Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - Rede Nacional
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Dissertação Assalto poético no CEJA Lia Campos: um ensino de história aliado à arte, contra a violência e sua naturalização(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-17) Silva, João Batista Gomes da; Fagundes, José Evangelista; http://lattes.cnpq.br/0324787585868429; http://lattes.cnpq.br/6776409505921656; Santos, Magno Francisco de Jesus; http://lattes.cnpq.br/9046069221784194; Costa, Bruno Balbino Aires da; http://lattes.cnpq.br/6237253183382621Este trabalho tem como objetivo principal refletir sobre a violência e sua naturalização na contemporaneidade, tendo em vista uma busca de orientação na vida profissional que leve a ações práticas promovedoras de uma cultura de paz no âmbito do espaço escolar. Tomam-se como referência os homicídios ocorridos na periferia da cidade de Natal (RN), cuja maior vítima é o jovem com perfil social (pobre, negro, morador de periferia) semelhante ao da escola, Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Profa. Lia Campos, campo de atuação profissional do pesquisador. A abordagem parte de teóricos de diversas áreas como, Lilia M. Schwarcz, Hannah Arendt, Marilena Chauí, Marcelo Perine, Zygmunt Bauman, Jean Claude Chesnais, que têm se preocupado em refletir sobre a violência. O campo de reflexão do autor, no entanto, é o da História. Assim, são considerados também documentos oficiais que tratam da educação no Brasil e, especialmente, do ensino de história. Trata-se de uma pesquisa-ação, em que são identificadas situações problemáticas que demandam respostas a partir das próprias pessoas envolvidas. As fontes da pesquisa constituíram-se de entrevistas com integrantes da comunidade escolar e com profissionais da área de segurança. Foram utilizados também, estudos de órgãos que medem a violência, como o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e o OBVIO (Observatório da Violência-RN). A proposta do trabalho traz uma perspectiva de atuação mais ampla, envolvendo conteúdos não apenas de História. Como resultado da dissertação, propõe-se reativar o projeto interdisciplinar Assalto Poético e a produção de um videoclipe (o produto) com questões em torno da violência e em prol de uma cultura de paz, na escola e fora dela.Dissertação Atos Institucionais e ensino de História da Ditadura Militar no Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-01-30) Santos, George Henrique Ferreira dos; https://orcid.org/0000-0002-5720-5942; http://lattes.cnpq.br/9609541796507055; http://lattes.cnpq.br/3434042596863922; Rocha, Raimundo Nonato Araújo da; https://orcid.org/0000-0001-6246-6138; http://lattes.cnpq.br/2731237954780451; Knack, DiegoO presente trabalho analisa os Atos Institucionais como fonte de produção do conhecimento histórico. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Berilo Wanderley, na turma do terceiro ano do ensino médio, e abordou governos militares no Brasil entre os anos de 1964 a 1985, a partir dos Atos Institucionais 1, 2 e 5. A pesquisa partiu da seguinte indagação: como relacionar os Atos Institucionais (AIs), em particular o AI-1, o AI-2 e o AI-5, com a ausência de práticas democráticas e como utilizálos como fonte na produção do conhecimento histórico para compreender os governos militares, ocorridos no Brasil entre os anos de 1964 e 1985? Tem como objetivo geral analisar a importância do uso da legislação na construção de uma sociedade democrática no Ensino de História e como objetivos específicos: investigar o papel da escola e a trajetória do professor na construção da cidadania e do conhecimento histórico; estudar os Atos Institucionais, paticularmente, o AI-1, o AI-2 e o AI-5, como normas autoritárias e investigá-los como Fonte Histórica, além de produzir uma sequência de aulas a serem usadas nas turmas de terceiro ano do Ensino Médio, abordando os Atos Institucionais AI-1, AI2 e AI-5 como Fonte Histórica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na área do Ensino de História, que analisou o Ensino de História e a cidadania (BITTENCOURT, 2002); construiu uma cronologia dos Atos Institucionais (SOARES, 1989); propôs um planejamento de aula capaz de problematizar, desenvolver, aplicar e refletir sobre o conhecimento produzido (HERMETO, 2012), além de ter realizado um levantamento de dissertações e teses que abordam a importância da legislação como Fonte Histórica. Abordou o conteúdo previsto através da bibliografia apresentada pelo livro didático (ALVES & OLIVEIRA, 2016), mas também ofereceu novas bibliografias (NAPOLITANO (2018); VILLA (2014)) e propôs uma sequência de aulas (oito aulas) a serem ministradas nas turmas de 3º ano do Ensino Médio.Dissertação Brasil: "mostra a tua cara"! Uma canção no tempo numa democracia em pauta(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-11) Cunha, Lázaro José de Medeiros; Carvalho, Haroldo Loguercio; https://orcid.org/0000-0003-2418-7212; http://lattes.cnpq.br/9190627462162920; http://lattes.cnpq.br/8053071873535911; Santos, Magno Francisco de Jesus; https://orcid.org/0000-0002-2218-7772; http://lattes.cnpq.br/9046069221784194; Motta, Miriam Hermeto de SáEste trabalho aborda a temática da fragilização da cidadania na história do Brasil recente em face do cenário de questionamentos da ordem democrática pós-ditadura, especialmente depois de 2013 quando se iniciou processo que resultou no Impeachment/Golpe de 2016 e na eleição de Jair Bolsonaro em 2018. Dessa reflexão, resultou como produto final uma sequência didática, onde trabalho