GEOPROF - Mestrado Profissional em Geografia
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/23678
Navegar
Navegando GEOPROF - Mestrado Profissional em Geografia por Autor "Almeida, Rherison Tyrone Silva"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Bioma Caatinga no ensino de geografia: uma proposta de cartilha didático pedagógica para o ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-03) Medeiros Júnior, Valter Borman de; Sousa, Silvio Braz de; https://orcid.org/0000-0003-4010-1247; http://lattes.cnpq.br/0394769464553175; Morais, Hugo Arruda de; https://orcid.org/0000-0002-5126-4124; http://lattes.cnpq.br/9546392459265148; Almeida, Rherison Tyrone Silva; https://orcid.org/0000-0002-9784-1927; http://lattes.cnpq.br/8902184066848136A temática abordada no presente estudo é inerente ao processo de ensino e aprendizagem dos objetos de conhecimento de Geografia, especificamente, ao conteúdo que se reporta aos estudos do bioma Caatinga. Ao ensinar este componente curricular, nos anos finais do Ensino Fundamental, não se conseguia identificar no material disponível, uma seleção e organização de conteúdos significativos e socialmente relevantes para serem trabalhados com os discentes. Partindo dessa problemática, surge a seguinte questão: o que fazer para que os discentes dos anos finais do ensino fundamental tenham acesso a conteúdo de sua realidade enquanto sujeitos originários da Caatinga? Assim, propusemos como objetivo de pesquisa produzir uma cartilha com imagens e informações da paisagem local, tecendo uma ponte entre as informações que se tem sobre esse espaço e o que dizem os conceitos teóricos sobre o bioma. A metodologia usada para a consecução desse objetivo, por se tratar de uma abordagem qualitativa foram: a coleta dos dados que se deu através das técnicas de aplicação de questionário semiestruturado, análise documental e pesquisa bibliográfica. Os colaboradores da pesquisa são um grupo de vinte professores de Geografia de diferentes escolas localizadas no contexto geográfico do bioma em estudo. Para abordagem conceitual dos termos como sertão, lugar, paisagem, flora e fauna, são utilizadas as discussões de Tricart (1982), Relph, (1979) Santos e Chiapeti (2011); o conceito de caatinga é dado por Alves (2007). Para a construção da cartilha, foi realizada a visita exploratória ao locus para a captação de fotografias, que, associada às pesquisas bibliográfica e documental, dão sustentação ao objeto de pesquisa. Espera-se desse modo, que o produto final possa contribuir com o ensino do bioma Caatinga a partir de uma nova compreensão de espaço, lugar, paisagem, fauna e flora, que não conseguimos encontrar nos livros didáticos de Geografia.Dissertação Compreendendo a paisagem de Juazeiro do Norte (CE) manual do professor de geografia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-31) Sales, Maria Iraídes Rufino de; Sousa, Silvio Braz de; https://orcid.org/0000-0002-9776-3295; http://lattes.cnpq.br/5542860613403348; https://orcid.org/0000-0002-9300-4515; http://lattes.cnpq.br/8273710263844760; Morais, Hugo Arruda de; http://lattes.cnpq.br/9546392459265148; Almeida, Rherison Tyrone SilvaO estudo e compreensão das paisagens, bem como suas transformações são de grande relevância para o ensino de Geografia na educação básica. Diante das configurações educacionais exigidas pela nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é necessário que os professores tenham em mãos materiais para adequar os conteúdos do livro didático a realidade na qual os discentes estão inseridos. Entende-se que o ensino e aprendizagem de Geografia são alcançados a partir das metodologias propostas pelos professores. Estas são fundamentais na observação e investigação das diferentes situações e dos diversos fenômenos socioespaciais. Sendo assim, este relatório apresenta os procedimentos adotados para a confecção de um Manual para docentes, visando sugerir propostas metodológicas para aulas de Geografia voltados aos anos finais do ensino fundamental, com ênfase no 6º ano, em escolas localizadas em Juazeiro do Norte (CE). O Manual apresenta estratégias capazes de promover a interatividade e consequentemente a aprendizagem por meio de jogos, vídeos e fotografias, os quais se configuram como ferramentas muito importantes para o aprimoramento das habilidades exigidas pelo componente nessa fase. A partir da aplicação do produto descrito neste relatório técnico torna-se possível relacionar os objetos do conhecimento propostos pela BNCC à realidade dos estudantes do município mencionado, e assim, facilitar o processo, levando-os a compreender e analisar o conceito e as transformações da paisagem do seu lugar de vivência, tornando a aprendizagem prazerosa não só para o estudante, como também para o professor. Com o desenvolvimento do Manual e sua aplicação foi perceptível o aprimoramento da aplicação do conceito de paisagem no estudo do espaço local de Juazeiro do Norte (CE). Os estudantes ficaram atentos e participaram das aulas, aguçando a curiosidade sobre a história da cidade. Por meio da aplicação das propostas das sequências didáticas foi possível perceber interação entre os mesmos, o que contribuiu para que se tornassem protagonistas no processo de ensino e aprendizagem, amenizando a perda do tempo pedagógico, facilitando a capacidade