GEOPROF - Mestrado Profissional em Geografia
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Dissertação Abordagem do conceito de lugar no ensino/aprendizagem da Geografia a partir de sequências didáticas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-03-22) Carmo Filho, José do; Albano, Gleydson Pinheiro; ; ; Araújo, Sandra Kelly de; ; Farias, Paulo Sérgio Cunha;O estudo da Geografia a partir das suas categorias de análise é fundamental para se construir a leitura espacial dos fenômenos naturais e sociais. Nossa pesquisa aborda uma das categorias geográficas importantes, que é o Lugar, analisando como ela é abordada nos livros didáticos de Geografia. Fizemos levantamentos de como o conceito de lugar está sendo interpelado nos livros didáticos de Geografia que fazem parte do PNLD 2020 e como os professores estão trabalhando com seus alunos o lugar no ensino de Geografia. A partir desse levantamento de informações, produzimos uma sequência didática, mostrando como podemos trabalhar de forma mais significativa essa categoria de análise nas aulas da referida disciplina. Foi necessário começar a pesquisa com uma revisão bibliográfica em teses e dissertações em repositórios de universidades, acerca do tema escolhido, como também uma análise dos livros de Geografia do 6º ano que fazem parte do PNLD, específicos do ano 2020. Em seguida, elaboramos um questionário que foi aplicado junto a professores das escolas das redes municipais e estaduais que foram escolhidas. Foi feito um relatório mostrando de forma quantitativa e qualitativa os resultados da pesquisa. Vale ressaltar a importância desse trabalho, pois proporcionará aos estudiosos e professores de Geografia um material, ou seja, uma sequência didática que servirá, aos docentes como apoio em suas aulas. Após todo o processo, foi produzida uma sequência didática, como já citada, com estratégias de trabalho para o professor nas aulas de Geografia, quando o conteúdo trabalhado for a categoria do lugar.Dissertação Ajude-nos a compreender o espaço geográfico - manual pedagógico com orientações ao professor de aluno com autismo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-09-11) Nascimento, Francisca Samara Kízia Bezerra do; Diniz, Marco Tulio Mendonca; Garcia, Tania Cristina Meira; ; ; ; Vital, Saulo Roberto De Oliveira; ; Vieira, Francileide Batista De Almeida; ; Albuquerque, Emanuel Lindemberg Silva;Autores no âmbito da Geografia Escolar que tem como foco o estudo da relação homem-natureza têm buscado compreender os fatores psicológicos do desenvolvimento e da aprendizagem humana que influenciam ou interferem na construção dos saberes geográficos. Estes tem se mobilizado na tentativa de definir abordagens de ensino que considerem as dimensões subjetivas e, portanto, singulares que os homens em sociedade estabelecem com a natureza, visando pensar práticas inovadoras de ensino que permitam apresentar aos alunos com necessidades educacionais especiais os diversos aspectos de um fenômeno geográfico. Em razão disso, nos propomos contribuir com os estudos da área elaborando um produto educacional que subsidie professores de alunos autistas em atividades de ensino da Geografia Escolar, visto que constatações resultantes da experiência pedagógica revelam que esses estudantes do Ensino Fundamental apresentam dificuldades em assimilar conceitos-chave da Geografia. Com base nesse antecedente definimos como problema de investigação responder: a Análise do Comportamento Aplicada constitui estratégia eficaz para o ensino da Geografia Escolar para alunos com autismo que cursam o Ensino Fundamental - Anos Iniciais? Com vistas a contribuir com a educação geográfica de alunos autistas, neste trabalho objetivamos: elaborar um manual instrucional contendo orientações teórico-metodológicas sobre o ensino de Geografia para alunos autistas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A investigação lança mão dos procedimentos de pesquisa próprios à pesquisa documental e bibliográfica. A pesquisa documental buscou dar conta de analisar os documentos oficiais da educação que versam sobre as diretrizes nacionais e regionais do ensino da Geografia Escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os documentos oficiais utilizados foram: a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) e o Documento Curricular do Estado do Rio Grande do Norte - Ensino Fundamental (RN, 2018). A pesquisa bibliográfica visou o levantamento do estado da arte que trata sobre o ensino da Geografia Escolar, as características comportamentais do Transtorno do Espectro Autista, os aspectos teóricos e metodológicos da Análise do Comportamento Aplicada e as orientações técnicas e pedagógicas para elaboração de material didático, tomando como referência: Pontuschka, Paganelli e Cacete (2009), Castellar, Cavalcanti e Callai (2012), Lear (2004), Khoury et al. (2014), Gaiato e Teixeira (2018), Preti (2010), Bento (2013) e Santos (2019). Os resultados da pesquisa nos permitiram responder afirmativamente a questão do estudo, ao demonstrar que a Análise do Comportamento Aplicada é a única abordagem de ensino com comprovação científica que oferece contribuições para o desenvolvimento escolar do aluno com Transtorno do Espectro Autista, sendo capaz de oferecer embasamento teórico para elaboração do material Ajude-nos a Compreender o Espaço Geográfico - manual pedagógico com orientações ao professor de aluno autista. A pesquisa que ora se apresenta, apoiado na investigação e elaboração de produtos educacionais como produto final de trabalho de conclusão de curso de mestrado profissional, coloca o GEOPROF como programa de pós-graduação que propõe ao professor da educação básica pensar o ensino de Geografia ancorado em práticas inclusivas que visam incluir alunos que historicamente sofrem com a segregação nos ambientes escolaresDissertação Animação em Stop Motion no ensino de geografia: guia didático e vídeo para a abordagem do conceito de paisagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-28) Juvêncio, Sandrielly do Prado; Morais, Hugo Arruda De; https://orcid.org/0000-0002-5126-4124; http://lattes.cnpq.br/9546392459265148; https://orcid.org/0000-0003-0504-4291; http://lattes.cnpq.br/8471387360861046; Morais, Ione Rodrigues Diniz; https://orcid.org/0000-0001-6629-8047; http://lattes.cnpq.br/9233980341514642; Fernandez, Pablo Sebastian Moreira; https://orcid.org/0000-0002-5594-6990; http://lattes.cnpq.br/1897351088415800; Santos, Antônio Hélton Vasconcelos Dos; https://orcid.org/0000-0001-9241-1162; http://lattes.cnpq.br/7867220527694575Esta pesquisa debruçou-se sobre a relação da animação em Stop Motion e o ensino de Geografia. A Geografia escolar tem no uso da linguagem audiovisual, por meio das novas tecnologias, um caminho que possibilita a construção do conhecimento espacial. Para isso, a animação em Stop Motion se torna uma linguagem importante, principalmente, ao estudar o conceito de paisagem. Partindo dessa perspectiva, destacamos a questão central da presente pesquisa: Em que medida a produção do vídeo de animação em Stop Motion favorece a compreensão do conceito de paisagem? Para alcançar resultados satisfatórios, tecemos, como objetivo central, elaborar um guia didático para produção de vídeo de animação em Stop Motion, no âmbito do processo do ensino e aprendizagem do conceito de paisagem. Em razão disso, estruturamos um debate teórico centrado nos conceitos de paisagem no ensino de Geografia, linguagem audiovisual e animação em Stop Motion. Seguidamente, o percurso metodológico correspondeu à pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, com base em fontes oficiais que orientam a educação brasileira. Também houve a descrição das etapas de elaboração do guia-didático para a produção do vídeo de animação em Stop Motion. Como resultado desta pesquisa, e tendo como foco os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, de uma escola privada no município de João Câmara-RN, observou-se a construção de um produto educacional, intitulado ‘Guia Didático para animação em Stop Motion: aprendendo o conceito de paisagem’. Também, destacamos que a aplicação desse material resultou na elaboração de vídeos que comprovam a capacidade do uso da técnica em Stop Motion. A produção desses vídeos mostra que o uso da linguagem audiovisual é capaz de proporcionar um processo de ensino e aprendizagem eficaz, e o melhor entendimento do conceito de paisagem no ensino de Geografia escolar.Dissertação Atlas escolar municipal de Rio do Fogo: instrumento didático para o estudo da linguagem cartográfica(2019-12-12) Vieira, Joária de Araújo; Vital, Saulo Roberto de Oliveira; ; ; Moura, Marcelo de Oliveira; ; Diniz, Marco Túlio Mendonça;O presente trabalho tem como temática o estudo da linguagem e alfabetização cartográfica, com o objetivo de produzir um Atlas Municipal Escolar de Rio do Fogo (RN), para proporcionar aos estudantes e professores do Ensino Fundamental, subsídios para o estudo do lugar. Essa problemática surge da necessidade encontrada no município de obter materiais com aporte teórico-metodológico que contribuíssem para o desenvolvimento de atividades na sala de aula do referido ano, na disciplina de Geografia. Uma vez que nesta etapa os alunos fazem o estudo do município, porém o livro didático aborda conteúdos de regiões, fora de sua realidade. Este estudo contribuirá para atingir as competências e habilidades propostas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e que os alunos deverão ter acesso, conforme cada faixa etária, contemplando unidades temáticas: o sujeito e o seu lugar no mundo, formas de representação e pensamento espacial. Nesse contexto, perpassa o aprofundamento de conteúdos, que, a partir do local, serão base para o entendimento global. A investigação partiu de pesquisa bibliográfica, análise documental e observação na sala de aula dos professores, da Escola Municipal Maria Paiva e Silva, onde foram identificados os materiais utilizados pela referida escola. Com esta proposta podemos potencializar os conteúdos estudados, explorando a cartografia e assim contribuir para o estudo geográfico do município, realizando um mapeamento de Rio do Fogo/RN, desenvolvendo por meio da alfabetização cartográfica, o processo de aprendizagem da cartografia como linguagem. Assim como fundamentação teórica, foi realizada pesquisa bibliográfica, acerca das categorias geográficas como lugar, cotidiano, município, cidade; alfabetização cartográfica e ensino de geografia; entre as referências utilizadas temos: Almeida (1989), Almeida; Passini (2010), Callai (2005 e 2010), Cavalcanti (1998 e 2008), Costella (2012), Gomes (1996), Guerrero (2012), Kaercher (2003 e 2007), Libaneo (2002), Lima (2010), Lopes (1991), Passini (2012), Martinelli (2009), Santos (1978), Tuan (2013). Os resultados obtidos foram positivos, culminou com a produção de um produto: Atlas Municipal Escolar de Rio do Fogo/RN, na perspectiva de sua utilização pelo referido município assim como material a ser proposto para outros lugares, evidenciando que o Programa de Pós-graduação, GEOPROF, contribui para a base educacional dos profissionais da educação, que trabalham diretamente em sala de aula. Contribuição esta que é o produto final desde mestrado profissional.Dissertação Avaliação de aprendizagem em Geografia: manual de orientação para elaboração de critérios, instrumentos e estratégias para avaliação de aprendizagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-10-16) Silva, Lucas Gabriel da; Garcia, Tânia Cristina Meira; ; http://lattes.cnpq.br/5331729221953880; ; Diniz, Marco Tulio Mendonça; ; http://lattes.cnpq.br/3075753552167640; Araújo, Raimundo Lenilde de; ; http://lattes.cnpq.br/7741473553613369A avaliação da aprendizagem tem sido temática de várias discussões dentro do contexto educacional, pois assume papel de destaque, dado seu caráter indissociável, dentro do processo de ensino-aprendizagem. Tendo em vista sua dimensão política e pedagógica, é que teceremos