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Navegando por Autor "Añez, Miguel Eduardo Moreno"

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    TCC
    A inserção da visão baseada em recursos no processo estratégico tradicional: o caso bioconsultants
    (Administração, 2013-12-06) Bezerra, Marcelo Hugo de Medeiros; Añez, Miguel Eduardo Moreno
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    Dissertação
    Adaptação sociocultural de gestores espanhóis expatriados no Brasil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-09-19) González, Juan Miguel Rosa; Añez, Miguel Eduardo Moreno; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706850H6; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5; ; http://lattes.cnpq.br/8937963538553756; Oliveira, José Arimatés de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788020Z0; Machado, Hilka Vier; ; MACHADO, H. V
    Este estudo teve por objetivo compreender como ocorre a adaptação sociocultural ao Brasil de gestores expatriados por empresas privadas e órgãos públicos da Espanha e de seus cônjuges. Para tanto, adotou-se como substrato teórico principal o modelo de adaptação proposto por Parker e McEvoy (1993), que tomando como base o modelo de Black, Mendenhall e Oddou (1991) propõe três dimensões da adaptação: ao ambiente de trabalho, ao ambiente geral fora da esfera organizacional e às interações com nacionais do país hóspede. O estudo, de natureza exploratória e descritiva, usou pesquisa de campo para levantamento de dados primários, que foram analisados através de abordagem qualitativa. A coleta se deu mediante entrevistas individuais em profundidade com três gestores de nacionalidade espanhola expatriados no Brasil e dois dos seus cônjuges. Os dados foram objeto de análise através de uma das técnicas de análise de conteúdo, a análise temática. Mostra que a adaptação vê-se mais dificultada pela distância cultural que pelas características da missão profissional, sendo mais bem sucedida em expatriados com conhecimentos prévios aprofundados sobre aspectos socioculturais do país de destino. Verifica também que o grau de adaptação aumenta com a compreensão das diferenças culturais que explicam valores e comportamentos diferentes aos do expatriado. Atesta que fatores individuais como habilidades de percepção e de relação, flexibilidade, empatia e auto-eficácia estão positivamente relacionados com a adaptação às três dimensões: trabalho, ambiente geral e interações sociais. Constata ainda que a adaptação do expatriado dificulta-se quando a adaptação do cônjuge não é bem sucedida e que a localização em um habitat percebido como carente de infraestruturas chave dificulta a adaptação em expatriados procedentes de habitats fortemente urbanos. Conclui que a adaptação do expatriado ocorre através do progressivo conhecimento do ambiente do país hóspede e da compreensão do contexto sociocultural que explica as diferenças entre valores e comportamentos do país hóspede e aqueles do país de origem, processo facilitado por características individuais do expatriado não diretamente vinculadas à sua qualificação técnica, como são habilidades de percepção e relação, flexibilidade e empatia, além de sólidos conhecimentos socioculturais sobre o país hóspede. Entende, portanto, que as organizações envolvidas com a expatriação de profissionais devem considerar entre os seus critérios de seleção o grau em que os candidatos possuem características pessoais e conhecimentos socioculturais passíveis de facilitar a adaptação
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    Tese
    Agir, aprender, formar, intervir, agir uma experiência dos consultores internos na gestão do conhecimento da Petrobrás UN-RNCE
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-12-04) Freitag, Maria Salete Batista; Silva, Rosália de Fátima e; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794938U8; ; http://lattes.cnpq.br/3094358031059703; Pereira, Francisco de Assis; ; Añez, Miguel Eduardo Moreno; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5; Tavares, Otávio Augusto de Araújo; ; Costa, Nilza Maria Vilhena Nunes da
    A investigação tem como objeto de estudo a formação de consultores internos no contexto organizacional na resolução conjunta de problemas, em torno da conversão do conhecimento. O objetivo da pesquisa é compreender e explicar os sentidos atribuídos pelos consultores internos da Petrobras às suas práticas e à sua formação no processo de conversão do conhecimento tácito em explícito, em torno da resolução conjunta de problemas junto aos seus colaboradores. Direciona sua construção, o seguinte questionamento: quais os sentidos atribuídos pelos consultores da Unidade de Negócios Rio Grande do Norte Ceará (UN-RNCE) na Gestão do Conhecimento (GC), as suas práticas interventivas e formativas na resolução de problemas, bem como na conversão do conhecimento tácito em explícito? O trabalho considera que há uma dupla lógica integrada em suas práticas cotidianas: resolver problemas e converter conhecimento. A tese considera que as práticas cotidianas desses consultores são caracterizadas como espaços epistêmicos e de formação permanente mediante a conversão do conhecimento. Adota como base os princípios da abordagem multirreferencial no que diz respeito à tradução de uma diversidade de ângulos, de óticas e de perspectivas, o que permite a interpretação e compreensão dos aspectos complexos que integram a conversão do conhecimento. A compreensão e explicação dos sentidos se apoiam na metodologia da entrevista compreensiva, apropriando-se da escuta sensível para interpretação compreensiva dos discursos orais de dez consultores e recorrendo, complementarmente, à autoscopia, pondo em prática, assim, a postura do pesquisador enquanto um artesão intelectual . Avalia que os limites e as possibilidades para a formação e para a aprendizagem na conversão do conhecimento decorrem, de um lado, devido a uma cultura de formação predominantemente orientada pelo paradigma da racionalidade técnica e, por outro, em função de um conjunto de relação com o saber e de relação de saber , revelado na busca pela formação em outras dimensões. Há tensões entre as demandas locais e globais situadas em uma conjuntura caracterizada por uma organização sistêmica do conhecimento. Contudo, o contexto é percebido, pelo pesquisador, como impregnado pela descontinuidade, imprevisibilidade e incertezas, mobilizando um conjunto de elementos formativos necessários à mediação nas práticas desses consultores. Predomina um suporte instrumental e tecnológico, restringindo a formação e dificultando o posicionamento da consultoria como função nuclear na Gestão do Conhecimento
