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Navegando por Autor "Almeida Júnior, José Jailson de"

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    TCC
    O absenteísmo de usuários do SUS: uma revisão integrativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Nascimento, Arlen Soares do; Almeida Júnior, José Jailson de; Severo, Ana Kalliny de Sousa; Santos, Maxsuel Mendonça dos
    Introdução: O ato de usuários do SUS não comparecer ao local de realização de consultas e/ou procedimentos agendados sem qualquer comunicação prévia caracteriza-se como absenteísmo. Essa não é uma particularidade de um município, do Sistema Único de Saúde Brasileiro, mas um problema a nível mundial e que interfere diretamente na qualidade da assistência à saúde fornecida. Estudos mostram que a taxa de absenteísmo em procedimentos e consultas no SUS tem variado entre 22 e 30%. Objetivo: Esta pesquisa foi elaborada com objetivo de identificar artigos publicados entre 2018 e 2023 que tratam do absenteísmo de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva qualitativa por meio de uma revisão integrativa da literatura científica. Uma revisão integrativa é um método de pesquisa que sintetiza resultados de estudos prévios sobre um determinado tema, abrangendo tanto pesquisas teóricas quanto empíricas. Resultados: A busca resultou em 64 estudos em todas as bases de dados e de acordo com os descritores utilizados, do total, 16 foram selecionados. Ao excluir os repetidos pela leitura de títulos e resumos e aplicando os critérios de inclusão, foram selecionados 06 artigos para compor o estudo. Discussão: Principais causas encontradas nos estudos: Demora na marcação das consultas, falhas na comunicação entre o serviço e o usuário, agendamento em horários de trabalho, Melhoras dos sintomas de adoecimento. Conclusões: notou-se que duas foram as principais razões para o absenteísmo: (1) a inflexibilidade dos horários de atendimento, que prejudicam aqueles que trabalham em horário comercial e que não tem disponibilidade para consultas cujo horário coincide com o horário de trabalho do paciente; (2) falta de conscientização por parte da população, que não tem a noção exata dos problemas que o absenteísmo pode causar na sua própria saúde e na vida de outros pacientes que dependem do sistema de saúde para o tratamento de doenças crônicas. O faltômetro, que foi implementado em uma das pesquisas revisadas, foi um método de intervenção eficaz e que se adequou aos problemas específicos.
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    Artigo
    Acupuntura no tratamento da paralisia facial periférica: uma revisão sistemática
    (Revista Cientifica de Enfermagem, 2020) Almeida Júnior, José Jailson de; Garcia, Lícia Regina Siqueira; Souza Neto, Henrique Affonso Oliveira; Garcia, Lígia Rejane Siqueira
    A paralisia facial periférica é um distúrbio de instalação repentina, marcado pelo enfraquecimento dos músculos de um dos lados do rosto. Objetivo: revisar publicações científicas que demonstrem os efeitos e os resultados da utilização da acupuntura no tratamento da paralisia facial periférica. Realizou-se busca nas bases de dados Pubmed, Medline, Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde, resultando na seleção de cinco ensaios clínicos randomizados. A acupuntura demonstrou eficácia no alívio dos sintomas da doença: cefaléia, neuralgia do trigemio e dor retro-aurícular, além de melhorar a recuperação muscular e a qualidade de vida dos pacientes. Os ensaios clínicos não demostraram a eficácia da acupuntura em relação a outros tratamentos. A acupuntura é uma possibilidade de tratamento seguro em pacientes com Paralisia Facial Periférica, visto que não houve relato de eventos adversos graves nos estudos, e contribuiu satisfatoriamente para recuperação do nervo facial tanto na fase aguda quanto na fase tardia da doença
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    Artigo
    Adoecimento e morte por Covid-19 na enfermagem brasileira
    (2022) Almeida Júnior, José Jailson de; Barros, Wanessa Cristina Tomaz dos Santos; Oliveira, Luciane Paula Batista Araújo de; Carlos, Djailson José Delgado