reflexões acerca da avaliação no processo de aprendizagem em Geografia, com foco na questão do uso dos critérios. Levando em consideração este encadeamento, o presente estudo define como problema de investigação: a partir de quê parâmetros os professores do Ensino Médio das escolas públicas de Aracati - CE definem os critérios de avaliação de aprendizagem em Geografia? Para isso, elencamos como objetivo geral: construir um manual de orientação para elaboração de critérios, instrumentos e estratégias para avaliação de aprendizagem em Geografia, para uso por professores do Ensino Médio. Para o processo investigativo, adotamos procedimentos do âmbito da pesquisa qualitativa, estruturada em três abordagens: 1) a pesquisa bibliográfica, com estudos amparados na literatura cientifica para compreensão da concepção formativa da avaliação, suas funções e procedimentos baseados em Sacristán (1998), Perrenoud (1999), Luckesi (2011) e Hoffmann (2018), bem como ao que concerne o ensino de Geografia referenciado em Filizola (2009), Cavalcanti (2013) e Silva (2017); 2) a pesquisa documental, a partir da análise dos documentos curriculares, em específico no que refere à indicação dos conteúdos, das competências e habilidades propostas à Geografia no Ensino Médio, a saber da BNCC (2018) e das diretrizes curriculares do estado do Ceará, denominada de Coleção Escola Aprendente (2008); 3) por fim, a pesquisa descritivo-exploratória, para a realização do levantamento de dados com a aplicação de questionário junto aos professores das escolas campo da pesquisa. O campo de pesquisa refere-se ao município de Aracati – CE, tendo como colaboradores professores que lecionam o componente curricular de Geografia nas escolas públicas de Ensino Médio na referida cidade. Como resultados, constamos que os professores entrevistados praticam a avaliação somativa. Em relação ao uso dos critérios, existe uma fragilidade quanto a definição e ligação junto aos objetivos de ensino, fator que torna a avaliação do processo de aprendizagem em Geografia reducionista, com foco apenas no desenvolvimento de competências de domínio do conhecimento. Diante desse contexto, a realização desta investigação e seus achados possibilitaram reflexões em torno da avaliação da aprendizagem no processo de ensino de Geografia no Ensino Médio, subsidiando a construção do produto final, o Manual de Orientações.Dissertação Bioma caatinga - um olhar sobre o recorte territorial de Patos/PB(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-09-23) Alves, Telma Gomes Ribeiro; Costa, Diógenes Felix da Silva; Souza, Rosemeri Melo e; ; http://lattes.cnpq.br/3339056948815053; ; http://lattes.cnpq.br/4149669138364420; ; http://lattes.cnpq.br/2032925292810171; Araújo, Sandra Kelly de; ; http://lattes.cnpq.br/7027607396877603; Alves, Agassiel de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/0565488973448449A Geografia escolar ao longo dos anos tem buscado diferentes recursos didáticos para facilitar o processo de ensino e aprendizagem nos diferentes níveis da educação básica, destacando-se neste cenário os livros didáticos. Estes são disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e tem sido o principal recurso didático utilizado por docentes e discentes da rede pública de ensino no Brasil. Entretanto, esses livros são produzidos em escala nacional, assim não conseguem abordar todos os conteúdos de maneira densa e adequados às realidades regionais, especialmente quando se trata dos biomas brasileiros. Desse modo, a presente pesquisa tem como objetivo produzir um material paradidático sobre o bioma Caatinga no recorte territorial de Patos/PB, voltado para o 7º ano do Ensino Fundamental. O percurso metodológico deu-se inicialmente com o levantamento bibliográfico das obras clássicas e também atuais sobre o ensino de Geografia, livros paradidáticos e o bioma Caatinga. Seguido, fez-se a análise do conteúdo presente nos livros didáticos e posteriormente a análise do questionário aplicado aos professores de Geografia da rede pública municipal de Patos. Como resultado principal da pesquisa, foi produzido um material textual intitulado Bioma Caatinga - um olhar sobre o recorte territorial de Patos/PB. Este material poderá ser utilizado como complemento ao livro didático do 7º ano adotado nas escolas públicas, como também estará disponível na versão virtual para consulta da população em geral. Espera-se que essa produção contribua com o ensino na perspectiva da Educação Geográfica e da Geografia Escolar, ou seja, de um conteúdo que tenha significado para o aluno, por tratar da realidade local onde ocorrem suas vivências, e para o aprimoramento das práticas pedagógicas.Dissertação Bioma Caatinga no ensino de geografia: uma proposta de cartilha didático pedagógica para o ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-03) Medeiros Júnior, Valter Borman de; Sousa, Silvio Braz de; https://orcid.org/0000-0003-4010-1247; http://lattes.cnpq.br/0394769464553175; Morais, Hugo Arruda de; https://orcid.org/0000-0002-5126-4124; http://lattes.cnpq.br/9546392459265148; Almeida, Rherison Tyrone Silva; https://orcid.org/0000-0002-9784-1927; http://lattes.cnpq.br/8902184066848136A temática abordada no presente estudo é inerente ao processo de ensino e aprendizagem dos objetos de conhecimento de Geografia, especificamente, ao conteúdo que se reporta aos estudos do bioma Caatinga. Ao ensinar este componente curricular, nos anos finais do Ensino Fundamental, não se conseguia identificar no material disponível, uma seleção e organização de conteúdos significativos e socialmente relevantes para serem trabalhados com os discentes. Partindo dessa problemática, surge a seguinte questão: o que fazer para que os discentes dos anos finais do ensino fundamental tenham acesso a conteúdo de sua realidade enquanto sujeitos originários da Caatinga? Assim, propusemos como objetivo de pesquisa produzir uma cartilha com imagens e informações da paisagem local, tecendo uma ponte entre as