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Navegando por Autor "Alves, Jefferson Fernandes"

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    Dissertação
    Abram-se as cortinas: uma montagem teatral como prática pedagógica inclusiva para o ensino de teatro
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-30) Cunha, Thâmara Monique; Alves, Jefferson Fernandes; http://lattes.cnpq.br/1834832958808690; http://lattes.cnpq.br/0199396593095459; Coutinho, Karyne Dias; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; Araújo, Rummenigge Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/7945050864628295
    A pesquisa de mestrado intitulada “ABRAM-SE AS CORTINAS: Uma montagem teatral como prática pedagógica inclusiva para o Ensino de Teatro”, tem como objetivo analisar o processo de montagem de uma peça teatral, por intermédio de uma prática pedagógica que considere a participação de crianças com e sem deficiência em contexto escolar. A montagem estava ligada ao Projeto de Literatura e Arte da escola, que tinha como homenageado nesse ano o escritor Ariano Suassuna. Cada turma ficou responsável por uma de suas obras, a escolha foi feita pelas professoras de Língua Portuguesa e Arte e os 9º anos ficaram com a peça A Pena e a Lei. Esse estudo acontece na Escola Municipal Benvinda Nunes Teixeira, no município de Guamaré/RN, em três turmas de 9º ano (A, B e C), no turno vespertino, sendo que a análise se centra na turma do 9º A, a qual tinha trinta e um alunos, contando com duas alunas com deficiência. Por meio desse trabalho vimos que é possível utilizar a montagem teatral como prática pedagógica envolvendo alunos com e sem deficiência ao longo do processo.
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    Dissertação
    Ampliação de movimentos na dança circular com pessoas com deficiência visual
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-09-09) Romao, Telma Sampaio; Alves, Jefferson Fernandes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796352H6; ; http://lattes.cnpq.br/8524041456970784; Porpino, Karenine de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/5255588024266396; Hernandez, Marcia Maria Strazzacappa; ; http://lattes.cnpq.br/1574008360415424
    O referido estudo tem como objetivo investigar de que maneira a dança circular contribui para ampliação do movimento de pessoas com deficiência visual no contexto em que se inserem e, portanto, aprendem a lidar com o movimento intenso de relação, de consciência, de apropriação e comunhão com o mundo. Na dança circular, metáfora cósmica, está presente o movimento do mundo que conta e transforma, de forma amorosa, a história da humanidade. Em Paulo Freire e Maurice Merleau-Ponty encontra-se o suporte necessário para discutir, tanto quanto possível, movimento e existência. A pesquisa-ação é assumida como enfoque metodológico, tendo como campo empírico o Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos de Natal, envolvendo, diretamente, oito pessoas com deficiência visual. Os resultados da pesquisa mostram que a prática da dança circular tem influência na ampliação do movimento dos sujeitos da pesquisa, no desenvolvimento de uma melhor percepção de si, e das suas capacidades, nas relações Eu/Outro, Eu/Mundo, as quais se dão num contexto de diferenças. A pesquisa também constata que a prática da dança é fomentadora do encontro que possibilita a compreensão das limitações e superações como uma questão humana e, neste encontro da dança, a descoberta do próprio corpo e do corpo do outro, como fonte de ensinamentos e representação de si mesmo e do mundo. Demonstra também desenvolvimento de um novo modo de pensar e agir sobre o quadro discriminatório que a pessoa com deficiência visual vive. No movimento, na dança circular, o divisor existente entre a deficiência visual e vidência perde a força.