exclusivamente com a canção Brasil de Cazuza e o seu circuito de comunicação. A atividade é voltada para educadores e alunos do Ensino Fundamental II, especialmente do Nono Ano. Nela exploro a música desde o seu processo de composição e lançamento, passando pelas suas repercussões e recepções, assim como usos e apropriações na atualidade. Ao longo do trabalho, desenvolvo reflexões sobre a nossa Legislação Educacional para o Ensino Fundamental II (DCN e BNCC) e a sua relação com o Ensino de História, a cidadania e a democracia; assim como sobre a relação Música e Ensino de História. Partindo de minha formação acadêmica de pesquisa (graduação e especialização) e de minhas experiências pessoais enquanto músico e professor de escola pública, que sempre buscou explorar a canção popular brasileira como fonte histórica e recurso didático no Ensino de História, desenvolvi, ao longo da dissertação, a construção do produto final. Para isso, inicio minhas reflexões do contexto atual brasileiro e das discussões do tempo presente, onde a democracia vem sendo questionada e ameaçada, para retornar aos anos 1980, onde o país saía de uma ditadura civil-militar e vivia um processo de redemocratização, para analisar como a canção Brasil, de Cazuza, lançada em 1987, vem sendo ressignificada ao longo dos anos, inclusive na atualidade. Com isso, tenho como objetivo, através do uso da canção popular brasileira em sala de aula, mediar os alunos no sentido de identificarem mudanças e permanências, semelhanças e diferenças, entre as repercussões da canção Brasil desde a década de 1980 ao contexto atual, relacionando presente e passado, ao explorar os vários sentidos e usos da canção e posicionamentos dos seus autores ao longo do tempo, no sentido de estimular o pensar historicamente, preparando-os para a vida em regime democrático, desenvolvendo habilidades de observar, interpretar, compreender e pensar os conceitos e a importância da cidadania e da democracia e dos direitos civis, políticos e sociais na atualidade.Dissertação Caminhando e semeando: a colaboração entre professores da Educação Básica para promoção da aprendizagem histórica no município de Japi/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-03-31) Soares, André de Souza; Oliveira, Margarida Maria Dias de; https://orcid.org/0000-0002-8542-4173; http://lattes.cnpq.br/5565266295414497; http://lattes.cnpq.br/7593952278269990; Santos, Magno Francisco de Jesus; https://orcid.org/0000-0002-2218-7772; http://lattes.cnpq.br/9046069221784194; Silva, Wesley Garcia RibeiroO presente trabalho visa instituir uma parceria no intuito de criar uma rede colaborativa envolvendo professores da zona rural do município de Japi/RN, tanto os que lecionam em turmas seriadas, quanto os que lecionam em turmas multisseriadas, sob a tutoria de um professor de História. O propósito desta rede é identificar as principais dificuldades na aprendizagem histórica dos alunos nos anos-séries iniciais e finais do ensino fundamental, cuja ocorrência tende a dificultar o desenvolvimento das competências e habilidades vinculadas ao componente curricular História, quando acessam o ensino médio. Neste sentido, a pesquisa investiga a aprendizagem histórica nos anos-séries iniciais do ensino fundamental, tomando como referência, o método de análise qualitativa em educação histórica, consciência histórica e direitos de aprendizagem histórica. Após o levantamento dos dados e o dimensionamento teórico metodológico, propomos um tutorial para construção de uma rede colaborativa entre professores dos anos-séries iniciais das escolas rurais do município de Japi/RN. A rede colaborativa no seu aspecto semeador (em alusão à prática agrícola que faz parte da cultura local) viabiliza a interação e as trocas de vivências escolares entre os membros, tendo como foco o ensino-aprendizagem em História, objetivando o letramento histórico e oportunizando a formação continuada dos professores envolvidos. Os passos de trabalho são indicados no tutorial que sequencia uma rota de ações culminada com a aplicação de planos de aulas da Revista Nova Escola, um plano piloto na proposta, os quais foram selecionados e organizados à luz dos objetos, temas e problemas apropriados na pesquisa, e por fim, apresentados e discutidos coletivamente nos encontros pedagógicos da rede.Dissertação Ceará-Mirim de Madalena Antunes: caminhos para o trabalho biográfico no ensino de história(2019-03-08) Alves, Ildegarde Elouise; Rocha, Raimundo Nonato Araújo da; ; ; Coelho, Maria da Conceição Guilherme; ; Spinosa, Vanessa; ; Cunha, André Victor Cavalcanti Seal da;O objetivo deste trabalho é analisar como, a partir da construção da biografia de Maria Madalena Antunes Pereira, o professor de História pode articular conteúdos e procedimentos de ensino na sua ação docente na Escola Básica. A intensão é demonstrar como os estudos biográficos podem ser usados em sala de aula, tanto para entender a relação entre as histórias individuais e as histórias coletivas, quanto para compreender tempos e espaços diferentes. Por se tratar de uma dissertação apresentada a um mestrado profissionalizante em ensino de História, torna-se necessário vincular a discussão histórica propriamente dita com a ação docente desenvolvida em sala de aula. Almejando atender a esse critério, o trabalho consta de três etapas: a construção biográfica de Madalena Antunes; a discussão da presença da biografia em sala de aula, a partir dessa personagem; e, finalmente, a construção de um endereço eletrônico fruto do trabalho realizado nas etapas anteriores. Em um primeiro momento, buscamos