DEPFONO - Departamento de Fonoaudiologia
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Artigo Análise das estratégias utilizadas em um grupo terapêutico pedagógico para auxiliar o desenvolvimento da linguagem escrita em crianças com deficiência auditiva(Revista Brasileira de Educação Especial, 2009) Brazorotto, Joseli Soares; Duarte, Janaína Luciane; https://orcid.org/0000-0002-3891-9819O presente estudo teve como objetivos avaliar e acompanhar o desenvolvimento da linguagem escrita e analisar as estratégias utilizadas durante 01 ano de intervenção pedagógica em grupo para o desenvolvimento da linguagem escrita de quatro crianças com deficiência auditiva, usuárias de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) e/ou Implante Coclear (IC) com idades entre 05 e 07 anos, atendidas no Centro Educacional do Deficiente Auditivo do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo, em Bauru-SP. Para a consecução dos objetivos foram realizados os seguintes procedimentos: submissão do projeto de pesquisa ao Comitê de Ética em Pesquisa da instituição, revisão da literatura, análise das estratégias para a intervenção, categorização das habilidades de audição e de linguagem oral de cada criança após avaliações da percepção auditiva da fala e de linguagem oral realizadas por um fonoaudiólogo, bem como avaliação da linguagem escrita de acordo com protocolos específicos, no pré e pós-intervenção. As estratégias foram aplicadas na situação de grupo, mediadas pela pedagoga-pesquisadora e registradas com câmera fixa, instalada em tripé. Realizada a análise das estratégias por meio de transcrição e categorização das mesmas bem como a análise quantitativa e qualitativa das avaliações de cada criança, buscando situar seu nível de desenvolvimento de escrita de acordo com a literatura. Observou-se que as crianças avançaram nas fases de desenvolvimento da escrita e concluiu-se que as estratégias terapêuticas aplicadas despertaram maior envolvimento, confiança e habilidade das crianças em relação à linguagem escrita, mostrando assim, sua utilidade >na intervenção pedagógica em grupo.Artigo Procedimentos fonoaudiólogos em recém-nascidos de alto risco(Revista Brasileira em Promoção da Saúde, 2010) Magalhães Junior, Hipólito Virgílio; Pinheiro, Júlia Valéria Lima; Oliveira, Nirley Moreira deObjetivo: Investigar os procedimentos fonoaudiológicos realizados em uma UTI neonatal. Métodos: Pesquisa documental baseada em registro de prontuários, composta por um total de 34 recém-nascidos que necessitaram de estimulação precoce pelo serviço de Fonoaudiologia na UTI neonatal de um hospital, com nível terciário de atendimento. O estudo ocorreu entre agosto de 2005 a janeiro de 2006. Da amostra, 14 crianças eram do sexo feminino (41,2%) e 20 eram do sexo masculino (58,8%). A idade dos recém-nascidos variou de 3 a 57 dias de vida. As variáveis estudadas compreenderam: condições de risco do neonato, procedimentos de avaliação fonoaudiológica, intervenção realizada e resultados obtidos do ponto de vista ponderal. Resultados: A condição de risco do recém-nascido prétermo (RNPT) associada à síndrome do desconforto respiratório (SDR) apresentou-se em 25 (73,5%) das crianças estudadas. O peso inicial de 15 (44,11%) crianças variou de 1170 a 1742 gramas. Os procedimentos fonoaudiológicos mais abordados foram a avaliação das funções orais com identificação de alterações na sucção/deglutição em 25(73,5%) recémnascidos e a intervenção por meio da sucção não nutritiva em 18(53%) crianças. Ao final do atendimento fonoaudiológico, 19 (55,9%) crianças pesavam entre 1742 a 2314 gramas. Conclusões: Os benefícios da atuação fonoaudiológica foram relacionados à identificação das crianças de risco que precisaram da intervenção nas funções orais e na organização do bebê para a alimentação. Pressupõe-se que a introdução da via oral o mais rápido e seguro possível favoreceu a melhora do estado nutricional da criança e a evolução de seu quadro clínico.Artigo A influência do nível socioeconômico na resolução temporal em