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    Dissertação
    Análise dos efeitos de um plano educacional individualizado no desenvolvimento acadêmico e funcional de um aluno com transtorno do espectro do autismo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-06) Pereira, Débora Mara; Nunes, Débora Regina de Paula; ; http://lattes.cnpq.br/1188086132826132; ; http://lattes.cnpq.br/0589207455705890; Alves, Jefferson Fernandes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796352H6; Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva; ; http://lattes.cnpq.br/0351736925269307
    Diante do paradigma da Educação Inclusiva, a presença de alunos com transtorno do espectro do autismo no ensino regular tem se tornado mais expressiva nos últimos anos. Estudos têm revelado, no entanto, uma deficitária participação acadêmica desses educandos na sala de aula comum. Dentre os fatores que contribuem para esse fenômeno destacam-se a precária formação docente e a escassez de estratégias que promovam o acesso desses educandos ao currículo regular. O objetivo do presente estudo foi desenvolver um instrumento que favorecesse a inclusão acadêmica de um educando com autismo por meio de procedimentos que pudessem, simultaneamente, dar poder ao professor. Nessa perspectiva, o estudo visou analisar os efeitos de um Plano Educacional Individualizado (PEI), elaborado de forma colaborativa com os professores, no desenvolvimento acadêmico e funcional de um aluno com autismo no contexto da educação infantil. Os dados foram coletados em uma escola particular, localizada na cidade de Natal, estado do Rio Grande do Norte, no decorrer do ano letivo de 2012. Além do educando com autismo, participaram do estudo uma professora titular, uma professora de apoio pedagógico e quatro professores auxiliares. A pesquisa utilizou delineamento quase experimental intrassujeito do tipo A-B (linha de base e tratamento), assim como procedimentos qualitativos de análise. O estudo foi realizado em três etapas: caracterização, linha de base e intervenção. A primeira compreendeu entrevistas com os pais e professoras do aluno, bem como a identificação de duas rotinas focos de intervenção. A segunda contemplou a análise do tempo de permanência do educando nas rotinas selecionadas na fase de linha de base. Na terceira o pesquisador elaborou, de forma colaborativa com os professores, um plano educacional individualizado (PEI) para o aluno. Por fim, o PEI foi implementado pelos professores. Os resultados indicaram mudanças qualitativas e quantitativas na participação do estudante nas tarefas acadêmicas e funcionais após o programa de intervenção
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    Dissertação
    Aprender e ensinar na escola inclusiva: desafios na construção da identidade de pedagogos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-01-29) Fonseca, Géssica Fabiely; Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva; ; http://lattes.cnpq.br/0351736925269307; ; http://lattes.cnpq.br/2836927327702138; Nunes, Débora Regina de Paula; ; http://lattes.cnpq.br/1188086132826132; Alves, Jefferson Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/1834832958808690
    A democratização da escolarização brasileira e a discussão acerca dos direitos educacionais das pessoas com deficiência nos remetem a reflexão acerca das concepções de ensino e aprendizagem e o rebatimento dessas concepções nas práticas e na constituição da identidade profissional do pedagogo docente. Assim, a investigação proposta nessa dissertação teve como objetivo descrever processos de ensino desenvolvidos por pedagogos em salas de aula nas quais estão matriculados alunos com deficiência na perspectiva de analisar como tais processos afetam a construção de sua identidade docente do pedagogo. Quanto a metodologia utilizada a pesquisa é classificada como Estudo de Caso. Tal procedimento metodológico possibilita a análise das singularidades dos contextos educacionais. Neste trabalho, o caso investigado consistiu no estudo analítico das práticas pedagógicas desenvolvidas em salas de aula nas quais existem alunos com deficiência e sua relação com a constituição da identidade profissional do pedagogo em uma escola vinculada a uma organização nãogovernamental de apoio a pessoas com deficiência na cidade de Natal/RN. A construção dos dados ocorreu por meio do uso dos seguintes instrumentos: questionários exploratórios, observação e seu respectivo registro no diário de campo da pesquisa e entrevistas com pedagogos nos diferentes ciclos profissionais propostos por Huberman. Os dados revelam aspectos didático-pedagógicos comuns nos processos de ensino nas turmas observadas e diferenças que dizem respeito as especificidades das pedagogas no exercício da docência nos diferentes momentos de suas trajetórias profissionais. A análise das concepções nos revelam as nuances dos sentidos construídos sobre ensinar e aprender e sua interface com a reflexão sobre a prática pedagógica. Quanto ao sentido atribuído ao ser pedagogo a pesquisa evidencia a identificação profissional relacionada aos significados do ensinar e aprender na escola. As experiências no exercício da docência segundo os dados da pesquisa apontam para as mudanças nas concepções de pedagogos sobre ensino e aprendizagem de pessoas com deficiência na perspectiva da inclusão. Portanto, o estudo conclui que as práticas pedagógicas com alunos com deficiência somam-se as diversas experiências e podem transformar concepções dos pedagogos sobre ensino e aprendizagem interferindo na reflexão constante sobre as práticas e na construção das identidades profissionais das pedagogas.