analisar a trajetória de Madalena Antunes, desde o local de partida de suas narrações, a cidade de Ceará-Mirim, até a sua construção enquanto escritora, analisando ainda os aspectos histórico-literários de sua obra, o “Oiteiro”, principal fonte analisada. Em seguida, buscamos fazer uma relação entre a questão do Ensino de História, gênero e biografia, com o intuito de verificar as potencialidades trazidas por estes elementos ao ensino da referida disciplina. Foi elaborada uma biografia de Madalena Antunes a partir de temáticas específicas apresentadas em seu livro e com esta, no âmbito da educação básica, não se pretende repetir uma história das elites locais, mas sim analisar a atuação de uma mulher que viveu em uma sociedade patriarcal, buscando captar a maneira como ela percebia o papel das mulheres naquela sociedade e como ela se relacionava com pessoas de outros segmentos sociais. Busca-se, assim, utilizar a trajetória de Madalena como um fio condutor na compreensão das relações estabelecidas entre os diferentes grupos sociais existentes em Ceará-Mirim em fins do século XIX. Por fim, foi apresentada as etapas de elaboração e resultado do produto final deste trabalho, um memorial eletrônico, disponibilizado em uma plataforma gratuita na Rede Mundial de Computadores, em que apresentamos um espaço de estudos e de diálogos sobre Madalena Antunes e sua obra.Dissertação Cidadania e igualdade como projeto: o ensino de História em uma escola inclusiva(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-24) Rodrigues, Carla Renata Vieira; Souza, Juliana Teixeira; ; http://lattes.cnpq.br/7893663154086378; ; http://lattes.cnpq.br/9080147177051219; Oliveira, Margarida Maria Dias de; ; http://lattes.cnpq.br/5565266295414497; Lima, Marta Margarida de Andrade; ; http://lattes.cnpq.br/1258785825294835O presente trabalho propõe relacionar o Ensino de História e a Educação Inclusiva, de modo a contribuir para tornar a sociedade brasileira menos excludente e mais preparada para valorizar as diferenças dentro do contexto escolar. O resultado deste estudo culmina no desenvolvimento de um material didático voltado aos professores de História do 6º ano, que visa estimular a interação entre os estudantes com deficiência e os demais colegas de sala, por meio da criação de situações de aprendizagem que favoreçam a superação das dificuldades de comunicação entre os jovens que integram essa etapa do ensino regular. O que se propõe é a construção de valores democráticos em sala de aula a partir do ensino de História, com o fim de sensibilizar os estudantes sobre a relevância social do comprometimento ativo com a defesa de direitos iguais para todas as pessoas, sobre a importância da solidariedade com os grupos vulneráveis e menos favorecidos, e sobre a necessidade de todo cidadão se engajar no combate a toda e qualquer forma de preconceito, promovendo o respeito e a valorização das diferenças.Dissertação Combatendo o racismo religioso: a tradição dos Orixás e o ensino de História(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-15) Silva, Fábio da; Porto, Maria Emilia Monteiro; http://lattes.cnpq.br/2241777188205457; Santos, Magno Francisco de Jesus; http://lattes.cnpq.br/9046069221784194; Guimarães, Aissa Afonso; http://lattes.cnpq.br/5450445723454857Esta dissertação de mestrado está inserida no campo das discussões étnico-raciais e tem como objetivo auxiliar no combate ao racismo religioso. Propomos discutir o tema a partir de pesquisa bibliográfica e de publicações jornalísticas, em diálogo com nossa experiência em sala de aula na rede pública estadual de ensino do Ceará, em particular na escola, onde atualmente lecionamos, a EEFM José de Alencar, localizada no bairro de Messejana/Fortaleza. Como produto propositivo, na perspectiva de uma educação antirracista que reconheça a diversidade e possibilite novas abordagens e leituras sobre as religiões afro-brasileiras para além do imaginário negativo que historicamente se tem construído sobre estas religiões, estando a demonização como um dentre os maiores desafios, elaboramos uma sequência didática, com a finalidade de auxiliar os professores de História nas discussões fomentadas, no cotidiano da sala de aula, no que se refere ao racismo religioso e às questões étnico-raciais.Dissertação Construindo narrativas no ciberespaço: uma proposta de letramento histórico e digital para estudantes do Ensino Fundamental nos anos finais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-10-13) Medeiros, Danilo Nogueira de; Spinosa, Vanessa; ; http://lattes.cnpq.br/1087304600335538; ; http://lattes.cnpq.br/3292075537793879; Oliveira, Margarida Maria Dias de; ; http://lattes.cnpq.br/5565266295414497; Wanderley, Sônia Maria de Almeida Ignatiuk; ; http://lattes.cnpq.br/2084993373301484Esta dissertação é resultado de pesquisa sobre o emprego das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no Ensino de História para estudantes de 7º ano da Escola Estadual Manoel Carneiro da Cunha, localizada na cidade de Extremoz - RN. A problemática da investigação é: como empregar as TDICs para motivar os indivíduos nos estudos da disciplina, garantindo-lhes uso consciente dessas tecnologias e o desenvolvimento do pensamento histórico? Como solução para esse problema, adotou-se a hipótese de que é possível proporcionar a aprendizagem por estratégias de letramento histórico e digital, em contextos de ensino híbrido e com emprego de metodologias ativas na construção de narrativas históricas no ciberespaço. O objetivo principal da pesquisa é entender como letrar históricodigitalmente