escolares(Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2010) Balen, Sheila Andreoli; Boeno, Mirian Regina Moresco; Liebel, Graziela; https://orcid.org/0000-0003-1353-4362Objetivo: Verificar a influência do nível socioeconômico na resolução temporal de escolares em dois protocolos de avaliação. Métodos: A amostra foi constituída por 44 crianças de seis a 11 anos, sem histórico de alterações otológicas e/ou audiológicas, de doenças neurológicas e psicológicas conhecidas e com audição normal. A amostra foi dividida em três grupos, de acordo com o Critério de Classificação Econômica do Brasil da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa: Grupo 1: nível socioeconômico alto; Grupo 2: nível socioeconômico médio; Grupo 3: nível socioeconômico baixo. Foram aplicados os testes de detecção de intervalos de silêncio (RGDT) e de detecção de intervalo no ruído (GIN). A análise estatística utilizou o teste Ryan-Einot-Gabriel-Welch Multiple Range Test. Resultados: As médias de desempenho dos grupos 1, 2 e 3 foram maiores no teste de detecção de intervalos de silêncio do que em relação ao de intervalos no ruído. Em relação ao nível socioeconômico, em ambos os testes houve diferenças estatisticamente significativas entre os grupos. Conclusão: Houve influência do nível socioeconômico na resolução temporal medida tanto pelo teste de detecção de intervalos de silêncio quanto pelo de intervalos no ruído.Artigo Study of the prevalence of impaired hearing and its determinants in the city of Itajaí, Santa Catarina State, Brazil(Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, 2012) Balen, Sheila Andreoli; Gondim, Lys Maria Allenstein; Zimmermann, Karla Jean; Pagnossin, Débora Frizzo; Fialho, Indiara de Mesquita; Roggia, Simone Mariotto; https://orcid.org/0000-0003-1353-4362O número de pessoas com deficiência auditiva vem aumentando e o conhecimento de sua magnitude é fundamental no planejamento das gestões públicas em saúde. Objetivo: Estudar a prevalência e os determinantes da deficiência auditiva no Município de Itajaí/SC. Métodos: O estudo foi de amostragem populacional, seguindo protocolo da Organização Mundial de Saúde. A pesquisa de campo foi realizada entre julho de 2008 e 2011. Procedimentos realizados nos domicílios: questionário, medição do ruído, otoscopia, limiares auditivos em 1000, 2000 e 4000 Hertz, timpanometria e reflexos acústicos: indivíduos acima de 4 anos; crianças até 4 anos: emissões otoacústicas evocadas (OEA), reflexo cócleo-palpebral (RCP), timpanometria e reflexos acústicos. Nos idosos, aplicou-se questionário de percepção da perda auditiva. Resultados: A amostra foi constituída por 379 indivíduos; 45,38% do sexo masculino e 54,62% feminino. Quanto às faixas-etárias: 11,34% até 10 anos; 64,39% 10 a 60 anos e 24,27% acima de 60 anos. Avaliando-se a audição da melhor orelha, os moradores apresentaram: 74,1% audição normal, 18,9% deficiência auditiva leve, 5,1% moderada, 1,9% grave. As deficiências auditivas incapacitantes foram detectadas em 26 indivíduos: uma criança (otite média); quatro adultos (um otite média, um induzido por ruído, dois idiopáticas); 21 idosos (presbiacusia). Das oito crianças menores de 4 anos avaliadas, todas apresentaram RCP presente, três exames normais, duas OEA ausentes bilateralmente, uma OEA ausentes à direita e uma ausentes à esquerda. Conclusão: A prevalência de deficiência auditiva incapacitante em Itajaí foi de 7%, com predominância acima dos 50 anos e tendo como principal causa a presbiacusia.Artigo O uso de um software na (re)habilitação de crianças com deficiência auditiva(Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2012) Balen, Sheila Andreoli; Silva, Mariane Perin da; Comerlatto Junior, Ademir Antonio; Bevilacqua, Maria Cecília; https://orcid.org/0000-0003-1353-4362Objetivo: Verificar a aplicabilidade de um software na (re)habilitação de crianças com deficiência auditiva. Métodos: A amostra foi composta por 17 crianças com deficiência auditiva, sendo dez usuárias de Implante Coclear (IC) e sete usuárias de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI). Foi