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    Tese
    Arte contemporânea, corpo e experiência multissensorial: diálogos inclusivos na formação de professores das infâncias
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-09) Oliveira Neto, Rivaldo Bevenuto de; Alves, Jefferson Fernandes; Costa, Robson Xavier da; http://lattes.cnpq.br/1834832958808690; https://orcid.org/0000-0002-3683-1207; http://lattes.cnpq.br/0626374189871242; Pillar, Analice Dutra; Coutinho, Karyne Dias; Silva, Luzia Guacira dos Santos; Dias, Maria Aparecida; https://orcid.org/0000-0003-3644-604X; http://lattes.cnpq.br/1131977255034974; Carvalho, Martha Milene Fontenelle; Costa, Silvia Carla Marques
    Esta pesquisa, intitulada Arte Contemporânea, Corpo e Experiência Multissensorial: diálogos inclusivos na formação de professores das infâncias, está vinculada à linha de pesquisa Educação e Inclusão em contextos educacionais, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O objetivo deste estudo foi analisar as experiências multissensoriais de professores em um processo formativo e suas repercussões na prática pedagógica, considerando a participação de crianças com e sem deficiência no ensino de Arte. A fundamentação teórico-metodológica desta pesquisa ancora-se no campo da Filosofia e da Arte, estabelecendo diálogos entre autores que trazem contribuições para pensar a educação pela sensibilidade, a partir de conceitos como: dialogismo e alteridade (Bakhtin, 2003); experiência (Larrosa, 2002); corpo e estesia, (Merleau-Ponty, 1994; Le Breton, 2016); Multissensorialidade (Soler, 1999; Silva, 2022). A abordagem metodológica é de natureza qualitativa. No que se refere aos objetivos, caracteriza-se como uma pesquisa exploratória (Gil, 2002). Em relação aos procedimentos técnicos, trata-se de uma pesquisa-intervenção (Jobim e Souza, 2005). Nossos interlocutores foram 16 professores de Arte que atuam no Ensino Fundamental (anos iniciais e finais), na rede pública municipal de Parnamirim, no estado do Rio Grande do Norte (RN), associados a um curso de extensão (Arte Contemporânea, Corpo e Experiência Multissensorial - 60h), promovido pelo Núcleo de Educação da Infância (NEI), Colégio de Aplicação (CAp) da UFRN. Na programação do curso abordamos: o corpo na história da Educação Especial e na Arte Contemporânea; corpo, estesiologia e experiência estética; o corpo e os objetos na relação estética multissensorial; e as contribuições de Lygia Clark e Lygia Pape para a arte contemporânea, artistas que inspiraram o nosso percurso formativo. A construção dos dados ocorreu por meio de entrevista individual e coletiva de forma semiestruturada; observação; oficinas pedagógicas; registros fotográficos e videográficos. Os resultados da pesquisa afirmam que o dialogismo, a alteridade e a intercorporeidade podem ser fios condutores do trabalho com a arte contemporânea com professores e crianças em uma perspectiva inclusiva. Nesse sentido, defendemos que a interface corpo, estesia, multissensorialidade e deficiência é uma possibilidade de se pensar práticas pedagógicas para todos os alunos em contexto escolar. Nessa perspectiva, o professor, ao participar de processos formativos pela corporeidade, amplia a sua consciência corporal e pode promover proposições de experiências estéticas sensíveis no ensino de Arte Contemporânea na escola, considerando a participação de crianças com e sem deficiência.
