Programa de Pós-Graduação Química - Rede Nacional
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Dissertação Origami arquitetônico como recurso pedagógico para a compreensão da geometria espacial de moléculas(2019-06-27) Maia, Nilton Cláudio; Pontes, Daniel de Lima; ; ; Queiroz, Zilvanir Fernandes De; ; Oliveira, Ótom Anselmo de;Nesta pesquisa, foram elaboradas e construídas pranchetas de origami arquitetônico aplicáveis como recurso didático, tendo o objetivo adicional avaliar sua potencialidade de ferramenta educacional no ensino de Geometria Molecular. A pesquisa fundamentou-se em alguns referenciais teóricos: a Teoria Sócio-interacionista de Vygotsky, Teoria Geral dos Signos de Charles Peirce e nas contribuições de pesquisadores da Educação Química. Optou-se metodologicamente por uma pesquisa de natureza qualitativa e participativa. Os dados foram recolhidos a partir do acompanhando da proposta pedagógica, que incluiu a aplicação de questionários, inicial e final, a toda a turma, a observação de atividades propostas nas pranchetas, realização de atividade experimental com origami, notas de campo, questionário de satisfação do material e um teste realizado duas semanas depois, para verificação da memória de longo prazo. Os resultados mostraram que, ao se aplicar uma metodologia com este material didático em uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual no município de Morada Nova – CE, foi possível verificar a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, que estes avançaram em sua aprendizagem. A maioria deles assimilaram de forma consistente as informações sobre o tema, desenvolvendo habilidades espaciais, tais como, rotacionar mentalmente uma molécula no espaço, transpor ou traduzir uma representação de moléculas 2D para 3D e vice-versa, além de perceber algumas relações entre propriedades e geometria molecular. Os alunos participaram com entusiasmo das atividades e apresentaram boa cooperação ao trabalhar em grupo, compartilhando dúvidas e experiências com seus pares. A presença do professor como mediador nesse processo, foi de fundamental importância para a adequada utilização do material didático e aprofundamento do tema desenvolvido.Dissertação O uso das TICs como estratégia para promover o conhecimento em Tabela Periódica(2019-07-01) Rodrigues, Irivan Alves; Santos, Luciene da Silva; ; ; Lima Júnior, Cláudio Gabriel; ; Fernandes, Nedja Suely;A evolução tecnológica tem trazido grandes impactos positivos para o ambiente escolar. Este processo norteia o ensino e aprendizagem por meio das tecnologias da informação e comunicação (TICs) que possibilita aos professores a utilização das diversas ferramentas e abordagens educacionais. A busca por alternativas metodológicas para melhorar a eficácia do processo de ensino e aprendizagem em relação ao conteúdo Tabela Periódica, tornando-os mais prazeroso para os professores e alunos em sala de aula, foi o foco desse estudo. A utilização de jogos digitais, com caráter educativo, foi a estratégia aplicada para potencializar a qualidade do resultado, pois por meio dos recursos oferecidos pelos jogos, o aprender adquire um viés lúdico, que possibilita um processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e agradável. Nesse contexto, este trabalho buscou discutir a importância das TICs e contribuir para a melhoria do ensino-aprendizagem do conteúdo Tabela Periódica, com a utilização de estratégias metodológicas por meio de jogos educativos digitais, que incentivassem o aprendizado dos alunos envolvidos. Estas foram aplicadas em uma escola pública estadual, da cidade Santa Rita-PB, para duas turmas de primeiro ano do ensino médio. A metodologia foi desenvolvida com uma sequência de atividades, por meio de aulas expositivas, uso de mídias educacionais eletrônicas em celulares/computadores e de questionários contendo perguntas abertas e fechadas, aplicadas ao tema. A utilização dos recursos digitais neste trabalho, como proposta pedagógica, visou complementar a tradicional metodologia de ensino, para a construção do conhecimento dos participantes de forma interativa, bem como promover o desenvolvimento de habilidades e raciocínio. As TICs utilizadas possibilitaram aulas motivadoras e dinâmicas para os alunos, os quais obtiveram ganhos significativos de aprendizagem e eficiência do tempo para a resolução de problemas envolvendo a temática sobre Tabela Periódica. Os dados mostraram que, depois de fazer usos dos jogos digitais, o percentual médio na quantidade de acertos das questões abordando o conteúdo Tabela Periódica passou de 71,0% para 90,4%. Como resultado deste trabalho foi elaborada uma cartilha didático-pedagógica como produto educacional, direcionada aos professores de Química do ensino médio e áreas afins.Dissertação Uma proposta de ensino de equilíbrio químico com uso da metodologia ativa POGIL(2019-08-01) Pereira, Luiz Fernando; Barroso, Márcia Teixeira; Oliveira, Fernando José Volpi Eusébio de; ; ; ; Ribeiro, Maria Elenir Nobre Pinho; ; Fernandes, Nedja Suely;O tema equilíbrio químico contém explicações de uma variedade de fenômenos químicos e relaciona-se com outros conceitos fundamentais do campo epistemológico da Química. Entretanto, são conhecidas muitas dificuldades de aprendizagem, já amplamente relatadas na literatura. Apresentamos uma proposta de ensino que busca envolver os estudantes no processo de aprendizagem de conteúdos do tema Equilíbrio Químico, de modo participativo e colaborativo, explorando a autonomia intelectual e o pensamento crítico. O POGIL, do inglês – Process Oriented Guided Inquiry Learning (Processo de aprendizagem orientado por investigação guiada) foi a metodologia ativa utilizada na sequência de atividades desenvolvidas para a sala de aula e laboratório. A pesquisa qualitativa executada teve como sujeitos participantes o pesquisador e estudantes do 2º ano do ensino médio e técnico em segurança do trabalho da Escola Estadual Teônia Amaral, localizada no município de Florânia-RN. A coleta de dados foi realizada por meio de atividades, questionário, prova pedagógica e notas de campo. Os resultados evidenciaram uma participação ativa dos estudantes nas atividades propostas. Eles apresentaram maior interação entre os colegas e com o professor, um maior nível de interesse e comprometimento nas atividades, bem como uma maior facilidade na construção do conhecimento. As questões elaboradas com níveis crescentes de complexidade, levando-se em consideração os conhecimentos prévios e as discussões realizadas ao final das atividades, apresentaram-se como promissoras para potencializar a compreensão dos aspectos qualitativos do equilíbrio químico. Em sua grande maioria, os estudantes foram capazes de atribuir caráter dinâmico ao equilíbrio químico, e apresentaram o entendimento de que reagentes e produtos coexistem no mesmo meio reacional. Durante a aplicação da metodologia, os estudantes se apropriaram progressivamente da linguagem científica e dos conceitos relacionados ao equilíbrio químico. Ao avaliarem a aplicação da metodologia, a totalidade dos estudantes concordou que o POGIL facilitou a compreensão do tema Equilíbrio Químico, e 83% indicaram que a metodologia motivou à participação ativa no processo de aprendizagem. O produto educacional desta