CCS - TCC - Enfermagem
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TCC Construção de cenário de simulação clínica para o ensino do cuidado a gestantes com sífilis(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-27) Ferreira, Thais Targino; Silva, Richardson Augusto Rosendo da; https://orcid.org/0000-0001-6290-9365; http://lattes.cnpq.br/2184669241700299; 0000-0001-7409-4669; http://lattes.cnpq.br/8398237992031974; Lima, Maria Alzete de; https://orcid.org/0000-0002-0288-1329; http://lattes.cnpq.br/8917202234995917; Raimundo, Dhyanine Morais de Lima; https://orcid.org/0000-0002-9723-705X; http://lattes.cnpq.br/1620761600111705; Juraci, Sérgio Danillo Santana de Lima; http://lattes.cnpq.br/2796291380858471Introdução: Sífilis é uma infecção sexualmente transmissível, exclusiva do ser humano, de caráter sistêmico, curável, causada pela infecção da bactéria Treponema Pallidum. Sua transmissão ocorre via sexual ou de forma vertical. A infecção pela bactéria causa complicações ao feto como abortamento espontâneo, parto prematuro, malformação do feto, surdez, cegueira, alterações ósseas, deficiência mental e/ou morte. Estudos apontam que o maior desafio dos enfermeiros para a quebra da cadeia de transmissão da sífilis é a baixa adesão das gestantes às consultas de pré-natal e/ou faltosas, bem como a reinfecção por parceiros não diagnosticados e tratados. Objetivo: desenvolver um ambiente de simulação clínica para instruir sobre o cuidado a gestantes com sífilis. Metodologia: Trata-se de um estudo metodológico para a construção de um cenário simulado. Foi realizada uma pesquisa na literatura, uma revisão integrativa simples, para identificar as produções científicas disponíveis para o manejo da sífilis gestacional, os quais foram utilizados no roteiro do cenário. Com suporte dos referenciais teóricos, realizou-se a estruturação do cenário, conforme o Manual de Simulação Clínica do Conselho Regional de Enfermagem; Fabri; e INACSL Standards Committee. Resultados: Construiu-se um cenário que descreve a cena de uma gestante em uma consulta de pré-natal com um profissional enfermeiro da APS, onde queixa-se de aparecimento de uma lesão na região genital para simulação clínica em três etapas. Na primeira etapa elaborou-se os elementos pré-simulação. Na segunda etapa estruturou-se os itens que serão usados durante a execução do cenário. E, por fim, na terceira etapa desenvolveu-se os componentes necessários para o momento pós simulação, bem como avaliação do cenário e participantes. Conclusão: Foi construído com êxito um cenário de simulação clínica realística, híbrida e de baixa fidelidade e contribuirá para capacitar estudantes na área da saúde da mulher e enfermeiros na educação continuada sobre o controle, diagnóstico e tratamento da sífilis.