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    Dissertação
    A arte de conduzir-se pelo ensino de teatro: realidades e ficções de alunos-diretores em Camarão
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-03-14) Cavalcante, Leandro Augusto e Silva Miranda; Handerchpek, Robson Carlos; ; ; http://lattes.cnpq.br/6905874320328285; Cruz, Adriano Charles da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/3052471951752715; Santana, Arão Nogueira Parananguá de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781028A6; Alves, Jefferson Fernandes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796352H6
    Esta dissertação baseia-se em uma experiência teatral de quatro anos (2009-2012) com vinte turmas de 9º ano em uma escola pública de Felipe Camarão, Natal-RN, desenvolvida por mim, e se destina a analisar os procedimentos empíricos experimentados e descobertos por adolescentes que assumiram a função de diretores teatrais frente às suas turmas, buscando montar peças a partir da adaptação de filmes brasileiros, e, portanto descobrir com os próprios conceitos a maneira de lidar com a especificidade das linguagens artísticas em questão. Para tanto, a presente pesquisa aborda o meu papel como orientador destes processos cênicos atribuindo um novo significado ao professor de teatro da escola pública que participa ativamente dos trabalhos, mas potencializa a autonomia dos alunos-diretores em conduzir. Alunos-diretores numa realidade, cujo contexto sócio-cultural influencia diretamente suas construções ficcionais no teatro e que ao refletirem coletivamente, a partir da dialogicidade, entendem a importância do relacionamento entre os membros de um grupo. Esta pesquisa-ação apresenta, por vezes, uma linguagem metafórica com o intuito de enfatizar o universo destes adolescentes, e adentra em temas ligados à pedagogia freireana tentando estabelecer uma ponte entre a realidade dos adolescentes oprimidos e o protagonismo adquirido com o envolvimento nas ficções das peças montadas, acomodando aspectos da pedagogia de Makarenko, no tocante à cooperação coletiva de um grande grupo. Deste modo, a pesquisa mergulha profundamente na caracterização do ambiente que cerca estes alunos procurando entender as identidades culturais e suas influências estéticas na criação de seus espetáculos. Associa ainda experiências e intuições de alunos na condução teatral com outras teorias ou teóricos do teatro como o Teatro Épico em Brecht, o Teatro Pobre de Grotowski, o Teatro Popular, o Teatro do Absurdo, o Teatro do Oprimido desenvolvido por Boal apontando conceitos também de Stanislavski, Tchékhov, e Meyerhold. Utiliza ainda conceitos ligados à mídia, à mistura da realidade com a ficção e aos processos de condução em um grupo, como um fenômeno nominado efeito de condução . Faz assim a leitura artística de quatro encenações (no total), selecionadas uma por ano, tentando formalizar conceitos teatrais outrora discutidos. Por fim, mesmo estando minha participação diluída no texto, traz algumas conversas com encenadores que gostam de ensinar e aprender
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    Livro
    Artes cênicas e acessibilidade cultural: contextos de desaprendizagens
    (SEDIS-UFRN, 2023-01-12) Alves, Jefferson Fernandes; Silva, Carlos Alberto Ferreira da; Berselli, Marcia
    No ano de 2020, em meio ao distanciamento físico e social, em decorrência da pandemia de COVID-19, um grupo de professoras/es de teatro das Universidades Federais do Rio Grande do Norte (UFRN), do Acre (UFAC), de Santa Maria (UFSM),da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e do Instituto Federal Fluminense (UFF), mobilizados pela temática da Acessibilidade Cultural, desencadeou uma série de trocas de saberes, em reuniões remotas, que culminaram com a realização de dois encontros virtuais na área: “I Encontro de Artes Cênicas e Acessibilidade: olhares extensionistas” e “I Encontro de Artes Cênicas e Acessibilidade Cultural: ensino e desaprendizagens.” Os textos aqui, reunidos, portanto, emergem desses encontros, contemplando professoras/es, pesquisadoras/es, estudantes e artistas com e sem deficiência que abordam, sob diferentes perspectivas, a interface entre a Acessibilidade e as Artes Cênicas.