estudantes do Ensino Fundamental nos Anos Finais. Assim, estabeleceu-se como objetivos específicos: analisar os prescritivos curriculares nacionais, contrapostos e significados à cultura escolar pesquisada; compreender as possibilidades teórico-metodológicas para proporcionar letramento histórico-digital; e elaborar uma intervenção de Ensino de História baseada na produção de conhecimento histórico escolar via mediação das TDICs. Planejou-se a intervenção de ensino como uma sequência bimestral de aulas-oficina para produção de narrativas históricas digitais. Como objeto de conhecimento da proposta de ensino, estuda-se a colonização da América portuguesa, a partir da experiência da histórica local de Extremoz, povoação de origem colonial. Entre as principais conclusões da pesquisa, evidenciase a importância de o emprego das TDICs não ocorrer dissociado dos objetivos essenciais do Ensino de História, mas sim em concomitância a eles, como parte integrante de um mesmo processo. Enfatiza-se também que a atualização do ensino da disciplina via TDICs para estimular os indivíduos nos seus estudos não depende exclusivamente de recursos materiais. Consequentemente, os recursos humanos, nesse caso os professores, são a chave do processo. Por esse fato, ressalta-se a importância de garantir aos docentes condições adequadas de formação, pesquisa, planejamento e trabalho para atuarem em novos contextos sociais.Dissertação A cultura cômica discriminatória no espaço escolar: combate a uma prática naturalizada(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-09) Vidal, Rogers Ferreira; Santiago Júnior, Francisco das Chagas Fernandes; https://orcid.org/0000-0003-2690-5222; http://lattes.cnpq.br/8893350729538284; http://lattes.cnpq.br/4155530819310429; Falcão, Marcílio Lima; Oliveira, Margarida Maria Dias de; https://orcid.org/0000-0002-8542-4173; http://lattes.cnpq.br/5565266295414497A presente pesquisa tem como tema a cultura humorística discriminatória no ambiente escolar, tendo como objeto uma escola pública do ensino médio do Estado do Ceará. O ambiente escolar com suas diversas dimensões e sociabilidades está sujeito a vivenciar situações discriminatórias de vários tipos, seja de caráter racial, de gênero ou classe que podem ser praticadas por quaisquer dos membros da comunidade escolar. A piada vexatória que a princípio tem o intuito de causar risos acaba por provocar constrangimento, fobias e tristeza naqueles que são alvos da ridicularização. Logo, a escola enquanto ambiente de formação humana tem a tarefa de combater tais práticas com o objetivo de formar cidadãos que respeitem as diversidades e as singularidades dos indivíduos. O estudo ora realizado visa identificar as práticas cômicas discriminatórias na escola, fazendo com que sejam percebidas pelos membros da comunidade escolar, bem como propor formas de combatê-las. A pesquisa se desenvolveu coletando falas e performances no ambiente da escola, bem como analisando historicamente a cultura cômica através de fontes literárias, jornalísticas e midiáticas, tendo como base teórica estudos acerca do riso, do humor das práticas de racismo e sexismo, sobretudo na cultura brasileira. Por meio do entrecruzamento de fontes e da análise comparativa foi possível identificar mudanças e permanências no trato das práticas de humor discriminatório na mídia e no espaço da escola. Essas análises também possibilitaram a elaboração de oficinas visando inserir no contexto do ensino de História, práticas pedagógicas que busquem promover uma nova consciência entre professores e alunos tendo em vista o combate às práticas discriminatórias dentro e fora da escola.Dissertação Cultura e educação: contribuição à valorização do patrimônio afro-brasileiro na cultura potiguar(2019-02-07) Lima, Daniel Luiz Sousa de; Souza, Juliana Teixeira; ; ; Santiago Júnior, Francisco das Chagas Fernandes; ; Oliveira, Margarida Maria Dias de; ; Conceição, Maria Telvira da;O presente trabalho tem por finalidade produzir material didático que dê visibilidade às manifestações culturais afro-brasileiras no Rio Grande do Norte, estado conhecido por uma tradição historiográfica que durante quase todo século XX se empenhou em negar a presença e o legado cultural dos afrodescendentes no processo de formação da identidade regional. Nesse trabalho, evidenciamos como os conflitos étnico-raciais emergem no cotidiano escolar e em que medida a percepção da diversidade de povos que formam a sociedade norte-rio-grandense favorece o reconhecimento e a valorização das diferenças, como também a formação de identidades plurais. Para contribuir com a educação das relações étnico-raciais, desconstruindo estereótipos e dando visibilidade às expressões culturais da população afrodescendente do estado, nos propomos a elaborar e produzir uma exposição cultural, composta por imagens e depoimentos de mestres, brincantes e praticantes dessas manifestações. A proposta foi dar voz àqueles que foram durante muito tempo excluídos da escrita da História e tiveram suas contribuições à cultura do povo potiguar negadas. Ao restituir esses sujeitos à condição de protagonistas da História, por meio da exposição, esperamos motivar outros profissionais do ensino e, sobretudo os professores de História da Educação Básica no Rio Grande do Norte, a explorar esses outros saberes e práticas que também constituem o patrimônio cultural potiguar.Dissertação Das passarelas para a escola: narrativas sobre o Baile das Kengas no carnaval da cidade do Natal(RN) e o ensino de história local(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-26) Antunes, Antonio