    Objetivo: Identificar a incidência de adoecimento e de óbitos na enfermagem brasileira por COVID-19 baseados nos dados do observatório da enfermagem do Conselho Federal de Enfermagem. Métodos: Estudo descritivo, de abordagem quantitativa, tendo como fonte dados do Observatório da Enfermagem, do Conselho Federal de Enfermagem. A coleta de dados considerou o acumulado de março de 2020 a julho de 2021, considerando variáveis como sexo, faixa etária, região geográfica, número de casos suspeitos, confirmados e número de óbitos. Resultados: O Brasil registrava, no período investigado, 30.643 profissionais de enfermagem com diagnóstico confirmado da SARS-CoV-2 e 800 vidas perdidas. A região norte é a com maior número de casos confirmados, de óbitos e a mais alta taxa de letalidade. O número de mortes é mais elevado no sexo feminino, especialmente na faixa etária de 51 a 60 anos. Entre os homens, ocorreram mais mortes na faixa de 41 a 50 anos. Os elevados números identificados demandaram importante discussão quantos às condições de trabalho destes profissionais durante a pandemia. Conclusão: A pandemia desvelou a necessidade do debate sobre a qualidade dos serviços assistenciais e condições de trabalho em saúde, pois quando precárias, podem também ser fonte de sofrimento físico e mental para o profissional de enfermagem
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    TCC
    Análise dos indicadores de boas práticas de atenção ao parto e nascimento
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-27) Gondim, Afonson Luiz Medeiros; Magalhães, Adriana Gomes; https://orcid.org/0000-0002-0279-5930; http://lattes.cnpq.br/5918222264099117; https://orcid.org/0000-0002-3721-1763; http://lattes.cnpq.br/0674754658357656; Almeida Júnior, José Jailson de; http://lattes.cnpq.br/8768677759534396; Souza, Francisca Marta de Lima Costa; https://orcid.org/0000-0002-2442-9499; http://lattes.cnpq.br/4000378013446633
    A utilização de boas práticas de parto e nascimento tem sido uma alternativa para uma melhor assistência ao binômio (mãe e recém-nascido), por isso a importância do monitoramento e análise da utilização das boas práticas de parto e nascimento. Esse estudo pode ser definido como quantitativo, retrospectivo e documental, com amostra por conveniência. Sendo realizado no Centro Obstétrico e Clínica Obstétrica, do Hospital Regional Mariano Coelho (HRMC) localizado no município de Currais Novos, região do Seridó, interior do Rio Grande do Norte, no período de janeiro de 2020 a dezembro de 2021, respeitando os preceitos emanados pela Resolução 466/2012 da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). Foram inclusos 1442 registros de gestantes de risco habitual atendidas no Centro obstétrico, desta 28,4% tiveram parto vaginal, e 71,6% foram submetidas ao procedimento de cesariana. Quando avaliada a associação entre via de parto e boas práticas de parto e nascimento, verificou-se que mulheres que tiveram parto vaginal possuíram 3,95 mais chances de terem contato pele a pele com seus filhos (IC95% =2,21-7,08). Assim como tiveram 13,2 mais chances de terem utilizado métodos não farmacológicos durante o trabalho de parto ((IC95% =8,21- 21,3), 1,6 mais chances de seus filhos terem o clampeamento oportuno/tardio (IC95% =1,24- 2,21) e 1,7 mais chances de terem a presença de um acompanhante (IC95% =1,15- 2,73) que mulheres que foram submetidas a uma operação cesariana. Dessa maneira a importância do monitoramento e incentivo à adoção de boas práticas de atenção ao parto e nascimento, visando melhorar os indicadores de boas práticas para oferecer melhor assistência ao binômio, visto que a unidade precisa melhorar alguns parâmetros de atenção ao parto e nascimento, como por exemplo índice de parto vaginal.
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    TCC
    Aplicação do Lian Gong na promoção à saúde: revisão integrativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-17) Araújo, Analice Campelo de; Almeida Júnior, José Jailson de; Ilisdayne Thallita Soares da Silva; Almeida Júnior, José Jailson de; Guedes, Dimitri Taurino; Nicolau, Karine Wlasenko
    O objetivo deste estudo foi identificar a aplicação do Lian Gong no contexto de promoção à saúde, a partir da literatura científica. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados SCOPUS, MEDLINE, LILACS, PUBMED, WEB OF SCIENCE, COCHRANE, BDTD, SCIELO.ORG e Catálogo de Teses e Dissertações CAPES, no período de Maio de 2020. Utilizou-se a seguinte questão norteadora: Como o Lian Gong está sendo aplicado na promoção à saúde? Após a análise dos estudos encontrados nas bases de dados, 16 foram selecionados para compor a amostra final desta revisão e divididos em categorias temáticas: “Doenças crônicas e Síndromes Dolorosas”; “Desmedicalização em doentes crônicos”; “Reduções do impacto da tontura”; “Socialização e convivência em grupo”; “Reestabelecimento da qualidade do sono”. A presente revisão integrativa reuniu evidências científicas que apontam para a potencialidade do Lian Gong para a promoção à saúde.