pesquisa é uma oficina pedagógica destinada a professores do Ensino Médio, que os incentiva a conduzir atividades como as propostas nesse trabalho.Dissertação Desenvolvimento de sequência didática para o ensino de Dispersões(2019-08-02) Almeida, Regina Amanda França; Pontes, Ana Cristina Facundo de Brito; ; ; Fernandes, Nedja Suely; ; Colares, Regilany Paulo;Diante das dificuldades de compreensão do conteúdo de Dispersões, relatados na literatura para os alunos do ensino médio e, com o intuito de auxiliar no processo de ensino aprendizagem deste conteúdo, esta dissertação teve como objetivo o desenvolvimento de um produto educacional, o qual é caracterizado por uma sequência didática que utiliza a Teoria da Aprendizagem Significativa (desenvolvida por David Ausubel) – TAS – em suas etapas de aplicação. O público-alvo foi uma turma, que contém 40 alunos, pertencentes à 2ª série do Ensino Médio com modalidade de estudo em Tempo Integral, localizada na cidade de Fortaleza, Ceará. Durante a realização das atividades foram preservadas as identidades dos alunos. A sequência didática consta de cinco momentos: o primeiro é um questionário para levantamento de conhecimentos prévios dos estudantes junto a um texto; o segundo é uma aula expositiva (a qual foi construída partindo dos resultados do levantamento prévio); o terceiro é a utilização de simuladores para fixação e aprofundamento de conhecimentos; o quarto é a elaboração de mapas conceituais; o quinto e último foi a discussão destes mapas conceituais e elaboração de novos. Durante a aplicação da primeira etapa da sequência didática foi observada, como resultado, bastante participação dos alunos nas discussões iniciais. Em relação às respostas dos questionários, foi possível perceber que muitos estudantes possuíam dificuldades relacionadas à interpretação de dados matemáticos. Também foi notório que alguns, além de apresentarem dificuldades matemáticas, mostraram-se confusos no que diz respeito a conceitos ligados aos termos “mistura homogênea” e “mistura heterogênea”. No segundo momento, os estudantes foram bastante participativos durante a explicação do conteúdo sobre dispersões, de modo que durante a explanação faziam colocações lembrando o questionário e o assunto que no momento estava sendo explanado. No terceiro momento os alunos demonstraram empolgação para participar dos simuladores on-line. Durante a realização do primeiro simulador, a Tarefa de João, foi possível perceber algumas dificuldades conceituais, porém a maioria da turma apresentou bom aproveitamento. No segundo simulador, também se observou bom desempenho e participação para trabalhar com diferentes concentrações de substâncias e suas respectivas interpretações. O terceiro simulador, percebeu-se que a maior parte da turma apresentou dificuldade para realizar. Esse fato foi possivelmente devido a presença de alguns cálculos e interpretações necessárias para concluir a atividade. No momento quatro, foi notória a dificuldade na confecção dos primeiros mapas conceituais. Os discentes tiveram muitas dúvidas em relação a estrutura destes desenhos. No quinto momento, durante a reconstrução dos mapas de conceitos, foi possível perceber uma melhor desenvoltura na elaboração dos mapas conceituais, de forma que os estudantes conseguiram acrescentar mais conceitos, interligá-los por meio de conectivos e respeitaram a hierarquia conceitual. Foi possível perceber que a sequência didática teve grande importância na estimulação dos alunos ao estudo de Dispersões e, também, um bom desempenho cognitivo sobre o entendimento deste conteúdo durante as etapas de aplicação. Há um destaque para a etapa de construção dos mapas conceituais, uma vez que eles possibilitam trabalhar conceitos e instrumentalizar a Aprendizagem Significativa.Dissertação Ensino híbrido em foco: estratégias para o ensino de funções orgânicas oxigenadas(2019-08-02) Costa, Adriano César Jerônimo da; Oliveira, Fernando José Volpi Eusébio de; Malcher, Grazielle Tavares; ; ; ; Santos, Luciene da Silva; ; Lima Júnior, Cláudio Gabriel;A educação do século 21 tem mudado devido ao uso de metodologias que, agregadas as tecnologias digitais, contribui para a melhoria do ensino. Mesmo com tantas mudanças, o processo de aprendizagem em Química ainda é um desafio enfrentado pelos professores e pelos alunos. O Ensino Híbrido é uma tendência metodológica no qual a instrução é apresentada de forma online e presencial, integrando as TDIC’s para se obter uma melhor participação dos alunos nas aulas, contribuindo para uma melhor compreensão do que se estuda. Neste trabalho, apresentamos uma sequência de aulas voltada para o conteúdo de funções orgânicas oxigenadas, utilizando o modelo do Ensino Híbrido, combinando estratégias de aprendizagem invertida, instrução por pares e ferramentas digitais. O estudo foi realizado em uma turma da 3 ª Série do Ensino Médio de uma escola pública estadual na cidade de Mataraca-PB. A observação participante foi utilizada como método de investigação qualitativa, para examinar e analisar o comportamento e desempenho, advindos do engajamento e das impressões dos alunos para com a estratégia apresentada, visando compreender os resultados com profundidade. A ferramenta digital Google Sala de Aula foi utilizada com o propósito de fazer com que os alunos desenvolvessem estudos prévios do conteúdo aprendido por meio de videoaulas produzidas durante este trabalho e hospedadas no YouTubeTM, além de atividades presenciais diversas, colaborando mediante aprendizado em grupos. Na etapa presencial foram utilizadas palavras cruzadas, questionários com exercícios de aplicação e construtor de moléculas, além de utilização do aplicativo Plickers para conduzir a instrução por pares e do Socrative para revisão dos conteúdos vistos em sala. Como resultado destas atividades, as discussões entre os alunos sobre a diferenciação e classificação das funções orgânicas oxigenadas e suas diversas formas de aplicação no cotidiano tornaram-se mais independentes do professor, e eles passaram a compartilhar entre si seus próprios métodos de aprendizagem do conteúdo estudado e contribuindo, coletivamente, para construir o próprio conhecimento. Os alunos puderam relatar de forma positiva o modelo do Ensino Híbrido com aprendizagem invertida e instrução por pares, por meio das aulas online e os exercícios em sala, com o auxílio das TDIC’s, mostrando que é uma estratégia que aliada ao ensino, permite aos alunos criarem espaços de interação e compreensão dos conteúdos abordados de forma mais independente e ativa, sendo motivados a enriquecer os momentos presenciais com trocas de conhecimento e experiências, rompendo as barreiras do ensino para atender as necessidades de uma geração conectada. O produto educacional gerado é destinado a professores do Ensino Médio na forma de manual de instruções que os auxilia no desenvolvimento dessa metodologia.Dissertação Produção de vídeos na plataforma do Youtube como estratégia para aprendizagem colaborativa sobre os elementos químicos(2019-09-13) Oliveira, Paulo Darley Sá de; Oliveira, Ótom Anselmo de; ; ; Barroso, Márcia Teixeira; ; Bezerra, Franciglauber Silva;Neste trabalho foi realizado um estudo voltado para a elaboração de um produto educacional, a ser utilizado no ensino de