de aprender e efetuar uma leitura da sua realidade no mundo.Dissertação Guia didático-pedagógico: por uma cartografia cidadã no ensino médio de Araguaína (TO)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-04) Sousa, Alexsandra Bezerra de; Sousa, Silvio Braz De; https://orcid.org/0000-0002-9776-3295; http://lattes.cnpq.br/5542860613403348; https://orcid.org/0000-0002-4471-7308; http://lattes.cnpq.br/1716564808619228; Costa, Diogenes Felix da Silva; https://orcid.org/0000-0002-4210-7805; http://lattes.cnpq.br/4149669138364420; Almeida, Rherison Tyrone Silva; https://orcid.org/0000-0002-9784-1927; http://lattes.cnpq.br/8902184066848136Nas últimas décadas, as discussões e práticas em torno do ato de mapear ganharam novas perspectivas que exploram as práticas cotidianas de indivíduos e comunidades que produzem e vivenciam o espaço. Essas novas perspectivas também influenciaram o ensino de cartografia nas escolas, que antes era voltado apenas para a formação do aluno como leitor crítico dos produtos cartográficos. Com base nos estudos de Cavalcanti (2009), Acselrad (2008, 2010, 2013), Almeida (2010), Richter (2010, 2011), Carvalho (2016), Seemann e Carvalho (2017), Gomes (2017), entre outros, refletimos sobre como as novas práticas cartográficas - ancoradas no mapeamento como um processo, cujos principais agentes são os indivíduos e as comunidades produtoras de territórios e suas territorialidades - podem ser um recurso com potencial de ressignificar o ensino de cartografia e ampliar sua inserção nas escolas. Com esse olhar, objetivamos elaborar um guia didático que oriente os professores de geografia do ensino médio para a prática dos novos fazeres cartográficos, explorando-os como metodologia para o ensino de geografia. O “Guia didático: por uma cartografia cidadã no ensino médio de Araguaína (TO)” é o resultado de ampla investigação e discussão baseadas nos autores antes citados, além de documentos oficiais sobre educação, como a BNCC (2018) e os Referenciais Curriculares para o Ensino Médio do Tocantins (2022), e as entrevistas com professores de geografia de escolas públicas estaduais de ensino médio localizadas no município de Araguaína, Tocantins. Este produto educacional fornece aos professores conhecimentos e estratégias de ensino que exploram as representações do espaço vivido e concebido pelos alunos, permitindo que professores e alunos se familiarizem com o objeto de estudo. Portanto, a ampliação das novas práticas cartográficas como estratégia metodológica de aprendizagem pode se tornar base para a formação de uma consciência espacial e, consequentemente, do raciocínio geográfico, ao permitir uma atuação ativa tanto do professor como do aluno na realização do mapeamento.Dissertação Representação espacial e ensino de geografia: manual instrucional de construção e operacionalização de maquetes de relevo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-29) Claudino Neto, Manoel; Sousa, Silvio Braz de; https://orcid.org/0000-0002-9776-3295; http://lattes.cnpq.br/5542860613403348; http://lattes.cnpq.br/6366288321163757; Costa, Diogenes Felix da Silva; Almeida, Rherison Tyrone SilvaÉ indiscutível a importância da Geografia escolar na formação dos discentes, pois essa disciplina oferece ferramentas, dentre elas as cartográficas, que auxiliam os discentes a realizar a leitura do espaço geográfico local/global, compreendendo assim as relações que se estabelecem na sociedade. Os modelos tridimensionais físicos (maquetes), que derivam dos produtos cartográficos, estabelecem-se como ferramenta didática capaz de mobilizar conhecimentos, particularmente no que diz respeito à compreensão e leitura do espaço geográfico em escala local, regional e global, sejam de perspectivas naturais como análises geomorfológicas ou sociais. Na BNCC, o ensino de Geografia visa, entre outros objetivos, aproximar os discentes da compreensão do espaço vivido, das interações sociais e naturais no ambiente em que estão inseridos, promovendo um olhar crítico e participativo. Apesar da determinação da BNCC de valorização do espaço local, os materiais oficiais (livros didáticos) possuem ausência de conteúdos físicos naturais do Rio Grande do Norte. Partindo dessa problemática, o presente trabalho apresenta proposições metodológicas para o ensino de Geografia a partir da construção e operacionalização de maquetes de relevo. Desse modo, a pesquisa apresenta a seguinte questão: como abordar o componente físico-natural relevo nas aulas de Geografia, atendendo às especificidades geográficas do Rio Grande do Norte? Almejando responder a essa indagação, a pesquisa tem como objetivo desenvolver um recurso didático para o ensino de Geografia, tendo como produto um manual instrucional de construção e operacionalização de maquetes de conhecidas feições geomorfológicas potiguares: Pico do Cabugi, Morro do Careca e Serra de Santana. Para tal finalidade, foram realizadas pesquisas bibliográficas, análises documentais, oficinas de produção de maquetes com discentes do ensino fundamental e entrevistas semiestruturadas. Os resultados encontrados mostram que o manual apresenta um impacto positivo na aprendizagem dos discentes, promovendo um engajamento ativo e uma exploração prática e visual dos conceitos geomorfológicos ligados ao conhecimento da geomorfologia potiguar.