Programa de Pós-graduação em Gestão de Processos Institucionais
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20278
Navegar
Navegando Programa de Pós-graduação em Gestão de Processos Institucionais por Autor "Alencar, Anuska Irene de"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Caminhos e descaminhos do teletrabalho em tempos de pandemia nas universidades federais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-11-10) Falcão, Thayza Menezes Gouveia de Medeiros; Rego, Denise Pereira do; http://lattes.cnpq.br/9844373394796279; http://lattes.cnpq.br/3099371809840346; Alencar, Anuska Irene de; http://lattes.cnpq.br/3862711030465297; Guimarães, Patricia Borba Vilar; http://lattes.cnpq.br/3134219236556237; Torres, Tatiana de Lucena; http://lattes.cnpq.br/2310895002206004Como reflexo da globalização, o uso das tecnologias de informação e de comunicação no âmbito do trabalho vem passando por uma complexa remodelação e, no último ano, inúmeras mudanças se fizeram necessárias, considerando o cenário mundial decorrente da pandemia do coronavírus (COVID-19). Nesse novo contexto, ganha impulso a prática do teletrabalho. Apesar da grande adesão em diversos setores produtivos, das promessas de vantagens e de certo “encantamento" em relação a tal modalidade de trabalho, as queixas, as reclamações ainda que veladas e por vezes não legitimadas pela comunidade, tampouco pelas próprias organizações, convidam a um olhar mais atento para um outro aspecto importante: a precarização no teletrabalho. Este estudo teve por objetivo discutir os efeitos da implementação e adesão ao teletrabalho entre os servidores técnicos administrativos no âmbito das Universidades Federais. Buscou-se, assim, efetuar uma caracterização desses trabalhadores, detalhando as especificidades e as mudanças laborais em função da adesão à modalidade remota, bem como, identificar os impactos do teletrabalho na saúde e bem estar, considerando as queixas quanto a precarização dos processos de trabalho a partir da adesão à tal modalidade. Quanto ao método, a pesquisa empreendida se pautou na abordagem qualitativa, tratando-se de um estudo do tipo Revisão Integrativo da Literatura (RI). Os dados obtidos indicaram que, no âmbito das instituições públicas de ensino superior, os servidores técnico-administrativos foram impactados pelos efeitos de uma implementação repentina e sem o devido suporte no período pandêmico. Um grande contigente relata que não foram asseguradas as condições mínimas para a execução do teletrabalho, considerando que parte dos servidores não dispunham de recursos para tal e, ainda, que o modelo adotado acabou por afetar negativamente a vida privada e o bem estar. Conclui-se que se faz necessário o aprimoramento do gerenciamento dos processos de trabalho, a fim de que, independente da modalidade, o trabalhador se distancie de práticas que comprometam sua saúde e, por conseguinte, a saúde institucional.Dissertação Contexto de trabalho e acidentes em serviço no âmbito de uma maternidade escola(2019-07-25) Silva, Walker Alves da Costa e; Rego, Denise Pereira do; ; ; Silva, Alda Karoline Lima da; ; Alencar, Anuska Irene de; ; Guimarães, Patricia Borba Vilar;O Contexto de Trabalho, enquanto local material, organizacional e social no qual se operam as atividades e as estratégias individuais e coletivas de mediação utilizadas na interação com a realidade de trabalho, exerce grande influencia sobre os trabalhadores. O ambiente hospitalar configura-se como espaço consensualmente de risco à saúde e a segurança, principalmente em decorrência de aspectos contextuais, tais como a forma de organização, as condições de trabalho e as relações socioprofissionais que nele se estabelecem. O presente estudo teve como objetivo investigar os acidentes em serviço a partir de uma analise do contexto em que se dão as atividades laborais dos funcionários da Maternidade Escola Januário Cicco - MEJC, hospital escola vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pesquisa descritiva utilizou como estratégia metodológica o estudo de caso e como instrumentos de coleta de dados a análise documental e a utilização da Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho – EACT, sendo os dados analisados utilizando-se estatística descritiva e inferencial. Os resultados indicaram que os acidentes em serviço envolvendo servidores sob o Regime Jurídico Único RJU são mais frequentes entre aqueles funcionários com mais tempo de experiência profissional (15 anos ou mais na instituição). Em relação à distribuição por categoria profissional, cargo ou função, os técnicos e os auxiliares em enfermagem se mostraram três vezes mais propensos a se acidentar que os enfermeiros, médicos e demais profissionais de saúde. Observou-se haver