Programa de Pós-Graduação Química - Rede Nacional
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Navegando Programa de Pós-Graduação Química - Rede Nacional por Autor "Araújo, Mônica Regina Silva de"
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Dissertação Combustíveis como tema gerador para abordar conceitos da química orgânica no ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-21) Silveira, Kennedy Leite; Pontes, Ana Cristina Facundo de Brito; Silva Júnior, Carlos Neco da; https://orcid.org/0000-0003-3895-1808; http://lattes.cnpq.br/0435570420479356; http://lattes.cnpq.br/1555437330396152; Gomes, Fabiano do Espirito Santo; Araújo, Mônica Regina Silva deA Química é frequentemente percebida como complexa, e a Química Orgânica, em particular, apresenta desafios como conceitos prévios equivocados, dificuldades na visualização molecular e falta de associação com o cotidiano. Assim, é essencial inserir recursos didáticos complementares às aulas expositivas. Este trabalho apresenta uma Sequência Didática sobre "Combustíveis", abordando os grupos funcionais orgânicos hidrocarbonetos e álcoois. O Produto Educacional foi aplicado a uma turma da terceira série do ensino médio da E.E.M.T.I. Waldir Leopércio, em Varjota-CE. A pesquisa qualitativa fundamentou-se nos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov. Para a coleta de dados, utilizaram-se questionários e registros de diários de bordo. A análise baseada na técnica de Bardin revelou que o uso do tema "Combustíveis" e a metodologia 3MP facilitaram a contextualização do conteúdo e aumentaram a interação aluno-aluno e aluno-professor. A problematização inicial comparada ao questionário final mostrou que os estudantes assimilaram conhecimentos químicos, extrapolando explicações para outras situações cotidianas. Após a aplicação da Sequência Didática, observou-se um aprimoramento na qualidade dos argumentos dos alunos, com maior embasamento químico, superando o senso comum. A participação ativa dos estudantes demonstrou maior envolvimento e interesse na apropriação de conhecimentos científicos, promovendo não apenas a compreensão química, mas também a reflexão crítica sobre questões sociais e culturais, ampliando a visão de mundo dos estudantes.Dissertação Confecção e aplicação de recurso didático tabela periódica educacional para estudantes com transtorno do espectro autista(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-04) Silva Neto, Nivaldo Soares da; Gomes, Fabiano do Espirito Santo; https://orcid.org/0000-0002-0244-5228; http://lattes.cnpq.br/3759170729682136; http://lattes.cnpq.br/1589838355637638; Pontes, Ana Cristina Facundo de Brito; https://orcid.org/0000-0003-3895-1808; http://lattes.cnpq.br/0435570420479356; Araújo, Mônica Regina Silva de; http://lattes.cnpq.br/7557434574349135Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um recurso didático inclusivo voltado para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o objetivo de facilitar a compreensão das generalizações presentes na tabela periódica. O material consiste em um quebra-cabeça educacional composto por peças cúbicas adesivadas, contendo os elementos químicos e suas distribuições eletrônicas. Por meio de uma abordagem prática e lúdica, o recurso busca promover maior interação e engajamento desses estudantes, respeitando suas especificidades cognitivas e sensoriais. Além de estimular a participação ativa, a ferramenta visa facilitar a assimilação de conceitos fundamentais da química, como a organização dos elementos, propriedades periódicas e distribuição eletrônica. A utilização do recurso contribuiu para um aprendizado mais significativo e inclusivo, fortalecendo o desenvolvimento de habilidades e o interesse pelo conteúdo. Os resultados podem servir como base para futuras inovações pedagógicas voltadas à educação inclusiva no ensino de ciências, em especial a química.