes componentes curriculares e níveis de ensino. O problema desta pesquisa consiste em saber como o ensino desenvolvimental contribui para o desenvolvimento do pensamento teórico em alunos do ensino médio a partir do atletismo como conteúdo da cultura corporal. O estudo tem como objetivo analisar os resultados de um experimento didático junto aos alunos em uma unidade de ensino de Educação Física no ensino médio baseado na teoria do ensino desenvolvimental, tendo o atletismo como conteúdo e a partir daí elaborar um produto educacional que represente o contexto de ensino específico e suas possibilidades de generalização a partir das ações de ensino baseadas nesta teoria em uma unidade de ensino da educação física, com o conteúdo Atletismo. Trata-se de um experimento didático-formativo, de abordagem qualitativa, do tipo descritivo que atua ao mesmo tempo como método de investigação e de ensino experimental. O estudo foi desenvolvido com uma amostra de 30 participantes, estudantes de uma turma do ensino médio que frequentam as aulas de Educação Física do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI, no Campus Valença do Piauí, com idades entre 14 e 17 anos. Os alunos participaram da realização de um experimento didático tendo o atletismo como conteúdo, utilizando os preceitos da teoria da atividade de estudo, baseada na solução de problemas, para cumprir as tarefas de estudo, através das ações determinadas, preconizadas por Davydov (1988) durante as 8 aulas. Os dados foram coletados também por meio da aplicação de um questionário diagnóstico, das anotações feitas em um diário de campo e da transcrição de entrevistas semiestruturadas. Os resultados demonstram indícios do pensamento teórico na formação dos conceitos do atletismo e avanços rumo à prática de movimentos corporais conscientes, sugerindo o ensino desenvolvimental de Davydov como uma possibilidade teórico metodológica na Educação Física no ensino médio e propõe-se que sejam feitos mais experimentos sobre o tema. Após a aplicação do experimento foi confeccionado um produto educacional na forma de um blog que será utilizado para divulgação e discussões sobre a teoria do ensino desenvolvimental na Educação Física
  • Dissertação
    Educação Física inclusiva: um relato de experiência
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-28) Pinheiro, Allan de Medeiros; Surdi, Aguinaldo César; https://orcid.org/0000-0002-7809-7266; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; http://lattes.cnpq.br/0575968943480930; Batista, Alison Pereira; Cavalcanti, Loreta Melo Bezerra; Fonseca, Rubiane Giovani; http://lattes.cnpq.br/9797792006097741; Baptista, Tadeu João Ribeiro
    No último censo escolar realizado em 2022 o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela pesquisa, informou a efetivação de 1,5 milhão de matrículas da educação especial o que em relação ao anterior equivale um aumento de 29.3%. Apesar desse crescimento continuado, as pesquisas na área da Educação Física Escolar Inclusiva ainda são escassas. Visto o potencial que a Educação Física possui para contribuir com a construção de uma cultura inclusiva nas escolas. O presente estudo estabeleceu como objetivo geral relatar as experiências sobre as pessoas com deficiência na Educação Física Escolar (EFE), no esporte e como objetivos específicos: a) descrever as experiências com as pessoas com deficiência e as diferenças iniciando na vida familiar, continuando na caminhada formativa, e ressignificando na EFE, b) partilhar vivências pessoas e inclusivas em eventos esportivos e c) apresentar a percepção dos familiares e alunos acerca do fazer pedagógico deste docente pesquisador no chão da escola, no Ensino Fundamental no município de Natal/RN. Foi realizado uma pesquisa tipo relato de experiência de caráter descritivo, no lapso temporal entre 2019 e 2023, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Berilo Wanderley, no CAIC Esportivo de Lagoa Nova (Centro de Desporto Escolar Geração 2000) e na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Maria Ilka de Moura, setor oeste da capital potiguar, com o público da educação especial, 35 alunos, onde 20 eram do gênero masculino e 15 do gênero feminino. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram o diário de campo, registros fotográficos/vídeos e questionário de pesquisa. Aprovada com o parecer da plataforma Brasil nº 5.795.492, o estudo teve os resultados distribuídos em dois blocos: percepção dos alunos e percepção dos familiares quanto ao fazer pedagógico do professor pesquisador e o contexto inclusivo, ambos analisando as contribuições significativas e suas possibilidades de avanço. No tocante às considerações finais, constatou-se a importância da escola, do planejamento colaborativo, da EFE, dos demais sujeitos da comunidade escolar e de políticas públicas efetivas, para que juntos seja edificada e fortalecida uma cultura inclusiva no chão das escolas e contribua com um ensino significativo e de maior relevância social, visto que a inclusão é uma missão de toda a sociedade.