Química, especificamente sobre o conteúdo “Elementos Químicos”, levando em considerações as dificuldades no ensino sobre elementos químicos, oriundos de metodologias que já não contemplam as demandas dos estudantes por um aprendizado dinâmico e interativo. O produto consiste em um relatório de atividades que utilizaram as Tecnologias de Informação e Comunicação, associadas à metodologia de Aprendizagem Colaborativa, em um contexto sociointeracionista. A abordagem foi desenvolvida a partir da pesquisa qualitativa, tendo como sujeitos os alunos de uma turma do ensino médio de uma escola da rede pública do Estado do Ceará. A intervenção pedagógica foi realizada em três etapas. A primeira foi destinada à sugestão para a criação de um canal de vídeos produzidos pelos próprios alunos, com a temática “elementos químicos e sua aplicabilidade”, seguida da realização de uma enquete prévia sobre as perspectivas de aprendizado e sobre as possibilidades do uso das TIC. Esta etapa incluiu um momento de sensibilização, com a exibição de alguns materiais análogos já existentes na internet. A segunda etapa foi voltada para a produção, correção e edição dos materiais já produzidos pelos alunos. Finalmente, o último momento foi voltado para a socialização e compartilhamentos de conhecimentos e experiências. Com a vivência de observação e acompanhamento, foram analisados os elementos suficientes para a concepção de um produto educacional efetivo que fosse significativo para os professores de Química planejarem atividades semelhantes.Dissertação Caminhos da reação: uma sequência didática para o processo de ensino e aprendizagem de taxa de desenvolvimento da reação(2019-09-27) Silva, Rubenigue de Souza; Santos, Luciene da Silva; Silva Júnior, Carlos Neco da; ; ; ; Sousa Júnior, Francisco Souto de; ; Simões Neto, José Eusébio;O processo de ensino e aprendizagem em Química é considerado ainda um grande desafio para muitos docentes que convivem com as dificuldades enfrentadas pelo educando, uma vez que o seu conteúdo da é caracterizado pelo elevado grau de complexidade e dificuldades de compreensão. Por estas razões, é essencial buscar recursos didáticos que possibilite a melhoria do entendimento dos conceitos dessa disciplina. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo desenvolver uma sequência didática sobre o conteúdo taxa de reação, a partir de diferentes estratégias, tais como, livros didáticos, vídeos, notícias de jornais e revista, simulador Phet, experimentação e espaço para diálogo, que abordam questões sobre alimentos, meio ambiente, química dos combustíveis e catálise. Além de abarcar estratégias expositivas, nessa proposta também foi elaborado um jogo didático como ferramenta de auxílio ao processo de ensino e aprendizagem em química. A pesquisa foi caracterizada como qualitativa e a escolha do tema, taxa de reação, foi devido às dificuldades de entendimento referentes aos conteúdos já existentes na literatura devido a utilização de metodologia tradicional. O trabalho foi aplicado em duas turmas da 2ª série do ensino médio, e iniciando-se com uma sequência didática de quatro blocos, duas aulas em cada bloco, perfazendo um total de oito aulas. Ao final dos blocos foi aplicado o jogo, que permite ao discente adquirir conhecimentos por meio de métodos alternativos aos modelos tradicionais de ensino, incorporando características lúdicas dos jogos aos conceitos e conteúdos e permitiu o docente avaliar o conteúdo trabalhado. Os dados foram coletados por meio de gravações (áudio e vídeo), feitas em sala de aula, diário de campo e formulários. Para a análise e tratamento dos dados, foi utilizada a técnica de triangulação dos dados, que tem o objetivo de abranger a máxima amplitude na descrição, explicação e compreensão do foco em estudo, nas pesquisas de cunho qualitativo. Foi possível identificar os conhecimentos prévios dos alunos e, com isso, utilizar estratégias, ferramentas e objetos educacionais aliados aos temas (alimentos, meio-ambiente, química dos combustíveis e catálise) utilizados na sequência didática, o que possibilitou a motivação tanto no jogo quanto nas aulas para a discussão dos quatro temas. A interação entre alunos-alunos e alunos-professor proporcionada pelo jogo foi intensa, assim como, nas situações-problema criadas nas aulas. O lúdico se destacou, principalmente no jogo, que apresentou muita diversão e prazer. Durante a aplicação do jogo foi possível observar a ótima relação que o jogo teve com o conteúdo trabalhado em sala de aula. Esse trabalho possibilitou aos alunos durante a aplicação da sequência didática e do jogo, estabelecer e relacionar os conceitos do conteúdo taxa de reação, a partir das problemáticas e questionamentos sobre os temas envolvidos. Um produto educacional, que é a sequência didática, foi elaborado para o conteúdo taxa de reação.Dissertação A música como instrumento lúdico na aprendizagem das interações intermoleculares dos compostos orgânicos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-10-08) Santos, Isaías Francisco dos; Santos, Luciene da Silva; ; ; http://lattes.cnpq.br/5198063385135421; Barros, Ivoneide de Carvalho Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/5272867419216787; Almeida, Carla Verônica Albuquerque; ; http://lattes.cnpq.br/1334298845911044A utilização da música tem sido cada vez mais difundida como uma estratégia alternativa de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, este trabalho de pesquisa utilizou a produção de músicas parodiadas, como atividade lúdica, para o ensino do conteúdo Interações Intermoleculares dos Compostos Orgânicos, em consonância com algumas concepções educacionais de Vygotsky, Saviani e Libâneo e, principalmente, baseou-se em ideias da pedagogia de Paulo Freire. Segundo Junqueira e Maximiano (2020) e Miranda, Braibante e Pazinato (2017), os estudantes da educação básica apresentam dificuldades em associar os conceitos científicos com os fenômenos observados no cotidiano, em compreender a conexão existente entre os níveis microscópicos e macroscópicos das interações intermoleculares e as propriedades físico-químicas das substâncias decorrentes destas. Assim sendo, foi desenvolvida uma sequência de atividades, buscando contribuir para a aprendizagem desse conteúdo a 41 estudantes de uma turma da 3ª série do Ensino Médio, pertencente a uma Escola Pública Estadual, localizada na cidade de Russas/CE. Para tanto, realizou-se uma abordagem metodológica qualitativa pelo método da pesquisa-ação. A elaboração das paródias pelos discentes ocorreu após identificação das afinidades com os conceitos advindos das interações intermoleculares, sob a orientação do Professor/pesquisador. Houve a utilização de questionários para obtenção de dados, além do uso da Análise Textual Discursiva (ATD) para a análise dos dados referentes às letras das paródias. Os resultados obtidos indicaram que a produção e socialização de paródias musicais favoreceram o processo de ensino e aprendizagem, uma vez que motivaram os discentes a se engajarem na construção do conhecimento científico. O produto acadêmico deste trabalho resultou em uma Proposta de Ensino de Química e vídeos das paródias musicais, de modo que os docentes os utilizem de forma viável na construção de saberes.Dissertação