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    Dissertação
    Alianças estratégicas enquanto formas microorganizacionais em cooperação competitiva: o caso da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares - Rede de ITCPs
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-05-19) Oliveira, Fernando Porfírio Soares de; Añez, Miguel Eduardo Moreno; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5; ; http://lattes.cnpq.br/5520433082870690; Valéry, Françoise Dominique; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783095E6; Lopes, Fernando Dias; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701722H7; Oliveira, Maurício Roque Serva de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781520E0
    Atualmente, as redes re-aparecem como alternativas de encontrar formas em arranjos interorganizacionais que ofereçam aos seus integrantes melhores oportunidades de modernização tecnológica, inserção no mercado, gerencial e ao mesmo tempo permitam a troca de experiências, informações e conhecimentos para fortalecer e competir de igual para igual, permitindo amenizar os efeitos danosos da concorrência selvagem. Uma ameaça que pode ser minimizada pela organização em rede pelo uso de outras formas interorganizacionais e alianças estratégicas. Portanto, o trabalho demonstra o contexto da cooperação competitiva em redes, buscando critérios de análise desse fenômeno organizacional, com base num estudo de caso da rede ITCPs e na literatura pesquisada, apontando com isso critérios e indicadores para a criação de um modelo de avaliação, no futuro (Fator Rede), que seja relevante para o desenho dessas formas organizacionais sustentáveis, solidárias, competitivas e cooperativas
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    Dissertação
    Análise da integração dos stakeholders na adoção de estratégias de marketing verde: um estudo em empresa moveleira
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-08-28) Brandão, Marcelle Rossi de Mello; Añez, Miguel Eduardo Moreno; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5; ; http://lattes.cnpq.br/2958319519862286; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706850H6; Costa, Benny Kramer; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782176P6
    Esta dissertação de mestrado tem como objetivo conhecer de que forma grupos de interesses, stakeholders, influenciam na adoção de estratégias de marketing verde sob a ótica da empresa Alfa, uma indústria moveleira situada no Rio Grande do Norte, Brasil. A metodologia utilizada teve uma abordagem qualitativa e utiliza o método do estudo de caso exploratório-descritivo como modelo formal e sistemático do estudo científico. Segue as proposições teórico-conceituais de Polonsky (1995), Michell, Angle e Wood (1997) e Frooman (1999) como referências básicas. O estudo descreve a realidade de uma indústria moveleira do Rio Grande do Norte, e mostra sua filosofia e contexto; identifica os stakeholders presentes que influenciam no processo decisório da empresa, bem como analisa o grau de importância de cada grupo relevante, mostra as necessidades e expectativas dos grupos relevantes e por fim, constata as mudanças ocorridas na organização na implantação de estratégias de marketing verde. A partir dos resultados obtidos conclui que os stakeholders são levados em consideração na adoção de estratégias de marketing verde, mesmo a empresa não possuindo a devida percepção estratégica necessária para avançar na adoção da filosofia do marketing verde. Este estudo de caso explora conhecimentos que podem ser apropriados e adequados por empresas de pequeno porte que atuem nesse segmento-tendência estratégico do marketing verde
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    Dissertação
    Análise do modelo de gestão implantado no Centro de Atenção Psicossocial CAPS II OESTE de 1995 a 2005, situado no distrito sanitário Oeste do município de Natal/RN, à luz da Co-gestão
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-12-18) Dias, Jaidê de Barros; Valéry, Françoise Dominique; Añez, Miguel Eduardo Moreno; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783095E6; ; Rosa, Lucia Cristina dos Santos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700047P5
    Esta dissertação tem como objeto a práxis de co-gestão do serviço de saúde CAPS II OESTE de Natal/RN, onde trabalhadores de saúde, usuários e familiares conseguiram materializar diretrizes e princípios da reforma psiquiátrica brasileira em possibilidades reais e concretas de construção de subjetividades, ao passo que se transformavam as relações sociais num cotidiano. O caminho escolhido para registro foi a partir dos depoimentos e contribuições daqueles que significaram seu feito. Resgatar esta história a partir das representações sociais da maioria dos seus construtores foi uma tarefa instigante, delicada e recompensadora, enfatizando a memória viva, reconstruída numa linha do tempo que não poderia ser encontrada em simples acervos documentais. Principalmente, por saber que a rotina daquele serviço era intensa e teve como característica a mobilidade singular própria de um processo em criação e por isso nem sempre sua dinâmica permitia adequados registros. Em vista disto ocorreu, concomitantemente, a pesquisa de campo e a bibliográfica que permitiu o levantamento detalhado dos marcos que antecederam e motivaram a prática aqui retratada. A releitura de conceitos numa interface com os depoimentos dos entrevistados possibilitou a verificação de que o modelo de saúde mental preconizado pela reforma psiquiátrica fora compreendida. Uma vez percebido a presença das crenças e valores das pessoas na energia motivadora para o avanço da reforma, passou-se a buscar subsídios teóricos de ordem administrativa para compreender de que forma se deu tal construção e com que singularidade foi impressa. O caminho teórico e práxis aqui percorrida permitiram analisar como se deu tal processo de produção de subjetividades e de coletivos que ao se organizarem capacitaram-se para análise e intervenção, inclusive em situações de crise. Revelou-se, portanto, que a ética e multidisciplinaridade, o sentido humanitário, a co-responsabilização, a co-produção e a horizontalidade gerencial foram os fatores fundamentais para disseminação de um protagonismo transformador. Pode-se assim concluir que a co-gestão daquele coletivo se deu numa tecelagem transdisciplinar
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    Dissertação
