PROGRAD - REA - Licenciatura em Biologia
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/62928
Navegar
Submissões Recentes
Recurso Educacional Aberto A linguagem do sangue: explorando tridimensionalmente o sistema ABO(2022) Matta, Luciana Duarte Martins da (org.); Costa, Ivaneide Alves Soares da (org.); Souza, Giulianna Paiva Viana de Andrade (org.); Souza, Iago Pereira de; Lira, Isaac Daniel de Lima; Silva, Janiely Lima da; Silva, Pedro Lucas Gonçalo da; Tinôco, Síntique Louise Bezerra Costa; Oliveira, Stephany Helena de; Ferreira, Eric SilvaO ensino do sistema ABO e do fator Rh no ensino médio apresenta desafios devido à complexidade conceitual e à predominância de abordagens teóricas, frequentemente limitadas pela falta de recursos práticos. Diante dessa dificuldade, foi desenvolvido este Kit Didático com modelos tridimensionais, com o intuito de auxiliar e facilitar o aprendizado dos estudantes da rede básica de ensino, tornando o processo mais interativo e visual. O recurso didático foi elaborado pelos bolsistas de iniciação à docência no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Biologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PIBID-Biologia/UFRN), após a realização do curso “Elaboração de Recursos Educacionais em Ciências: Inovação, Direitos Autorais e Tecnologias”, ministrado pelo professor Airton Souza Júnior. Os modelos 3D representam as células sanguíneas e as proteínas de membrana envolvidas na tipagem sanguínea, permitindo a visualização e manipulação dos conceitos abordados. A estratégia proposta busca integrar teoria e prática, promovendo um ensino mais dinâmico e alinhado às metodologias inovadoras na educação científica, por meio da utilização de novas tecnologias para potencializar a aprendizagem. A validação desse material educacional foi realizada com alunos do terceiro ano do ensino médio, que relataram um aumento na assimilação do conteúdo após o uso do modelo tridimensional. Dessa forma, este recurso pedagógico se apresenta como uma ferramenta importante para o ensino de Biologia, contribuindo para a construção do conhecimento e evidenciando a necessidade de novos recursos que potencializem o ensino, a fim de suprir lacunas deixadas pelo método tradicionalRecurso Educacional Aberto Guia didático: estrutura e função de neurônios e encéfalo no controle do corpo humano(UFRN/PIBID, 2022) Menezes, Lucas Calixto de; Silva, Edilane Martins da; Morais, Nicole Vitoriano de; Alcoforado, Myrna Milena da Silva; Brito, Marlus Cauã Silva de; Ferreira, David Kelwin dos Santos; Silva, Miguel Gustavo Nascimento; Paiva, Meyrielli Suzane Matias de; Barros, Waleska Isabelle Tomaz dos Santos; Matta, Luciana Duarte Martins da; Costa, Ivaneide Alves Soares da; Souza, Giulianna Paiva Viana de AndradeO ensino acerca do sistema nervoso no ensino fundamental é um desafio, pois envolve conceitos bastante abstratos e frequentemente exige memória visual. Por isso, este Guia Didático sugere uma estratégia de uso de um Kit Didático com modelos impressos em 3D no ensino sobre estrutura e função dos neurônios e do encéfalo humano. Ambos os documentos foram desenvolvidos no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Subprojeto Biologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PIBID-Biologia/UFRN). O objetivo deste trabalho é auxiliar o(a) professor(a) de ciências a implementar o ensino sobre o sistema nervoso através do referido Kit no ensino fundamental com ludicidade. Além disso, este trabalho pode ter potencial para a inclusão educacional de alunos com deficiência visual. As atividades sugeridas neste Guia incluem, além do uso dos modelos didáticos tridimensionais, dinâmicas lúdicas e produção de mapas conceituais, bem como sugestões para avaliação e outras orientações ao(à) docente para uso do referido Kit. A validação do material tridimensional realizada com alunos de ensino básico revelou sua eficácia na identificação das estruturas da célula neuronal e do encéfalo. Dessa forma, o Guia, como recurso educacional, contribui como facilitador da aprendizagem de estudantes do ensino básico demonstrando a relevância da inovação no contexto escolar ao enfatizar a importância do uso da tecnologia de impressão 3D no ensino de ciências