Gleivérson Gliese Costa; Silva, Roberto Airon; http://lattes.cnpq.br/9014750357327430; http://lattes.cnpq.br/0557581666356173; Santos, Cícero Joaquim dos; Rocha, Raimundo Nonato Araújo daO Baile das Kengas é um evento cultural que acontece todos os domingos de carnaval na capital potiguar há mais de 40 anos. Então, analisando a esfera desse acontecimento histórico natalense, a pesquisa teve, como objetivo geral: Elaborar uma proposta para discutir os conceitos de História Local, LGBTQIA+ e Direitos Humanos como estratégia de combate às fobias por meio de instituição dos valores éticos e saberes necessários a formação do estudante a partir do Baile das Kengas. Nesta perspectiva, os objetivos específicos foram: Compreender a história local, a partir de elementos do cotidiano dos alunos relacionando a educação pelos direitos humanos vivências locais históricas locais; Entender o significado histórico-cultural do tradicional “Baile das Quengas” em Natal/RN; Elaborar a inserção do evento “Baile das Kengas, na sala de aula, desmistificando os sujeitos históricos, considerados “excluídos”, dando-lhe uma nova subjetivação e promover a interação dos alunos LGBTQI+ colocando-os como sujeitos históricos nas narrativas. A metodologia foi realizada em três etapas. A primeira, por meio de uma entrevista em profundidade com o promotor do evento Luís Antonio Belmont (Lula Belmont), seguindo os critérios de criticidade da história oral. A segunda foi uma análise histográfica do Jornal Tribuna do Norte dos anos de 1983 a 2023. E última, a utilização de uma sequência didática com os alunos do 2° ano do Ensino Médio do Colégio Paulo Freire, levando em consideração sua participação e depoimento a partir da análise de imagens antigas da cidade de Natal, até chegar ao evento Baile das Kengas. Diante desse contexto, foi proposto a criação de um álbum seriado com os alunos, como produto final da dissertação, com o objetivo de dar novos significados e contextos históricos a personagens e eventos para parte de uma esfera local para a geral. Mas, para isso, foi levado em consideração o depoimento dos educandos, a articulações com os temas de história local e LGBT na História, os personagens envolvidos, a importância da confecção do produto e como isso é importante na construção do desenvolvimento do conhecimento históricos dos alunos.Dissertação De Jane Austen às telenovelas do século XXI: o cotidiano representado nas narrativas e seu uso no ensino de História(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-28) Cavalcante, Maria Francimária; Baptista, Lyvia Vasconcelos; https://orcid.org/0000-0001-5887-7831; http://lattes.cnpq.br/1774502381871781; http://lattes.cnpq.br/4247458154277897; Porto, Maria Emilia Monteiro; http://lattes.cnpq.br/2241777188205457; Mello, Janaina Cardoso deNo mundo atual e globalizado das sociedades contemporâneas, ensinar tornou-se sinônimo de reinvenção. A cada dia os professores são convidados a levar para a sala de aula novas metodologias de ensino, se aventurar por caminhos ainda não trilhados, buscando manter viva a chama do conhecimento. Neste contexto, os professores de história são desafiados a repensar as formas pelas quais analisam e ensinam a história, sempre levando em consideração as constantes mutações de ideias presentes em nossa atualidade. Dentre as novas metodologias adotadas pelos historiadores, está a possibilidade do uso de narrativas enquanto fonte da pesquisa histórica, visando a busca por um melhor entendimento das sociedades, tanto do passado, quanto do presente, dando origem a um novo modo de ver, entender e fazer História. Este trabalho é o resultado da pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós Graduação em Ensino de História – UFRN, e tem por objetivo discutir as diferentes representações do cotidiano contidas nas narrativas “Orgulho e Paixão” (telenovela) e “Orgulho e Preconceito” (romance literário) e seu uso nas aulas de história, de modo a colaborar para a melhoria do processo de ensino–aprendizagem da disciplina, bem como na atuação do professor de História do ensino básico em sua tarefa diária, qual seja, levar o aluno a compreender as relações existentes entre acontecimentos e fatos do passado e o tempo presente, tomando por base a própria realidade do aluno. A pesquisa foi feita partindo da apresentação do conceito de narrativas e de como estas podem ser utilizadas como fonte nas aulas de história. Neste Capitulo, buscamos também trabalhar alguns conceitos que são considerados de extrema importância ao desenrolar do nosso trabalho, que são os conceitos de Representação, Cotidiano, Imaginação Histórica e Consciência Histórica. No segundo capitulo, além de apresentar as obras a serem trabalhadas na nossa pesquisa, fazemos uma contextualização dos períodos em que foram produzidas e do momento histórico que representam. Ainda no segundo capitulo, apresentamos, exemplos de representações do cotidiano, através da transcrição de alguns trechos das obras. O fim, no terceiro capitulo, apresentamos o produto final desenvolvido ao longo da pesquisa, que constitui-se em um guia voltado aos professores, de como trabalhar com sugestões de como trabalhar com narrativas nas aulas de história.Dissertação De templo a fórum: Museu do Ceará, educação patrimonial & ensino de História(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-05-26) Lima, André Luiz de Paula Chaves; Santos, Magno Francisco de Jesus; ; ; Santiago Júnior, Francisco das Chagas Fernandes; ; Fernandes, Ana Carla Sabino;O presente trabalho possui como