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    Artigo
    Aprendizado sobre envelhecimento humano na ótica de discentes de enfermagem
    (Research, Society and Development, 2021) Almeida Júnior, José Jailson de; Santos, Maxsuel Mendonça dos; Gomes, Shirleíze Mariane Pereira Santos e; Silva, Flávia Rayonara Santana da; Silva, Clara Caroline dos Santos; Lira, Jayara Mikarla de; Medeiros, Jocellem Alves de
    Objetivo:Analisar as perspectivas de discentes no ensino e aprendizado do processo de envelhecimento humanocom olhar a ação educadora.Metodologia:Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratório-descritivo. Sendo constituída por três fases: identificação e seleção de discentes aptos a participar do estudo, entrevistas individuais com roteiro de questões e gravação de respostas e transcrição das falas e respostas na íntegra para agrupamento de pensamentos. Resultados:Foi observado o desenvolvimento do processo ensino e aprendizado em vários aspectos inerentes a esse fenômeno com base nos olhares e subjetividade dos discentes, categorizando classes com âmbitos institucionais, docente, discente e subjetivos ao aprendizado e trabalho profissional no processo de envelhecimento humano. Conclusão: No contexto da pesquisa tornou-se evidente as potencialidades e dificuldades presentes nos aspectos educacionais sobre o processo de envelhecimento a partir da perspectiva discente, proporcionando oportunidade para se compreender como se constitui esse processo de formação e atuação em enfermagem
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    TCC
    Atividades do núcleo de educação permanente em saúde: uma perspectiva da equipe de enfermagem que atua em um pronto socorro
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-11) Fernandes, Ana Tereza de Medeiros; Morais Filho, Luiz Alves; Severo, Ana Kalliny de Sousa; Almeida Júnior, José Jailson de
    Objetivo: analisar como são desenvolvidas as atividades do Núcleo de Educação Permanente, na perspectiva dos profissionais de enfermagem que atuam no serviço de urgência e emergência do Hospital Regional Doutor Mariano Coelho. Métodos: a pesquisa foi realizada no hospital, foram entrevistados 21 profissionais da equipe de enfermagem que atuam no setor de urgência e emergência, como também, o coordenador do Núcleo de Educação Permanente, por meio da aplicação de um instrumento que contém uma pergunta referente ao objetivo da pesquisa. Resultados: as atividades do NEP foram organizadas nas seguintes categorias: frequência e duração e dos encontros; metodologia; escolha das temáticas; relação dos temas com o dia a dia de trabalho; importância da cooperação das instituições de ensino; ministrantes; e participantes. Conclusão: as frequências e metodologias dos encontros são variadas, as temáticas são escolhidas pelos profissionais de forma participativa e apresentam uma relação direta com as demandas do dia a dia do serviço, a cooperação com as instituições de ensino é fundamental nesse processo, os encontros são coordenados pelos enfermeiros da instituição e professores da Universidade, sendo aberto para equipe multiprofissional. É importante que se avalie as fortalezas e fragilidades da educação permanente no interior o estado.
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    Dissertação
    A atuação do enfermeiro no combate à dengue e a febre chikungunya: estudo comparativo nos municípios de Parnamirim e Santa Cruz/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-01-29) Oliveira, Franklin Learcton Bezerra de; Meneses, Rejane Millions Viana; ; ; http://lattes.cnpq.br/4483535827542275; Almeida Júnior, José Jailson de; ; http://lattes.cnpq.br/8768677759534396; Costa, Marcelo Viana da; ; http://lattes.cnpq.br/1801687907907663
    A dengue e o vírus da Febre do Chikungunya (CHIKV) são consideradas doenças de notificação compulsória transmitas por mosquitos do gênero Aedes, sendo o Aedes aegypti o principal vetor. Encontram-se amplamente distribuídas no Brasil, ocasionando um dos maiores problemas de saúde pública, devido as alterações epidemiológicas que vem ocorrendo nos últimos anos e por caracterizarem-se pela ampla distribuição em todas as regiões. O presente projeto tem como objetivo analisar a atuação dos enfermeiros das Estratégias de Saúde da Família (ESF) no controle da Dengue e Febre Chikungunya nos municípios de Parnamirim e Santa Cruz. Trata-se de pesquisa de cunho exploratório-descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa, que fora desenvolvida com enfermeiros dos municípios de Parnamirim e Santa Cruz. A pesquisa obteve parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com o Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE), n° 48378515.8.0000.5537. A coleta de dados foi realizada no mês de novembro e dezembro através de entrevista com questionários semiestruturados compostos por questões abertas e fechadas, organizados em três partes: o perfil dos entrevistados, o conhecimento sobre a doença e descrição das práticas realizadas. Os dados