Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - Rede Nacional
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - Rede Nacional por Autor "Baptista, Lyvia Vasconcelos"
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Dissertação De Jane Austen às telenovelas do século XXI: o cotidiano representado nas narrativas e seu uso no ensino de História(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-28) Cavalcante, Maria Francimária; Baptista, Lyvia Vasconcelos; https://orcid.org/0000-0001-5887-7831; http://lattes.cnpq.br/1774502381871781; http://lattes.cnpq.br/4247458154277897; Porto, Maria Emilia Monteiro; http://lattes.cnpq.br/2241777188205457; Mello, Janaina Cardoso deNo mundo atual e globalizado das sociedades contemporâneas, ensinar tornou-se sinônimo de reinvenção. A cada dia os professores são convidados a levar para a sala de aula novas metodologias de ensino, se aventurar por caminhos ainda não trilhados, buscando manter viva a chama do conhecimento. Neste contexto, os professores de história são desafiados a repensar as formas pelas quais analisam e ensinam a história, sempre levando em consideração as constantes mutações de ideias presentes em nossa atualidade. Dentre as novas metodologias adotadas pelos historiadores, está a possibilidade do uso de narrativas enquanto fonte da pesquisa histórica, visando a busca por um melhor entendimento das sociedades, tanto do passado, quanto do presente, dando origem a um novo modo de ver, entender e fazer História. Este trabalho é o resultado da pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós Graduação em Ensino de História – UFRN, e tem por objetivo discutir as diferentes representações do cotidiano contidas nas narrativas “Orgulho e Paixão” (telenovela) e “Orgulho e Preconceito” (romance literário) e seu uso nas aulas de história, de modo a colaborar para a melhoria do processo de ensino–aprendizagem da disciplina, bem como na atuação do professor de História do ensino básico em sua tarefa diária, qual seja, levar o aluno a compreender as relações existentes entre acontecimentos e fatos do passado e o tempo presente, tomando por base a própria realidade do aluno. A pesquisa foi feita partindo da apresentação do conceito de narrativas e de como estas podem ser utilizadas como fonte nas aulas de história. Neste Capitulo, buscamos também trabalhar alguns conceitos que são considerados de extrema importância ao desenrolar do nosso trabalho, que são os conceitos de Representação, Cotidiano, Imaginação Histórica e Consciência Histórica. No segundo capitulo, além de apresentar as obras a serem trabalhadas na nossa pesquisa, fazemos uma contextualização dos períodos em que foram produzidas e do momento histórico que representam. Ainda no segundo capitulo, apresentamos, exemplos de representações do cotidiano, através da transcrição de alguns trechos das obras. O fim, no terceiro capitulo, apresentamos o produto final desenvolvido ao longo da pesquisa, que constitui-se em um guia voltado aos professores, de como trabalhar com sugestões de como trabalhar com narrativas nas aulas de história.Dissertação Nos caminhos da normalista: múltiplas percepções de Fortaleza, de Caminha aos estudantes da Escola João Mattos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-17) Barroso, Ana Virginia Alves; Baptista, Lyvia Vasconcelos; https://orcid.org/0000-0001-5887-7831; http://lattes.cnpq.br/1774502381871781; http://lattes.cnpq.br/3681223519370048; Santiago Júnior, Francisco das Chagas Fernandes; https://orcid.org/0000-0003-2690-5222; http://lattes.cnpq.br/8893350729538284; Oliveira, Ana Amélia Rodrigues deA presente dissertação de Mestrado tem como objetivo promover a construção de um trabalho interdisciplinar a partir da leitura do livro A Normalista de Adolfo Caminha, da observação do patrimônio arquitetônico da cidade de Fortaleza e das percepções dos alunos do 3º ano da Escola João Mattos. Para tanto procuramos estabelecer a relação entre História, Literatura e Patrimônio, considerando as diferentes narrativas e evidências históricas, encontradas em três espaços escolhidos da cidade para este estudo e que tanto estão inseridos na obra de Caminha quanto fazem parte do cotidiano dos alunos da escola: o Passeio público, a Praça do Ferreira e a Praia de Iracema. A partir do conhecimento e estudo destes lugares e através da metodologia da Aula-oficina proposta por Isabel Barca buscamos demonstrar um caminho possível tanto para a apreciação do patrimônio cultural da capital cearense quanto para a valorização da própria história dos alunos. Contribuindo para que os alunos percebam a historicidade dos espaços urbanos de Fortaleza, com o intuito de identificar as potencialidades do conhecimento histórico e escolar dos mesmos. Como resultado deste estudo, a dissertação apresenta um Guia de construção de infográficos que tem a finalidade de construir uma narrativa que permita apresentar conceitos e conteúdos com formato e linguagens específicos e mais próximo dos alunos.