objetivo analisar estes potenciais educativos, propor e construir propostas de ensino de história no Museu do Ceará (MC), partindo tanto de alguns objetos, quanto dos seus módulos expositivos. Os museus modernos ultrapassaram a concepção tradicional de um conservatório material, lugar estéril, torre de marfim dos conhecimentos do passado. Não se concebe mais a ideia de um museu como um lugar mágico, que provoca o encantamento diante dos objetos e das coleções. Como espaços privilegiados de conservação do patrimônio material de um povo, os museus possuem a capacidade de coletar, ensinar e inovar, não sendo locais estanques, de contemplação da história através da cristalização do pretérito contida nos objetos, mas lugares de equilíbrio e desequilíbrio, de certezas e dúvidas, de diálogo e observação, sendo vivos e reinventados através de suas narrativas. O Museu do Ceará, hoje, é um importante espaço educativo, pois, além do ensino de História através de uma didática própria, a metodologia dos "objetos geradores" promove a educação do olhar através da leitura de objetos, imagens, sons, bem como através da realização de seminários, cursos de formação, divulgando o conhecimento através da publicização de obras científicas. A escrita da história e o poder evocativo da memória são prolongados nos museus ao olharmos para os objetos, observarmos as legendas, ouvirmos a narrativa dos monitores, ressignificarmos a compreensão daquilo que está sendo mostrado através de nossas experiências, interesses, ao fazermos anotações – o tempo pretérito se dilata através das questões do agora. Para a produção do presente trabalho exploramos diversos tipos de fontes históricas: jornais, legislações, produções acadêmicas, literatura de referência, bem como documentos produzidos pelo Museu do Ceará (relatórios adminstrativos, relatórios do núcleo educativo). Fizemos ainda uso de relatórios produzidos por alunos da educação básica da EEM Branca Carneiro de Mendonça, a partir de aulas de campo no espaço do MC, para a produção de roteiros de aulas no Museu do Ceará, utilizando a metodologia da educação patrimonial. Existe uma relação indissociável e particular entre os elos de memória, experiência e lugar em uma visita aos museus, que são úteis no processo de aquisição de conhecimentos com base em uma linguagem e comunicação próprias – a criticidade, fundamento da cidadania e do ensino de História, é trabalhada na percepção da construção das rememorações, nos questionamentos sobre o que se fala, por que se fala, como se fala, quem fala, e quais os propósitos das falas.Dissertação Debaixo da sombra do Trampolim da Vitória: história local, ensino e memória histórica em Parnamirim-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-08-28) Araújo, Glaucia Dias Costa de; Silva, Roberto Airon; ; ; http://lattes.cnpq.br/1154903370446171; Fagundes, José Evangelista; ; Santos, Cícero Joaquim dos;Esse trabalho apresenta uma investigação histórica sobre a cidade de Parnamirim (RN) e seus desdobramentos no chão da escola, vendo-a inserida em um binômio de memória consagrada, cristalizada no advento da instalação de uma base estadunidense no município, em decorrência da Segunda Guerra Mundial, e de memórias subterrâneas ou marginalizadas, que tangenciam outros aspectos da história da cidade e que não adentram, ou não encontram espaço, no estudo da história local na sala de aula por verem-se encobertas nessa sombra heroica e romantizada do fragmento consagrado. Assim, verificada essa dualidade e as consequentes ausências decorrentes disso, objetivou-se na pesquisa uma interpretação histórica que considerasse outros fragmentos da memória local, a fim de serem trabalhados dentro da sala de aula, visto que no processo de ensino e aprendizagem deve-se constar, conforme dispostos no aparato legal para a Educação Básica, a formação integral do aluno que considera a diversidade cultural e a significação dos contextos históricos a partir de sua realidade social, diálogo no qual a história local e seus mais diversificados episódios tornam-se uma base estrutural indispensável. Nessa perspectiva, a formulação do trabalho organizou-se, em um primeiro momento, na discussão sobre a importância dos estudos sobre a memória, a história das cidades, a história local e o ensino, no sentido de estruturar teoricamente a pesquisa, partindo depois para uma revisão historiográfica das produções acerca da história de Parnamirim já publicadas até o momento, a fim de que se atingisse com propriedade os aspectos de consagração, marginalização da memória e da historicidade, contida nas informações elencadas por tais textos. Por fim, foi estruturada uma proposta interventiva na forma de roteiros para vídeos considerando as memórias até então vistas como subterrâneas, elaborados considerando os hábitos culturais do alunado em questão e a utilização de estratégias de construção de conhecimento histórico local em uma plataforma digital usual a esses indivíduos, o Instagram.Dissertação Deixa eu contar minha versão da história aqui de cima: a perspectiva discente sobre a presença policial no morro de Mãe Luiza (Natal/RN) e suas relações com direitos humanos e ensino de história(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-16) Santos, Mayara Fernanda da Silva; Carvalho, Haroldo Loguercio; https://orcid.org/0000-0003-2418-7212; http://lattes.cnpq.br/9190627462162920; http://lattes.cnpq.br/8031260096053755; Maia, Ligio José de Oliveira; Fernandes, Maria Aparecida da SilvaEsse trabalho tem como escopo analisar a possibilidade de surgimento de consciências históricas