levantados foram categorizados e tabulados, utilizando o Microsoft Office Excel 2010. As tabulações do instrumento das perguntas fechadas passaram por análises, utilizando o Programa Estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS 22), e para as perguntas abertas utilizou a análise de conteúdo de Bardin. Como resultado, os enfermeiros foram questionados quanto ao agente transmissor da Dengue e Febre Chikungunya, cinco enfermeiros responderam que o agente transmissor da Dengue é o Aedes aegypti e somente um por ele e pelo Aedes albopictus; enquanto que para Febre Chikungunya, dois responderam que a doença é transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus e os demais somente pelo Aedes aegypti. Versando relativamente os sorotipos virais, três enfermeiros responderam que são 4 sorotipos da Dengue, dois disseram que são cinco e somente um que são dois sorotipos. Para a febre Chikungunya, um não soube responder, dois responderam que também são cinco sorotipos, dois responderam que existe somente um sorotipo e um que são dois. Todos desconhecem quais os tipos de depósitos que mais são encontrados focos do mosquito em sua região, como também desconhecem o Programa Nacional de Controle da Dengue. Os profissionais de enfermagem sabem reconhecer um caso suspeito de Dengue, mas se confundem quando tentam explicar para a Febre Chikungunya, expondo os mesmos sintomas da Dengue. Nota-se que, apesar de todos terem participado de uma capacitação sobre Febre Chikungunya e Dengue, um conhecimento bastante limitado dos enfermeiros a respeito do manejo clínico. Outra abordagem dos profissionais é uso de medicamentos para os casos sintomáticos das doenças. Destarte, conclui-se o estudo com a ausência de referências devidas que a equipe de saúde deve se apropriar para planejar ações de prevenção e controle vetorial, como treinamentos mais específicos para estes profissionais.
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    TCC
    Avaliação da experiência discente com base na vivência extramuros propiciada pela disciplina saúde e cidadania
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-07) Silva, Flávia Rayonara Santana da; Almeida Júnior, José Jailson de
    O presente estudo tem como pretensão questionar qual a percepção dos acadêmicos da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (FACISA/UFRN) a respeito da disciplina Saúde e Cidadania (SACI) em sua formação. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva com abordagem qualitativa a partir de levantamento de dados. A coleta de dados realizou-se por meio de grupos focais, com discentes da área da saúde na cidade de Santa Cruz, interior do Rio Grande do Norte. O processamento dos dados foi feito por meio da Análise Temática de Conteúdo. Da análise empreendida, inferiu-se que as vivências proporcionadas pela SACI permitem um processo de desconstrução de pensamentos e formulação de novas atitudes frente à comunidade em que os estudantes estão inseridos, contribuindo para a percepção do outro como ser social. Desse modo, a pesquisa proporcionar uma reflexão a respeito da importância da vivência extramuros na constituição de futuros profissionais da saúde humanizados, com pensamentos críticos, sensíveis e pautados em princípios éticos, que saibam ouvir, entender e buscar soluções para os problemas sociais
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    Dissertação
    Concepções de ensino e aprendizagem de crianças com microcefalia na educação infantil da região metropolitana de Natal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-06-27) Santos, Janaína Karla Gomes; Fonseca, Gessica Fabiely; Almeida Júnior, José Jailson de; http://lattes.cnpq.br/8768677759534396; http://lattes.cnpq.br/2836927327702138; http://lattes.cnpq.br/0111803982490587; Santos Filho, Pedro Luiz dos; http://lattes.cnpq.br/6532507335363986; Shitsuka, Ricardo
    Esta dissertação tem como objetivo geral identificar em algumas trajetórias escolares as concepções de ensino e aprendizagem em crianças com microcefalia na rede municipal deEducação Infantil em Natal e municípios selecionados na Região Metropolitana de Natal. As poucas publicações na área existentes no campo de conhecimentoeducacional, sobre este tema, nos chamaram a atenção a uma problemática mais específica da recepção destas crianças na rede pública e as dificuldades na condução da trajetória educacional. Trata-se aqui de uma pesquisa qualitativa com base nos testemunhos dos responsáveis (mães e educadoras) por tais crianças, trazendo à luz da comunidade acadêmica as peculiaridades deste tipo de abordagem. Investigamos, para tanto, alguns casos selecionados e que nos serve como fundamento para pensar odesenvolvimento escolar, as condições efetivas e os próximos passos ao atendimento de uma educação inclusiva. Tem como sujeitos da pesquisa os docentes e a(o) responsável pela criança e, a partir da análise dos dados coletados, produzimos uma cartilha com sugestões sobre inclusão e ensino e aprendizagem de crianças com microcefalia.