O método Jigsaw no Ensino de Estereoisômeros: aplicação de uma sequência didática para o desenvolvimento de habilidades visuoespaciais e sociais em aulas de Química(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-10-26) Calixto, Marcelo Max Borges; Fernandes, Nedja Suely; Barroso, Marcia Teixeira; ; ; http://lattes.cnpq.br/9563490368583906; ; http://lattes.cnpq.br/9387115029305476; Dias Filho, Francisco Audisio; ; http://lattes.cnpq.br/2090415373875792; Hussein, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva; ; http://lattes.cnpq.br/2677353483407898Atualmente, se faz necessário no ambiente escolar, a implementação de estratégias que facilitem o desenvolvimento de competências sociais. A aprendizagem cooperativa em seu método Jigsaw é uma metodologia ativa baseada na participação coletiva e ativa dos estudantes, aplicada geralmente para pequenos grupos, de forma a possibilitar o desenvolvimento cognitivo, através da troca de informações, e das habilidades sociais cooperativas. Neste sentido, foi desenvolvida uma sequência didático-pedagógica utilizando o método Jigsaw, em uma turma de 3º ano do ensino médio de uma escola pública da periferia de Fortaleza-CE, de maneira a favorecer o desenvolvimento visuoespacial de moléculas no estudo de estereoisômeros, concomitantemente com o desenvolvimento de habilidades sociais. Dentre elas, comunicação, empatia e resolução de conflitos. Como referenciais teóricos, utilizamos resultados de pesquisas sobre aprendizagem cooperativa e de aplicação do método Jigsaw, alguns pressupostos da teoria sociointeracionista de Vygotsky e as dificuldades no ensino de estereoisômeros. Para coleta de dados qualitativos da pesquisa, foram aplicados: protocolo de observação, gravação de vídeo, atividades presenciais e virtuais e questionários avaliativos. O percurso metodológico foi desenvolvido em quatro etapas: a primeira foi a atividade virtual sobre aprendizagem cooperativa e método Jigsaw; a segunda consistiu na aplicação do método Jigsaw e construção de modelos moleculares; a terceira referiu-se à aplicação de questionário avaliativo e avaliação pedagógica coletiva; a última diz respeito a aplicação da avaliação pedagógica individual e questionários de processamento de grupo e avaliação do método em escala Likert. Com a aplicação do método Jigsaw percebeuse que os alunos trabalharam de forma coletiva, solidária, colaborativa e ativa, interagindo e compartilhando suas ideias, desenvolvendo habilidades sociais e visuoespaciais a partir da construção de modelos moleculares, contribuindo significativamente para o processo de ensino e aprendizagem. Os resultados, obtidos através de questionários, revelaram que o método Jigsaw facilita o aprendizado dos estudantes e execução de atividades, favorecendo a participação ativa dos educandos. O produto educacional foi elaborado, na forma de cartilha, para ser utilizado por professores do Ensino Básico.Dissertação Sequência didática no Ensino de Termoquímica: experimentos investigativos desenvolvidos em grupo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-10-30) Lima, Francisca Reginaria Gomes; Pontes, Ana Cristina Facundo de Brito; ; http://lattes.cnpq.br/0435570420479356; ; http://lattes.cnpq.br/0368364420381516; Silva Júnior, Carlos Neco da; ; http://lattes.cnpq.br/0917006004895117; Colares, Regilany Paulo; ; http://lattes.cnpq.br/1996515095612007A experimentação investigativa tem sido considerada por diversos pesquisadores como uma alternativa para melhorar a aprendizagem e intensificar o papel ativo do educando nas atividades, possibilitando, assim, uma maior participação deste em todos os processos de investigação, ou seja, desde a interpretação do problema a uma possível solução para ele. Nessa abordagem, os alunos têm a oportunidade de discutirem e questionarem suas hipóteses e ideias iniciais à luz do quadro teórico, coletar e analisarem dados para encontrar possíveis soluções da situação-problema apresentada. Neste sentido, a presente pesquisa buscou desenvolver uma sequência didática, acompanhada de orientações e roteiros experimentais investigativos, fazendo uso do conteúdo de termoquímica, com aplicação das atividades referentes aos fenômenos. O estudo desenvolvido como pesquisa qualitativa foi aplicada com alunos do 2º ano do ensino médio da E.E.M. Gonzaga da Fonseca Mota, localizada na cidade de Quixadá, Ceará. A coleta de dados foi realizada a partir da análise de dois questionários likert e por meio dos roteiros experimentais investigativos desenvolvidos pelos educandos. Comparando os dois questionários referente aos conhecimentos termoquímicos, no qual, o primeiro foi aplicado após as aulas teóricas e o segundo após aula teórica e prática, os quais possibilitou observar uma evolução considerável nas assertivas. Observamos também um crescimento no quantitativo de alunos que conseguiram correlacionar os conteúdos teóricos às atividades experimentais, bem como associar esses conceitos s situações em seu cotidiano. Os educandos ainda confirmaram que a utilização de atividades experimentais investigativas como recurso didático facilitou a compreensão do tema central na qual foram os protagonistas da situação. Por fim, destacamos que durante a elaboração e execução da Sequência Didática, os educandos conseguiram desenvolver a capacidade de refletir acerca dos eventos que fazem parte de fenômenos termoquímicos, além de desenvolverem técnicas básicas laboratoriais, deixando de lado a tradicional “receita” na tentativa de realizar a articulação dos conhecimentos já adquiridos conjuntamente com a formação de novas concepções, colocando-se diante de situações-problema nas quais eles poderão usar o raciocínio lógico, conhecimentos teóricos e a criatividade para propor suas próprias hipóteses, argumentações e explicações, e, deste modo, enriquecer o processo de ensino e aprendizagem.Dissertação Termoensino: uma proposta para o ensino de termoquímica com experimentos e produção de vídeos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-17) Silva, Dinardo Alves da; Oliveira, Fernando José Volpi Eusébio de; Moraes, Edgar Perin; ; http://lattes.cnpq.br/0705932816454884; ; http://lattes.cnpq.br/5600786330033497; ; http://lattes.cnpq.br/7490585762102288; Fernandes, Nedja Suely; ; http://lattes.cnpq.br/9563490368583906; Queiroz, Zilvanir Fernandes de; ; http://lattes.cnpq.br/9856313112797541O ensino de termoquímica constitui um dos principais desafios para o professor de Química, pois sua aprendizagem envolve uma série de dificuldades descritas na literatura. Trazemos uma proposta de ensino para essa temática fazendo uso da experimentação e produção audiovisual, buscando despertar o interesse dos alunos em experimentarem e desenvolverem seus conhecimentos, utilizando tecnologias digitais das quais naturalmente têm algum domínio, possibilitando minimizar, de forma apreciável, a diversidade geralmente observada em sala de aula, melhorando a participação, o empenho e a colaboração. Desenvolvemos durante esse trabalho um aplicativo como produto educacional, que foca em orientações didáticas para professores do ensino médio. Os participantes da pesquisa foram os estudantes de uma turma de 2ª série do ensino médio técnico da Escola Estadual de Educação Profissional Prof. Walquer