EMUFRN - TCC - Música (licenciatura)
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Navegando EMUFRN - TCC - Música (licenciatura) por Autor "Albuquerque, Paulo Sérgio Lacerda de"
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TCC A percepção de licenciandos em música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sobre a música no tratamento em saúde mental nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-11-26) Albuquerque, Paulo Sérgio Lacerda de; Gaulke, Tamar Genz; Araújo, Liana Monteiro de; Câmara, Maria das Dores da SilvaInserido num ambiente de excessos de obrigações morais, o ser humano lida com cobranças internas e externas a respeito do seu próprio eu e sobre seu comportamento perante o convívio com outros seres, englobando, nessas relações, fatores como as esferas econômica, política e religiosa, causando tensões e conflitos no seu íntimo, possibilitando comprometimento à saúde mental do indivíduo. Em um longo percurso histórico, estigmas foram desconstruídos e preconceitos vencidos fazendo com que a loucura fosse reconhecida como transtorno mental, hereditários ou adquiridos, surgindo uma atenção específica aos cuidados das pessoas com sofrimentos psíquicos. Atualmente, numa conjuntura humanitária de tratamento, a partir das oficinas terapêuticas que são ofertadas pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Natal se insere nesse contexto como uma cidade Brasileira precursora na assistência à saúde mental, principalmente na utilização das artes no cuidado a pessoas com sofrimentos psíquicos, em específico a música, contando com momentos de canto coral, prática de conjunto e ensino de instrumento em plena atividade em 4 dos 5 CAPS existentes, segundo Albuquerque e Xavier (2017). Identificado como um campo para possíveis estudos e, posteriormente, atuação profissional, vi a oportunidade de investigar e analisar a percepção de licenciandos em música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) a respeito do uso da música no cuidado à saúde mental, a princípio de maneira global, bem como direcionado ao campo dos Centros de Atenção Psicossocial. Para alcançar a composição do espaço amostral, o presente trabalho teve como procedimento metodológico a pesquisa de levantamento do tipo Survey, sendo aplicado um questionário com o público alvo no cenário da Escola de Música da UFRN, numa abordagem mista (quantitativa e qualitativa) de estudo. A partir da análise dos dados é possível perceber um conhecimento raso e basilar sobre os assuntos envolvendo saúde e saúde mental, porém com saberes e experiências musicais em níveis essenciais para somar esforços com os profissionais da área da saúde atuantes nos CAPS a fim do construto no amplo de pesquisas e trabalho.