GEOPROF - Mestrado Profissional em Geografia
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/23678
Navegar
Navegando GEOPROF - Mestrado Profissional em Geografia por Autor "Ataíde, Solange Maria Miranda Fernandes de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação O vídeo como linguagem (do) no ensino de geografia: uma proposta de estudo da paisagem na E.E. Professor José Fernandes Machado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-01-27) Ataíde, Solange Maria Miranda Fernandes de; Fernandez, Pablo Sebastian Moreira; http://lattes.cnpq.br/1897351088415800; https://orcid.org/0000-0001-5524-8896; http://lattes.cnpq.br/7736249355112489; Chaves, Ana Paula Nunes; Nunes, Flaviana GasparottiA presente dissertação tem como tema central a utilização do vídeo enquanto linguagem e recurso instrumental para o ensino e aprendizagem do conceito de Paisagem na Geografia no Ensino Médio. Reflete sobre a inserção e impactos das técnicas e tecnologias de produção, reprodução e circulação de imagens na sociedade, sobretudo na escola – evidenciada pela velocidade com que a informação circula – o que dificulta que os jovens escolares consolidem e deem sentido às suas experiências e conhecimentos. Vivemos em um mundo onde as “transformações aceleradas” se evidenciam mediante à revolução técnica, científica e informacional e ao surgimento da globalização. Tais transformações se demonstram bastante dinâmicas – nas relações educacionais, políticas, econômicas e sociais – e que se intensificaram com o advento da pandemia provocada pelo SARS-CoV-2 (COVID-19), acelerando assim, o processo de convergência digital nos vários aspectos e práticas mundiais. Expõe dentro dessa conjuntura, um estudo teórico da Paisagem no contexto da Geografia acadêmica e escolar, assim como sua abordagem a partir da linguagem do vídeo (imagens e sons), direcionando suas potencialidades em processos de construção do conhecimento através de experiências com a produção (captação, edição e circulação), considerando o desenvolvimento de habilidades e competências no campo da aprendizagem. Para tanto, esta dissertação propõe a linguagem do vídeo como produto central e seus subprodutos, sejam eles: oficinas com produção de vídeos captados e editados pelos estudantes e a mostra de vídeos acessível à comunidade escolar. Demonstra que a importância da linguagem do vídeo se confirma ao compreender que o processo de ensino e aprendizagem pode se dar também pelas inspirações, sensações, imaginações, afetos, olhares, sons, vivências que se agregam ao processo educativo através da potencialização das práticas de ensinar e aprender. Por fim, faz uma reflexão sobre o elo de parceria entre professores e estudantes na construção de conhecimentos através do uso desta linguagem no ambiente escolar e nos espaços não formais de aprendizagem.