e identidades por parte dos alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Dinarte Mariz, localizada no bairro de Mãe Luiza, na cidade de Natal, capital do estado do Rio de Grande do Norte (RN). Esta análise é proposta a partir da intenção de despertar o interesse dos alunos nos estudos históricos, especialmente, no que concerne ao assunto da ditadura civil militar. Esse foi o contexto histórico selecionado para ser abordado neste trabalho, através da análise da ocorrência da chacina de Mãe Luiza, ocorrida no ano de 1995 e provocada por membros de um grupo de extermínio que já atuava pelo estado do RN, principalmente, invadindo zonas periféricas da capital, praticando atos violentos e de mortes, como o caso da chacina. Esse grupo já atuava na época da ditadura militar no Brasil, sob a denominação de “meninos de ouro”, chefiados pelo subsecretário de segurança pública, Maurílio Pinto. Assim, exploramos essa temática, através de recortes jornalísticos da Tribuna do Norte que abordam o assunto da chacina, demonstrando a existência da estigmatização presente na periferia, no sentido de atribuir a definição de criminoso para uma pessoa, pelo simples fato de residir em um bairro periférico. Dessa maneira, versamos sobre o assunto da ditadura militar, enquanto época de maior expressividade de violência contra as camadas empobrecidas, da parte das forças policiais, e procuramos abordar essa questão a partir da realidade prática dos estudantes, que enfrentam o cotidiano da violência policial no bairro de Mãe Luiza, para, em seguida, como forma de abordar o Ensino de História e produzir sentido na mentalidade dos alunos, conforme defende Jörn Rüsen. Assim, propomos a realização de um debate em turma como produto para efetivarmos o Ensino de História e buscarmos o aprendizado.Dissertação Descolonizar o pensamento para reaprender a História: o povo indígena Potiguara no ensino de História no contexto do ensino médio na Paraíba, 2019-2022(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-22) Santos, Maria das Dores Fonseca Ribeiro; Silva, Roberto Airon; http://lattes.cnpq.br/9014750357327430; Maia, Ligio José de Oliveira; https://orcid.org/0000-0001-9683-1965; http://lattes.cnpq.br/3637992585281501; Silva, Edson HelyO presente estudo teve como objetivo geral analisar as diversas representações sobre a história indígena no Brasil e em específico os Potiguara na Baía da Traição, através do estudo curricular, plano pedagógico, planejamentos e atividades, tendo em vista repensar essa temática nas aulas de História buscando (des)construir alteridades a partir de uma perspectiva de decolonização do saber escolar. Sendo perceptivel a necessidade de decolonizar o ensino de História como meio de fortalecer as mobilizações indígenas. Assim, a temática indígena discutida numa perspectiva decolonial como forma de romper com o apagamento dos povos originários. O estudo foi uma pesquisa qualitativa, buscando mapear as percepções dos estudantes da turma do 2º ano do Ensino Médio sobre os indígenas, a partir da visão construída em sala de aula através da normativa dos materiais didáticos e os currículos. Para tanto, foi utilizada como instrumentos de coleta de dados a observação participante, o questionário e diálogos colaborativos. O lócus da pesquisa situouse na Escola Estadual de Ensino Médio Rodrigues de Carvalho, no município de Araçagi/PB. A partir de diferentes autores, fizemos um percurso reflexivo sobre os conceitos de currículo, decolonialidade e um conjunto da legislação educacional sobre o ensino de história e perspectivas equivocadas sobre os povos indígenas. Como produto apresentamos uma sequência didática como metodologia pedagógica possível para discutir a temática indígena numa perspectiva decolonial de conhecimento e revisão das alteridades contribuindo para a visibilidade dos povos indígenas.Dissertação Deste lado do rio também tem história: uma proposta de educação patrimonial na zona norte de Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-04) Barbosa Neto, Ângelo Estevam; Santos, Magno Francisco de Jesus; https://orcid.org/0000-0002-2218-7772; http://lattes.cnpq.br/9046069221784194; http://lattes.cnpq.br/0814978413822944; Oliveira, Margarida Maria Dias de; https://orcid.org/0000-0002-8542-4173; http://lattes.cnpq.br/5565266295414497; Alvarenga, Thábata de AraújoO presente trabalho pretende construir uma proposta de Educação Patrimonial na Zona Norte de Natal, levando em consideração uma discussão sobre patrimônio, sua abrangência e possibilidades, a valorização das temáticas locais da História e a participação ativa dos alunos neste processo. Através de uma discussão sobre as noções de patrimônio e de um inventário participativo dos bens culturais desta região, em sala de aula com os meus alunos pretendo criar um roteiro de aulas de campo sobre os bens culturais materiais e imateriais da Zona Norte. Além da importância da Educação Patrimonial em sala de aula para estimular a consciência histórica dos alunos, de mobilizar a aprendizagem significativa e a construção e reconstrução, em conjunto com eles, dos saberes coletivos, pretendo também que os alunos construam relações de pertencimento com estes bens e a comunidade na qual estão inseridos.Dissertação Um diálogo entre professores: o saber histórico e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-30) Ramos, Francisco Adoniran Braga; Oliveira, Margarida Maria Dias de; ; http://lattes.cnpq.br/5565266295414497; ; Oliveira, Itamar Freitas de; ; http://lattes.cnpq.br/5606084251637102; Souza, Juliana Teixeira; ; http://lattes.cnpq.br/7893663154086378Este