CT - TCC - Engenharia Elétrica
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Navegando CT - TCC - Engenharia Elétrica por Autor "0000-0003-4285-0188"
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TCC Projeto de sistema embarcado para ignitor de foguetes experimentais utilizando supercapacitores(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-22) Guimarães, Mailson Rodrigues de Medeiros; Ferraz, Victor Araújo; 0000-0003-1177-7563; http://lattes.cnpq.br/0982856785258366; 0000-0003-3977-2035; http://lattes.cnpq.br/3132811781302622; Oliveira, José Alberto Nicolau de; http://lattes.cnpq.br/2871134011057075; Fontoura, Leidiane Carolina Martins de Moura; 0000-0003-4285-0188; http://lattes.cnpq.br/6260601474854896O presente trabalho apresenta a implementação de um sistema embarcado que tem por finalidade realizar a ignição de motores de foguetes experimentais que façam o uso de combustível sólido, baseando-se em projetos semelhantes. Além disso, introduzir o uso de supercapacitores como meio viável de fornecimento de energia para a ignição. O sistema em questão deve ser microcontrolado e capaz de atuar com segurança, possuindo redundâncias, bem como ser escalável para o acréscimo de novas funcionalidades e de fácil operação e manutenção. Para atingir tais objetivos, é necessário o entendimento do funcionamento de sistemas de ignição de foguetes, compreendendo o que é normalmente realizado, assim como verificar a atuação dos supercapacitores dentro do contexto proposto. Os resultados obtidos através de simulação confirmam que os supercapacitores escolhidos para o projeto conseguem fornecer uma grande quantidade de energia, como também atendem aos tempos de carga e descarga estipulados, sendo tais comportamentos verificados também em laboratório. A utilização dos capacitores em condição análoga à operação de ignição também mostra resultados positivos. Já o protótipo mostra que é possível obter dados de tensão e corrente do circuito de forma confiável desde que sejam feitas as calibrações necessárias, assim como a programação do protótipo é capaz de garantir uma boa navegação do usuário pelo sistema e a realização de uma lógica de ignição segura. A validação do protótipo garante então que o sistema embarcado possa ser implementado de forma confiável e definitiva através de placas de circuito impresso.