informações que se tem sobre esse espaço e o que dizem os conceitos teóricos sobre o bioma. A metodologia usada para a consecução desse objetivo, por se tratar de uma abordagem qualitativa foram: a coleta dos dados que se deu através das técnicas de aplicação de questionário semiestruturado, análise documental e pesquisa bibliográfica. Os colaboradores da pesquisa são um grupo de vinte professores de Geografia de diferentes escolas localizadas no contexto geográfico do bioma em estudo. Para abordagem conceitual dos termos como sertão, lugar, paisagem, flora e fauna, são utilizadas as discussões de Tricart (1982), Relph, (1979) Santos e Chiapeti (2011); o conceito de caatinga é dado por Alves (2007). Para a construção da cartilha, foi realizada a visita exploratória ao locus para a captação de fotografias, que, associada às pesquisas bibliográfica e documental, dão sustentação ao objeto de pesquisa. Espera-se desse modo, que o produto final possa contribuir com o ensino do bioma Caatinga a partir de uma nova compreensão de espaço, lugar, paisagem, fauna e flora, que não conseguimos encontrar nos livros didáticos de Geografia.Dissertação Cartografia escolar e sequência didática: uma proposta metodológica para os anos finais do ensino fundamental(2018-12-18) Calado Neto, José Alves; Silva, Jeane Medeiros; Araújo, Sandra Kelly de; ; ; ; Melo, Evaneide Maria de; ; Morais, Ione Rodrigues Diniz;Os conhecimentos cartográficos possuem estreita relação com o processo de ensinoaprendizagem da Geografia, podendo ser vislumbrados como conteúdo específico ou ainda ser utilizados como recursos metodológicos. Nesta vertente, e considerando a importância da Cartografia para a Geografia, focamos esse trabalho no exame do saber cartográfico presente na educação básica, notadamente na disciplina de Geografia, lecionada em turmas do ensino fundamental, anos finais. Teoricamente, foram discutidas questões inerentes à Geocartografia e à formação inicial do professor nos cursos de licenciatura plena em Geografia, considerando aspectos dessa formação e seus reflexos na prática docente no chão de sala, embasando a problemática de pesquisa nas dificuldades de formação e atuação pedagógica quanto ao ensino cartográfico e, por extensão, problematizando o ensino de Geografia a partir dessas dificuldades. Aliamos as contribuições teóricas com investigações em campo, considerando nosso recorte empírico (ensino fundamental, anos finais, ofertado no município de Pombal – PB), ouvindo e analisando a experiência de professores envolvidos nesse processo de ensino. Portanto, a natureza deste trabalho teve como objetivo investigar os saberes cartográficos relacionados ao ensino da Geografia Escolar. Nesse sentido, desenvolvemos uma análise da formação cartográfica do professor de Geografia, observando como se configura sua prática de ensino em relação a Cartografia Escolar, identificando possíveis dificuldades ou potencialidades no trabalho com essa temática. Por fim, propusemos elaborar uma abordagem teóricometodológica baseada na elaboração de sequências didáticas, visando oferecer um elemento norteador que possa vir a ser aplicado em sala de aula por professores que lecionam a disciplina de Geografia nos anos finais do ensino fundamental, tendo como enfoque a abordagem dos conhecimentos cartográficos.Dissertação Cartografia inclusiva: o uso de mapas táteis no ensino de geografia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-10-10) Santos, Bruno da Silva; Sousa, Silvio Braz de; https://orcid.org/0000-0002-9776-3295; http://lattes.cnpq.br/5542860613403348; Locatel, Celso Donizete; https://orcid.org/0000-0001-7006-1480; http://lattes.cnpq.br/2047387364725653; Nascimento, Rosemy da SilvaO ensino de Geografia é fundamental para formação cidadã dos nossos discentes. Docentes de Geografia, frequentemente fazem uso da Cartografia para evidenciar fenômenos no espaço geográfico, promovendo a compreensão do espaço vivido pelos nossos discentes. Reconhecendo a importância do ensino de Geografia, devemos considerar a existência de mudanças sociais que impactam diretamente no meio educacional, originando a problemática desta pesquisa, como o caso da conquista dos direitos das pessoas com deficiência. Nesse contexto, a presente pesquisa parte da seguinte questão: Tendo em vista que a Cartografia é uma representação gráfica, como se pode usá-la no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia, para discentes com deficiência visual? Buscando responder essa questão, a pesquisa tem como objetivo principal a construção de uma metodologia de ensino capaz de auxiliar a produção e aplicação de mapas táteis. Para tal, foi preciso debruçar-se em análises, efetuar entrevistas estruturadas com profissionais da educação e graduandos dos cursos de licenciatura em Geografia, realização de oficinas para produção de mapas táteis, fazendo uso das técnicas da Cartografia Tátil com os mais diversos públicos, para se obter informações necessárias para construção de um livro, que reúne desde a parte conceitual sobre deficiência e questões técnicas da Geografia e Cartografia, e a parte prática de como produzir recursos didáticos táteis para auxiliar os professores da educação básica.Dissertação Compreendendo a paisagem de Juazeiro do Norte (CE) manual do professor de geografia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-31) Sales, Maria Iraídes Rufino de; Sousa, Silvio Braz de; https://orcid.org/0000-0002-9776-3295; http://lattes.cnpq.br/5542860613403348; https://orcid.org/0000-0002-9300-4515; http://lattes.cnpq.br/8273710263844760; Morais, Hugo Arruda de; http://lattes.cnpq.br/9546392459265148; Almeida, Rherison Tyrone SilvaO estudo e compreensão das paisagens, bem como suas transformações são de grande relevância para o ensino de Geografia na educação básica. Diante das configurações educacionais exigidas pela nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é necessário que os professores tenham em mãos materiais para adequar os conteúdos