Cavalcante Maia, localizada no município de Russas-CE. Sua aplicação ocorreu numa sequência de sete encontros, envolvendo a coleta de concepções prévias, experimentação ilustrativa, exposição dialogada dos conceitos, resolução e correção de atividade, execução de experimentos no laboratório, produção audiovisual e edição pelos alunos, exibição dos vídeos e avaliação da proposta de ensino aplicada. Os resultados dessa abordagem evidenciaram uma estratégia promissora. Verificou-se dedicação por meio de participação mais ativa, com estímulo constante propiciou-se autonomia e essa favoreceu aos participantes alterações nos procedimentos para os experimentos e produção audiovisual, possibilitando também cooperação entres os que apresentaram maior e menor dificuldade nas atividades propostas. Seus conhecimentos prévios apresentaram, na grande maioria, uma relação confusa entre os níveis de conhecimento fenomenológico e teórico. Suas respostas após a exibição dos vídeos mostraram avanço no aspecto macroscópico, ao fazerem melhores interpretações dos fenômenos estudados. Na atividade de sala de aula pudemos explorar o aspecto representacional, quanto a identificação e compreensão das equações termoquímica e de diagramas de entalpia. Na avaliação da proposta de ensino, não verificamos nenhuma resposta discordante quanto a estratégia ser clara e compreensível.Dissertação Integrando saberes teóricos e práticos no contexto alimentar: uma oficina didática abordando conteúdos de ácidos e bases no Ensino Médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-26) Feitosa, Wagner de Oliveira; Freire, Melquesedeque da Silva; Moreira, Patrícia Flavia da Silva Dias; ; http://lattes.cnpq.br/9109298434418130; ; http://lattes.cnpq.br/0358064729580858; ; http://lattes.cnpq.br/8358558399430071; Freitas, Sueny Kelia Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/4199927222245464; Silva Júnior, Carlos Neco da; ; http://lattes.cnpq.br/0917006004895117A abordagem contextualizada de conteúdos químicos e as atividades experimentais com resolução de problemas tem sido apontada há muitos anos pelas investigações didáticas como um potencial recurso para o desenvolvimento de diferentes conhecimentos e habilidades pelos estudantes. Este trabalho propõe uma sequência de atividades, no formato de uma oficina didática, para trabalhar com o conteúdo de ácidos e bases associado ao contexto da alimentação, privilegiando tarefas discursivas, articuladas a experimentos e situações-problema. A pesquisa adotou elementos da abordagem qualitativa e foi desenvolvida com os alunos da 3ª série do Ensino Médio integrado ao curso técnico em cozinha da Escola Cidadã Integral Pastor João Pereira Gomes Filho, localizada no município de João Pessoa, Paraíba. A coleta de dados foi feita através de um questionário inicial, das respostas elaboradas pelos alunos nas atividades das práticas experimentais e com registros de imagens durante as demais atividades da sequência. Os resultados sugerem uma heterogeneidade de ideias manifestadas pelos estudantes, constituídas por aspectos teórico-conceituais da disciplina de química e por critérios sensoriais priorizados na abordagem de procedimentos rotineiros do curso técnico em que estavam inseridos. A experiência didática forneceu alguns indícios de contribuições das atividades para a ressignificação de aspectos conceituais da química no contexto estudado, além do estímulo ao interesse e participação ativa dos estudantes nas tarefas propostas na oficina. O produto educacional resultante da investigação didática apresenta um conjunto de orientações sobre as atividades vivenciadas durante a pesquisa e pode ser útil como sugestão e contribuição para uma abordagem contextualizada e problematizadora do tema ácidos e bases no ensino de química.Dissertação Uso dos diagramas de Rich-Suter para o ensino de aprendizagem de configurações eletrônicas: um estudo exploratório(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-30) Morais Neto, Raimundo Marcolino de; Oliveira, Otom Anselmo de; Freire, Melquesedeque da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/0358064729580858; ; http://lattes.cnpq.br/7903084274135177; ; Pontes, Daniel de Lima; ; http://lattes.cnpq.br/1903229358912987; Castro, Kesia Kelly Vieira de; ; http://lattes.cnpq.br/8773378896831240Elaborar arranjos eletrônicos de espécies atômicas e iônicas, bem como conhecer as razões determinantes dessas configurações, é de fundamental importância para compreender e explicar alguns fenômenos, assim como para fazer previsões sobre propriedades de elementos químicos. Tradicionalmente, esse tópico tem sido abordado em livros didáticos de química fazendo-se uso do diagrama de distribuição eletrônica de Linus Pauling. Apesar da simplicidade e vantagens desse diagrama para a distribuição de elétrons de átomos e íons, tal modelo apresenta algumas limitações quando busca-se representar as configurações eletrônicas de cerca de 20% dos elementos químicos; no caso dos íons desses elementos, as dificuldades ficam ainda mais evidentes. Considerando essa problemática, o presente trabalho realizou um estudo sobre o uso dos diagramas desenvolvidos por Rich-Suter (1988) para a abordagem das configurações eletrônicas de espécies químicas no contexto do ensino e aprendizagem. Para isso, foi planejada e aplicada uma sequência didática que contou com a participação de estudantes do curso de licenciatura em Química da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no município de Mossoró - RN. O objetivo deste trabalho se concentrou em analisar o uso desses diagramas no processo de ensino e aprendizagem de configurações eletrônicas dos elementos de transição, no contexto da referida sequência didática. A pesquisa tem natureza qualitativa e pode ser classificada como do tipo exploratória, sendo que para coleta de dados, foram utilizadas um questionário, atividades avaliativas, notas de campo e captação em áudio de interações discursivas durante as atividades da sequência. Os resultados sugerem que o uso dos diagramas de Rich-Suter (1988) articulados à abordagem de aspectos fenomenológicos e submicroscópicos do conhecimento químico no contexto da sequência didática desenvolvida, foi útil em favorecer e ampliar os conhecimentos dos estudantes quanto às configurações eletrônicas dos átomos e íons. Com base nas observações feitas neste trabalho, foi elaborado um produto acadêmico constituído por um material didático no formato de cartilha como sugestão para a abordagem desse tema no ensino e aprendizagem de química.Dissertação A pedagogia de projetos na escola do campo: a temática da mandioca para o ensino de Química(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-30) Cortez Júnior, Valdemir Gomes; Gomes, Fabiano do Espirito Santo; ; http://lattes.cnpq.br/3759170729682136; ; http://lattes.cnpq.br/7763656227146475; Hussein, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva; ; http://lattes.cnpq.br/2677353483407898; Silva Júnior, Luiz Alberto da; ; http://lattes.cnpq.br/3615061689467024A Pedagogia de Projetos, considerada uma metodologia ativa de ensino, possibilita, com base em um tema-problema relacionado com o cotidiano do aluno, estimular a construção do conhecimento a partir da prática, favorecendo uma interpretação da