Navegando por Autor "Álvares, Leonardo Mendes"
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Dissertação Da arenga ao debate: o aprimoramento da competência argumentativa por estudantes do ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-07-31) Álvares, Leonardo Mendes; Freitas, Alessandra Cardozo de; ; http://lattes.cnpq.br/4424220937257634; ; http://lattes.cnpq.br/1025007927658433; Sousa, Gilton Sampaio de; ; Queiroz, Maria Aparecida de; ; http://lattes.cnpq.br/0642511546307992Objetivando compreender os fatores intervenientes no processo de aprimoramento da competência argumentativa por estudantes do 2º ano do Ensino Médio, empreendemos uma pesquisa de abordagem qualitativa e natureza interventiva, durante a qual adotamos a conduta da observação participante, numa escola pertencente à rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte, localizada na periferia do município de Natal. O corpus analisado constituiu-se no ínterim da intervenção e enseja as respostas a um questionário semiestruturado, quatorze artigos de opinião e três debates regrados, produzidos pelos estudantes, além das videogravações de dez sessões e notas pessoais referentes a outras seis, totalizando dezesseis sessões observadas no decurso do ano letivo de 2014. Como principais referências teóricas tomamos o estudo das competências e da argumentação, na perspectiva do sociointeracionismo discursivo. Na análise dos dados tomamos de empréstimo o princípio da categorização, optando pela apresentação crítico-descritiva e nos foram revelados, por via dosindícios categorizados, que dentre os fatores intervenientes no processo estudado, afigura-se com maior relevância a constituição de uma comunidade intelectual efetiva, a qual reúne em constante interação os sujeitos, que se alternam assumindo as condições de oradores e deauditório. A constituição dessa comunidade depende em muito da mediação docente e se faz imprescindível à (re)elaboração da competência estudada, nas interações por ela proporcionadas os sujeitos aprendem e desenvolvem sua competência, reformulando os limites de sua zona de desenvolvimento proximal.TCC A formiguinha e a neve: literatura infantil e desenvolvimento da oralidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-14) Matos, Nayane Mendonça de; Freitas, Alessandra Cardozo de; Faria, Kivia Pereira de Medeiros; Álvares, Leonardo MendesA literatura é um dos mais importantes recursos para o desenvolvimento da linguagem e oralidade. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo evidenciar a importância da literatura infantil para o desenvolvimento da oralidade, mediante relato de caráter autobiográfico, em que a partir das experiência vividas, apresento algumas memórias da minha infância em que torna possível relacionar a fábula A formiguinha e a neve, com meu processo de desenvolvimento da oralidade. Como referencial teórico, recorremos aos estudos de Antunes (2003), Lúria (1991), Vygotsky (1998) Freitas (2000), Fontana e Cruz (1997), Arroyo (1994) e Zilberman (2003). Empregamos procedimentos da pesquisa qualitativa em educação, particularmente do método (auto)biográfico. As experiências trazidas da minha infância, demonstram que a interação com a fábula, mediante incentivos de bons professores, permitiu o contato significativo com literatura, possibilitando o aprimoramento da oralidade, nos aspectos referentes ao aprimoramento da fala e interações sociais. Desse modo, conclui-se que a literatura infantil, para mim, tornou-se imprescindível, já que me oportunizou contribuições relevantes ao desenvolvimento da minha oralidade, propiciando conhecimento de mim e daquilo que está à minha volta.Livro Palavras e silêncios “dados” em sala de aula: ensino, avaliação e pesquisa de textos argumentativos(Ideia, 2018-08) Álvares, Leonardo Mendes; Freitas, Alessandra Cardozo deEste livro nasce de compreensões (re)significadas na pesquisa de Mestrado registrada na dissertação intitulada Da arenga ao debate: o aprimoramento da competência argumentativa por estudantes do Ensino Médio (ÁLVARES, 2015), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio grande do Norte. Essa pesquisa teve como objetivo principal a compreensão do processo de aprimoramento da competência argumentativa, por estudantes do Ensino médio, no contexto escolar, mediado em aulas de Língua Portuguesa. A busca era pela compreensão de como o processo ocorre? Como é possível aprimorá-lo? Por que espontaneamente o engajamento dos alunos acontece e quando motivado, quando assistido, muitas vezes, não? Por que na maior parte das vezes a oralidade funciona melhor que a escrita? Compartilhamos aqui algumas respostas que obtivemos para as perguntas acima e experiências exitosas que – acreditamos – podem corroborar significativamente para um trabalho docente mais eficaz de orientação da produção de textos argumentativos escritos, na cena escolar; fornecemos alguns indícios para a construção de avaliações significativas ao processo de aprendizagem da escrita de textos argumentativos por estudantes do Ensino Médio; e expomos sucintamente uma abordagem de observação participante cujos trajetos podem nortear o trabalho de outros pesquisadores dos campos da linguagem e do ensino de linguagem.Livro Pesquisa qualitativa em linguagem: trajeto(s) metodológico(s) da observação participante(Ideia, 2018-08) Álvares, Leonardo Mendes; Freitas, Alessandra Cardozo deEste livro resulta das discussões sobre metodologias da pesquisa no âmbito da linguagem estabelecidas durante a escrita da dissertação de Mestrado intitulada Da arenga ao debate: o aprimoramento da competência argumentativa por estudantes do Ensino Médio (ÁLVARES, 2015), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio grande do Norte. Com ele tentamos corroborar para o preenchimento de lacunas que encontramos quando precisamos compreender as direções em que podemos caminhar no desenvolvimento de uma pesquisa no campo da linguagem. Nesse intuito, propomo-nos a descrever e comentar o percurso metodológico construído no ínterim de uma pesquisa que sintetiza o aprimoramento de experiências que trazemos de outras vivências acadêmicas, reunindo contribuições, que podem ser esclarecedoras a outros pesquisadores da linguagem, acerca da pesquisa de abordagem qualitativa e da observação participante. Referimo-nos a esse percurso como trajeto(s) metodológico(s), visando à coerência com a proposta de autoria partilhada que assumimos, segundo a qual valorizamos a construção interativa de sentidos e buscamos marcar e reiterar, o quanto possível, as portas abertas às contribuições trazidas no ato da leitura. Para além disso, há também outra implicação semântica na opção por uma estrutura frasal que apresenta como alternativas as leituras estabelecidas em singular ou plural, uma vez que, optando por não ocultar de nossa produção final o processo de que resulta, obstinados pela ideia do que entendemos ser um gesto de honestidade científica, resolvemos deixar aparentes os avanços e retornos da caminhada, as pretensões concretizadas e aquelas deixadas pelo caminho, o que se faria e o que efetivamente conseguiu-se fazer. Assim, será possível tratarmos de um trajeto geral, tomado em seu todo complexo, bem como descrever amiúde cada um dos trajetos constitutivos.