do livro didático a realidade na qual os discentes estão inseridos. Entende-se que o ensino e aprendizagem de Geografia são alcançados a partir das metodologias propostas pelos professores. Estas são fundamentais na observação e investigação das diferentes situações e dos diversos fenômenos socioespaciais. Sendo assim, este relatório apresenta os procedimentos adotados para a confecção de um Manual para docentes, visando sugerir propostas metodológicas para aulas de Geografia voltados aos anos finais do ensino fundamental, com ênfase no 6º ano, em escolas localizadas em Juazeiro do Norte (CE). O Manual apresenta estratégias capazes de promover a interatividade e consequentemente a aprendizagem por meio de jogos, vídeos e fotografias, os quais se configuram como ferramentas muito importantes para o aprimoramento das habilidades exigidas pelo componente nessa fase. A partir da aplicação do produto descrito neste relatório técnico torna-se possível relacionar os objetos do conhecimento propostos pela BNCC à realidade dos estudantes do município mencionado, e assim, facilitar o processo, levando-os a compreender e analisar o conceito e as transformações da paisagem do seu lugar de vivência, tornando a aprendizagem prazerosa não só para o estudante, como também para o professor. Com o desenvolvimento do Manual e sua aplicação foi perceptível o aprimoramento da aplicação do conceito de paisagem no estudo do espaço local de Juazeiro do Norte (CE). Os estudantes ficaram atentos e participaram das aulas, aguçando a curiosidade sobre a história da cidade. Por meio da aplicação das propostas das sequências didáticas foi possível perceber interação entre os mesmos, o que contribuiu para que se tornassem protagonistas no processo de ensino e aprendizagem, amenizando a perda do tempo pedagógico, facilitando a capacidade de aprender e efetuar uma leitura da sua realidade no mundo.Dissertação A construção do jogo "Explorando a Paisagem": contribuições para o ensino de geografia(2017-11-23) Araújo, Elisabeth Cristina Dantas de; Troleis, Adriano Lima; Locatel, Celso Donizete; ; ; ; Ribeiro, Cynara Teixeira; ; Morais, Ione Rodrigues Diniz; ; Assis, Lenilton Francisco de; ; Goulart, Ligia Beatriz;O estudo que ora se apresenta tem como objetivo a criação do jogo intitulado “Explorando a Paisagem”, e a análise das suas contribuições para o ensino de geografia. A proposta é resultado das práticas docentes desenvolvidas em classes de 6º ano do ensino fundamental II, e se constitui um recurso didático inovador no processo de ensino e aprendizagem da ciência geográfica. Os pressupostos teóricos que envolvem a construção desse estudo e do jogo se pautam em autores que discutem o processo de alfabetização cartográfica, o conceito de paisagem e suas transformações ao longo do tempo, assim como faz uso das discussões sobre a teoria da Aprendizagem Significativa, a teoria das Inteligências Múltiplas, e os estudos sobre a importância do uso de jogos como importantes recursos didáticos no ensino de geografia. Em relação aos procedimentos metodológicos, o estudo e o jogo foram precedidos pelas pesquisas bibliográficas, observações de aulas de geografia em duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual do município de Natal/RN, assim como pela aplicação de questionários diagnósticos para o público discente, que nortearam o processo criativo do recurso. Assim, propomos que o jogo pode servir como uma ferramenta de aprendizagem importante para o ensino da ciência geográfica, auxiliando professores e alunos em suas construções conceituais e no desenvolvimento das suas habilidades em interpretar os diversos fenômenos cotidianos. Da mesma forma, concluímos que o jogo pode ser utilizado por professores de diferentes níveis de ensino, trazendo contribuições para a formação do raciocínio geográfico.Dissertação A construção do pensamento geográfico a partir do atlas escolar do município de Patos-PB: uma proposta de mediação para o ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-18) Monteiro, Wedell Jackson de Caldas; Vital, Saulo Roberto de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/7909201813762463; ; http://lattes.cnpq.br/4173747366585569; Diniz, Marco Túlio Mendonça; ; Moura, Marcelo de Oliveira; ; Bueno, Míriam Aparecida;No processo de ensino-aprendizagem, no tocante à Geografia Escolar, destaca-se uma diversidade de material didático elaborado para promover o ensino de Geografia no espaço escolar. A produção de livros no Brasil aparece como o principal recurso didático-pedagógico e são disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). Voltados para o ensino de Geografia nas escolas da rede pública de ensino, muitas vezes não trazem uma perspectiva de abordagem regional e muito menos local. Com base nessa realidade, este trabalho disponibiliza um Atlas Escolar, que aparece como produto central desta pesquisa e que discute a categoria geográfica “Lugar”. O Atlas Escolar do Município de Patos-PB tem como intuito atender às demandas curriculares do Ensino Fundamental, tornando-se um instrumento mediador entre o professor e o aluno. Diante disso, vale ressaltar que o campo de pesquisa da Geografia refere-se ao espaço geográfico, que, transformado e construído pelo ser humano, se relaciona com as diferentes escalas cartográficas em seus diferentes níveis, desde o local, o regional, o nacional até o global. Os procedimentos metodológicos da presente pesquisa são de natureza qualitativa, pois trata-se de analisar um objeto de estudo com suas especificidades, condicionantes e estruturas. Também foi realizada uma pesquisa por meio de revisão documental, bibliográfica e pesquisa de campo na zona rural e urbana do município. Com essa pesquisa, conseguimos demonstrar a importância do Atlas Escolar como recurso didático e pedagógico, capaz de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem na construção do raciocínio geográfico, associado ao desenvolvimento do pensamento espacial por meio de uma