    Atração e retenção de talentos em empresas de engenharia consultiva no setor de petróleo e gás natural da cidade de Natal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-09-04) Barreto, Cásio Carlos Pereira; Medeiros, Carlos Alberto Freire; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799499A7; ; http://lattes.cnpq.br/1416460606525811; Añez, Miguel Eduardo Moreno; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5; Souza, Tereza de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793245A5
    O presente estudo aborda a questão da atração e retenção de talentos nas empresas que elaboram projetos de engenharia na área de petróleo e gás natural na cidade do Natal. Os objetivos foram identificar os mecanismos que essas empresas utilizam para atrair e reter profissionais talentosos e quais as relações existentes entre essas práticas e o desempenho das referidas organizações no mercado. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa no qual foram incluídas a plenitude das empresas que atuam nesse ramo na capital potiguar. Foram aplicados aos gerentes dessas empresas questionários estruturados com onze questões orientativas fundamentadas no referencial teórico adotado. A pesquisa constata que os gestores compreendem o termo talento , reconhecem a importância da valorização de seus funcionários e do desenvolvimento de suas habilidades inatas para um melhor desempenho organizacional, muito devido ao fato de estarem atuando em um mercado de acirrada competição. Suas empresas apesar de não apresentarem processos formais relacionados ao tema em questão apresentam mecanismos que podem ser caracterizados como de atração e retenção de talentos. As relações identificadas neste estudo são consistentes com os resultados encontrados em outros trabalhos e as informações aqui postas podem servir de base para que demais gestores, inclusive de outras áreas, consigam atingir a excelência em seus respectivos setores
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    Dissertação
    Autoavaliação institucional na dimensão do SINAES comunicação com a sociedade : estudo de múltiplos casos em instituições de ensino superior do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-10-21) Souza, Rosana Curvelo de; Añez, Miguel Eduardo Moreno; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5; ; http://lattes.cnpq.br/4282662034588352; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789716A1&dataRevisao=null; Lima, Edmilson de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/2700716884947412
    Esta dissertação trata da autoavaliação institucional na Dimensão 4, Comunicação com a Sociedade , do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES, obrigatória a todas as instituições de ensino superior do Brasil. Realizou-se um estudo de múltiplos casos com três instituições do estado do Rio Grande do Norte, com o objetivo geral de conhecer como a referida avaliação é realizada, descrevendo o conceito para avaliação da comunicação proposto por elas e identificando aspectos controladores ou emancipatórios, categorizando os procedimentos metodológicos empregados e discutindo as dificuldades relatadas no processo avaliativo da comunicação. Os coordenadores das Comissões Próprias de Avaliação das instituições foram entrevistados e, os dados, categorizados por meio de análise qualitativa de conteúdo. Percebeu-se características das correntes controladora, emancipatória e híbrida nas concepções das três instituições para avaliação da comunicação, revelando a falta de um corpus teórico constituído que transite em acordo com a perspectiva sistêmica e a epistemologia da complexidade do SINAES. Constatou-se que as dificuldades mais relatadas nos processos avaliativos da comunicação encontram-se na etapa de preparação, principalmente na definição de indicadores e instrumentos e no trabalho de sensibilização. A fragilidade no planejamento faz com que as próprias atividades do setor de comunicação tornem-se objetivos da avaliação, constituindo objetivos pobres e relacionados de maneira pouco significativa com metas organizacionais mais abrangentes. Concluiu-se também que o domínio técnico da avaliação não pode sobrepor-se às questões associadas com o tema mais amplo da complexidade que envolve o paradigma da avaliação proposta pelo SINAES, pois contradições e imperfeições fazem parte do processo avaliativo e são diversas as referências atuais na literatura que sustentam essa visão. Por fim, comenta-se que objetivos como transparência e mudanças de comportamento podem contar com metodologias e técnicas de pesquisa voltadas para a questão da construção de sentido
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    Dissertação
    Autoeficácia de alunos de Administração: um estudo com concluintes do curso de graduação em Administração no Estado do Pará
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-08-31) Ferreira, Sandra Maria da Silva; Oliveira, José Arimatés de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788020Z0; ; http://lattes.cnpq.br/9797199540269434; Añez, Miguel Eduardo Moreno; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5; Sant'anna, Anderson de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/7010289279838019
    O presente estudo apresenta as características de autoeficácia de alunos do curso de Administração que trabalham e que não trabalham. O estudo foi realizado através de uma pesquisa de campo, descritiva, abordada quantitativamente com utilização de procedimentos estatísticos. Foi estudada uma população composta por 394 alunos distribuídos em três Instituições de Ensino Superior na região metropolitana de Belém no Estado do Pará. A amostragem foi não-probabilística por acessibilidade com uma amostra de 254 sujeitos. O instrumento de coleta de dados foi um questionário composto por um conjunto de questões divididas em três seções: a primeira, relacionada aos dados sóciodemográficos, a segunda identifica a situação de trabalho do respondente e a terceira seção foi elaborada com questões relacionadas à Escala de Autoeficácia Geral Percebida, proposta por Schwarzer e Jerusalém (1999). Os dados sociodemográficos foram tratados com a utilização de métodos de estatística descritiva. Este procedimento permitiu caracterizar os sujeitos da amostra. Para identificar a situação de trabalho utilizou-se a análise de frequência e porcentagem o que permitiu classificar em percentual os respondentes que trabalhavam e os que não trabalhavam; os dados relacionados à escala de autoeficácia foram tratados quantitativamente pelo método de estatística multivariada a partir da utilização do