utilizado o “Software Auxiliar na Reabilitação de Distúrbios Auditivos (SARDA)”. Aplicou-se o protocolo de treinamento durante 30 minutos, duas vezes por semana, pelo tempo necessário para a finalização das estratégias que compõe software. Para mensurar a aplicabilidade do software no treinamento da habilidade de percepção da fala no silêncio e no ruído, foram realizadas avaliações com o Hearing in Noise Test (HINT) pré e pós o treinamento auditivo. Os dados foram analisados estatisticamente. Resultados: O grupo de usuários de IC necessitou em média 12,2 dias para finalizar as estratégias e o grupo de usuários de AASI em média 10,14 dias. Os dois grupos apresentaram diferença entre as avaliações pré e pós no silêncio e no ruído. As crianças mais novas apresentaram maior dificuldade durante a execução das estratégias, porém não houve correlação entre a idade e o desempenho. Não houve influência do tipo do dispositivo eletrônico durante o treinamento. As crianças apresentaram maior dificuldade na estratégia que envolvia estímulos não verbais e na estratégia com estímulos verbais que treina a habilidade de atenção sustentada. A atenção e a motivação da criança durante a estimulação foram fundamentais para o bom rendimento do treinamento auditivo. Conclusão: O treinamento auditivo com o SARDA foi eficaz, pois propiciou melhora na habilidade de percepção da fala, no silêncio e no ruído, das crianças com deficiência auditiva.Artigo A criança com deficiência auditiva: da suspeita ao processo de reabilitação fonoaudiológica(VERBA VOLANT, 2013) Speri, Maria Raquel Basilio; https://orcid.org/0000-0002-4723-0132Quando a perda auditiva é diagnosticada precocemente, a intervenção fonoaudiológica é bastante promissora quanto ao desenvolvimento da audição e da comunicação oral da criança desde que inserida em um programa de reabilitação com enfoque oralista, em especial, na abordagem aurioral a qual enfatiza o uso sistemático e intensivo do aparelho de amplificação sonora individual, do implante coclear, ou de ambos.Artigo Desempenho auditivo ao longo do tempo em usuários de implante coclear com perda auditiva pós-lingual(Audiology - Communication Research, 2013) Brazorotto, Joseli Soares; Buarque, Laísa Flávia Soares Fernandes Peixoto; Cavalcanti, Hannalice Gottschalck; Lima Júnior, Luiz Rodolpho Penna; Lima, Danielle do Vale Silva Penna; Ferreira, Maria Ângela Fernandes; https://orcid.org/0000-0002-3891-9819OBJETIVO: Avaliar o desempenho auditivo ao longo do tempo e investigar os fatores prognósticos relacionados. MÉTODOS: Estudo de coorte retrospectivo realizado por meio da análise dos prontuários de 57 indivíduos com perda auditiva pós-lingual e usuários de implante coclear há pelo menos 12 meses. Utilizou-se o estimador de Kaplan-Meier e o teste de Logrank para análise da percepção da fala ao longo do tempo e da possível interferência de fatores como gênero, escolaridade, tempo de privação auditiva, idade ao implante, marca do dispositivo e etiologia, sobre o desfecho estudado. RESULTADOS: Em apenas 12 meses após a ativação do implante, mais da metade da coorte já apresentava escores satisfatórios no teste de percepção da fala. O teste de Logrank não indicou diferença entre as covariáveis testadas. Houve diferença significativa entre os resultados auditivos pré e pós- implante coclear. CONCLUSÃO: O desempenho auditivo, após 12 meses de uso do IC, superou o critério de indicação na maioria dos indivíduos com perda auditiva pós-lingual, independentemente dos fatores prognósticos avaliados, porém não em todos os indivíduos pesquisados.Artigo Tradução e adaptação transcultural do Northwestern Dysphagia Patient Check Sheet para o português brasileiro(Codas, 2013) Magalhães Junior, Hipólito Virgílio; Pernambuco, Leandro de Araújo; Souza, Lourdes Bernadete Rocha de; Ferreira, Maria Angela Fernandes; Lima, Kenio Costa deOBJETIVO: Apresentar a tradução e adaptação transcultural do protocolo Northwestern Dysphagia Patient Check Sheet (NDPCS) para o português brasileiro. MÉTODOS: A etapa de tradução foi realizada por dois