aprendizagem a partir do espaço vivido pelos sujeitos, contextualizando suas experiências cotidianas com o seu lugar de vivência. Por fim, disponibilizamos um material didático, formativo, que pode auxiliar o alcance dos objetivos da Geografia Escolar e suas aprendizagens no que se refere à educação do município de Patos-PB.Dissertação A construção e a aplicação do jogo "Expedição pelo relevo potiguar": uma contribuição para o ensino da geomorfologia escolar(2019-06-21) Nóbrega, André Elias de Oliveira; Troleis, Adriano Lima; ; ; Fernandez, Pablo Sebastian Moreira; ; Araújo, Maria Cristina Cavalcanti;O presente estudo tem como objetivo apresentar e analisar o processo de construção e aplicação do jogo “Expedição pelo Relevo Potiguar”, bem como as suas contribuições para o desenvolvimento de competências e habilidades que facilitem o ensino e a aprendizagem da Geografia no Ensino Médio. A proposta de construção e aplicação do referido jogo, desenvolvido na condição de recurso didático, para abordar a temática referente ao relevo do Rio Grande do Norte, advém de observações e práticas docentes vivenciadas e foi embasada pelas concepções teóricas e metodológicas da Teoria da Aprendizagem Significativa e pelas experiências de outros teóricos que discutem o processo de ensino-aprendizagem, o uso de jogos didáticos e o ensino de Geografia. Em relação aos procedimentos metodológicos, a estruturação e as aplicações do jogo foram precedidas e subsidiadas por pesquisas bibliográficas e pela realização de observações e de aulas expositivas dialogadas em duas turmas de Ensino Médio de uma escola pública estadual do município de Natal/RN. Após as aplicações, os dados obtidos foram sistematizados conforme as impressões do professor e dos alunos, possibilitando verificar e analisar as potenciais contribuições do jogo para o processo de ensino-aprendizagem em Geografia. Assim, com base nos resultados e nas experiências vivenciadas durante as aplicações, consideramos que o jogo “Expedição pelo Relevo Potiguar” se mostrou um recurso didático colaborativo e envolvente, que possibilita ao professor direcionar o processo de aprendizagem e mensurar, mediante ao desenvolvimento de competências e habilidades, a assimilação dos conhecimentos geográficos pelos alunos.Dissertação O conteúdo de energia eólica no ensino de Geografia(2018-01-16) Araújo, Carlos Eduardo de; Costa, Diógenes Felix da Silva; Silva, Jeane Medeiros; ; ; ; Araújo, Sandra Kelly de; ; Pereira Neto, Manoel Ciricio;No âmbito da geografia escolar, o conteúdo energia eólica se destaca na compreensão da sua necessidade como fonte de energia, sua importância para vida em sociedade e para as atividades humanas, possuindo forte relação com o espaço geográfico. Dentro da perspectiva espacial, esse conteúdo relaciona-se com diferentes aspectos da realidade - economia, política, ambiente, sociedade, cultura etc. Situá-lo na perspectiva espacial e trabalhando sua espacialidade, suas implicações socioambientais e suas relações com as dimensões da realidade, resultará na sua compreensão como inerente no entendimento do espaço geográfico. Diante disso, esta pesquisa propõe-se a analisar o conteúdo da energia eólica e seu desenvolvimento no ensino de geografia. Além de a entender como se apresenta esse conteúdo no ensino de geografia, a relação entre este e o professor e as relações intensas com a metodologia e os recursos de ensino, Este trabalho justifica-se como a contribuição que a pesquisa poderá trazer para a compreensão das relações que envolvem esses variados elementos do processo de ensino. O percurso metodológico dá-se, inicialmente, com o levantamento bibliográfico, seguido de análise do conteúdo de energia eólica presente nos livros didáticos e de aplicação de questionário com professores de geografia. Apesar da importância da energia eólica enquanto atividade econômica em expansão, sua abordagem na geografia escolar ainda possui lacunas em não apresentar sua espacialidade e seus impactos socioambientais, cruciais para entendê-lo dentro da perspectiva geográfica. O conteúdo de energia eólica presente em livros didáticos atuais também necessita de complementação, principalmente no que se refere a materiais que foquem esse tema na perspectiva geográfica, principalmente outros recursos de ensino, como paradidáticos, mapas, e jogos, além de novas metodologias.Dissertação Correlações entre os ciclos solares e o regime pluviométrico na Região Geográfica Intermediária de Caicó/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-21) Monteiro, Francisco; Lucena, Rebecca Luna; ; http://lattes.cnpq.br/7007364724379098; ; http://lattes.cnpq.br/7080733699423366; Souza, José João Lelis Leal de; ; http://lattes.cnpq.br/4029385395680758; Ferreira, Almir Miranda; ; http://lattes.cnpq.br/3629977616173575; Moura, Marcelo de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/9288185279020542Neste estudo foram utilizadas séries temporais de precipitação pluviométrica dos municípios de Caicó, Florânia e Cruzeta bem como a série histórica de manchas solares, para analisar e compreender se existe alguma relação entre essas duas variáveis e suas repercussões no semiárido do estado do Rio Grande do Norte, especificamente na região intermediária de Caicó. O período analisado foi de 1913 a 2019. Os dados de precipitação foram obtidos na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER), na Estação Climatológica do Seridó (CP) e no Banco de dados Meteorológicos do instituto Nacional de Meteorologia (BDMEP). Os dados de atividade solar foram obtidos junto ao Observatoire Royal de Belgique, (ORB). Para análise dos dados, utilizaram-se técnicas da estatística descritiva, probabilidade, tempo de retorno, desvio acumulado, além do teste estatístico não paramétrico de Mann-Kendall e da análise de correlação de Pearson. Os resultados mostraram elevada amplitude tanto para a precipitação quanto para a atividade solar. O resultado da correlação da atividade solar e precipitação encontrado