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    TCC
    Consumo de medicamentos psicotrópicos por idosos no contexto da Atenção Primária à Saúde: uma revisão do escopo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-25) Araújo, Diógenes de Medeiros; Oliveira, Luciane Paula Batista Araújo de; https://orcid.org/0000-0003-1629-8991; http://lattes.cnpq.br/6856229797544372; https://orcid.org/0000-0002-5031-269X; http://lattes.cnpq.br/9135192540077968; Almeida Júnior, José Jailson de; https://orcid.org/0000-0001-7448-0703; http://lattes.cnpq.br/8768677759534396; Barros, Wanessa Cristina Tomaz dos Santos; https://orcid.org/0000-0002-1924-3278; http://lattes.cnpq.br/1499146101830829
    Objetivo: Mapear evidências sobre o consumo de medicamentos psicotrópicos por idosos no contexto da Atenção Primária à Saúde. Método: Trata-se de uma revisão de escopo realizada a partir da consulta nas bases de dados, em duas etapas: Na primeira, foi realizada busca prévia bibliográfica nas fontes de dados LILACS, MEDLINE e SciElo. Na segunda, foi realizada coleta de dados por dois pesquisadores independentes que utilizaram a mesma chave de busca de pesquisa nas seguintes bases: PUBMED, Cochrane Library, CINAHL via plataforma EBSCO, LILACS, BDENF via plataforma BVS e Academic Search Premier. Foram encontradas 3.434 publicações e após a aplicação de filtros, critérios de inclusão e exclusão, 04 estudos compuseram a amostra. Resultados: Foram reunidas evidências científicas sobre o consumo de medicamentos psicotrópicos por idosos no contexto da Atenção Primária à Saúde. Os idosos participantes das pesquisas analisadas na revisão, tinham como principais características: presença predominante do sexo feminino e idoso jovem (menos de 75 anos), que buscam os serviços de saúde e autocuidado na obtenção de prescrição médica para o consumo de medicamentos potencialmente inapropriados. Além disso, apresentavam baixa escolaridade e má qualidade de vida (baseado no WHOQOL Bref), inatividade física, Transtorno Mental Comum (TMC), distúrbios da ansiedade, depressão, psicose e uso de medicamentos para induzir o sono. Situações do uso de medicamentos sem acompanhamento e/ou prescrição médica, a prática da polifarmácia, com destaque para uso de ansiolíticos, benzodiazepínicos e antidepressivos, também são condições estudadas nas pesquisas analisadas nesta revisão. Conclusão: Esse estudo permitiu o mapeamento das evidências disponíveis sobre o consumo de medicamentos psicotrópicos por idosos no contexto da Atenção Primária à Saúde. Alguns estudos buscaram analisar as associações entre o uso de medicamentos por idosos e os TMC, distúrbios da ansiedade, depressão, insônia, convulsão e doenças crônicas não-transmissíveis, na busca por alternativas de tratamento e autocuidado, no aspecto de melhor qualidade de vida e saúde mental frente ao processo saúde-doença. Ao sintetizar tais informações, espera-se contribuir com a difusão do conhecimento científico sobre o assunto e, assim, divulgar informações que podem ser úteis para profissionais de saúde que, diariamente, lidam com questões relacionadas à terapia medicamentosa de idosos acompanhados pela Atenção Primária à Saúde.