realidade. Apresenta como uma de suas grandes vantagens o desenvolvimento de competências e habilidades. Estudantes de um ambiente rural possuem conhecimentos construídos a partir da cultura em que estão inseridos, e precisam ser valorizados no processo ensino-aprendizagem. Indo ao encontro desse contexto, utilizando-se da Pedagogia de Projetos, esta pesquisa objetivou desenvolver um projeto tendo como tema a mandioca para apresentação em uma mostra cultural, com ênfase no processo de fabricação de farinha de mandioca no contexto de escola do campo. Pretendeu-se proporcionar a compreensão de alguns conceitos químicos, assim como desenvolver competências e habilidades cognitivas e, sobretudo, socioemocionais. A pesquisa foi desenvolvida com uma turma de escola pública de terceira série do ensino médio regular do turno noturno, no município de Vera Cruz – RN. Inicialmente, foi submetido um questionário semiestruturado para caracterização da turma, o qual norteou a pesquisa. Os 35 estudantes foram divididos em grupos e colocados frente a diferentes problemas relacionados ao tema. Para o desenvolvimento do corpo teórico-prático dos alunos, foram selecionados textos, vídeos, realizada uma palestra com especialista em mandiocultura, visita a uma casa de farinha, além de momentos em sala de aula mediados pelo professor. A pesquisa foi realizada através de observação participante, caracterizada a partir de dados qualitativos que foram coletados através de registros áudio-fotográficos e notas de campo, além de questionários semiestruturados de acordo com os momentos das atividades. Para a análise dos dados foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD), que gerou uma nova compreensão do fenômeno investigado. O desenvolvimento do projeto culminou com a apresentação dos estudantes à comunidade local na mostra cultural, contando com a participação de centenas de visitantes. Os resultados da ATD apontaram para um desenvolvimento de conceitos químicos abordados, assim como uma maior motivação para a aprendizagem. Além disso, o questionário Likert de autoavaliação aplicado aos alunos demonstraram que as competências e habilidades mais desenvolvidas durante o projeto foram comunicação oral e trabalho em equipe, ambas com 94,2% de concordância. Dessa forma, o projeto desenvolvido junto aos alunos possibilitou a aprendizagem contextualizada de conceitos químicos, bem como permitiu o desenvolvimento de competências e habilidades, destacando que a abordagem por projetos contribui positivamente para um ensino-aprendizagem dinâmico e contextualizado.Dissertação Proposta de uma sequência didática sobre propriedades dos elementos químicos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-21) Silva, Húdson da; Oliveira, Otom Anselmo de; Freire, Melquesedeque da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/0358064729580858; ; http://lattes.cnpq.br/7903084274135177; ; Pontes, Ana Cristina Facundo de Brito; ; http://lattes.cnpq.br/0435570420479356; Santos, José Carlos Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/1930225459216232Dificuldades no aprendizado das Ciências Naturais por parte de muitos estudantes é fato comum e até justificável, tendo em vista a diversidade de teorias, conceitos e nomenclaturas abordados no estudo de muitas das áreas destas ciências, que não fazem parte de suas vivências diárias. No campo da química, por exemplo, é necessário que se busque recursos didáticos que contribuam para dinamizar o ensino, possibilitando uma melhor aprendizagem dos assuntos estudados. É neste contexto que este trabalho foi realizado, tendo como objetivo elaborar, aplicar e avaliar uma sequência didática orientada ao estudo de conteúdos sobre elementos e propriedades químicas relacionadas à tabela periódica. As estratégias didáticas para elaboração dessa sequência consistiram de atividades diversificadas (jogos, vídeos, brincadeiras e aulas práticas), planejadas para explorar aspectos teóricos e práticos. O trabalho foi desenvolvido com 35 alunos da 1ª série “A” do ensino médio, turno matutino, da Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim, Caicó-RN. A aplicação da sequência didática foi organizada em seis blocos com duas aulas conjugadas, constituindo um total de doze aulas. Cada bloco foi dividido em três partes, compostas por atividades avariadas, articuladas a aulas expositivas convencionais. Para a coleta de dados sobre a experiência, utilizamos um questionário inicial com perguntas abertas, além dos registros produzidos pelos estudantes ao longo de todas as etapas da sequência didática, que incluiu o uso de um vídeo da plataforma “Youtube”, um jogo de perguntas e respostas em um aplicativo para celular e as cartas do jogo “Periodic Cards”. No tratamento dessas informações buscaram-se indícios de contribuições da proposta que despertassem curiosidade e engajamento dos estudantes na aprendizagem dos conteúdos abordados na sequência didática. Ao final do processo, os alunos responderam outro questionário para avaliar as etapas e manifestarem suas percepções sobre o desenvolvimento metodológico aplicado. Pelos resultados obtidos conclui-se que a sequência didática desenvolvida neste trabalho tem potencial pedagógico para melhorar o aprendizado dos alunos sobre a conceituação do que sejam os elementos químicos, suas propriedades e suas distribuições na tabela periódica.Dissertação Produção de um vídeo educativo abordando o processo de reciclagem do óleo de fritura(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-30) Garcia, Edilberto Luís Lemes; Freire, Melquesedeque da Silva; https://orcid.org/0000-0003-2693-877X; http://lattes.cnpq.br/0358064729580858; http://lattes.cnpq.br/4986840457438518; Malcher, Grazielle Tavares; https://orcid.org/0000-0001-9047-2068; http://lattes.cnpq.br/4519960290535334; Castro, Kesia Kelly Vieira deCompreendendo a importância de se estabelecer diálogos entre os conhecimentos científicos construídos, a realidade cotidiana e o contexto da escola básica, a abordagem didática de temas socialmente relevantes é cada vez mais necessária em vista de enriquecer os processos de ensino e aprendizagem de ciências, de modo geral, e de química, em particular. A presente proposta de pesquisa teve como objetivo central a produção de um material didático, em forma de vídeo educativo, que abordasse aspectos da problemática do uso e descarte do óleo de fritura, seus impactos ambientais, os benefícios e custos da reciclagem desse resíduo, aproximando, desse modo, elementos da experiência do dia-a-dia dos estudantes, do conhecimento químico, do contexto industrial e da conscientização ambiental. O percurso metodológico da pesquisa foi organizado em três etapas gerais: exame de fontes bibliográficas para a aproximação ao objeto de estudo; coleta e organização de dados para a produção de uma versão inicial do recurso audiovisual; avaliação das potencialidades e limites do Produto Educacional elaborado. A primeira etapa contribuiu para a definição do aporte teórico da investigação, levando em conta relatos de experiências didáticas publicadas na literatura da área sobre o tema objeto deste trabalho e, especialmente, categorias e diretrizes para a produção de roteiros de vídeos apresentadas por autores que produzem na linha de pesquisa