software de programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences for Windows SPSS, versão 17 a partir do processo da Análise Fatorial Exploratória. Este procedimento permitiu caracterizar os alunos que trabalhavam e os alunos que não trabalhavam. Os resultados foram discutidos à luz da Teoria Social Cognitiva a partir do constructo de autoeficácia de Albert Bandura (1977). Os resultados do estudo apontaram uma amostra jovem, composta por maioria de mulheres solteiras com experiência de trabalho e indicaram que as características de autoeficácia de alunos que trabalham e alunos que não trabalham são distintas. As crenças de autoeficácia dos alunos que não trabalham estão baseadas em expectativas psicológicas enquanto que os alunos que trabalham demonstraram que suas crenças de eficácia estão sustentadas em experiências anteriores. O aluno que não trabalha demonstrou-se bastante confiante em suas capacidades para alcançar desempenhos de sucesso em suas atividades, acreditando ser fácil alcançar seus objetivos e enfrentar situações difíceis no trabalho, bastando investir esforço necessário e confiar nas suas habilidades. Aquele que tem experiência de trabalho mostrou-se confiante em suas capacidades para realizar cursos de ação, embora saiba que não é fácil alcançar seus objetivos e em situações inesperadas demonstrou ter desenvoltura para resolver os problemas difíceis
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    Dissertação
    Autoeficácia, características sociodemográficas e capacitação profissional: um estudo com servidores de uma Universidade Federal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-09-10) Barros, Marizeth Antunes; Oliveira, José Arimatés de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788020Z0; ; http://lattes.cnpq.br/9827021462371967; Añez, Miguel Eduardo Moreno; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5; Silva, Anderson Barbosa da; ; http://lattes.cnpq.br/8436089163306898
    A autoeficácia, construto desenvolvido por Albert Bandura desde 1977 e amplamente estudado no mundo todo, significa a crença do indivíduo nas próprias capacidades de realizar com êxito determinada atividade. O presente estudo tem por objetivo verificar o grau de associação entre as características sociodemográficas e de capacitação profissional com os níveis de Autoeficácia no Trabalho (AET) dos Assistentes em Administração de uma universidade federal. Trata-se de uma pesquisa descritiva, submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN. O método de análise de dados, de natureza quantitativa, foi efetivado com o auxílio dos programas estatísticos R e Minitab. O instrumento utilizado na investigação foi o questionário de dados sociodemográficos, variáveis de capacitação profissional e a Escala de Autoeficácia Geral Percebida (EAEGP) aplicado à amostra constituída por 289 Assistentes em Administração. As técnicas estatísticas para a análise dos dados foram estatística descritiva, análise de agrupamentos, teste de confiabilidade (Alfa de Cronbach), teste de significância (Pearson). Os resultados mostram um perfil sociodemográfico dos Assistentes em Administração da UFRN com características bem distribuídas, sendo 48,4% homens e 51,6% mulheres; 59,9% deles têm idade acima de 40 anos, casados (49,3%), de cor ou raça branca (58%) e religião católica (67,8%); as famílias são compostas por até quatro pessoas (75,8%), com filhos (59,4%) de todas as faixas etárias; a ocupação das mães destes profissionais é na maioria do lar (51,6%), com escolaridade até ensino médio completo para pais (72%) e mães (75,8%). Os Assistentes em Administração apresentam níveis de capacitação profissional elevados; a maior parte deles compõe dois grupos de servidores: o primeiro, com servidores contratados recentemente (30,7%) e outro com longo tempo de serviço (59%); a maioria entra jovem na carreira e nela permanece até a aposentadoria; 72,4% destes profissionais têm formação acima do requisito mínimo para o cargo. A análise dos níveis de AET mostra níveis Médios e Altos para 72% dos Assistentes em Administração; as pessoas, classificadas com Baixa AET, apresentam uma AET média de 2,7, considerada próxima à média geral, apresentada em outros estudos, que é de 2,9. A análise de agrupamentos permite dizer que as características dos três grupos (Baixa, Média e Alta AET) são semelhantes, podendo ser encontrados nos três níveis de AET representantes com todas as características investigadas. Os resultados indicam que não há associação entre as variáveis sociodemográficas e de capacitação profissional com os níveis de autoeficácia no trabalho dos Assistentes em Administração da UFRN, exceto em relação à variável cor ou raça. Contudo, em função do número reduzido de pessoas que se autodeclararam de cor ou raça preta (4% da amostra), esse resultado pode ser interpretado como mera casualidade ou as pessoas pretas abordadas no presente estudo apresentam um senso de eficácia mais elevado do que brancos e pardos. O estudo corrobora outros estudos e evidencia a subjetividade do construto autoeficácia. Mais pesquisas são necessárias, principalmente com servidores, para a continuidade e ampliação dos estudos sobre o tema, o que possibilitará comparar e confirmar os resultados
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    Dissertação
    Avaliação da usabilidade de um sistema informatizado de controle acadêmico: um estudo com coordenadores e secretários de cursos stricto sensu da UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-05-26) Campos, Patricia de Sousa; Ramos, Anatália Saraiva Martins; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782144T2; ; http://lattes.cnpq.br/8855842847442845; Lyra, Aarão; ; http://lattes.cnpq.br/2558569782799336; Añez, Miguel Eduardo Moreno; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5
    O objetivo deste trabalho é avaliar a usabilidade do sistema automatizado de controle das atividades acadêmicas (SIGAA) voltados para a Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O estudo teve como base os critérios ergonômicos de Bastien e Scapin (1993) e a Cartilha de Usabilidade do Governo Federal (2010). A metodologia é do tipo descritiva, de levantamento de dados, através da aplicação de um questionário online, junto a uma amostra de 46 usuários desse sistema, compreendendo os coordenadores e secretários das pós-graduações Stricto Sensu. Além desse procedimento, foram realizadas entrevistas abertas com usuários e foi feita uma análise documental de chamados registrados no SIGAA pelos usuários, compreendendo o período de maio de 2012 a junho de 2013. A análise dos dados mostrarão que alguns critérios de usabilidade precisam ser incrementados, principalmente quanto aos problemas ergonômicos de condução, gestão de erros e carga de trabalho. Com base nas análises, foram propostas várias mudanças que poderão agilizar as atividades na secretaria, bem como proporcionar uma maior satisfação e interação entre o SIGAA e seus usuários