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    Artigo
    Contribuições da iniciação à docência na formação em saúde através das vivências nos espaços extramuros na disciplina SACI
    (Research, Society and Development, 2022) Almeida Júnior, José Jailson de; Lira, Jayara Mikarla de; Santos, Shirleíze Mariane Pereira; Silva, Flávia Rayonara Santana da; Flor, Loorrana Beatriz da Silva
    O presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do ser monitor na disciplina Saúde e Cidadania na formação acadêmica dos futuros profissionais da saúde. Utilizou-se o método de pesquisa bibliográfica nas bases de dados eletrônicas Scielo, Google Scholare na Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) para uma fundamentação teórica sobre a temática. O banco de dados da pesquisa foi composto por duas etapas, primeiro a análise dos relatórios dos monitores da referida disciplina dos anos 2015e 2016da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN), segundo a realização de 4 Grupos Focais entre os meses de maio e junho de 2016, sendo composto por 6 discentes cada. Os grupos focais foram gravados e transcritos na íntegra, originando-se um bancode dados submetido a análise no Software IRAMUTEQ. A exploração dos registros dos relatórios dos monitores da SACI permitiu a construção de uma categoria denominada “Contribuições na formação acadêmica pela vivência na monitoria da SACI". Jáo material obtido pelos grupos focais proporcionou a formação de três categorias temáticas, são estas: A compreensão da disciplina SACI; A experiência no ambiente social e serviços de saúde e o (re)aprender no dia a dia. Os pilares estruturais de todas as universidades são: ensino, pesquisa e extensão. No ensino destaca-se a monitoria, instrumento de melhoria do ensino-aprendizagem na graduação por meio da cooperação mútua entre discente monitor, docente e discentes alvos da monitoria, além de agir como umestímuloparaa iniciação àdocência e para sua valorização
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    Artigo
    Death and dying of newborns and children: relationships between nursing and family according to Travelbee
    (FapUNIFESP (SciELO), 2022) Almeida Júnior, José Jailson de; Medeiros, Jocellem Alves de; Oliveira, Luciane Paula Batista Araújo de; Silva, Flávia Rayonara Santana da; Silva, Clara Caroline dos Santos; Barros, Wanessa Cristina Tomaz dos Santos
    Objetivo: Identificar a percepção da equipe de enfermagem sobre sua relação com familiares de neonatos e crianças que se encontram no processo de morte e morrer. Métodos: Pesquisa qualitativa, realizada em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediatria de uma maternidade pública do Rio Grande do Norte, com 17 profissionais de enfermagem, mediante entrevista semiestruturada. Após transcritos, os dados foram submetidos à análise de conteúdo de Bardin e interpretados à luz da teoria das Relações Interpessoais proposta por Travelbee. Resultados: Quatro categorias emergiram da análise: "Cuidar e acolher pessoas, sentimentos e histórias"; "Reações em meio à dor: transitar entre a aceitação e o sofrimento"; "Comunicação de más notícias: desafios e estratégias"; "O peso do cuidar e do sofrer". Considerações finais: A assistência aos familiares pode ser estabelecida usando-se os princípios de Travelbee, pois oferecem aporte teórico oportuno para ações de enfermagem no contexto do processo de morte e morrer
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    Dissertação
    Delineamento do perfil docente para educação interprofissional em saúde no campus de uma universidade brasileira
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-05-22) Carvalho, Lara Maria Alves de; Almeida Júnior, José Jailson de; Telles, Mauricio Wiering Pinto; https://orcid.org/0000-0001-7448-0703; http://lattes.cnpq.br/8768677759534396; http://lattes.cnpq.br/3497646273844496; Gomes, Neciula de Paula Carneiro Porto; Magalhães, Adriana Gomes
    Os obstáculos da educação interprofissional são iniciados pela lógica estrutural do presente cenário do ensino superior brasileiro. Os cursos, em grande maioria, funcionam isoladamente, em estruturas próprias, fortalecendo e legitimando a segregação informativa, dificultando a interação entre os educandos em processo de formação inicial. Com isso, a barreira cultural ainda é compreendida como maior desafio, sendo ela inserida inicialmente pela visão epistemológica e pedagógica do docente. A proposta da Educação Interprofissional em Saúde reconhece a relação de mútua influência entre atenção à saúde e educação, como estratégia de formar profissionais aptos e capazes de trabalhar em equipe, melhorando atendimento aos usuários e serviço à comunidade. O objetivo desta pesquisa é analisar a inserção da Educação Interprofissional na prática docente da área da saúde dos campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Tratando-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa através de uma pesquisa mista, cuja coleta de dados se deu através do Projetos Pedagógicos de Curso(PPC) e entrevistas semiestruturadas com os docentes da instituição. O estudo teve sua aprovação no comitê de ética com parecer 7.149.428, respeitando os aspectos éticos presentes na resolução 466/12. A análise dos Projetos Pedagógicos de Curso, referente aos três cursos da área da saúde identificados no campus de Campina Grande, sugere que eles possuem, pela maioria, competências e habilidades básicas para a Prática Interprofissional, entretanto através de outras nomenclaturas, como promover o trabalho em equipe integrado e colaborativo, comunicar e compartilhar informações em vez de mantê-las reservadas para si, articular e expor ideias de forma fluida para os envolver em situações de diálogo, a fim de escutar e verbalizar de forma articulada. Quanto às entrevistas, dez docentes aceitaram participar, dentre eles seis do curso de enfermagem, três do curso de medicina e um do curso de psicologia. Ao analisar as falas dos entrevistados, observou-se que conceitos apresentados por Marina Peduzzi e Heloise Agreli foram identificados em mais da metade das respostas, revelando, assim, quais conceitos e princípios da educação interprofissional estão sendo discutidos e aplicados. Para além disso, oitos dos entrevistados possuíam afinidade ou ministravam aulas em disciplinas em que o potencial da educação interprofissional é mais fácil de ser envolvido e debatido, como saúde pública, saúde coletiva, cuidados paliativos. Quanto às fragilidades e potencialidades para educação interprofissional, e sua inserção na prática foi observado que a formação docente é um ponto central para a implementação desta. No entanto, a qualificação acadêmica por si só não é suficiente. Além de ser necessário que os docentes se disponham a romper com as práticas tradicionais, muitas vezes caracterizadas pela competição e rigidez, e a adotar uma postura mais flexível e colaborativa, é importante que se oferte condições de trabalho para essas práticas, e isso implica em uma transformação tanto na formação quanto na prática pedagógica. Logo, apesar da dificuldade na adesão das entrevista, seja pela temática sugerida ou disponibilidade dos entrevistados, observamos que a educação interprofissional não se limita apenas à formação acadêmica, mas exige uma mudança de mentalidade, um comprometimento com a aprendizagem colaborativa e, principalmente, a disposição para superar barreiras pessoais e institucionais.