fonoaudiólogos bilíngues, seguida da retrotradução por uma nativa bilíngue da língua materna e, posteriormente, pela comparação das três versões por um comitê formado por três fonoaudiólogos. A versão final do NDPCS foi inicialmente aplicada em 35 voluntários na faixa etária entre 62 e 92 anos (74,77±7,08), sem diagnóstico clínico de demência ou queixa de disfagia. Após os ajustes, foi aplicado em outros 27 voluntários na faixa etária entre 60 e 87 anos (76,56±7,07) com o mesmo perfil da etapa anterior. RESULTADOS: Houve discordância de equivalência semântica em relação a um item, modificado na versão traduzida. As tarefas solicitadas para observação durante a deglutição foram adaptadas em relação ao alimento oferecido na textura sólida e aos volumes utilizados nas consistências pastosa e líquida. O instrumento manteve a mesma estrutura da versão original, com cinco categorias incluindo 28 itens, três variáveis resumidas e quatro desfechos. CONCLUSÃO: O protocolo NDPCS, traduzido e adaptado para o português brasileiro, manteve a equivalência entre o instrumento original e o traduzido. O processo de validação das propriedades psicométricas do instrumento está em andamento.Artigo Autopercepção da capacidade mastigatória em indivíduos idosos(Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 2014) Magalhães Junior, Hipólito Virgílio; Medeiros, Safira Lince de; Pontes, Marília Pinheiro de BritoINTRODUÇÃO: A mastigação desempenha importante papel na preparação do alimento e manutenção da atividade muscular necessária para outras funções do sistema estomatognático. No idoso, esta função pode sofrer mudanças decorrentes de alterações estruturais, morfológicas e bioquímicas. OBJETIVO: Estudar a capacidade mastigatória referida pelos idosos, elencando as dificuldades durante a mastigação. MÉTODOS: Trata-se de estudo observacional do tipo transversal com idosos de 60 anos de idade ou mais, em atendimento ambulatorial em hospital universitário. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionário, contendo questões referentes ao processo de alimentação do idoso e sua capacidade mastigatória. Para fins de comparação entre alguns itens do protocolo e a capacidade mastigatória, esta última variável foi dicotomizada em "satisfatória" e "insatisfatória". Para essas análises, foi utilizado o teste Exato de Fisher, considerando o nível de significância de 5%. RESULTADOS: A amostra foi composta por 30 participantes, com idade média de 74,4 anos (+9,1). Verificou-se elevada perda dentária, o que se refletiu na alta frequência de idosos usuários de próteses. Quanto às dificuldades referidas sobre a mastigação, 46,7% estavam impossibilitados de comer algum alimento, 50% sentiam necessidade de ingerir líquidos durante a refeição, e os alimentos que representaram maiores dificuldades para mastigar foram: carne (53,3%), frutas e verduras cruas (46,7%) e cereais (40%). Quanto à autopercepção da capacidade mastigatória, 53,3% referiram como satisfatória e 46,6% como insatisfatória. Observou-se relação estatisticamente significante entre "autopercepção da capacidade mastigatória" e os alimentos referidos pela dificuldade ao mastigar (p≤0,001). CONCLUSÃO: A capacidade mastigatória autorreferida foi satisfatória em sua maioria e os alimentos sólidos mais duros apresentaram maiores dificuldades na mastigação.Artigo Cognitive functions, self-esteem and self-concept of children with attention deficit and hyperactivity disorder(Psychology/Psicologia Refl exão e Crítica, 2014) Azoni, Cíntia Alves Salgado; Capelatto, Iuri Victor; Lima, Ricardo Franco de; Ciasca, Sylvia Maria; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676O estudo objetivou comparar o desempenho de crianças com TDAH e crianças sem queixas de aprendizagem e/ou atenção em tarefas de atenção visual, funções executivas, autoestima e autoconceito. Fizeram parte do estudo 34 crianças, sendo 17 com TDAH e 17 do grupo controle, com idade média de 9,92 anos. Para a avaliação, foram utilizados: Teste de Cancelamento; Trail Making Test; Stroop Color Word Test; Torre de