de materiais didáticos, especificamente, de vídeos educativos; a segunda etapa considerou a coleta de um conjunto de informações – sobre um projeto em desenvolvimento no contexto escolar, entrevistas e registros fotográficos de visita técnica a uma indústria de reciclagem de óleo – as quais foram reunidas e articuladas viabilizando a elaboração do material audiovisual. A fim de obter dados empíricos que contribuíssem para a validação do Produto Educacional e enriquecimento da proposta, a terceira etapa da investigação considerou a realização de um levantamento de dados empíricos sobre a percepção e opinião de estudantes e professores da Escola Básica acerca da versão inicial do vídeo educativo. Essa última etapa buscou levantar indícios do potencial didático-pedagógico do Produto Educacional. Os resultados demonstram promissoras vantagens do material didático produzido, sobretudo, por reunir e concentrar em um único recurso diferentes dimensões do problema abordado, e permitir uma relativa facilidade de acesso e uso em cenários e modalidades de ensino diversificadas. O levantamento de dados da terceira etapa da pesquisa acrescentou elementos que foram considerados para a elaboração da versão final da proposta de Produto Educacional, colaborando para a constituição de um potencial recurso didático que poderá ser utilizado em contextos educativos diversos com distintos propósitos pedagógicos, de modo a enriquecer o processo de ensino e aprendizagem de química e favorecer a construção de conhecimentos mais amplos e atitudes mais bem fundamentadas sobre o tema explorado.Dissertação Os Animes Dr. Stone e AniQuimera na aprendizagem significativa de transformações em Química no Ensino Médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-02) Santos, Alef Bruno dos; Moraes, Edgar Perin; https://orcid.org/0000-0002-1998-8042; http://lattes.cnpq.br/0705932816454884; http://lattes.cnpq.br/7746975318362925; Malcher, Grazielle Tavares; https://orcid.org/0000-0001-9047-2068; http://lattes.cnpq.br/4519960290535334; Weber, Karen CacildaDois dos desafios do professor no atual cenário da educação básica é o construtivismo humano e a aprendizagem significativa. Nessa perspectiva, explorar aspectos relacionados a cultura visual pop (filmes, histórias em quadrinhos, desenhos animados, animes, internet, etc.) a que os alunos atuais estão constantemente expostos é uma alternativa no processo de ensino e aprendizagem. É relevante ressaltar que filmes, histórias em quadrinhos e animes, por exemplo, que fazem parte do contexto dos jovens da geração Z, podem não produzir conhecimento científico, mas são capazes de transmitir informações e podem ser considerados como uma ferramenta com grande potencial a ser explorado na educação. Neste sentido, os objetivos devem ser bem planejados, avaliados e previamente estabelecidos. Um anime pode marcar a vida dos jovens pela sua história, mensagens transmitidas e pela trilha sonora. Com isso, é possível ser usado como ponto de partida para discussões futuras, funcionando como um organizador prévio do conhecimento. Além disso, tem potencial para criar situações reais ou fictícias de aplicação conceitual. Apesar da popularidade de sagas famosas como Pokémon, Digimon, Dragon ball Z, entre outras, poucos são os relatos da descrição e potencialidade de sua aplicação em sala de aula. Desse modo, a proposta busca quebrar uma das barreiras invisíveis que cerca a inserção de novas estratégias no ensino, para potencializar a participação dos indivíduos e o significado de sua aprendizagem. Nesse sentido, a pesquisa busca responder à questão: “Quais são as contribuições da utilização do 4º episódio de Dr. Stone e do 1º de AniQuimera no processo de aprendizagem significativa em transformações estudadas no ensino médio de química?”. A proposta qualitativa e indutiva foi desenvolvida no Colégio de Nossa Senhora do Carmo, na Cidade de Nova Cruz, com 28 alunos da 1ª série do Ensino Médio, com 14 e 15 anos. Em seguida, com foco na Cultura Popular e Visual, um produto educacional foi construído de forma colaborativa pelos alunos e pelo professor, em formato Webtoon denominado AniQuimera, abordando conceitos de transformação da matéria nas diferentes formas da linguagem do referido gênero, acessível ao público e aos professores de química. Por fim, para os dois episódios dos animes, os alunos foram solicitados a construir mapas mentais para inferir as contribuições das ferramentas para a aprendizagem significativa. Após analisar os mapas mentais, inferiu-se que o uso de animes como ponto de partida para discussões e organizadores de avanço mostrou-se uma ferramenta potencial para a aprendizagem significativa de forma humanizada e construtivista. É possível perceber, na maioria das produções, as relações entre os conceitos, as cenas (ilustradas por imagens), o cotidiano e as vivências dos alunos. Nesse contexto, é relevante ressaltar que o anime por si só pode não garantir uma aprendizagem significativa, mas a discussão que é levantada após a exposição dos episódios e a construção do produto educacional logra ter um grande potencial nesse processo, contribuindo na visualização de aspectos incialmente não observados no desenvolvimento dos conceitos. O Produto Educacional AniQuimera foi disponibilizado na rede nas versões em português, inglês e espanhol, tendo mais de mil acessos e avaliação 10 estrelas, validado com sua aplicação para 88 estudantes, sendo 38 do 9º ano, 24 da 2ª série e 26 da 3ª série.Dissertação Uma proposta de sequência didática para abordagem de cinética química utilizando redes sociais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-12) Souza, Paulo Victor Alves de; Pontes, Ana Cristina Facundo de Brito; Malcher, Grazielle Tavares; https://orcid.org/0000-0001-9047-2068; http://lattes.cnpq.br/4519960290535334; https://orcid.org/0000-0003-3895-1808; http://lattes.cnpq.br/0435570420479356; http://lattes.cnpq.br/0667490718990974; Gomes, Fabiano do Espirito Santo; Colares, Regilany PauloO uso das tecnologias da informação, em particular, as redes sociais, se apresentam como um meio de distração dentro da estrutura escolar. Normalmente, a primeira ação para resolver os problemas causados pelo desvio de atenção agravado pelo uso dessas tecnologias é a proibição ou a limitação do uso. As novas tecnologias de comunicação possuem sincronicidade e permitem que os alunos troquem informações em tempo real, possibilitando o compartilhamento de informações de interesse mútuo. As redes sociais twitter, facebook, instagram e tiktok são novas formas de comunicação ainda pouco exploradas pela escola e que possuem grande potencial para divulgação científica e de comunicação com os jovens estudantes. O objetivo desse trabalho é avaliar se a utilização das redes sociais contribui para o ensino de cinética química através do desenvolvimento de uma sequência didática. Essa pesquisa se baseia nos pressupostos da teoria Histórico-Cultural, principalmente da visão de Vygotsky para quem a linguagem é um instrumento cultural complexo e por onde pode-se refletir sobre as práticas escolares e como pode-se contribuir para melhorar a comunicação e incentivar as diferentes formas de expressão no processo de ensino. A pesquisa é qualitativa do tipo pesquisa-ação e terá como