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    Artigo
    Dengue: manual de enfermagem
    (2014) Almeida Júnior, José Jailson de; Oliveira, Franklin Learcton Bezerra de; Meneses, Rejane Millions Viana
    O livro “Dengue: manual de enfermagem”, 2ª edição, é uma publicação do Ministério da Saúde, por intermédio da Secretaria de Vigilância em Saúde e da Secretaria de Atenção à Saúde, do ano de 2013, com 64 páginas, disponível em www.saude.gov.br. A obra está dividida em três capítulos, que são: o primeiro, que traz uma breve introdução; o segundo, que relata o atendimento de enfermagem a pacientes com suspeita de dengue, envolvendo a classificação de risco, estadiamento clínico e assistência de enfermagem; e o terceiro, que menciona a questão da prevenção e as medidas decontrole da dengue, enaltecendo a importância da mobilização social e educação, controle do vetor “Ações integradas e intersetoriais”, promoção da integração dos agentes de combate às endemias na equipe de atenção básica, o monitoramento dos casos na atenção básica, vigilância epidemiológica e a assistência ao paciente com suspeita de dengue.
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    Artigo
    Dengue: prevenção e controle pelas ondas do rádio
    (2014) Almeida Júnior, José Jailson de; Oliveira, Franklin Learcton Bezerra de; Araújo, Rayane Larissa Santos de; Brilhante, Magdalena Muryelle Silva; Silva, Dany Geraldo Kramer Cavalcanti e
    INTRODUÇÃO: a dengue é uma doença viral que vem tomando grandes proporções mundialmente por possuir características endêmicas e epidêmicas, se alastrando por todo o mundo e provocando grande impac-to na saúde pública. OBJETIVO: apresentar as ações desenvolvidas nas rádios AM e FM do Projeto de Extensão Vigilância Ambiental em Saúde: ações integradas de controle da dengue no município de Santa Cruz/RN. MATERIAL E MÉTODOS: trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experi-ências sobre ações realizadas nas emissoras de rádio AM e FM do município de Santa Cruz/RN. RESULTADOS E DISCUSSÃO: as entrevistas tiveram boa repercussão, tendo em vista o público alcançado por meio das duas emissoras. CONCLUSÃO: acredita-se que o objetivo foi atingido, considerando que o programa de rádio proporciona um contato direto com o ouvinte, o que é reforçado com os apresentadores dos programas veicu-lados pelas emissoras
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    Os desafios da formação problematizadora para profissionais de saúde em um programa de residência multiprofissional
    (FapUNIFESP (SciELO), 2021) Almeida Júnior, José Jailson de; Maroja, Maria Clara Santana; Noronha, Claudianny Amorim
    Pretende-se refletir sobre as dificuldades e potencialidades na aplicação da Educação Problematizadora em um programa de residência multiprofissional em Saúde, na perspectiva do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da qualificação das ações pedagógicas nesse campo. Trata-se de uma pesquisa avaliativa, participativa e com abordagem qualitativa, do tipo Estudo de Caso, realizada em um programa de residência multiprofissional em Saúde Mental. Entre os elementos pedagógicos freireanos identificados, destaca-se o ciclo retroalimentado ação-reflexão-ação – capaz de potencializar o próprio processo educativo –, enquanto as limitações à proposta educacional problematizadora apresentaram-se relacionadas às contradições com os modelos formativos e práticos vigentes no campo da saúde. Uma melhor apropriação dos fundamentos educacionais que sustentam as residências multiprofissionais em Saúde, por parte de tutores, preceptores e residentes, é capaz de potencializar o processo de ensino-aprendizagem para os trabalhadores do SUS
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    O desenvolvimento do trabalho colaborativo durante a pandemia: o cenário mundial da atenção primária à saúde
    (Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2023) Almeida Júnior, José Jailson de; Xavier, Pedro Bezerra; Silva, Ísis de Siqueira; Lemos, Daniel Carlos de; Guedes, Dimitri Taurino