Londres; Children’s Depression Inventory; Escala Multidimensional de Auto-Estima, Escala de Autoconceito Infanto-Juvenil. Os resultados indicaram que crianças com TDAH apresentaram piores resultados nas avaliações atencionais, de funções executivas, na crença em fazer as coisas do jeito errado e sentimentos de culpa, e na autoestima, tanto no resultado geral como na Percepção de Si.Artigo Caracterização da pressão da língua em idosos(Audiology - Communication Research, 2014) Magalhães Junior, Hipólito Virgílio; Tavares, Juliana Carvalho; Magalhães, Amanda Almeida Batista; Galvão, Hébel Cavalcanti; Ferreira, Maria Angela FernandesObjetivo: Caracterizar a pressão da língua em idosos. Métodos> Estudo transversal, com a participação de 45 idosos, de 61 a 96 anos, sendo 34 (75,6%) do gênero feminino e 11 (24,4%) do masculino, sem distúrbios neurológicos e cognitivos, sem histórico de câncer de cabeça e pescoço e de procedimento radioterápico. Consistiu na aplicação de questionário, com registro da presença ou ausência de queixa de problemas na deglutição, seguido da avaliação miofuncional orofacial, enfocando a mobilidade e tensão de língua. Para a mensuração da pressão da língua, foi utilizado o Iowa Oral Performance Instrument (IOPI). A análise dos dados foi descritiva, com nível de significância de 5%. Resultados: A média do pico pressórico foi de 44,6 KPa (±16), com os valores mínimo e máximo entre 9 e 88 KPa. Houve correlação moderada negativa entre pico pressórico e idade. Os longevos apresentaram a menor média de pico pressórico e inferior ao padrão de normalidade. Houve diferença entre a média de pico pressórico e uso de próteses, tensão de língua e mobilidade de língua no estalo. Conclusão: Houve diminuição moderada do pico pressórico da língua com o aumento da idade e redução pressórica com o decréscimo da tensão da língua e de sua mobilidade no estalo. Em contrapartida, os valores de pico foram maiores nos idosos que utilizam próteses dentárias, quando comparados aos que destas não fazem uso.Artigo Satisfação dos usuários do implante coclear com perda auditiva pós-lingual(Revista Cefac, 2014) Brazorotto, Joseli Soares; Buarque, Laísa Flávia Soares Fernandes Peixoto; Cavalcanti, Hannalice Gottschalck; Lima Júnior, Luiz Rodolpho Penna; Lima, Danielle do Vale Silva Penna; Ferreira, Maria Ângela Fernandes; https://orcid.org/0000-0002-3891-9819Objetivo: avaliar a satisfação dos usuários de Implante Coclear com perda auditiva pós-lingual. Métodos estudo seccional com 51 implantados, pacientes de um centro de referência em saúde auditiva na cidade do Natal-RN. Foram utilizados dois questionários de satisfação adaptados para usuários de implante coclear. Resultados: houve um alto índice de satisfação entre os pesquisados, detectado pelo InternationalOutcomeInventory –CochlearImplant(100,0%) e pelo SatisfactionwithAmplification in Daily Life (98,0%).A insatisfação foi observada em relação à imagem pessoal (13,7%),serviços e custos (27,5%), e na presençado ruído competitivo(9,8%). Conclusão: o implante coclear é uma intervenção com alto índice de satisfação entre os usuários pesquisados. Implante Coclear; Avaliação de Serviços de Saúde; Satisfação do UsuárioArtigo Instrumentos de rastreio para disfagia orofaríngea no acidente vascular encefálico(Audiology - Communication Research, 2015) Magalhães Junior, Hipólito Virgílio; Pernambuco, Leandro de Araújo; Almeida, Tatiana Magalhães de; Cola, Paula Cristina; Silva, Roberta Gonçalves daObjetivo: Identificar os parâmetros presentes nos instrumentos de rastreio para a disfagia orofaríngea no acidente vascular encefálico, publicados na literatura. Estratégia de pesquisa: Para a seleção dos estudos, foram utilizados os descritores: transtornos de deglutição, acidente vascular cerebral, rastreio, screening, avaliação e disfagia. Foram consultadas as bases de dados MEDLINE, Embase, LILACS, SciELO e biblioteca Cochrane. Critérios de seleção: Foram selecionados artigos em inglês, português e espanhol, publicados até dezembro de 2014, cuja abordagem metodológica referisse instrumentos