para a série histórica (1913-2019) foi de de r -0,2 (teste t 0,05), apresentando uma correlação fraca para a série completa. Alguns ciclos , no entanto apresentaram forte correlação com os valores de precipitação. Como a análise entre atividade solar x precipitação apresentou fraca correlação, partimos para uma segunda etapa de análise de dados, desta vez, para verificar possível correlação entre as teleconexões (ENOS e GRADM) e as chuvas na RGIC. Os resultados da correlação de Pearson para GRADM x Chuva na RGIC foi de 0,47 e para ENOS x Chuva na RGIC foi de 0,28, com nível de confiança de 99% para ambos. Logo, o Dipolo do Atlântico quando comparado com os valores anuais de chuva na RGIC, apresentou maior correlação com estas do que os fenômenos El Nino e La Nina e as manchas solares. Porém não podemos continuar deixando as variáveis extra-terrestres de fora dos estudos climáticos, uma vez que este trabalho trouxe luz para a compreensão da complexidade de fatores responsáveis pela alta variabilidade da precipitação na área de estudo (RGIC).Dissertação A criação do jogo "Geo Stories" como linguagem para ensinar e aprender geografia através de enigmas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-31) Santos, Igor Silvestre dos; Araújo, Maria Cristina Cavalcanti; https://orcid.org/0000-0002-3566-9914; http://lattes.cnpq.br/7923020450041188; https://orcid.org/0009-0004-6012-2197; http://lattes.cnpq.br/0741411002835840; Troleis, Adriano Lima; Moreira, Marianna FernandesA imaginação desempenha um papel importante no cotidiano, sendo utilizada em diversas situações, desde a orientação espacial até a criação de narrativas. Dentro desse cenário, os jogos são amplamente explorados como forma de entretenimento entre amigos, familiares ou em plataformas digitais. Dada essa relevância, estabelecer uma conexão entre imaginação, jogos e educação, por meio de abordagens metodológicas de ensino-aprendizagem, torna-se essencial na escola contemporânea. A Geografia se relaciona naturalmente a esses elementos, porém, muitos educadores ainda aderem a métodos tradicionais de ensino focados na simples transmissão de conhecimento, sem considerar a introdução de linguagens criativas que também promovam a aprendizagem. Este trabalho propõe o desenvolvimento do jogo "Geo Stories" como uma linguagem inovadora para o ensino e a aprendizagem de conceitos e conteúdos geográficos, utilizando enigmas temáticos. Além disso, buscou-se explorar a importância dos jogos com propósitos educacionais no ensino de Geografia e explorar como a Teoria da Aprendizagem Significativa, a Teoria das Múltiplas Inteligências e as Metodologias Ativas e Cooperativas se relacionam com a utilização de jogos como ferramenta pedagógica. A Metodologia adotada incluiu uma revisão bibliográfica sobre a relação entre jogos e o ensino de Geografia, destacando a relevância das teorias e metodologias de aprendizagem mencionadas. O conteúdo sobre Globalização foi escolhido como tema central das aulas expositivas e, consequentemente, do jogo. Com o plano de aula elaborado, o jogo foi aplicado em sala de aula, sendo posteriormente avaliado em todas as suas etapas. Apesar dos desafios enfrentados, o jogo mostrou-se eficaz no cumprimento de seus objetivos, consolidando o aprendizado sobre Globalização de maneira interativa e ativa, promovendo a interação entre os alunos, o professor e o conhecimento.Dissertação A elaboração de um livro paradidático como proposta metodológica para o ensino de Geografia(2018-10-18) Faria, Andressa Carla Nóbrega de Azevedo; Morais, Ione Rodrigues Diniz; ; ; Queiroz, Alexsandra Fernandes de; ; Araújo, Sandra Kelly de;Este trabalho constitui-se de um relatório técnico-científico, e de um livro paradidático que versa sobre a Geografia Urbana de Timbaúba dos Batistas. Partindo do princípio de que a Educação Geográfica se baseia em conhecer a realidade local e poder comparar com outras realidades de diferentes escalas, buscamos com esta produção atribuir significado ao conhecimento do lugar de origem dos alunos. Os livros didáticos adotados nas escolas não contextualizam essa realidade, devido a sua escala de abrangência nacional. A pesquisa desenvolvida objetivou a produção de um livro paradidático, voltado para o 6o ano do Ensino Fundamental, que consiste em uma contribuição ao ensino acerca de abordagens conceituais sobre lugar e paisagem. Como resultado da pesquisa, foi produzido do livro intitulado Pelas Trilhas da cidade: a geografia urbana de Timbaúba dos Batistas organizado em cinco capítulos que contemplam a formação socioespacial, a configuração urbana, principais manifestações culturais, a figura artística de Elino Julião, e uma proposta metodológica, com sugestões de atividades a serem desenvolvidas com os alunos. A escrita deste livro paradidático consiste em um esforço de contribuir para o ensino na perspectiva da Educação Geográfica e da Geografia Escolar, ou seja, de um conteúdo que assuma importância e significado para o aluno por tratar da realidade do local onde ocorrem suas vivências, e para o aprimoramento das práticas pedagógicas.Dissertação Elaboração do livro didático: Geografia do Seridó potiguar(2019-12-16) Araújo, Francisco Hermínio Ramalho de; ; ; Troleis, Adriano Lima; ; Araújo, Raimundo Lenilde de;O conhecimento geográfico surge nos primórdios da humanidade sendo baseado na observação e na experiência. Essa forma de conhecimento antecede a chamada Geografia científica que só se tornou um conhecimento sistematizado no século XIX com os trabalhos de Humboldt e Ritter. No Brasil, a Geografia já era parte integrante dos currículos da educação básica antes da sua institucionalização como ciência. Sua consolidação como disciplina ocorreu no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, em 1837 e só veio tornar caráter científico com a criação do primeiro Departamento de Geografia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo em 1934. Uma das primeiras formas de institucionalização do saber