maior incidência de Acidentes Típicos (89%), seguido de Acidentes de Trajeto (8%) e Doenças do Trabalho (3%). As causas mais frequentes dos acidentes foram quedas e contato com material possivelmente infectado. De modo geral, quanto aos aspectos inerentes ao contexto de trabalho, os resultados indicam que este pode ser classificado como crítico. Quando se analisa por dimensão, o fator “Organização do Trabalho” apresentou o score médio mais preocupante, muito próximo do limite de classificação grave. Todos os itens dessa dimensão são classificados como críticos, exceto os itens “O ritmo de trabalho é acelerado” e “As tarefas são repetitivas”, que apresentaram resultados ainda piores, classificados como graves. Comprovou-se, assim, uma correlação estatisticamente significativa entre a incidência de acidentes de trabalho e a forma como o trabalho se organiza. Neste sentido, a principal contribuição deste estudo foi apontar a importância de se investir na prevenção e promoção da saúde e bem-estar, pois, no momento, para uma amostra considerável de indivíduos, trabalhar na MEJC/UFRN coloca os servidores em uma situação crítica, requerendo providências a curto e médio prazo. Como proposta, detalhou-se em um plano de ação com medidas para a minimização dos acidentes e melhoria do contexto de trabalho da MEJC/UFRN.Dissertação Diagnóstico do enfrentamento ao assédio moral em uma instituição federal de ensino superior(2018-09-28) Souza, Cláudio David de; Rego, Denise Pereira do; ; ; Silva, Alda Karoline Lima da; ; Alencar, Anuska Irene de;O objeto deste estudo é o enfrentamento ao assédio moral realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A relevância do tema justifica a investigação que buscou analisar documentos e dados estatísticos, estudar as políticas e os programas institucionais, discutir o impacto das ações realizadas e identificar os desafios na prevenção e solução dos conflitos. A pesquisa configurou-se como bibliográfica e documental, qualitativa e quantitativa, com viés exploratório e descritivo, tendo como principal instrumento de coleta de dados, além da documentação disponível, audiências com os gestores responsáveis pelos canais de acolhimento. Conceitua-se assédio moral como qualquer conduta abusiva que atente, por sua repetição ou sistematização, contra a dignidade ou integridade psíquica ou física de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o ambiente de trabalho. Comum na esfera privada onde imperam a competitividade e o lucro, esse tipo de assédio ocorre também no âmbito da administração pública, que se organiza de forma hierarquizada, devido em parte à precarização das relações laborais. Entre 2012 e 2017, a Ouvidoria da UFRN registrou 120 denúncias de assédio moral, associadas ou não a outros tipos de violência no trabalho, feitas por discentes, docentes, técnicos administrativos e comunidade externa. A instituição trata o assunto com atenção, dispõe de equipes multidisciplinares para acolher os demandantes e atua na sensibilização por meio de produtos e eventos informativos. Contudo, os resultados obtidos na pesquisa indicam a necessidade de fortalecer a rede de acolhimento e sistematizar os registros. Pensando nisso, optou-se pela elaboração de um protocolo com a finalidade de padronizar o recebimento das demandas e contribuir para a melhoria dos processos. Considerando que esse tipo de violência traz prejuízo tanto à vítima quanto à organização na qual está inserida, e à sociedade como um todo, sugere-se a criação de um programa institucional de combate permanente ao assédio moral no trabalho.Dissertação Satisfação no trabalho e adoecimento psíquico entre os profissionais de enfermagem de um hospital universitário(2018-10-25) Nóbrega, Ane Cele de Melo; Rego, Denise Pereira do; Abreu, Cynara Carvalho de; ; ; ; Silva, Alda Karoline Lima da; ; Alencar, Anuska Irene de;O trabalho tem passado por mudanças devido às inúmeras transformações socioeconômicas, inovações tecnológicas, globalização e desenvolvimento das organizações. O bom desempenho dos trabalhadores pode ser influenciado por diversos fatores, entre eles, a satisfação no trabalho, entendida como um vínculo afetivo do trabalhador com o seu trabalho. Estar satisfeito com o trabalho pode ter consequências positivas não só no âmbito profissional, mas também influenciar na vida social, na saúde física e psíquica do trabalhador. A insatisfação, por sua vez, pode ser associada ao adoecimento e mal-estar nos contextos laborais. A presente investigação teve por objetivo realizar um diagnóstico sobre a satisfação no trabalho, considerando seus fatores determinantes e efeitos sobre a saúde mental dos profissionais de enfermagem lotados no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. O