de rastreio para a disfagia orofaríngea, elaborados para indivíduos adultos com acidente vascular encefálico. Os parâmetros utilizados nos diferentes instrumentos de rastreio foram agrupados por igualdade e/ou semelhança. Foi realizada análise descritiva e calculada a frequência dos parâmetros encontrados. Resultados: Foram encontrados 688 artigos e, após consideração dos critérios de inclusão e exclusão, 23 artigos foram efetivamente analisados. Dos 20 instrumentos encontrados, 90% utilizaram algum tipo de oferta via oral no rastreio para a disfagia, sendo a maioria, a água. Foram encontrados 19 parâmetros distintos, não relacionados à oferta de alimento e 12 parâmetros relacionados à oferta de alimento. Conclusão: Não há consenso, entre os estudos, sobre os parâmetros mais sensíveis e específicos para compor o método de rastreio para disfagia orofaríngea na população com acidente vascular encefálico.Artigo Frequency modulation system and speech perception in the classroom: a systematic literature review(Codas, 2015) Balen, Sheila Andreoli; Bertachini, Ana Lívia Libardi; Pupo, Altair Cadrobbi; Morettin, Marina; Martinez, Maria Angelina Nardi; Bevilacqua, Maria Cecília; Moret, Adriane Lima Mortari; Jacob, Regina Tangerino de Souza; https://orcid.org/0000-0003-1353-4362Objetivo: Esta revisão teve como objetivo apresentar os benefícios, em relação à percepção de fala no ruído, que crianças usuárias de aparelho de amplificação sonora individual e/ou implante coclear demonstram com o Sistema de Frequência Modulada (FM) na escola. Estratégia de pesquisa: Foi realizado levantamento bibliográfico conduzido em base eletrônica de dados com busca padronizada até o ano de 2012 e busca manual, utilizando palavras-chave específicas. Critérios de seleção: Para a seleção e avaliação dos estudos científicos levantados na busca, foram estabelecidos critérios contemplando os aspectos: tipo de estudo, participantes, intervenção adotada e avaliação dos resultados. Análise dos dados: Foi possível verificar que o Sistema de FM melhora a percepção de fala e o limiar de fala no ruído, sendo esses resultados encontrados em todos os estudos. Resultados: Em relação ao desempenho quanto ao tipo, os melhores resultados foram obtidos quando as crianças utilizavam o Sistema de FM pessoal, seguido pelo de mesa e o campo livre. Conclusão: Após a extensa revisão da literatura nacional e internacional, foi possível concluir que os estudos indicam a necessidade de pesquisas voltadas principalmente ao impacto do Sistema de FM no desempenho escolar de crianças usuárias de dispositivos sensoriais acoplados ao Sistema de FM. O que foi encontrado na literatura específica quanto às publicações voltadas à questão da percepção de fala no ruído não relacionaram os aspectos educacionais e auditivos.Artigo Influência da atividade física no desempenho motor de crianças com queixas de dificuldades de aprendizagem(Revista Cefac, 2015) Azoni, Cíntia Alves Salgado; Soares, Daniela Bento; Porto, Eline; Marco, Ademir de; Capelatto, Iuri Victor; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676Objetivo: avaliar e comparar o desempenho motor de crianças com e sem dificuldade de aprendizagem após intervenção com aulas de Educação Física direcionada. Métodos: fizeram parte da pesquisa 22 crianças (13 com queixa e 9 sem queixa de dificuldade de aprendizagem) com idade entre 7 e 11 anos, submetidas à avaliação motora; 14 crianças selecionadas para intervenção realizaram 12 sessões de práticas voltadas à esgrima e atividades circenses. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial. Resultados: apenas as crianças com queixas de dificuldades de aprendizagem e que foram submetidas à intervenção alcançaram porcentagem de progressão total na avaliação motora maior que 20%; somente as crianças que participaram da intervenção apresentaram esta progressão entre 10 a 20%. As médias de progressão de habilidades específicas e o índice de progressão total foram maiores para o grupo de crianças com queixa de dificuldade de aprendizagem. Conclusão: indica-se que são possíveis intervenções de profissionais da Educação Física visando auxiliar crianças com dificuldades de aprendizagem e, motivando-as para à prática de atividades físicas.Artigo Telessaúde em fonoaudiologia no Brasil: revisão sistemática(Revista Cefac, 2015) Brazorotto, Joseli Soares; Fonsêca, Rodrigo Oliveira da; Balen, Sheila Andreoli; https://orcid.org/0000-0002-3891-9819A Fonoaudiologia, a exemplo de outras profissões, absorveu as aplicações da Telessaúde e os serviços prestados à distância já fazem parte do cenário fonoaudiológico. Apesar disso, a Telessaúde em Fonoaudiologia no país ainda necessita de maior aprofundamento científico e de amplo acesso à população. Esta revisão sistemática objetivou analisar os estudos relativos à Telessaúde em Fonoaudiologia no Brasil nos últimos dez anos, categorizando-os segundo os níveis de evidência científica apontados pela American Speech and Hearing Association - ASHA (2005), as áreas da Fonoaudiologia contempladas, o ramo da Telessaúde envolvido e a instituição de origem dos estudos. Foram identificadas 26 publicações elegíveis com predominância de estudos clínicos (nível 4) pela análise da ASHA (2005). A área de Audiologia esteve presente em 50% dos estudos avaliados, a área da fonoaudiologia educacional associada com a audiologia em 15%, a área da linguagem em 12%, a área da fonoaudiologia educacional associada com a linguagem em 8% e as demais áreas distribuídas com menos de 5% cada uma. A prática de Teleducação superou a de Teleassistência entre os ramos da Telessaúde. Os estudos incluídos são provenientes de Instituições de Ensino Superior do Estado de São Paulo, sendo que 92,3% foram realizados no interior. A revisão sistemática permitiu concluir que a Telessaúde em Fonoaudiologia está em plena expansão no Brasil, o que deverá expandir a oferta de serviços fonoaudiológicos e o crescimento científico na área.Artigo Monitoring the hearing handicap and the recognition threshold of sentences of a patient with unilateral auditory neuropathy spectrum disorder with use of a hearing aid(International Archives of Otorhinolaryngology, 2015) Mantello, Erika Barioni; Lima, Aline Patrícia; Anastasio, Adriana Ribeiro Tavares; https://orcid.org/0000-0003-3200-5474Introduction Treatment for auditory neuropathy spectrum disorder (ANSD) is not yet well established, including the use of hearing aids (HAs). Not all patients diagnosed with ASND have access to HAs, and in some cases HAs are even contraindicated. Objective To monitor the hearing handicap and the recognition threshold of sentences in silence and in noise in a patient with ASND using an HA. Resumed Report A 47-year-old woman reported moderate sensorineural hearing loss in the right ear and high-frequency loss of 4 kHz in the left ear, with bilateral otoacoustic emissions. Auditory brainstem response suggested changes in the functioning of the auditory pathway (up to the inferior colliculus) on the right. An HA was indicated on the right. The patient was tested within a 3-month period before the HA fitting with respect to recognition threshold of sentences in quiet and in noise and for handicap determination. After HA use, she showed a 2.1-dB improvement in the recognition threshold of sentences in silence, a 6.0-dB improvement for recognition threshold of sentences in noise, and a rapid improvement of the signal-to-noise ratio from þ3.66 to 2.4 dB when compared with the same tests before the fitting of the HA. Conclusion There was a reduction of the auditory handicap, although speech perception continued to be severely limited. There was a significant improvement of the recognition threshold of sentences in silence and in noise and of the signal-to-noise ratio after 3 months of HA use.Artigo Tipo de ecolalia em crianças com transtorno do espectro autista(Revista Cefac, 2015) Azoni, Cíntia Alves Salgado; Mergl, Marina; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma síndrome caracterizada por prejuízos persistentes na comunicação social recíproca, com interação social restrita e padrões repetitivos de