CERES - TCC - Pedagogia
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Navegando CERES - TCC - Pedagogia por Autor "0000-0002-9849-8315"
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TCC A contação de histórias como mediação para o desenvolvimento do letramento na educação infantil durante o período de ensino remoto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-21) Costa, Felicia Azevedo da; Melo , Jacicleide Ferreira Targino da Cruz; 0000-0002-9849-8315; http://lattes.cnpq.br/6005114615753200; 9819922257845742; Aureliano, Francisca Edilma Braga Soares; http://lattes.cnpq.br/8608923801830565; Cavalcante , Christianne Medeiros; http://lattes.cnpq.br/5337718629104196O presente artigo relata uma pesquisa que teve como objetivo analisar a contação de histórias como mediação para o desenvolvimento do letramento dos discentes no nível III da Educação Infantil, pertencentes a uma Escola pública Municipal da cidade de Caicó-RN, durante período de ensino remoto. Nesse sentido, a problematização da pesquisa foi guiada pela seguinte questão de estudo: De que forma a contação de história contribui para o desenvolvimento do letramento na educação infantil? Para atender ao objetivo de investigação e responder à questão - fio condutor da pesquisa – o percurso metodológico deste estudo ancorou-se na abordagem de pesquisa qualitativa do tipo descritiva (LÜDKE & ANDRÉ, 1986), com utilização de observação participante e registros no diário de campo (MINAYO, 2002) como instrumentos para a construção dos dados empíricos. Como embasamento teórico se respalda, principalmente, em referências básicas como: Abramovich (1997), Benjamin (1994), Bettelheim (2009), Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), Luria e Yudovich (1985), Soares (2002), Vygotsky (1998; 2001). Os resultados demonstraram a contação de histórias como uma prática social que pode se constituir como prática de letramento e também como mediação para o desenvolvimento do letramento na Educação Infantil.TCC A formação de leitores na área de língua portuguesa na BNCC: orientações para o trabalho com a prática da leitura no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-10) Silva, Cíntya Gercilane Oliveira da; Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade; 0000-0002-3654-614X; http://lattes.cnpq.br/6725172619221610; https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=74C51E3EA392E5AD510EC3F173060E53#; Melo, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz; 0000-0002-9849-8315; http://lattes.cnpq.br/6005114615753200; Oliveira, Antônio Flávio Ferreira de; 0000-0002-9758-270X; http://lattes.cnpq.br/9135082868317719O presente estudo buscou analisar as orientações que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz na área de Língua Portuguesa para o trabalho com a prática de leitura nas turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Portanto, o objetivo geral dessa pesquisa é investigar quais proposta de formação de leitores está presente na BNCC de língua portuguesa para as turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Dessa forma, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: identificar e analisar os objetos de conhecimentos e habilidades propostos para o trabalho com a leitura no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental na área de língua portuguesa na BNCC; verificar orientações/sugestões da BNCC para a prática docente quanto à formação de leitores no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental na área de língua portuguesa. A pesquisa, de caráter documental, a qual busca analisar a BNCC, e que faz uma análise interpretativa dos dados, foi desenvolvida em três etapas: (i) pré-análise, (ii) organização do material e (iii) o tratamento ou análise dos dados. Quanto à fundamentação teórica, a pesquisa dialoga com os estudos de Manguel (2001), Freire (1997), Lajolo (1996), Cavalcanti (2002), Lévy (1993), Rojo (2015), entre outros. Constatamos que o documento enfatiza a decodificação de palavras integrada a outras habilidades leitoras, como a compreensão, a interpretação e a reflexão sobre os textos. A leitura não se resume apenas à decodificação, mas também à compreensão do significado dos textos e à capacidade de relacioná-los com conhecimentos prévios e experiências pessoais, utilizando de gêneros textuais que as crianças possam ter contato no dia a dia, principalmente os mais usuais, como as listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e afins. Também constatamos que há certas sugestões, mesmo que de forma não detalhada, quanto ao que trabalhar e como trabalhar as habilidades, a depender das especificidades de cada turma. Todavia, cabe ao educador definir o que melhor se adequa a sua turma e realidade em questão.TCC Paulo Freire: legado teórico-prático