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    Dissertação
    Avaliação dos textos informativos em três embalagens de café
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-05-19) Severo, Vânia Marisa Niederauer Flores; Gouvinhas, Reidson Pereira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782470Y6; ; http://lattes.cnpq.br/0575998128137557; Añez, Miguel Eduardo Moreno; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5; Souza, Tereza de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793245A5
    O presente trabalho tem o objetivo de apresentar uma investigação sobre o nível de clareza dos textos informativos dos rótulos de embalagens de café torrado e moído, considerando os aspectos lingüísticos e ergonômicos presentes nos rótulos do produto. Lingüisticamente analisar se a linguagem utilizada nos rótulos é adequada para a compreensão das informações pelo consumidor, ainda expor como a lingüística preconiza a organização e estruturação dos textos a partir da classificação do gênero textual. Do ponto de vista da ergonomia a pesquisa pretende identificar a conformidade ergonômica presente nas informações dos rótulos das embalagens de café. Devido à evolução das atividades comerciais, a embalagem passou ao longo do tempo a acumular funções, transformando-se em um considerável veículo de comunicação, informação e sedução do seu público consumidor, por isso, a adoção de normas adequadas relativas às informações pode evitar que o consumidor desenvolva conceitos inadequados ou até mesmo empregue erroneamente um produto alimentício em sua dieta. A engenharia de produção considera importante a inserção de melhores práticas de produção e gestão do produto nas empresas, com vistas ao aumento de sua competitividade, compatibilizando as características ergonômicas do produto embalagem, com as necessidades do consumidor enquanto parte integrante do processo de desenvolvimento do produto. A pesquisa propõe, então, um roteiro para avaliação dos rótulos de embalagens, utilizando para isso um questionário com questões fechadas e uma aberta, aplicados em consumidores de café torrado e moído no momento da compra em quatro supermercados de Natal. Os principais resultados da investigação demonstram que os aspectos lingüísticos dos textos informativos foram considerados bons, enquanto os aspectos ergonômicos informacionais analisados podem vir a contribuir para uma melhoria visual das informações contidas nos rótulos das embalagens das marcas de café investigadas
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    Dissertação
    Balanced Scorecard como ferramenta de avaliação da consistência estratégica: um estudo em instituição de ensino superior privada
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-12-05) Lima Júnior, Gilberto Franco de; Ramos, Rubens Eugênio Barreto; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784139P6; ; Añez, Miguel Eduardo Moreno; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5; Araújo, Renato Samuel Barbosa de; ; http://lattes.cnpq.br/8844681795357306
    Esta Tese investiga de modo exploratório a idéia de consistência estratégica usando como ferramenta para sua verificação uma modelagem dos indicadores de desempenho de Instituição de Ensino Superior (IES) privada na abordagem do Balanced Scorecard (BSC). É feita uma revisão dos modelos conceituais de hierarquia das perspectivas do BSC e de estudos em instituições de ensino superior no Brasil e no mundo. A partir de um modelo de BSC com três indicadores em cada perspectiva é feito um estudo de caso com diretores e coordenadores de uma IES privada e realizado uma análise descritiva e multivariada com análise de cluster. Os principais resultados apontam para uma diferente percepção dos gestores quanto à importância das diferentes perspectivas, com um maior grau de importância dado às perspectivas Aprendizagem e Crescimento e Processo do que a Cliente e Financeira. Em particular, a perspectiva financeira teve importância percebida significativamente menor que as outras perspectivas, o que revela uma inconsistência estratégica na gestão da IES em termos da percepção dos gestores sobre a hierarquia das perspectivas
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    Dissertação
    Balanced Scorecard: fatores relevantes de sua implantação na diretoria de mercado de capitais do Banco do Brasil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-05-19) Vasconcelos, Gustavo Zumel Santos; Añez, Miguel Eduardo Moreno; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5; ; http://lattes.cnpq.br/5533975104102821; Ramos, Rubens Eugênio Barreto; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784139P6; Vasconcelos, Flavio Carvalho de; ; http://lattes.cnpq.br/3251775617012106
    Este trabalho objetiva determinar que características do corpo funcional da DIMEC (Diretoria de Mercado de Capitais do Banco do Brasil) estão associadas aos principais entraves considerados relevantes pelos funcionários da área durante a implementação do Balanced Scorecard (BSC). Pretende-se salientar como entraves tais como a falta de apoio de Tecnologia de Informação e a falta de hábito dos funcionários em lidar com indicadores não financeiros podem se relacionar com as características de interesse do corpo funcional, tais como nível hierárquico , formação acadêmica e nível de conhecimento da ferramenta BSC , de forma a influenciar na implementação do modelo. Para tanto foi realizada revisão de literatura e estudo de caso no qual figuraram, como instrumentos de coleta de dados, a aplicação de questionários e a entrevista não-estruturada através dos quais funcionários da DIMEC demonstraram as relações entre as variáveis descritas de forma a destacar fatores de relevância para o desenrolar do processo de implantação da ferramenta BSC na referida empresa
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    Dissertação
    Coevolução e as práticas isomórficas de gestão: um estudo sobre os processos de mudanças institucionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-06-18) Silva, Maria Emília Santos Ferreira da; Añez, Miguel Eduardo Moreno; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5; ; http://lattes.cnpq.br/9032785696523355; Machado, Hilka Vier; ; MACHADO, H. V; Sano, Hironobu; ; http://lattes.cnpq.br/6037766951080411
