Programa de Pós-Graduação em Turismo
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Turismo por Autor "12345018801"
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Tese Modelo de comportamento do consumidor on-line de produtos e serviços turísticos via on-line travel agencies (OTAS)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-07-08) Silva, Marcela Martins; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; Marques Júnior, Sérgio; 12345018801; http://lattes.cnpq.br/3095760811566254; http://lattes.cnpq.br/7785924812425468; http://lattes.cnpq.br/6689772467490870; Corrêa, Cynthia Harumy Watanabe; http://lattes.cnpq.br/1346087751399245; Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/3201337110763548; Chagas, Marcio Marreiro das; http://lattes.cnpq.br/7927840772466317; Tacconi, Marli de Fatima Ferraz da Silva; http://lattes.cnpq.br/9540733920831213O crescimento e desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) influenciaram a atividade turística e o comportamento dos turistas. O processo de compra online é constantemente transformado por inovações ou tecnologias disruptivas. Estudos sobre compras on-line de produtos e serviços turísticos, que visam entender o que instiga o turista a realizar uma compra na Internet, encontram-se divididos e fragmentados, sendo necessárias frequentes e atualizadas pesquisas para entender melhor o assunto. Para compreender o comportamento do consumidor no contexto de tecnologias emergentes, o presente trabalho propõe integrar teorias distintas: Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia 2 (UTAUT 2), Lógica Dominante do Serviço–Cocriação, e Brand Equity. Portanto, o estudo tem por objetivo especificar um modelo estrutural de relacionamento para investigar as interrelações existentes entres as variáveis capazes de influenciar a intenção de compra on-line de produtos e serviços turísticos via On-line Travel Agencies (OTAs). Para tanto, a pesquisa é do tipo explicativa-descritiva, bibliográfica e analítica com abordagem quantitativa através de um estudo transversal. O estudo utilizou o Software Statistical Package for Social Sciences 22 para testar e validar o modelo. A análise foi realizada através da Análise Fatorial Exploratória, Análise Fatorial Confirmatória, e Modelagem de Equações Estruturais por intermédio do pacote AMOS. A coleta de dados foi realizada por questionários on-line. O público-alvo do estudo foram pessoas que utilizam a internet para planejar e comprar serviços e produtos de viagem on-line. Ao todo foram coletados 827 questionários, sendo dos quais 695 foram considerados válidos para testar empiricamente a modelagem. Das doze hipóteses testadas, oito foram confirmadas e quatro refutadas. Os resultados indicaram que consumidores avaliam os preços, as facilidades de uso, os recursos e suportes disponíveis nos sites e aplicativos, a utilidade, além de considerarem também o brand equity, a imagem da marca e a qualidade da marca para adquirir produtos e serviços turísticos através das OTAs. É importante destacar que os constructos que mais influenciaram diretamente a Intenção de Compra on-line de produtos e serviços turísticos foram o Preço e o Brand Equity. Enquanto que os constructos que mais influenciaram o Brand Equity foram a Qualidade da Marca e a Imagem. Por fim, os resultados da pesquisa ofereceram informações para gestores, empreendedores e pesquisadores, que empenham-se em compreender o comportamento do consumidor on-line em relação a intenção de compra de produtos e serviços turísticos por meio das OTAs.Tese Práticas pedagógicas inovadoras na Pós-Graduação em Turismo no Brasil: uma análise sobre o uso de tecnologias para o ensino(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-20) Lima, Catiane Lopes de; Barreto, Leilianne Michelle Trindade Da Silva; 01238166458; http://lattes.cnpq.br/2679486695792235; 07271507400; http://lattes.cnpq.br/9804120087119769; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; 50367811472; http://lattes.cnpq.br/7785924812425468; Marques Junior, Sergio; 12345018801; http://lattes.cnpq.br/3095760811566254; Almeida, Juliana Vieira de; 62177818400; http://lattes.cnpq.br/9272504166025931; Milito, Marcelo Chiarelli; 06319811447; http://lattes.cnpq.br/8390923752879471A inovação no sistema de ensino surge para repaginar um modelo educacional recorrente de décadas passadas. O uso de Metodologias Ativas (MAs), Tecnologias Educacionais (TEs) e das Tecnologias Digitais da Informação eComunicação (TDICs) no ensino, atualmente, tem sido forte aliado no processo de ensino-aprendizagem e também ferramenta essencial e inspiradora para os novos paradigmas educacionais. A problemática apresentada neste estudo decorre das apreciações teóricas e práticas acerca do ensino mediado, na maioria das vezes, pela ausência de práticas pedagógicas inovadoras na formação docente dos alunos da pós-graduação, refletida pelas limitações do corpo docente sobre o uso de tecnologias para o ensino. Diante disso, o professor universitário, enquanto formador de educadores, necessita estar em constante interação com as tendências educacionais, com novos sistemas de trabalho, reinventar-se constantemente, além de criar novas proposições metodológicas em sala de aula, sobretudo quando reflete-se sobre o novo cenário mundial. Neste contexto, o objetivo que norteia esta pesquisa é analisar a percepção do docente da pós-graduação em turismo no Brasil sobre o uso de metodologias ativas, tecnologias educacionais e tecnologias digitais da informação e comunicação como práticas pedagógicas inovadoras para o ensino. O corpus desta pesquisa é contribuir para que os professores alinhem suas metodologias