geográfico no Brasil ocorreu através do livro didático que se apresenta como o material mais utilizado pelos professores e alunos nas escolas de ensino básico do Brasil, especialmente nas escolas da rede pública. Percebe-se que os livros didáticos de Geografia utilizados no Brasil abordam conteúdos generalizados que, na maioria das vezes, não abordam os conteúdos específicos de algumas regiões. Nesse sentindo, os livros regionais surgem com o intuito de servir de auxiliares aos livros didáticos disponibilizados pelo Ministério da Educação nas escolas públicas. Diante a bibliografia analisada, percebe-se a importância de trabalhar a geografia regional com exemplos locais em sala de aula. Foi constatado que no Rio Grande do Norte existem poucos exemplares de materiais didáticos regionais de Geografia e quando se trata do Seridó Potiguar, não existem materiais didáticos que reproduzem as características peculiares da região em um livro didático de Geografia. A partir dessa afirmativa, o presente trabalho teve como objetivo elaborar um material textual que verse sobre a Geografia do Seridó Potiguar voltado para os estudantes do ensino fundamental. Do ponto de vista metodológico essa pesquisa foi trabalhada com método indutivo utilizando a abdução, trabalhando com temas locais para que o aluno possa entender os conhecimentos gerais. Desse modo, esse trabalho estruturou-se nas seguintes fases: observações empíricas dos fenômenos, pesquisas bibliográficas, trabalho de campo e produção do material. Com base nos dados dessa pesquisa, foi elaborado o livro didático intitulado “Geografia do Seridó Potiguar” que apresenta os aspectos físico-naturais e sociais da região buscando reproduzir conteúdos locais voltados para o ensino fundamental. O livro produzido traz uma abordagem para o ensino de Geografia promovendo uma análise sistêmica dos conteúdos, apresentando uma integração entre os conteúdos físico-naturais e sociais com um enfoque regional que atenta para as especificidades da região Seridó Potiguar.Dissertação Ensino de geografia e experiência metodológica com a produção de livros digitais: é com um clique que se vira a página?(2018-12-17) Silva, Jemima Silvestre da; Silva, Jeane Medeiros; ; ; Melo, Evaneide Maria de; ; Morais, Ione Rodrigues Diniz;O ensino de Geografia na atualidade tem impelido o professor a práticas que aproximem o aluno do conhecimento através de uma aprendizagem em que ele seja o protagonista e haja valorização dos saberes e talentos individuais, assim como o desenvolvimento da cidadania. Nesse sentido, a presente pesquisa visa aprimorar a prática docente pelo intermédio de uma metodologia para produção de livro digital no ensino da Geografia que propicie a aprendizagem significativa e colaborativa. Para tanto, o trabalho ora apresentado objetivou produzir um material pedagógico, para professores do Ensino Médio, que contém uma proposta metodológica de produção de livro digital para o ensino de Geografia e, para além disso, experiênciar e avaliar suas contribuições no processo de ensino-aprendizado de Geografia. Enfocamos a aprendizagem dos conteúdos geográficos, em especial a cidade, em uma proposta interdisciplinar que utiliza as TIC, assim como, a leitura e a escrita para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas dos jovens na atualidade, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia (1998). Entre elas, a compreensão ampla da realidade, o domínio de categorias, conceitos e procedimentos básicos e explicações do conhecimento geográfico sobre a realidade do aluno e global. A pesquisa foi realizada com os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Rui Barbosa, localizada na cidade de Tibau/RN. A metodologia se desenvolveu em três etapas: revisão bibliográfica e planejamento das ações; ações desenvolvidas com os alunos para a produção do livro digital; análise da metodologia de produção do livro digital no ensino de Geografia. Ao longo do desenvolvimento e da aplicação da metodologia, percebemos que a produção de livros digitais pode contribuir positivamente para o ensino da Geografia no contexto pesquisado já que o método prioriza o protagonismo do aluno, valoriza seus conhecimentos e a eles acrescenta novos conhecimentos geográficos, aperfeiçoa competências e habilidades e, sobretudo, torna a aprendizagem significativa.Dissertação O ensino no cenário da pós-graduação em Geografia no Brasil(2018-10-10) Curvelo, Mabely Carlos da Silva; Morais, Ione Rodrigues Diniz; ; ; Dantas, Eugenia Maria; ; Melo, Evaneide Maria de;Esta pesquisa tem por objetivo analisar a inserção da temática Ensino de Geografia no âmbito da pós-graduação no Brasil. Nessa perspectiva, delineamos a trajetória da pós-graduação brasileira stricto sensu, em específico a pós-graduação em Geografia no contexto nacional. Como procedimentos metodológicos, utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental, cujas principais fontes foram documentos da CAPES e do CNPq, além de sites das universidades e de produções bibliográficas. Os resultados obtidos indicam que o processo de organização e avaliação de cursos e programas, desenvolvidos pelos órgãos de fomento, contribuiu significativamente para a expansão e consolidação dos programas de pós-graduação em Geografia pelo Brasil, bem como favoreceu a inserção da temática Ensino. Para o desenvolvimento deste estudo, a pesquisa bibliográfica permitiu verificar os campos temáticos mais discutidos da Geografia, observando que esta temática está diretamente vinculada ao campo de investigação científica. Por meio dos dados obtidos, constata-se a crescente preocupação com o Ensino de Geografia. Nesse sentido, o texto apresenta uma discussão que caracteriza o Ensino da Ciência Geográfica e suas linguagens e, na sequência, é feita uma exposição da trajetória da institucionalização da pós-graduação em geografia, estabelecendo uma associação entre o Ensino de Geografia e a pós-graduação.
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