comportamentos, interesses e atividades. Os comportamentos repetitivos na linguagem podem manifestar-se pelo aparecimento da ecolalia, fenômeno persistente caracterizado como um distúrbio de linguagem, com repetição da fala do outro, dividida em imediata ou tardia. Teve como objetivo a verificação do tipo de ecolalia e das habilidades comunicativas em sete meninos com TEA, com idades entre quatro e sete anos, que fazem uso da comunicação oral. Foram realizadas duas atividades distintas: avaliação das crianças em uma sessão de atendimento fonoaudiológico em situação lúdica, analisada pelo Protocolo de Observação Comportamental e aplicação de um questionário com os pais e profissionais para verificar suas opiniões quanto ao uso, tipo e frequência de ecolalia. Das sete crianças do estudo, seis apresentaram ecolalia imediata e uma tardia; a criança que utilizou ecolalia tardia apresentou menor pontuação no protocolo de observação comportamental, porém para os demais sujeitos não houve relação direta entre o tipo e número de ecolalia com a pontuação. O questionário aplicado com pais e profissionais mostrou concordância quanto à presença da ecolalia. As crianças com TEA deste estudo apresentaram habilidades comunicativas e aspectos do desenvolvimento cognitivo comprometidos e maior número de ecolalias imediatas. Estudos com o tema ecolalia ainda são escassos na literatura nacional. Este relato de casos clínicos pode contribuir para futuras pesquisas sobre a caracterização da linguagem em crianças com TEA e conduta terapêutica dos fonoaudiólogos.Artigo Development and applications of the SWAN rating scale for assessment of attention deficit hyperactivity disorder: a literature review(Brazilian Journal of Medical and Biological Research, 2015) Azoni, Cíntia Alves Salgado; Brites, Clay; Ciasca, Sylvia Maria; Ferreira, T. L.; Lima, R.F.; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676This study reviewed the use of the Strengths and Weaknesses of Attention-Deficit/Hyperactivity-symptoms and Normal-behaviors (SWAN) rating scale in diagnostic and evolutive approaches to attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) and in correlational studies of the disorder. A review of articles published in indexed journals from electronic databases was conducted and 61 articles on the SWAN scale were analyzed. From these, 27 were selected to a) examine use of SWAN in research on attention disorders and b) verify evidence of its usefulness in the areas of genetics, neuropsychology, diagnostics, psychiatric comorbidities, neuroimaging, pharmacotherapy, and to examine its statistical reliability and validity in studies of diverse populations. This review of articles indicated a growing use of the SWAN scale for diagnostic purposes, for therapy, and in research on areas other than ADHD, especially when compared with other reliable scales. Use of the scale in ADHD diagnosis requires further statistical testing to define its psychometric properties.Artigo Evaluation of working memory in children with attention deficit/Hyperactivity disorder(Scientific Research Publishing, 2015) Azoni, Cíntia Alves Salgado; Ferreira, Tais de Lima; Brites, Clay; Ciasca, Sylvia Maria; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676Purpose: Evaluate the auditory and visual components of working memory in 60 students of both genders. The students were divided into two groups: an experimental group (EG) comprising 30 children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) and a control group (CG) consisting of 30 children with neither attention deficits nor learning disabilities. The study found that EG exhibited lower performance than CG. A comparison of two types of working memory: auditory and visual indicated that subjects with ADHD performed best in auditory working memory, while CG subjects performed best in visual working memory. It was also noted that the performance of both groups suffered phonologically and semantically analogous interference effects and temporal effects with greater prejudice to the experimental group.