trabalho tem por objetivo estabelecer um diálogo entre professores licenciados em História e professores pedagogos, tendo como foco a análise dos saberes que são mobilizados pelos professores diante dos conteúdos programáticos da disciplina História nos anos iniciais da escolarização básica, problematizando conceitos da ciência histórica junto aos conteúdos escolares no processo de letramento dos alunos. A pesquisa-ação se deu junto aos professores pedagogos que lecionam história nos anos iniciais (3º a 5º) do ensino fundamental na Escola Municipal Professor Gerardo Milton de Sá, em Fortaleza–CE. Para a construção do estudo, foi proposta uma construção coletiva de estudos/ação junto aos professores pedagogos, que lecionam a disciplina História, através de um conjunto de encontros-oficinas, na perspectiva de uma formação continuada de professores, utilizando as operações lógicas do método da pesquisa histórica como condutoras para atividades propostas nos encontros-oficinas, partindo do princípio que a formação continuada dos professores deve propiciar sentido/significado à relação entre o saber historiográfico e o saber escolar. A formação objetiva discutir e colaborar com estratégias próprias do método de pesquisa em história para a compreensão dos conceitos de história, história local, tempo, temporalidades, fontes históricas, identidade e letramento nas séries iniciais da educação básica, no intuito de superar um modelo vigente de ensino nas séries iniciais baseado numa visão tradicional, linear e naturalizada de História.Dissertação O diário mágico: construção de um RED gamificado para o ensino de história integrado aos letramentos nos anos iniciais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-17) Leite, Erickle de Lucena; Spinosa, Vanessa; http://lattes.cnpq.br/1087304600335538; http://lattes.cnpq.br/3031380420073374; Oliveira, Margarida Maria Dias de; https://orcid.org/0000-0002-8542-4173; http://lattes.cnpq.br/5565266295414497; Silva, Lucas VictorEste trabalho, vinculado ao Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), problematizou o ensino de História integrado aos Letramentos Matemáticos e de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental Anos Iniciais, com o objetivo de desenvolver um produto digital que colabore com essa interdisciplinaridade. Levantou-se primeiramente um panorama brasileiro da etapa inicial da Educação Básica, especialmente na esfera pública, através do qual pudemos conjecturar o papel que a disciplina de História possui dentro do planejamento escolar dos professores pedagogos. Adotamos então dois conceitos históricos pertinentes a BNCC para os anos iniciais, tempo e narrativa, para nortear os objetivos pedagógicos do nosso produto. Neste momento, fizemos um levantamento bibliográfico para elucidar as possibilidades metodológicas desses conceitos no ensino para crianças de 6 a 10 anos. Na fase final, desenvolvemos um diário digital em uma aplicação web com interações gamificadas no qual estudantes e professores podem inserir e ler registros de seus cotidianos por meio de sistemas presentes em jogos, como missões, desafios, pontos, experiência e medalhas. A aplicação da proposta ocorreu em duas etapas, no período de fevereiro a julho de 2021. Após esta, os professores responderam a um questionário com escalas de likert sobre o uso do produto como ferramenta didática. Os dados coletados na pesquisa foram analisados e mostraram que o produto tem um grande potencial de fornecer um suporte a elaboração de estratégias de ensino inovadoras, sendo necessário para isso qualquer aparelho que possua navegador de internet. Assim, a construção de recursos educacionais digitais com elementos de jogos a partir da perspectiva do Ensino de História, como o Diário Mágico, permite os docentes trabalharem com Objetos de Aprendizagem Gamificados, colaborando assim para que crianças possam desenvolver conceitos históricos integrados a outras áreas do conhecimento em um ambiente desafiador e construcionista.Dissertação A didática das coisas: reflexões sobre a relação homem/dinheiro utilizando a cultura material no ensino de história(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-30) Varela, Álvaro Giannini Alcântara; Silva, Roberto Airon; http://lattes.cnpq.br/9014750357327430; http://lattes.cnpq.br/4408385642902803; Oliveira, Ana Amélia Rodrigues de; Maia, Lígio José de Oliveira; https://orcid.org/0000-0001-9683-1965; http://lattes.cnpq.br/3637992585281501O presente trabalho constrói uma abordagem sobre a didática das coisas sob a ótica da Cultura Material (histórica e arqueológica), do Ensino de História e da Numismática, para isso usaremos a moeda como materialidade integradora dos segmentos científicos envolvidos, analisando sua polissemia e utilizando essa característica como ingrediente potencializador das aulas de história. O fio condutor do trabalho situa-se no contexto problematizador de desorientação histórica que a sociedade capitalista contemporânea vive, atrelado ao cenário de desmaterialização monetária, enquanto o cotidiano dos jovens é de afastar-se da concretude, naufragando-se no ciberespaço e em suas formas digitais, implicando numa relação torpe entre homem/dinheiro, o ensino de história busca aliados nos estudos numismáticos e da cultura material para promover uma orientação histórica empoderadora de valor social e protagonismo, que conduz o aluno a investigação da relação homem/dinheiro, a museologia e a gamificação somam-se a esse processo de elucidação sócio-histórica na ampliação de produtos didáticos.