GEOPROF - Mestrado Profissional em Geografia
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Navegando GEOPROF - Mestrado Profissional em Geografia por Autor "Assis, Lenilton Francisco de"
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Dissertação A construção do jogo "Explorando a Paisagem": contribuições para o ensino de geografia(2017-11-23) Araújo, Elisabeth Cristina Dantas de; Troleis, Adriano Lima; Locatel, Celso Donizete; ; ; ; Ribeiro, Cynara Teixeira; ; Morais, Ione Rodrigues Diniz; ; Assis, Lenilton Francisco de; ; Goulart, Ligia Beatriz;O estudo que ora se apresenta tem como objetivo a criação do jogo intitulado “Explorando a Paisagem”, e a análise das suas contribuições para o ensino de geografia. A proposta é resultado das práticas docentes desenvolvidas em classes de 6º ano do ensino fundamental II, e se constitui um recurso didático inovador no processo de ensino e aprendizagem da ciência geográfica. Os pressupostos teóricos que envolvem a construção desse estudo e do jogo se pautam em autores que discutem o processo de alfabetização cartográfica, o conceito de paisagem e suas transformações ao longo do tempo, assim como faz uso das discussões sobre a teoria da Aprendizagem Significativa, a teoria das Inteligências Múltiplas, e os estudos sobre a importância do uso de jogos como importantes recursos didáticos no ensino de geografia. Em relação aos procedimentos metodológicos, o estudo e o jogo foram precedidos pelas pesquisas bibliográficas, observações de aulas de geografia em duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual do município de Natal/RN, assim como pela aplicação de questionários diagnósticos para o público discente, que nortearam o processo criativo do recurso. Assim, propomos que o jogo pode servir como uma ferramenta de aprendizagem importante para o ensino da ciência geográfica, auxiliando professores e alunos em suas construções conceituais e no desenvolvimento das suas habilidades em interpretar os diversos fenômenos cotidianos. Da mesma forma, concluímos que o jogo pode ser utilizado por professores de diferentes níveis de ensino, trazendo contribuições para a formação do raciocínio geográfico.Dissertação O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e suas repercussões na avaliação da aprendizagem de Geografia(2017-11-24) Oliveira Júnior, Roberto José de; Locatel, Celso Donizete; ; ; Assis, Lenilton Francisco de; ; Nonato Júnior, Raimundo;Pensar em avaliação no ensino de Geografia também é pensar a docência e seus contextos socioeducativos, o que inclui o espaço e a cultura escolar, o tempo e os sujeitos envolvidos nessa tessitura. Ao considerar os estudos a respeito da prática docente e avaliação da aprendizagem, o presente trabalho tem como objetivo analisar a influência do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nos procedimentos de avaliação utilizados por professores de Geografia, em turmas concluintes do Ensino Médio de escolas públicas de Natal-RN. Para isso, o trabalho se fundamenta teoricamente em autores que estão na interface entre a Geografia, o ensino, e a educação, a exemplo de estudiosos como Santos (2006), Morin (2014), Cavalcanti (1998), Vesentini (2009/2013), Tardif (2002), Zabala (1998), Luckesi (2011) e Libâneo (2013). O estudo foi desenvolvido a partir de pesquisa exploratória realizada em cinco escolas públicas de Natal-RN, com participação de 5 professores de Geografia e 218 estudantes concluintes do Ensino Médio. Metodologicamente foi realizado levantamento de dados nos microdados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e, com a finalidade de definir o recorte empírico, foi utilizada a técnica da amostragem probabilística para escolha das escolas pesquisadas. Utilizamos a abordagem qualitativa para a coleta e tratamento dos dados, obtidos por meio de observação participante; uso de diário de campo; questionários aplicados com estudantes; entrevistas semiestruturadas com professores de Geografia; coleta e análise documental. O contato com o espaço escolar e os resultados obtidos mostraram que, com embasamento nos direcionamentos propostos pelo Novo ENEM, é possível se pensar em procedimentos e estratégias de avaliação mais contextualizadas com a realidade vivida nas escolas públicas. Todavia, constatou-se a existência de desafios consideráveis quando relacionamos a proposta de avaliação preconizada no Novo ENEM e os registros verificados nas escolas públicas participantes da pesquisa, assim como nos relatos expostos pelos estudantes e docentes dessas instituições: condições infraestruturais que não potencializam o ensino e a aprendizagem, ausência de atividades de formação continuada para os docentes (principalmente relacionadas à avaliação da aprendizagem e sobre o ENEM), entre outros desafios. Portanto, ações pedagógicas e de pesquisas, as quais busquem investigar os processos de avaliação no ensino e na aprendizagem de Geografia, são fundamentais, pois contribuem para reflexão crítica e direcionam/sensibilizam um processo formativo mais significativo de construção do conhecimento geográfico nas escolas de Educação Básica.