participantes os estudantes da 2° série do ensino médio da Escola Cidadã Integral Deputado Carlos Pessoa Filho, localizada na cidade de Aroeiras, pertencente a região metropolitana de Campina Grande, na Paraíba. A coleta dos dados foi realizada através de questionários na escala likert e por meio da análise de conteúdos digitais produzidos pelos estudantes. Os estudantes participantes da pesquisa indicaram que os recursos digitais são motivadores e que podem ser utilizados no processo de ensino aprendizagem da cinética química de forma positiva, colocando o estudante em uma posição mais ativa na construção do seu conhecimento.Dissertação Utilização do simulador PhET como estratégia para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de modelos atômicos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-20) Santos, Wesclle Johnson Mota dos; Malcher, Grazielle Tavares; Pontes, Ana Cristina Facundo de Brito; https://orcid.org/0000-0003-3895-1808; http://lattes.cnpq.br/0435570420479356; https://orcid.org/0000-0001-9047-2068; http://lattes.cnpq.br/4519960290535334; http://lattes.cnpq.br/3321717428336147; Silva Júnior, Luiz Alberto da; Barbosa, Francisco GeraldoTem sido notório o grande avanço tecnológico nas últimas décadas, este sem dúvidas tem contribuído de forma bastante acentuada para o processo de ensinoaprendizagem, onde um dos grandes fatores para tal ocorrência é a utilização das tecnologias de comunicação e informação (TICs). A Química é mencionada como uma disciplina difícil, por conter muitas fórmulas e equações, o que por vezes ocasiona desinteresse por parte dos estudantes. No tocante ao conteúdo de modelos atômicos, o mesmo muitas vezes é trabalhado de forma meramente expositiva, o que leva o aluno simplesmente a “decorar” as ideias centrais sobre os diferentes modelos. Devido à pandemia da covid-19, o ano de 2020 foi atípico, e os alunos passaram a acompanhar suas aulas no formato remoto. Ao trabalhar os modelos atômicos, foi possível observar uma dificuldade maior para assimilar tal conteúdo, uma vez que a interação se dava apenas por meio da postagem do material de estudo nos grupos de WhatsApp das turmas. A realização desse trabalho justifica-se na tentativa de dirimir essas dificuldades encontradas pelos alunos acerca dos modelos atômicos, fazendo uso de TICs a fim de tornar tal conteúdo menos abstrato e/ou mais atrativo. Dessa maneira o presente trabalho visa contribuir para uma melhoria do processo de ensino e aprendizagem sobre modelos atômicos, por meio da utilização do simulador Physics Education Technology (Phet). A pesquisa foi realizada com 45 alunos de uma turma do 1º ano do ensino médio de uma escola pública do município de Boa Viagem-CE. A utilização do (PhET), foi a estratégia utilizada como alternativa para auxiliar na execução da pesquisa. Nesse contexto foi realizada uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa baseada nos pressupostos da aprendizagem significativa por meio das TICs, onde para a coleta dos dados foram utilizados questionários, os quais versaram sobre os conhecimentos prévios dos discentes e os novos saberes obtidos após a utilização das simulações contidas no PhET sobre os modelos atômicos. Através desse feedback foi realizada uma análise de conteúdo, onde através dos dados obtidos foi construída uma cartilha história em Quadrinhos (HQ) para a utilização do simulador Phet para trabalhar os modelos atômicos como produto educacional, a qual tem como público-alvo professores de Química.Dissertação Construção e aplicação de um protótipo de reator utilizando plataforma arduino para discutir conceitos relacionados à estequiometria(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-01-30) Feitoza, Abraão de Matos; Silva Júnior, Carlos Neco da; https://orcid.org/0000-0001-9015-1934; http://lattes.cnpq.br/0917006004895117; http://lattes.cnpq.br/1557491652240645; Pontes, Ana Cristina Facundo de Brito; https://orcid.org/0000-0003-3895-1808; http://lattes.cnpq.br/0435570420479356; Viana, Anderson Dias; Hussein, Fabiana Roberta Gonçalves e SilvaNo processo de ensino e aprendizagem da Química são observadas várias dificuldades de entendimento por parte dos estudantes relacionadas ao conteúdo de estequiometria, dentre elas, a falta de compreensão quanto à representação dos três níveis de conhecimento químico como apresentado por Johnstone em 1982. Para expressar simbolicamente a ocorrência de uma reação química, bem como as relações de proporcionalidade entre reagentes e produtos é exigido dos estudantes elevado nível de abstração do conteúdo para entendimento de um sistema reacional ou fenômeno. Com efeito, propiciar a observação de fenômenos como por exemplo, a reatividade do metal alumínio em meio ácido em um sistema fechado, com vistas a favorecer o entendimento dos conceitos subjacentes à estequiometria, desenvolveuse um equipamento de baixo custo denominado protótipo de reator hermético com a plataforma Arduino (PRHA) subdividido em duas etapas: construção de hardware, software e testes do dispositivo (E1); e aplicação em sala de aula (E2), segmentada em seis momentos em cinco encontros: encontro inicial, identificação de ideias prévias sobre as reações químicas; segundo encontro, aula instrucional e utilização de modelos bola-bastão a partir do modelo atômico de Dalton para trabalhar a proporção química; terceiro encontro, aula instrucional e reutilização dos modelos bola-bastão com enfoque nos conceitos de reagente limitante e em excesso; quarto encontro, aplicação do PRHA e discussão acerca dos conceitos proporção, produto, reagente, expressão química; quinto encontro, segunda aplicação do PRHA e discussão dos conceitos reagente limitante e em excesso, expressão química e reação química, finalizando com uma pergunta sobre a aplicação do PRHA e as possibilidades de aprendizagem que os estudantes puderam desenvolver. A proposta foi aplicada para vinte (20) estudantes do 2º ano do ensino médio do Instituto de Educação do Ceará, na cidade de Fortaleza-CE. Os resultados da E1 estão relacionados aos testes feitos com o PRHA, são eles: necessidade de seguir as informações da folha de dados do sensor, diminuição do tempo de reação devido ao aumento da superfície de contato, variação instável da concentração de gás detectada no PRHA, e possibilidade de troca de massa externa ao sistema. Na etapa de aplicação, os estudantes apresentaram dificuldades para conceituar reação química, utilizar a simbologia química bem como compreender a relação de proporção matemática da reação. De forma geral, foi possível perceber que concepções alternativas descritas anteriormente na literatura, como a ideia de reagente ativo e passivo e processo de dissolução como sinônimo de reação química, permanecem presentes no processo de ensino e aprendizagem desse conteúdo dos participantes desta pesquisa. O manejo e aplicação do PRHA pelos estudantes se configurou como um importante momento de discussão sobre o fenômeno em estudo, mas ainda assim, diante do pequeno tempo em que o PRH foi utilizado, os estudantes deixaram prevalecer o nível macroscópico em detrimento aos demais níveis de representação do conhecimento químico proposto por Johnstone (1982) mesmo após vivência da atividade com a utilização dos modelos do tipo bola bastão.