de ensino ao cenário de inovações do século XXI. Além disso, espera-se que este estudo auxilie na formação do discente em seu processo de aprendizagem enquanto aluno, e que reflitam sobre a aplicabilidade de métodos que potencializem os conteúdos que serão desenvolvidos em suas salas de aula, durante a carreira docente. O estudo caracteriza-se como exploratório-descritivo, e de abordagem quantitativa. O levantamento teórico foi realizado por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) que embasa a proposta apresentada, e que confirmou a necessidade de realização deste estudo na área do ensino de Turismo. Sobre o instrumento de pesquisa, o mesmo está fundamentado, principalmente, no modelo do Conhecimento Tecnológico do Conteúdo Pedagógico - Technological Pedagogical Content Knowledge - (TPACK), que tem sido utilizado em diversas pesquisas na área da educação para identificar tipos de conhecimentos que devem convergir para que docentes possam alinhar suas práticas pedagógicas ao uso de MAs, TEs e TDICs em suas propostas de ensino. Os dados foram analisados através da análise descritiva e de conteúdo com auxílio do software estatístico SPSS. Dentro do campo dos resultados a pesquisa indicou que, nos últimos tempos, houve uma significativa aceleração no processo de inserção de MAs, TEs e o uso das TDICs no ensino, sobretudo no ensino superior, desencadeando novas práticas pedagógicas. Porém, o cenário aponta que, ainda, existem grandes desafios, em termos de infraestrutura adequada, formação do professor, implantação de novos métodos e propostas de ensino, revisão de currículo, entre outros desafios que precisam ser superados.Tese Valor de marca aeroportuária no modelo Customer- Based Brand Equity (CBBE) com base na experiência dos usuários(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-16) Seabra, Leonardo Oliveira de Castro; Ferreira, Lissa Valeria Fernandes; 39884490163; http://lattes.cnpq.br/8015374156967844; 05241169466; http://lattes.cnpq.br/0277980649786094; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; 15590534453; http://lattes.cnpq.br/7233203993967359; Junior, Sergio Marques; 12345018801; http://lattes.cnpq.br/3095760811566254; Carratore, Luis Roberto Rossi Del; 11611959802; http://lattes.cnpq.br/1561837999899918; Salgado, Camila Cristina Rodrigues; 08063233450; http://lattes.cnpq.br/1054955101918212; Kreutz, Elizete de Azevedo; 49254723053; http://lattes.cnpq.br/2772980944277543O valor de uma marca, a partir do conceito de Brand Equity, pode ser visto como indicador de desempenho, fonte de vantagem competitiva e componente de sucesso empresarial. O passo inicial para determinar o valor da marca com base na perspectiva do consumidor (CBBE) é conhecer os seus condutores. O objetivo desta pesquisa é propor um modelo adequado de avaliação de valor de marca de aeroportos baseado no consumidor (CBBE) a partir da experiência dos usuários com seus serviços. Para isso, busca identificar as fontes de valor da marca, para então compreender quais atributos da experiência do aeroporto influenciam o Brand Equity e suas dimensões. A metodologia utilizada combina técnicas quantitativas e qualitativas. Os dados foram coletados em uma única etapa através do método survey, via aplicação de formulário autopreenchido destinado a indivíduos que viajaram pelos terminais do Aeroporto Internacional de Guarulhos, totalizando 456 casos. O modelo conceitual proposto e o instrumento de pesquisa foram construidos com base nos autores os quais se obteve o aporte teórico, sendo as principais referências: Yoo et al. (2000), Aaker (1991; 1996), Keller (1993), para as dimensões de Brand Equity, Berry (2000) e Saaker et al. (2020), sobre as premissas de marcas de serviços; Castro et al. (2015), Tse (2009), ANAC (2016) e ACI (2019) os atributos de aeroportos. Foram realizados testes e análises com auxílio dos softwares IBM SPSS 22 e IBM SPSS Amos, os quais: Análise Estatística Descritiva, Análise fatorial exploratória (AFE), Modelagem de Equações Estruturais (MEE), Analise Fatorial Confirmatória, Teste de Validade Divergente (AVE) e Teste de Validade de Constructo (CR). Como resultado, foram apresentados 3 modelos possíveis com 5 dimensões de CBBE para aeroportos que melhor se ajustaram aos pressupostos, confirmadas as suas capacidades de medida por meio da variância explicada: Experiência Direta dos Serviços, Qualidade Percebida, Lealdade, Consciência, que formam o valor geral da marca, o Brand Equity. Foi observado que a experiência direta dos serviços exerce influência sobre as dimensões qualidade percebida e lealdade. A lealdade é um componente central no modelo tendo papel moderador na relação entre todas as dimensões e o Brand Equity. Também ficou evidente a importância da dimensão qualidade percebida, com grande peso no modelo. Ademais, foram identificados os elementos da experiência no aeroporto que influenciam as dimensões que impactam o valor geral da marca, com destaque para os atributos relacionados à infraestrutura física e ao projeto arquitetônico, assim como também como a oferta comercial. Conclui-se que a percepção de valor da marca aeroportuária está relacionada a qualidade da experiência vivida no seu ambiente de serviços. Este trabalho contribui tanto para a literatura, ao fornecer uma compreensão do CBBE para marcas aeroportuárias, quanto para o campo pragmático, ao prover conhecimento e subsídios para uma série de decisões relativas à gestão de marcas nesse contexto. Para pesquisas futuras, indica-se que sejam utilizados outros antecedentes e/ou outras dimensões do valor da marca. Ainda, indica-se que o instrumento de coleta dos dados seja aplicado em outros aeroportos