Programa de Pós-Graduação Química - Rede Nacional
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Navegando Programa de Pós-Graduação Química - Rede Nacional por Autor "Barroso, Márcia Teixeira"
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Dissertação Produção de vídeos na plataforma do Youtube como estratégia para aprendizagem colaborativa sobre os elementos químicos(2019-09-13) Oliveira, Paulo Darley Sá de; Oliveira, Ótom Anselmo de; ; ; Barroso, Márcia Teixeira; ; Bezerra, Franciglauber Silva;Neste trabalho foi realizado um estudo voltado para a elaboração de um produto educacional, a ser utilizado no ensino de Química, especificamente sobre o conteúdo “Elementos Químicos”, levando em considerações as dificuldades no ensino sobre elementos químicos, oriundos de metodologias que já não contemplam as demandas dos estudantes por um aprendizado dinâmico e interativo. O produto consiste em um relatório de atividades que utilizaram as Tecnologias de Informação e Comunicação, associadas à metodologia de Aprendizagem Colaborativa, em um contexto sociointeracionista. A abordagem foi desenvolvida a partir da pesquisa qualitativa, tendo como sujeitos os alunos de uma turma do ensino médio de uma escola da rede pública do Estado do Ceará. A intervenção pedagógica foi realizada em três etapas. A primeira foi destinada à sugestão para a criação de um canal de vídeos produzidos pelos próprios alunos, com a temática “elementos químicos e sua aplicabilidade”, seguida da realização de uma enquete prévia sobre as perspectivas de aprendizado e sobre as possibilidades do uso das TIC. Esta etapa incluiu um momento de sensibilização, com a exibição de alguns materiais análogos já existentes na internet. A segunda etapa foi voltada para a produção, correção e edição dos materiais já produzidos pelos alunos. Finalmente, o último momento foi voltado para a socialização e compartilhamentos de conhecimentos e experiências. Com a vivência de observação e acompanhamento, foram analisados os elementos suficientes para a concepção de um produto educacional efetivo que fosse significativo para os professores de Química planejarem atividades semelhantes.Dissertação Uma proposta de ensino de equilíbrio químico com uso da metodologia ativa POGIL(2019-08-01) Pereira, Luiz Fernando; Barroso, Márcia Teixeira; Oliveira, Fernando José Volpi Eusébio de; ; ; ; Ribeiro, Maria Elenir Nobre Pinho; ; Fernandes, Nedja Suely;O tema equilíbrio químico contém explicações de uma variedade de fenômenos químicos e relaciona-se com outros conceitos fundamentais do campo epistemológico da Química. Entretanto, são conhecidas muitas dificuldades de aprendizagem, já amplamente relatadas na literatura. Apresentamos uma proposta de ensino que busca envolver os estudantes no processo de aprendizagem de conteúdos do tema Equilíbrio Químico, de modo participativo e colaborativo, explorando a autonomia intelectual e o pensamento crítico. O POGIL, do inglês – Process Oriented Guided Inquiry Learning (Processo de aprendizagem orientado por investigação guiada) foi a metodologia ativa utilizada na sequência de atividades desenvolvidas para a sala de aula e laboratório. A pesquisa qualitativa executada teve como sujeitos participantes o pesquisador e estudantes do 2º ano do ensino médio e técnico em segurança do trabalho da Escola Estadual Teônia Amaral, localizada no município de Florânia-RN. A coleta de dados foi realizada por meio de atividades, questionário, prova pedagógica e notas de campo. Os resultados evidenciaram uma participação ativa dos estudantes nas atividades propostas. Eles apresentaram maior interação entre os colegas e com o professor, um maior nível de interesse e comprometimento nas atividades, bem como uma maior facilidade na construção do conhecimento. As questões elaboradas com níveis crescentes de complexidade, levando-se em consideração os conhecimentos prévios e as discussões realizadas ao final das atividades, apresentaram-se como promissoras para potencializar a compreensão dos aspectos qualitativos do equilíbrio químico. Em sua grande maioria, os estudantes foram capazes de atribuir caráter dinâmico ao equilíbrio químico, e apresentaram o entendimento de que reagentes e produtos coexistem no mesmo meio reacional. Durante a aplicação da metodologia, os estudantes se apropriaram progressivamente da linguagem científica e dos conceitos relacionados ao equilíbrio químico. Ao avaliarem a aplicação da metodologia, a totalidade dos estudantes concordou que o POGIL facilitou a compreensão do tema Equilíbrio Químico, e 83% indicaram que a metodologia motivou à participação ativa no processo de aprendizagem. O produto educacional desta pesquisa é uma oficina pedagógica destinada a professores do Ensino Médio, que os incentiva a conduzir atividades como as propostas nesse trabalho.