PROGRAD - REA - Licenciatura em Biologia
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Navegando PROGRAD - REA - Licenciatura em Biologia por Autor "Matta, Luciana Duarte Martins da (org.)"
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Recurso Educacional Aberto A linguagem do sangue: explorando tridimensionalmente o sistema ABO(2022) Matta, Luciana Duarte Martins da (org.); Costa, Ivaneide Alves Soares da (org.); Souza, Giulianna Paiva Viana de Andrade (org.); Souza, Iago Pereira de; Lira, Isaac Daniel de Lima; Silva, Janiely Lima da; Silva, Pedro Lucas Gonçalo da; Tinôco, Síntique Louise Bezerra Costa; Oliveira, Stephany Helena de; Ferreira, Eric SilvaO ensino do sistema ABO e do fator Rh no ensino médio apresenta desafios devido à complexidade conceitual e à predominância de abordagens teóricas, frequentemente limitadas pela falta de recursos práticos. Diante dessa dificuldade, foi desenvolvido este Kit Didático com modelos tridimensionais, com o intuito de auxiliar e facilitar o aprendizado dos estudantes da rede básica de ensino, tornando o processo mais interativo e visual. O recurso didático foi elaborado pelos bolsistas de iniciação à docência no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Biologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PIBID-Biologia/UFRN), após a realização do curso “Elaboração de Recursos Educacionais em Ciências: Inovação, Direitos Autorais e Tecnologias”, ministrado pelo professor Airton Souza Júnior. Os modelos 3D representam as células sanguíneas e as proteínas de membrana envolvidas na tipagem sanguínea, permitindo a visualização e manipulação dos conceitos abordados. A estratégia proposta busca integrar teoria e prática, promovendo um ensino mais dinâmico e alinhado às metodologias inovadoras na educação científica, por meio da utilização de novas tecnologias para potencializar a aprendizagem. A validação desse material educacional foi realizada com alunos do terceiro ano do ensino médio, que relataram um aumento na assimilação do conteúdo após o uso do modelo tridimensional. Dessa forma, este recurso pedagógico se apresenta como uma ferramenta importante para o ensino de Biologia, contribuindo para a construção do conhecimento e evidenciando a necessidade de novos recursos que potencializem o ensino, a fim de suprir lacunas deixadas pelo método tradicional