Programa de Pós-Graduação Química - Rede Nacional
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Navegando Programa de Pós-Graduação Química - Rede Nacional por Autor "Barbosa, Francisco Geraldo"
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Dissertação Óleo residual de cozinha e impacto ambiental: educação para sustentabilidade no ensino profissionalizante(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-21) Torres, Franklins Marques; Malcher, Grazielle Tavares; Mazze, Fernanda Marur; Oliveira, Fernando José Volpi Eusébio de; Barbosa, Francisco GeraldoO presente projeto de pesquisa propõe a elaboração e aplicação de Unidade Didática (UD) sobre o ensino de propriedades físicas dos triglicerídeos utilizando uma abordagem ambiental, focada no impacto do descarte inadequado de resíduos oleosos de cozinha e em sua reciclagem para mitigar os impactos ambientais relacionados. Visa, ainda, analisar a contribuição desta UD na promoção de uma aprendizagem significativa das propriedades físicas de triglicerídeos, além disso, na formação de estudantes do curso de Hospedagem da Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Professora Marly Ferreira Martins, em Caucaia-CE, uma escola de ensino médio profissionalizante integrado. A abordagem metodológica escolhida foi a qualitativa de pesquisa-ação, que busca compreender a realidade a partir da percepção dos participantes. Com foco no impacto ambiental, a metodologia inclui a aplicação da unidade didática intitulada "ENTENDENDO AS PROPRIEDADES FÍSICAS DE TRIGLICERÍDEOS DE ÓLEOS RESIDUAIS DE COZINHA E O IMPACTO DO SEU DESCARTE NO MEIO AMBIENTE" contendo atividades como a exibição de vídeos sobre a problemática do descarte inadequado de resíduos oleosos de cozinha, aulas expositivo-dialogadas, rodas de conversa e oficinas para relacionar o tema do descarte consciente de resíduos com os conteúdos de propriedades físicas dos compostos químicos presentes nos triglicerídeos. A proposta é envolver os estudantes de forma prática e significativa, preparando-os como agentes de mudança na gestão ambiental das empresas onde atuarão, oferecendo-as profissionais mais competentes na gestão ambiental e promovendo uma educação sustentável e contextualizada. Os resultados indicam que 90% dos estudantes desconhece o destino correto para o descarte do óleo de fritura, quase metade deles o descarta inadequadamente. Muitos têm pouca familiaridade com as propriedades físicas das substâncias, a maioria não lembra ou confunde esses conceitos. Embora consigam observar os efeitos das propriedades físicas, como a não miscibilidade de água e óleo, eles não sabem explicar a causa, indicando uma aprendizagem simplesmente mecânica. Com relação à formação profissional, os estudantes enfrentam dificuldades nas disciplinas de Ciências da Natureza e Matemática, mesmo chegando a reconhecer a importância delas, porém, poucos conseguem associar os conteúdos aprendidos nessas disciplinas com sua futura profissão. Conclui-se assim, que o trabalho contribuiu para que os estudantes desenvolvessem novas habilidades e reorganizassem seus conhecimentos prévios para construírem novos, dando-lhes significado e, assim, utilizando-os para como ferramentas de transformação do contexto social onde se encontram inseridos.Dissertação Utilização do simulador PhET como estratégia para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de modelos atômicos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-20) Santos, Wesclle Johnson Mota dos; Malcher, Grazielle Tavares; Pontes, Ana Cristina Facundo de Brito; https://orcid.org/0000-0003-3895-1808; http://lattes.cnpq.br/0435570420479356; https://orcid.org/0000-0001-9047-2068; http://lattes.cnpq.br/4519960290535334; http://lattes.cnpq.br/3321717428336147; Silva Júnior, Luiz Alberto da; Barbosa, Francisco GeraldoTem sido notório o grande avanço tecnológico nas últimas décadas, este sem dúvidas tem contribuído de forma bastante acentuada para o processo de ensinoaprendizagem, onde um dos grandes fatores para tal ocorrência é a utilização das tecnologias de comunicação e informação (TICs). A Química é mencionada como uma disciplina difícil, por conter muitas fórmulas e equações, o que por vezes ocasiona desinteresse por parte dos estudantes. No tocante ao conteúdo de modelos atômicos, o mesmo muitas vezes é trabalhado de forma meramente expositiva, o que leva o aluno simplesmente a “decorar” as ideias centrais sobre os diferentes modelos. Devido à pandemia da covid-19, o ano de 2020 foi atípico, e os alunos passaram a acompanhar suas aulas no formato remoto. Ao trabalhar os modelos atômicos, foi possível observar uma dificuldade maior para assimilar tal conteúdo, uma vez que a interação se dava apenas por meio da postagem do material de estudo nos grupos de WhatsApp das turmas. A realização desse trabalho justifica-se na tentativa de dirimir essas dificuldades encontradas pelos alunos acerca dos modelos atômicos, fazendo uso de TICs a fim de tornar tal conteúdo menos abstrato e/ou mais atrativo. Dessa maneira o presente trabalho visa contribuir para uma melhoria do processo de ensino e aprendizagem sobre modelos atômicos, por meio da utilização do simulador Physics Education Technology (Phet). A pesquisa foi realizada com 45 alunos de uma turma do 1º ano do ensino médio de uma escola pública do município de Boa Viagem-CE. A utilização do (PhET), foi a estratégia utilizada como alternativa para auxiliar na execução da pesquisa. Nesse contexto foi realizada uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa baseada nos pressupostos da aprendizagem significativa por meio das TICs, onde para a coleta dos dados foram utilizados questionários, os quais versaram sobre os conhecimentos prévios dos discentes e os novos saberes obtidos após a utilização das simulações contidas no PhET sobre os modelos atômicos. Através desse feedback foi realizada uma análise de conteúdo, onde através dos dados obtidos foi construída uma cartilha história em Quadrinhos (HQ) para a utilização do simulador Phet para trabalhar os modelos atômicos como produto educacional, a qual tem como público-alvo professores de Química.