    Identificar na literatura como se desenvolveu o trabalho colaborativo durante a pandemia da COVID-19 no contexto da Atenção Primária em Saúde (APS). Métodos:Revisão integrativa da literatura, com a finalidade de sintetizar resultados de estudos já realizados. Pesquisa realizada no PubMed, Portal CAPES e BVS, com os descritores; “primary health care”; “interprofessionality”; “COVID-19”, com o operador booleano “AND”. Setenta e nove artigos foram encontrados. Após leitura crítica, utilizando os critérios de exclusão, obtiveram-se 07 artigos. Resultados:Observa-se a notoriedade das práticas interprofissionais na APS no cenário mundial, demandando profissionais capacitados e que exerçam um trabalho colaborativo; foco centrado na comunidade; liderança e resolução de conflitos na equipe, consolidando a assistência prestada pela APS na pandemia. Observou-se a readaptação do serviço para atender a população, além das dificuldades enfrentadas pelos profissionais da saúde. Considerações Finais: Encontram-se algumas evidências capazes de ratificar a interprofissionalidade como ferramenta essencial à prática colaborativa, potencializando a APS nos diversos países, consolidando os sistemas e as redes de atenção à população e promovendo melhorias significativas na assistência. Este trabalho contribuirá para o desenvolvimento da sistematização do processo de trabalho interprofissional, melhorando a assistência prestada e favorecendo o bom funcionamento das unidades de saúde.
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    Dialogando saberes entre universidade e escola: relato de experiência
    (2015) Almeida Júnior, José Jailson de; Silva, Flávia Rayonara Santana da; Santos, Shirleíze Mariane Pereira
    A educação é um direito nosso garantido pela Constituição Brasileira de 1988. Mas para verdadeiramente exercer o seu papel de formadora de cidadãos éticos e conscientes de seus direitos e deveres, além de capazes de transformarem a sociedade que os circundam, deve ter seu foco no diálogo e na problematização da realidade vivida. Diante dessa necessidade de uma educação dialógica e transformadora da realidade a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí/ Universidade Federal do Rio Grande do Norte em parceria com a Escola Estadual Profº Francisco de Assis Dias Ribeiro realizaram a interação entre academia e escola. Esse artigo trata-se de um relato de experiência vivenciadas por discentes da UFRN/FACISA no decorrer do desenvolvimento das atividades propostas. As práticas pedagógicas e os diálogos estabelecidos foram baseados no pensamento Freire ano que valoriza o conhecimento dos diversos atores sociais envolvidos. As atividades possibilitaram o empoderamento dos participantes que por meio do compartilhamento de conhecimentos e experiências promoveram a construção de cidadãos mais éticos, crítico e sensíveis
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    Diálogos, interações e extensão universitária em escolas públicas no interior do Rio Grande do Norte: relato de experiência
    (Associação Brasileira da Rede Unida, 2019) Almeida Júnior, José Jailson de; Silva, Clara Caroline dos Santos; Medeiros, Jocellem Alves de; Vieira, Henry Walber Dantas
    O presente argo tem como objevo relatar as percepções de um projeto extensionista baseado na interação dialógica entre educandos e educadores da Rede Pública de Educação. As ações de extensão foram desenvolvidas com uso de círculos de cultura e prácas lúdicas para a discussão e reflexão da educação ambiental, da sustentabilidade e da saúde popular. Os resultados versam sobre o trabalho interprofissional entre discentes dos cursos de Enferma gem, Psi colog i a e Fisioterapia alcançando um olhar holísco sobre as necessidades da comunidade e favorecendo uma construção horizontal e dialógica do conhecimento junto aos parcipantes, respeitando os valores e saberes de cada um. Portanto, foi possível perceber a importância de realizar ações e x t e n s i o n i s t a s q u e p r o m o v a m o protagonismo da comunidade na construção do conhecimento em que a discussão do uso consciente da água, sustentabilidade e educação ambiental necessitam ser melhor abordadas na sociedade contemporânea, pois são necessário atudes para promover o desenvolvimento da consciência e da responsabilidade de cada um com o planeta, através de discussões que possam levar à transformação real do ambiente que cada um está inserido.
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