    O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, em sua trajetória histórica, tem vivenciado diversas mudanças. As transformações ocorridas ao longo do tempo foram determinadas por forças coercitivas do ambiente institucional, que ao longo do tempo foi se tornando complexo e amplo, adquirindo características diversas e novos elementos como os fatores não-institucionais1 que passaram a contribui com as demais mudanças. Nesse contexto, este trabalho objetiva estudar as práticas isomórficas dos gestores nos processos de mudanças institucionais no IFRN nos períodos de 1998 e 2008, partindo de uma perspectiva teórica coevolutiva (CHILD; RODRIGUES; LEWIN; CARROL; VOLBERDA, 2003). Essa teoria traz para os estudos organizacionais uma nova ótica de análise das organizações, pois oferece uma leitura não determinista e não linear do processo de evolução, significando uma co-evolução. Nesse sentido as organizações e seus ambientes institucionais e não institucionais se autoevoluem, se autoorganizam e se autoreproduzem. E, dessa forma, os fatores institucionais e os não-institucionais do ambiente macro mantêm uma relação de interdependência contínua com as organizações. Para fins desse estudo, se faz importante entender que é impossível compreender o objeto, as práticas isomórficas, sem considerar as mudanças institucionais anteriores e suas evoluções, suas continuidades e descontinuidades, importantes no processo coevolutivo. Para tanto, recorrer à trajetória histórica institucional é um aspecto fundamental para a concretização do estudo, pois o movimento recursivo faz-se presente na coevolução. Outro aspecto é que não se pode abdicar da visão de hologramática2, que considera o objeto, as práticas isomórficas, parte constituinte de um todo e que esse todo, também está nas partes, sendo impossível compreender o objeto, descolado do contexto do qual faz parte. Com esse entendimento, partindo do objetivo proposto, é necessário, descrever as características de co-evolução das mudanças institucionais referentes aos períodos de 1998 e 2008; analisar a dinâmica dos mecanismos isomórficos nos respectivos processos de mudança institucional; e descrever o aprendizado que as práticas isomórficas deixaram para o IFRN. Todas essas transformações se deram por forças coercitivas3 do ambiente institucional. A partir da década de 90 essas forças se intensificaram, o ambiente se tornou mais amplo e complexo, com a emergência de novos fatores ambientais. No entanto, propõe-se estudar o processo de gestão e suas práticas, referentes ao ambiente micro, embora necessite articular essas ações, às demandas e exigências do ambiente macro. Para a efetivação da pesquisa foram feitas entrevistas semi-estruturadas com os gestores que participaram dos dois processos de mudanças institucionais. Nas análises dos resultados foram constatadas as particularidades de cada mudança, a de 1998 com uma forte ação normativa dos gestores contra as forças coercitivas do Estado na busca do reconhecimento e legitimidade institucional e a de 2008, que se caracterizou pela ação normativa dos gestores em consonância com as forças coercitivas do Estado, em favor da política do governo para a educação profissional tecnológica. Na análise dos resultados percebe-se a evidência de um sentimento de pertencimento por parte dos gestores entrevistados
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    Tese
    Concepções de administração e administrador em tempos de capitalismo flexível: uma abordagem crítica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-10-04) Santos, Ana Cristina Batista dos; Oliveira, José Arimatés de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788020Z0; ; http://lattes.cnpq.br/3198136796795693; Alloufa, Jomária Mata de Lima; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780080H5; Añez, Miguel Eduardo Moreno; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5; Freitas, Ana Augusta Ferreira de; ; http://lattes.cnpq.br/7023392308720934; Cabral, Augusto Cézar de Aquino; ; http://lattes.cnpq.br/7080799282119351
    A tese trata de dois construtos sócio-históricos Administração e Administrador em face do capitalismo em sua fase flexível. Considerando as mudanças do capitalismo, o texto estabelece como objeto de estudo as concepções de Administração e Administrador, para o campo administrativo, na contemporaneidade. A tese é suportada por uma pesquisa de campo cujo objetivo foi compreender criticamente as concepções do campo administrativo sobre a Administração e o Administrador, em tempos de capitalismo flexível. Epistemologicamente, a pesquisa foi conduzida a partir da perspectiva crítica frankfurtiana, fundamentada em três pares categóricos dialéticos: (i) história versus naturalização; (ii) práxis social versus sistema; e (iii) alienação versus emancipação; privilegiando o pensamento crítico vinculado à primeira geração da Escola de Frankfurt. A literatura prevalente da área de Administração foi revisada mediada pelas duas questões ontológicas que suportam a tese: O que é Administração? e O que é Administrador? para autores como Taylor, Fayol, Drucker, Ohno, Deming, Champy e Mintzberg. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa integralmente qualitativa, com uso de três tipos de entrevistas: (i) entrevista narrativa com história de vida; (ii) entrevista com uso de elementos-estímulo; e (iii) entrevista narrativa ficcional. Para compreensão das narrativas, foi utilizada a técnica de análise hermenêutico-dialética. Os resultados indicam o predomínio da concepção pragmática-instrumental, no tocante à Administração, pela qual ela continua a ser pensada e discursada como uma ação tecnológica e teleológica, que utiliza saberes múltiplos e aprendizagens cambiantes como meios para alcance das finalidades do contexto organizacional mutante. Com relação ao Administrador, há a emergência da concepção estética para apresentá-lo, quando vinculado às organizações. Por esta concepção, há a migração do histórico estereótipo do Administrador controlador e vigilante para a representação do Administrador como um profissional performático. O segundo resultado, que se apresenta como o mais relevante em relação ao Administrador, é o da fuga da profissão. A partir dos pares categóricos dialéticos, esta tese propõe algumas sínteses provisórias críticas: (i) história-naturalização: os sujeitos tomam como naturais a organização empresarial e suas demandas, naturalizando as recentes mudanças que, entre outras