EMUFRN - TCC - Música (licenciatura)
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33138
Navegar
Navegando EMUFRN - TCC - Música (licenciatura) por Autor "0000-0001-8349-0380"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Bases e características de materiais didáticos para a musicalização de crianças: analisando três publicações(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-08) Silva, Gabriela Araújo Torquato da; Oliveira, Mário André Wanderley; Veras, Alan Rommel; http://lattes.cnpq.br/7581254197729582; 0000-0001-8349-0380; http://lattes.cnpq.br/3051960153236945; 0009-0007-2391-3928; http://lattes.cnpq.br/7655511426211046; Brietzke, Marta Macedo; http://lattes.cnpq.br/4848871040856090; Barbosa, Francisco Ernani de Lima; 0000-0003-4243-5670Este estudo se trata de uma pesquisa bibliográfica qualitativa que teve como objetivo investigar bases teóricas e características de três materiais didáticos utilizados na musicalização e na educação musical infantil. Através de uma revisão bibliográfica, foram analisados trabalhos da área, buscando identificar convergências e divergências nos materiais didáticos e nos conteúdos abordados. Os resultados da pesquisa revelaram uma convergência significativa em relação à importância de metodologias estruturadas e adaptadas às necessidades de crianças de oito meses a dez anos. A maioria dos estudos enfatiza a utilização de materiais didáticos apropriados, atividades práticas e estratégias de ensino específicas. Além disso, a criatividade e o uso de jogos e brincadeiras são elementos recorrentes nas propostas pedagógicas analisadas. A integração da música com a expressão corporal e o movimento também se mostrou fundamental para o desenvolvimento integral das crianças. As diferentes visões sobre o papel da musicalização na educação infantil também foram evidenciadas, com algumas propostas enfatizando a musicalização como um componente integral do currículo e outras como uma atividade complementar. Conclui-se que a educação musical infantil apresenta uma diversidade de abordagens, mas há um consenso em relação à importância de proporcionar experiências musicais significativas e prazerosas para as crianças. A utilização de materiais didáticos adequados, aliada a estratégias pedagógicas diversificadas, é fundamental para o desenvolvimento musical e integral das crianças.