estudo do tipo transversal e descritivo utilizou uma abordagem quantitativa, com a participação de 94 profissionais, sendo a coleta de dados realizada por meio de questionários visando à identificação do perfil sócio demográfico e funcional, bem como a averiguação da satisfação no trabalho e da incidência de transtornos mentais comuns (TMC), sendo os dados analisados utilizando-se estatística descritiva e inferencial. Constatou-se haver no grupo estudado níveis moderados de satisfação com o trabalho, sendo o fator “Satisfação com o Ambiente Físico de Trabalho” o aspecto menos propenso a trazer insatisfação, enquanto a “Satisfação com as Relações Hierárquicas” configurouse como determinante para a insatisfação dos trabalhadores. Os resultados evidenciaram, também, a ocorrência de TMC em 92,47% dos profissionais. Ao relacionar os fenômenos satisfação e adoecimento, observa-se haver uma correlação baixo-moderada, indicando que os profissionais de enfermagem que estão pouco satisfeitos, provavelmente têm 6,52 chances de manifestar algum transtorno. Sugerese ampliar a discussão sobre a organização do processo de trabalho visando melhorias no gerenciamento e maior participação e valorização dos profissionais da enfermagem, de modo a promover maior satisfação e bem-estar do trabalhador e, consequentemente, melhor atendimento aos usuários do serviço.Dissertação Segurança do paciente: construção e validação de checklist para Cirurgia de Alta Frequência - CAF(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-04-29) Souza, Ana Lucia Henrique de; Rego, Denise Pereira do; http://lattes.cnpq.br/9844373394796279; http://lattes.cnpq.br/9484394627760685; Alencar, Anuska Irene de; http://lattes.cnpq.br/3862711030465297; Silva, Fernando de Souza; Cobucci, Ricardo Ney OliveiraA segurança do paciente é peça fundamental na garantia à saúde de qualidade, sendo uma temática atual, relevante e amplamente discutida, uma vez que envolve ações promovidas para reduzir a um mínimo aceitável o risco de dano desnecessário associado ao cuidado em saúde. Este trabalho versa sobre a segurança das pacientes submetidas à Cirurgias de Alta Frequência (CAF), realizadas no ambulatório de Patologia do Trato Genital Inferior (PTGI) da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC),vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Considerando as intercorrências que culminam com a exposição das pacientes à eventos adversos (EA) tanto no decorrer da CAF, quanto no pós atendimento, surgiu a necessidade de elaborar um instrumento normatizador dos cuidados de enfermagem, de modo a padronizar a assistência prestada. Assim, o objetivo geral foi construir e validar um checklist de segurança para cirurgias de alta freqüência a partir da sistematização de informações que permitissem a elaboração, da validação do conteúdo e aparência e da avaliação do índice de confiabilidade do instrumento. O método para desenvolvimento do estudo foi a pesquisa metodológica com abordagem mista. A coleta dos dados foi feita por meio de um instrumento composto por questões objetivas e subjetivas relativas aos procedimentos e a técnica utilizada para determinar a amostra foi a “snowball” e também a técnica intencional. Foram convidados vinte profissionais, denominados de juízes, dentre enfermeiros, docentes e técnicos de enfermagem atuantes na MEJC, obtendo-se a participação de oito deles. Para medir a concordância quanto a relevância dos itens, utilizou-se o Índice de Validade do Conteúdo (IVC). O alfa de Cronbach foi utilizado para avaliar a consistência interna (confiabilidade) do instrumento elaborado. O checklist foi submetido à uma única rodada de validação por meio da técnica Delphi, sendo considerados validados os conteúdos que atingiram o score mínimo de 0,80 ou mais. Os resultados indicam que, quanto ao conteúdo, os IVC ‘s alcançados foram, em sua maioria, iguais a 1,00, sendo os IVC’s totais iguais a 0,99 nas quatro perspectivas avaliadas (clareza, pertinência, objetividade e redação dos itens). Em relação a abrangência, os índices obtidos foram todos iguais a 1,00, mesmo com a sugestão de pequenas alterações. Quanto a confiabilidade geral, o instrumento apresentou consistência interna quase perfeita (alfa de Cronbach de 0,94). Considerando os resultados obtidos, conclui-se que houve concordância estatística entre os juízes, indicando a adequação para uso na prática/clínica do instrumento denominado Checklist da Cirurgia de Alta Frequência- CCAF, produto final dessa pesquisa, que, espera-se, terá impactos positivos entre as pacientes, a equipe de saúde e a instituição ao minimizar a ocorrência de eventos adversos antes, durante e após a realização da cirurgia, contribuindo para uma assistência cada vez mais segura e humanizada.