CERES - TCC - Pedagogia
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Navegando CERES - TCC - Pedagogia por Autor "0000-0001-5302-029X"
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TCC A importância do reforço extraescolar para o processo de aquisição e desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-20) Limeira, Eliene Roberto; Silva, Alessandra Pio; 0000-0001-5302-029X; http://lattes.cnpq.br/0968781274360926; http://lattes.cnpq.br/5499502022340201; Garcia, Maria de Fátima; http://lattes.cnpq.br/6064873375484658; Ilderlândio, Assis de Andrade Nascimento; 0000-0002-3654-614X; http://lattes.cnpq.br/6725172619221610Promover o gosto pela leitura, é uma tarefa conjunta entre escola e família. Porém, é fato que nem todos os pais possuem condições para incentivar seus filhos à leitura ou não dispõem de tempo suficiente para dedicar-se a essa função, devido a correria do dia a dia. Diante destas e outras dificuldades, a maioria dos pais buscam apoio no reforço extraescolar para que os professores particulares possam trabalhar essa questão. Com base nisso, o presente trabalho objetivou identificar as contribuições do reforço extraescolar para o processo de aprendizagem da leitura das crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), de escolas públicas do município de Acari-RN. Para tanto, a metodologia de pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, cujos sujeitos investigados foram cinco professoras de reforço extraescolar, as quais responderam um questionário semiestruturado para a coleta de dados. A partir dos resultados obtidos, foi possível concluir que o reforço extraescolar trata-se de uma atividade estratégica na dinâmica educacional, onde os professores sem lotação na escola regular procuram sustento com seu ofício. E, contudo, consiste em uma estratégia que pode, sim, contribuir com o processo de aquisição da leitura e da escrita, especialmente, no caso de alunos com dificuldade de aprendizagem. Por fim, pôde-se constatar que o reforço extraescolar, foi uma demanda que aumentou significativamente com a pandemia do coronavírus 2019 (COVID-19), o que obrigou os alunos a estudarem em casa de maneira remota, com pais sem tempo e/ou preparo para acompanhar seus filhos.