LAIS - Livros eletrônicos
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Navegando LAIS - Livros eletrônicos por Autor "Coutinho, Karilany Dantas"
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Livro Design instrucional para cursos a distância: um guia para a construção de material didático do AVASUS(EDUFRN, 2016) Burlamaqui, Akynara Aglaé; Dias, Aline de Pinho; Oliveira, Carlos Alberto Pereira de; Gusmão, Cristine Martins Gomes de; Nagem, Danilo Alves Pinto; Lins, Hertz Wilton de Castro; Silva Júnior, José Adailton da; Machiavelli, Josiane Lemos; Araújo, Kaline Sampaio de; Coutinho, Karilany Dantas; Cortez, Lyane Ramalho; Oliveira Junior, Mauricio da Silva; Valentim, Ricardo Alexsandro de MedeirosÉ com grande satisfação que apresentamos este manual. Ele tem a finalidade de fornecer orientações básicas sobre a construção de material didático para a educação a distância. A educação a distância tem eculiaridades que exigem maiores cuidados no que se refere à comunicação e utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem, considerando ainda as estratégias pedagógicas necessárias para a construção do conhecimento. Nesse sentido, uma construção criteriosa do material didático é essencial, uma vez que é por meio dele que o itinerário formativo, as estratégias pedagógicas, a comunicação, interação e interatividade com o aluno poderão acontecer. Apresentamos, neste material, orientações e estratégias de como o conteudista poderá de senvolver seu material de forma a atender as especificidades da modalidade a distância e do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS). Assim, trataremos de aspectos relacionados à estrutura didática dos módulos, ao tipo de linguagem que deve ser empregada, aos recursos utilizados para apresentar informações adicionais ao módulo, à estrutura e dimensão do módulo, ao referenciamento, à sugestão de uso de recursos tecnológicos, ao guia para elaboração de questões, ao modelo de caso clínico, aos critérios de validação dos módulos e à visão geral do processo de produção do material. Todas essas orientações objetivam possibilitar que o aluno seja protagonista de seu processo de aprendizagem, realizando transformações positivas nos serviços de saúde ao quais está vinculado. É indispensável que você leia com pletamente este manual para assim compreender a filosofia, metodologia e organização que queremos construir juntos no AVASUS. Desejamos a todos a construção de um material didático vivo, que permita aos alunos um itinerário exitoso, que garanta uma Educação Permanente em Saúde, supra as necessidades de aperfeiçoamento e, assim, fortaleça a aten ção no âmbito da saúde em nosso paísLivro Gestão e Inovação em Saúde: o que estamos fazendo na EBSERH(SEDIS, 2018) Guerra Neto, Custódio Leopoldino de Brito; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; Hékis, Hélio Roberto; Coutinho, Karilany Dantas; Nagem, Danilo Alves Pinto; Oliveira, Carlos Alberto Pereira deA partir de 2010, um conjunto de medidas passou a ser implementado, por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF), na perspectiva de superar a precariedade na infraestrutura física e tecnológica dos serviços hospitalares. A despeito desses esforços, situações como a precarização da força de trabalho, vivenciada no âmbito desses serviços ao longo dos últimos 20 anos, e modelos de gestão incipientes impactaram negativamente em sua capacidade de manter padrões de excelência no processo assistencial, de ensino, pesquisa e extensão. Nesse contexto, o governo federal propôs um projeto nacional dirigido aos hospitais universitários federais com o intuito de fortalecer e qualificar seu protagonismo na implementação das políticas de saúde, educação, ciência e tecnologia. Assim, foi criada a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em 15 de dezembro de 2011, por meio da Lei Federal nº 12.550, com o objetivo de dar prosseguimento ao processo de recuperação dos Hospitais Universitários Federais (HUF). A função da Ebserh junto aos HUF é definir diretrizes, aportar gestão e recursos (financeiros, humanos, infraestruturais e tecnológicos). Junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), é prestar assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade, em nível de excelência. Junto à universidade, é fornecer um cenário de prática adequado ao ensino, à pesquisa, à extensão e à formação de pessoas no campo da saúde, para docentes e discentes, o que vem ao encontro da proposta do Mestrado Profissional titulado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) como Programa de Pós-graduação em Gestão e Inovação em Saúde (PPgGIS). A proposta desse Mestrado Profissional apresenta identidade profissionalizante, de caráter antidisciplinar e horizontal voltada para o desenvolvimento social e a inovação tecnológica em saúde de forma humanizada. Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico, na formação profissional, em consonância com as políticas de educação, saúde, ciência, tecnologia e inovação. Considerando as atribuições conferidas à Ebserh, a proposta de um Mestrado Profissional em gestão de tecnologias, pesquisa e inovação consubstancia-se no princípio da efetividade, entendida como desempenho desejado quanto à transformação de uma realidade, que aponta mudanças econômicas e institucionais necessárias e que deverão decorrer de políticas públicas. Nesse cenário, este compêndio representa um convite à reflexão, ao debate e à vigia aos desafios para o futuro da formação permanente nas atividades de gestão técnico--científicas e de inovação tecnológica, bem como um marco referencial no tocante ao reconhecimento e à valorização dos profissionais das áreas multiprofissionais da saúde.Livro O RN à luz da inovação para o mundo(SEDIS, 2018) Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; Hekis, Hélio Roberto; Guerra Neto, Custódio Leopoldino de Brito; Coutinho, Karilany Dantas; Oliveira, Carlos Alberto Pereira deA inovação é um dos principais fatores de desenvolvimento econômico e social no mundo, é uma estratégia de diferenciação e competitividade. Nesse sentido, pôde-se evidenciar seu potencial, a partir dos capítulos deste livro sobre temas transversais, por meio de aplicações práticas. Assim, a inovação é considerada como algo almejado, tanto nas organizações públicas quanto nas instituições privadas da área da saúde, para a melhoria de seu desempenho e de sua vantagem competitiva. De posse destes conhecimentos, sob o eixo da inovação em saúde, os capítulos do livro “O RN à Luz da Inovação para o Mundo” tornam-se mais oportunas a identificação, a análise e a escolha de alternativas que venham, de fato, a contribuir para o pensamento, a reflexão e a ação. Assim, introduzem desafios e soluções para o desenvolvimento da Inovação em Saúde para o Estado do Rio Grande do Norte, tendo como temas transversais a mediação tecnológica e a inovação. A escolha dos capítulos norteou-se a partir de temas relacionados à inovação tecnológica em saúde por meio de aplicações práticas. No capítulo 1, “OpenBiMed: banco de imagens médicas anonimizadas para a comunidade científica e acadêmica”, os autores enfatizam o OpenBiMed que, ao contrário dos demais bancos de imagens médicas existentes, é a porta de acesso para um acervo grande, abrangente e em expansão. Ele comporta imagens de variadas regiões anatômicas (abdômen, tórax, crânio, entre outros) e modalidades (tomografia computadorizada, ressonância magnética, angiografia, entre outras). Com isso, a comunidade acadêmico-científica pode desfrutar dessa base de dados para potencializar a formação (presencial e a distância) de profissionais médicos, além de favorecer o treinamento de algoritmos inteligentes, o teste de algoritmos já treinados e demais pesquisas que precisem de uma grande quantidade de dados/ imagens de pacientes.