GEOPROF - Mestrado Profissional em Geografia
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Navegando GEOPROF - Mestrado Profissional em Geografia por Autor "Almeida, Rafael da Costa Gonçalves de"
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Dissertação A geografia nos anos iniciais: construindo ferramentas para práticas inclusivas de alunos com transtornos de leitura e escrita em escolas de Caicó - RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-12) Canuto, Solange Alves; Moreira, Marianna Fernandes; Galvão, Iapony Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/6308597321587132; http://lattes.cnpq.br/1647050573272948; https://orcid.org/0000-0003-0948-1309; http://lattes.cnpq.br/3166377695972124; Araújo, Monalisa Porto; Almeida, Rafael da Costa Gonçalves deElencou-se objeto desse estudo a inclusão de alunos com transtorno de leitura e escrita (com ou sem laudo médico) nas aulas de geografia nos anos iniciais (Ensino Fundamental), nosso problema da pesquisa focaliza em como deve-se introduzir os primeiros conhecimentos geográficos em crianças com dificuldade na leitura e escrita? Será possível alfabetizar alunos que apresentam essas características a partir da leitura do meio? Que recursos educacionais são necessários para fazê-lo? Nesse cenário definiu-se como objetivo geral: Analisar as contribuições dos conhecimentos geográficos para o letramento das crianças com dificuldades na leitura e escrita no contexto de inclusão educacional na primeira fase do Ensino Fundamental. Sendo os específicos: Revisar a literatura sobre os processos de ensino e aprendizagem de alunos com transtornos de leitura, relacionando com as contribuições do conhecimento geográfico para ampliação da linguagem e da leitura de mundo. Identificar as dificuldades enfrentadas pelos docentes da primeira fase do ensino fundamental relativas aos alunos com transtornos de leitura e escrita. Sistematizar sugestões de atividades para o ensino de geografia, considerando as dificuldades no processo de ensino de aprendizagem, de alunos com transtorno de leitura e escrita da primeira fase do Ensino Fundamental, a partir da revisão de literatura e da visão dos docentes; justifica-se pela interdisciplinaridade da disciplina Geografia nas séries iniciais, à qual é ministrada por docentes polivalentes que não dominam os conteúdos específicos da disciplina geografia e são designados a leciona-la a crianças que estão em processo de desenvolvimento da leitura e escrita. O referencial teórico e abordagem didática abarca a relação entre a geografia e a educação inclusiva; educação e transtornos de leitura e escrita. Os materiais e métodos retratam o contexto e sujeitos da pesquisa, os procedimentos técnicos realizados, a aplicação dos questionários seguido da análise dos dados e posterior construção do produto educacional: Manual de Orientações. Os resultados confirmaram o problema apresentado e indicam como dificuldade docente desenvolver o trabalho com a categoria território sendo esta elencada na construção do Manual de Orientações fruto desta pesquisa, a qual almeja auxiliar o trabalho docente na disciplina geografia apontando intervenções metodológicas dentro de sequências didáticas, ansiando contribuir significativamente na inclusão.