coisas, reduzem os postos gerenciais; (ii) práxis social-sistema: pela concepção pragmática-instrumental, as experiências dos Administradores são concebidas a partir do confinamento funcionalista em uma organização-sistema; (iii) emancipação-alienação: tanto a forma naturalizada com que especificam as organizações e sua Administração quanto a práxis interrompida velada em uma experiência reificada mostram-se como fenômenos intrinsecamente e subjetivamente alienantes e contraemancipatórios. Por outro lado, através do movimento de fuga da profissão, os entrevistados parecem (re)significar o silêncio fundador da alienação associada à condição de Administrador: a de pensar como capital, e não se pensar como trabalho. Finalmente, o texto propõe que as possibilidades de emancipação deste profissional residem na tomada de consciência de sua condição como integrante da classe trabalhadora, mesmo em tempos de riscos e incertezas. Assumindo-se como trabalhador, o Administrador poderá lutar pelo seu trabalho, repensando-o em novos termos, em que as dimensões pragmáticas-instrumentais que envolvem sua profissão possam ser dosadas e sempre mediadas por conteúdos substantivos e emancipatórios
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    Tese
    Construção das capacidades organizacionais de tecnologia da informação no contexto dos sistemas institucionais integrados de gestão da UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-18) Medeiros Junior, Josue Vitor de; Añez, Miguel Eduardo Moreno; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789716A1&dataRevisao=null; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5; ; http://lattes.cnpq.br/5623264732330013; Sampaio, Luciano Menezes Bezerra; ; http://lattes.cnpq.br/3807603064705018; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706850H6; Moraes, Edmilson Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/8185120200389005; Reinhard, Nicolau; ; http://lattes.cnpq.br/3038584733281966
    A capacidade de TI é uma habilidade organizacional para realizar atividades dessa função de maneira mais efetiva e um importante mecanismo na criação de valor. Seu processo de construção (estágios de criação e desenvolvimento) ocorre através de iniciativas de gestão para melhorias no desempenho de suas atividades, usando recursos humanos e ativos de TI complementares responsáveis pela evolução das suas rotinas organizacionais. Esta pesquisa trata das capacidades de TI relacionadas aos sistemas SIG (sistemas institucionais integrados de gestão), criados e implantados na UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), para realização e controle das atividades administrativas, acadêmicas e dos recursos humanos. Desde 2009, através de acordos de cooperação com instituições federais de ensino e da administração direta, a UFRN tem apoiado a implantação destes sistemas, atualmente envolvendo mais de 30 instituições. O presente trabalho objetiva compreender como as capacidades de TI, relevantes na concepção, implantação e disseminação dos SIG da UFRN, foram construídas ao longo do tempo. Trata-se de um estudo de caso único de natureza qualitativa e longitudinal, realizado através da captura, codificação e análise de dados secundários e provenientes de entrevistas semi-estruturadas realizadas principalmente com membros da Superintendência de Informática, unidade organizacional responsável pelos sistemas SIG na UFRN. Como resultados, foram identificadas as capacidades técnica, de relacionamento interno e de cooperação externa como relevantes na trajetória bem sucedida dos sistemas SIG, e que evoluíram de maneiras distintas. A capacidade técnica, iniciada em 2004, percorreu os estágios de criação e desenvolvimento até que atingiu o estágio de estabilidade em 2013, em decorrência de limites tecnológicos. Quanto à capacidade de relacionamento interno, iniciada em 2006, esta percorreu os estágios de criação e desenvolvimento, tendo seu escopo de atividades estendido em 2009, estando em desenvolvimento desde então. Diferente do padrão de ciclo de vida observado na literatura, a capacidade de cooperação externa foi iniciada por uma intensidade de iniciativas e evoluções nas rotinas em 2009, que foram decrescendo até cessarem, em 2013, no intuito de estabilizar a estrutura tecnológica já criada para as instituições cooperadas. Identificou-se ainda o início das cooperações, em 2009, como um importante evento de seleção, responsável por alterar ou criar trajetórias de evolução nas três capacidades. As iniciativas de melhorias mais frequentes foram as de natureza organizacional e o planejamento interno foi a atividade mais transformada nas rotinas das três capacidades. Importantes recursos e ativos complementares foram identificados como relevantes para a realização das iniciativas, como os recursos humanos de conhecimento técnico, para as capacidades técnica e de cooperação externa; e o conhecimento negocial, para todas elas, além dos ativos de TI complementares: as aplicações iproject, de controle dos processos de desenvolvimento, e o repositório de documentos wiki. Todos estes recursos e ativos complementares evoluíram junto às capacidades, mostrando-se de valor estratégico para a SINFO/UFRN
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    Dissertação
    Crenças normativas e comportamentais e suas influências na intenção de adoção de um sistema de informação: um estudo na área de compras da UFPA
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-09-10) Souza, Daniela Vianna Cortez de; Ramos, Anatália Saraiva Martins; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782144T2; ; http://lattes.cnpq.br/8567633076836875; Añez, Miguel Eduardo Moreno; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5; Freitas, Henrique Mello Rodrigues de; ; http://lattes.cnpq.br/6722335489800535