para uma educação humanizadora(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-29) Costa Neto, Hermenegildo Moreira da; Aguiar, Jórissa Danilla Nascimento; 0000-0003-4996-0275; http://lattes.cnpq.br/9220956362393869; https://orcid.org/0000-0003-1362-3672; http://lattes.cnpq.br/4752186120375373; Melo, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz; 0000-0002-9849-8315; http://lattes.cnpq.br/6005114615753200; Lautenschlager, Etienne; 0000-0002-6406-8085; http://lattes.cnpq.br/2079167037256269; Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade; 0000-0002-3654-614X; 6725172619221610Rememorando, todavia, o centenário de Paulo Freire, destacamos o caráter humanizador de seu legado teórico-prático que tanto dialoga com o tempo presente de crise orgânica em âmbito nacional. Em nossa hipótese, Freire apresenta-se como referência fundamental para educadores em formação, por indicar a possibilidade e necessidade de formar uma visão crítica de mundo a partir de uma perspectiva na qual os valores democráticos e a busca pelo empoderamento em perspectiva coletiva são premissas primeiras. Debatemos a partir da perspectiva de nãoneutralidade no ato de educar, sobre a validade da abordagem freiriana em disciplinas relevantes para a formação do pedagogo e que só recentemente ganham espaço na academia, como a disciplina Educação em Direitos Humanos, importante para propiciar acolhimento, respeito e valorização da diversidade e da democracia. Neste ensejo, traremos alguns recortes da sua obra em cotejo com perspectivas como a Decolonialidade e as Epistemologias do Sul, que preconizam a leitura de mundo e a história integral como pontos de partida para uma outra educação possível. Freire nos indica a necessária “tomada de consciência” e a “disputa sobre os rumos da sociedade” pelos grupos historicamente subalternizados, os oprimidos. Nas conclusões, destacamos suas contribuições para uma educação emancipadora e humanizadora, não só por ser um defensor da educação para todos e todas, das camadas populares e classe trabalhadora, mas também por buscar o despertar da vocação ontológica dos homens e mulheres do povo, a partir do conhecimento das contradições e antagonismos da sociedade, enquanto protagonistas da transformação da mesma.TCC Ressignificando a didática no retorno às aulas presenciais no período pós distanciamento social: um estudo de caso(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-12) SILVA, Renata Jordânia Alves da; CAVALCANTE, Christianne Medeiros; LIMA, Diêgo de; 0000-0003-3726-0298; http://lattes.cnpq.br/5337718629104196; 0000-0001-8115-2759; MELO, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz; 0000-0002-9849-8315O presente trabalho é um estudo de caso que tem por objetivo analisar as estratégias didáticas utilizadas pelas professoras de uma escola da Rede Municipal de Ensino Fundamental Básico localizada na cidade de Cruzeta - RN, após período de isolamento social. Esta monografia se constitui devido vivenciarmos um longo período pandêmico que afetou todos os setores mundiais, principalmente o da educação, que é o nosso foco de pesquisa. Com a pandemia da Covid 19, várias dificuldades foram encontradas no ambiente educacional, e a principal delas foi ensinar e aprender mediante Ensino Remoto utilizando recursos tecnológicos. Diante desses anos de isolamento social, a rotina escolar foi totalmente alterada, as crianças e professores passaram por situações críticas que contribuíram para que o desenvolvimento escolar ficasse defasado. Assim, esta pesquisa discute também o papel da didática no retorno às aulas presenciais, visto que deve ser realizada de maneira atrativa e que chame a atenção dos alunos para que eles possam se concentrar, participando ativamente das aulas para compreenderem os conteúdos abordados. Dessa forma, esta monografia parte de uma pesquisa qualitativa levando em consideração o contexto vivenciado atualmente, com pesquisa de campo através de uma entrevista semi estruturada com professoras do Ensino Fundamental de 1º a 5º ano, e bibliográfica na qual podemos destacar, principalmente, Alves Et Al (2016); Andes-Sn (2020); Aquino Et Al (2020); Balei Et Al (2008); Barros Et Al (2021); Brasil (2017); Brasil (1988); Cordeiro (2020); Costa Et Al (2020); Dionízio, Paiva (2021); Escurra (2016); Fonseca E Fonseca 2016; Freire (1992); Galvão, Saviani (2021); Gil (2002); Informandes (2020); Libâneo (1986); Libâneo (2006); Matos Et Al (2021); Moreira (1982); Oliveira (2021); Pontes (2020); Saviani (2011) para se fundamentar teoricamente. Contudo, os resultados mostraram que o bom desenvolvimento de estratégias didáticas em sala de aula após período de pandemia são essenciais para aprimorarem a prática docente e contribuem significativamente para o ensino-aprendizagem dos educandos.