DEPFONO - Departamento de Fonoaudiologia
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Navegando DEPFONO - Departamento de Fonoaudiologia por Autor "Alves, Rauni Jandé Roama"
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Artigo Creativity and its relationship with intelligence and reading skills in children: an exploratory study(Springer Open, 2022-06-10) Azoni, Cíntia Alves Salgado; Bezerra, Roberta Louise Mariano; Alves, Rauni Jandé Roama; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676Creativity, intelligence, and reading skills such as phonological awareness and decoding in reading can be critical to academic success, especially during childhood. Thus, this study aimed to characterize creativity, intelligence, phonological awareness, and reading decoding and verify possible relationships between creativity and these skills. The sample consisted of 75 children divided between the 1st, 2nd, and 3rd grades of municipal public schools in the Brazilian context. The results indicated the gradual evolution of creativity, intelligence, phonological awareness, and reading decoding in children from the 1st to the 3rd year, especially for the performance of the 3rd year. Correlations between creativity with intelligence and reading skills were also evidenced for all three classes, with the 3rd year with stronger correlations, which are promising results for these relationships. The study of creativity is still a recent field for empirical investigations and deserves future investigations for a better understanding of these constructs in this population.Artigo Efeitos de uma reabilitação neuropsicológica para pacientes com dislexia(Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 2018) Azoni, Cíntia Alves Salgado; Lima, Ricardo Franco de; Alves, Rauni Jandé Roama; Silva, Fernanda Caroline Pinto da; Ciasca, Sylvia Maria; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676Este estudo objetivou avaliar os efeitos de um programa de reabilitação neuropsicológica para funções executivas (FE) em uma amostra de pacientes com diagnóstico de dislexia do desenvolvimento. Participaram seis estudantes com dislexia, de ambos os sexos, idade média de 14,67 anos (± 1,03), comparados a um grupo controle de sete pacientes sem dificuldades de aprendizagem utilizando instrumentos neuropsicológicos e ecológicos de FE e de leitura. A reabilitação neuropsicológica foi conduzida durante 30 sessões de uma hora cada, por meio de um programa desenvolvido para esta finalidade. Foram realizadas análises entre e intragrupos no pré e pós-teste. Houve melhora, nos pacientes com dislexia, em atenção, memória, controle inibitório, flexibilidade cognitiva, fluência verbal, uso de estratégias de aprendizagem e de leitura, e no desempenho em compreensão leitora. Também houve diminuição de queixas dos professores referentes a problemas nas FE. Os resultados sugerem que o programa de reabilitação neuropsicológica foi eficaz para minimizar os déficits encontrados na amostra estudada e possui relevância clínica para o tratamento interdisciplinar da dislexia.Artigo Test for Identification of signs of dyslexia: effects of developmental variables(Avaliação Psicológica, 2019) Alves, Rauni Jandé Roama; Pellisson, Sofia; Nakano, Tatiana de Cassia; Azoni, Cintia Alves Salgado; Dias, Tatiane Lebre; Ciasca, Sylvia Maria; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676Este estudo objetivou verificar efeitos das variáveis desenvolvimentais de idade, ano escolar e gênero no desempenho do Teste para Identificação de Sinais de Dislexia (TISD). Especificamente, a partir da análise das duas primeiras, buscou-se também averiguar evidências de validade desse instrumento baseadas em variáveis externas. Participaram 515 crianças, selecionadas aleatoriamente, com idades entre seis e 13 anos (M=8,46; DP=1,52) e 52% pertencentes ao gênero masculino. Por meio da análise univariada da variância, foram encontrados somente efeitos das variáveis idade e ano escolar. Observou-se que o TISD foi capaz de diferenciar grupos de seis, sete e oito anos e também os anos escolares do primeiro ao quarto ano. A partir desses resultados, foi possível adicionar evidências positivas de validade para o instrumento, de modo a motivar a condução de outros estudos de investigação de suas qualidades psicométricas.