    O estudo tem como objetivo identificar os fatores que influenciam a intenção de adoção de um Sistema de Informações aplicado ao Ensino Superior (SIE), em um ambiente de uso obrigatório, a ser utilizado no processo de compras da Universidade Federal do Pará (UFPA). Para tanto, foi utilizado um modelo adaptado de aceitação/uso da tecnologia da informação (TAM), considerando as crenças normativas e comportamentais como antecedentes da intenção comportamental de adoção do referido sistema. Para a consecução do objetivo da pesquisa, foi realizado um levantamento de dados (survey) de natureza quantitativa, através da aplicação de um questionário estruturado em uma amostra de 96 servidores técnicos administrativos da instituição pesquisada. Para a análise dos dados, foi utilizada a modelagem de equações estruturais (MEE), por meio do método dos mínimos quadrados parciais por modelagem de caminhos (Partial Least Square Path Modeling PLS-PM). Quanto aos resultados, os construtos atitude e normas subjetivas confirmaram-se como fortes preditores da intenção comportamental, em uma fase de pré-adoção. Apesar do SIE ser de uso obrigatório, o construto voluntariedade percebida também prediz a intenção de uso. Em relação à atitude, as variáveis clássicas do TAM, como a facilidade de uso e a utilidade percebida, aparecem como principais influenciadores da atitude frente ao sistema. Espera-se que os resultados deste estudo possam prover subsídios para uma gestão mais eficaz do processo de implementação de sistemas e tecnologias de informação, particularmente em universidades públicas
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    Dissertação
    Criação de empresas à luz do modelo de decisão effectuation: um estudo com mulheres empreendedoras no município de Currais Novos/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-09-19) Pelogio, Emanuelly Alves; Añez, Miguel Eduardo Moreno; Machado, Hilka Vier; ; MACHADO, H. V; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5; ; http://lattes.cnpq.br/2214266569251290; Oliveira, José Arimatés de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788020Z0; Souza, Tereza de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793245A5
    Este estudo analisou a criação de empresas por mulheres empreendedoras no município de Currais Novos/RN, tendo como objetivo verificar se elas utilizaram processos decisórios alinhados à lógica Effectuation ao longo da criação de suas empresas. Para tanto, realizou-se um estudo de casos múltiplos, exploratório e com abordagem de análise qualitativa, utilizando a técnica de história de vida temática que combina relatos e roteiro de entrevista semi-estruturado, e, é realizada como uma entrevista prolongada, na qual o pesquisador constantemente interage com o informante. O roteiro semi-estruturado de entrevistas foi concebido a partir de uma adaptação do roteiro de entrevista utilizado por Tasic (2007). O presente estudo recorreu a uma seleção intencional de sujeitos em função da relevância que estes apresentavam em relação ao tema abordado. Isso significa que os sujeitos foram escolhidos em função de sua representatividade social e teórica dentro da situação considerada. Os sujeitos participantes desta pesquisa foram cinco mulheres empreendedoras, que atuam no município de Currais Novos/RN, proprietárias de cinco empresas distintas. Quanto ao processo de tratamento e análise dos dados, foi escolhida a técnica de análise de conteúdo. Este estudo trabalhou com categorias teóricas a priori. As categorias de análise deste estudo foram obtidas com base na abordagem Effectuation (SARASVATHY, 2001a, 2001b, 2008), que é um modelo de tomada de decisão alternativo ao modelo clássico baseado no princípio de causalidade. Estas categorias são Clareza de Objetivos Iniciais , Tolerância às Perdas e Investimentos Iniciais , Controle de Recursos ( quem eu sou , o que eu sei e quem eu conheço ) e Alavancagem Sobre Contingências . Como resultado, tem-se que as mulheres empreendedoras pesquisadas, de maneira geral, não possuíam objetivos iniciais claros no momento da criação de suas empresas, não demonstraram aversão ao risco de perder o tempo e o dinheiro que estavam investindo na empresa em formação, ressaltavam a identidade dos produtos e serviços que ofereciam com forte ligação com a região Seridó, tinham experiência no ramo de atividade em que decidiram abrir suas empresas, contaram com o comprometimento de parceiros no início do negócio e souberam transformar as dificuldades iniciais em oportunidades de negócios. Por fim, conclui-se que as mulheres empreendedoras estudadas utilizaram, em grande parte, processos decisórios alinhados à lógica Effectuation ao longo da criação de suas empresas
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    Dissertação
    Cultura e clima organizacionais: um estudo multicasos em indústrias de laticínios do estado do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-05-20) Rocha, Luiz Célio Souza; Añez, Miguel Eduardo Moreno; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5; ; http://lattes.cnpq.br/6159042833362242; Enders, Wayne Thomas; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781298A5&dataRevisao=null; Sano, Hironobu; ; http://lattes.cnpq.br/6037766951080411
    O objetivo deste trabalho é investigar se existe relação entre a cultura organizacional e o clima organizacional, tendo como locus de pesquisa três indústrias de laticínios do Rio Grande do Norte. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório-descritivo e conclusivo-causal, em uma amostra composta por 211 funcionários de todos os níveis hierárquicos das empresas participantes. A partir dos dados coletados, identificou-se as características pessoais dos respondentes, o perfil da cultura organizacional predominante e o clima organizacional predominante nas indústrias analisadas. Para a análise da cultura organizacional utilizou-se o Modelo dos Valores Competitivos (CAMERON; QUINN, 2006) com adaptações segundo Santos (1998, 2000). Para a análise do clima organizacional utilizou-se a Escala de Medida de Clima Organizacional, proposta por Martins (et al., 2004, 2008), com modificações de forma a se ter um instrumento mais enxuto. Os dados coletados foram submetidos a análises estatísticas quantitativas, primeiramente para o conjunto de empresas e em seguida para as empresas individualmente, que permitiram chegar às seguintes onclusões: os perfis culturais foram encontrados de forma equilibrada nas organizações pesquisadas, com ênfase para os perfis cultura clã e cultura mercado ; as organizações pesquisadas possuem um clima bom, segundo a classificação de Martins (2008), com destaque para os fatores apoio da chefia e da organização e conforto físico , fatores estes bem coerentes com o perfil cultura clã ; as variáveis pessoais dos respondentes se correlacionaram tanto com os perfis culturais quanto com os fatores do clima organizacional, porém, cada organização apresentou sua forma peculiar de relação; e os perfis culturais apresentaram influencia sobre os fatores do clima organizacional, tanto para o conjunto de organizações quanto para as organizações individualmente. Assim, os resultados nos permitem concluir que há relações entre os perfis culturais e os fatores determinantes do clima organizacional nas organizações pesquisadas
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