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    Dissertação
    Ato de transver: preparação corporal de atores para um espetáculo não visual
    (2018-08-30) Oliveira, Hianna Camilla Gomes de; Porpino, Karenine de Oliveira; ; ; Alves, Jefferson Fernandes; ; Hernandez, Márcia Maria Strazzacappa;
    A pesquisa trata de aspectos da preparação corporal de atores a partir da vivência com o elenco do Projeto de Extensão O QUE OS OLHOS NÃO VEEM, vinculado ao Centro de Educação e Departamento de Práticas Educacionais e Currículos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sobre a coordenação do Prof. Dr. Jefferson Fernandes Alves. Investiga-se como a ausência do sentido da visão influencia as práticas corporais com os atores, como essa situação reverbera em seus corpos para a cena e na percepção de si. Toma-se como foco de investigação os relatos dos membros do projeto de extensão, os quais são analisados por meio da Análise Temática de conteúdo de Bardin. São tomadas como referências as provocações do filósofo Evegen Bavcar sobre outras dimensões do olhar que estão para além dos olhos, como também a ideia poética de Manoel de Barros acerca do ato de transver. Elas compõem a investigação do não visual como possível ferramenta no trabalho corporal de atores, juntamente com os estudos sobre a atenção de Virginia Kastrup e os conceitos de corpo e Heterotopia de Michel Foucault. Como resultados discute-se temas como: a dimensão tátil do olhar, ver como algo relacional, a reversão do estado de atenção, a atenção a si, a preparação corporal como um não lugar, a criação de um corpo utópico e alteridade entre atores e espectadores.
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    Tese
    O ato pedagógico como ato gnosiológico em Paulo Freire ensinar como uma aventura criadora
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-12-03) Pereira, Sandra Maria Borba; Silva, Rosália de Fátima e; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794938U8; ; http://lattes.cnpq.br/3432219909419356; Melo Neto, José Francisco de; ; http://lattes.cnpq.br/5514042389040539; Santiago, Maria Eliete; ; http://lattes.cnpq.br/6348134383110052; Alves, Jefferson Fernandes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796352H6; Paiva, Marlúcia Menezes de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790180Z4; Ribeiro, Márcia Maria Gurgel; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785976J0
    A presente tese tem como objeto de estudo a visão epistemológica de Paulo Freire e como questão central sua compreensão sobre o ato pedagógico enquanto ato gnosiológico e suas conseqüências para a práxis docente. A tese original afirma que perpassa a obra freireana uma compreensão sobre o conhecimento que situa o ato pedagógico como situação gnosiológica, compreensão esta indispensável a uma práxis educacional libertadora. Para identificar essa compreensão, a presente pesquisa de caráter bibliográfico e qualitativa foi realizada a partir de indicações do próprio Paulo Freire sobre o ato de ler/estudar e da abordagem hermenêutica de Hans-Georg Gadamer, utilizando o diálogo com os textos do autor, em busca dos sentidos capazes de responder às questões desdobradas na presente tese. O trabalho apresenta, além de uma pré-compreensão do tema, os resultados dos exercícios dialógicos mantidos com os textos de Freire sobre o conhecimento e a educação como situação gnosiológica. Oportunamente foram construídos mapas conceituais dos achados da autora, para melhor visualização espacial do leitor bem como diálogos com três estudiosos do pensamento freireano. O pensamento freireano sobre o conhecimento e a educação enquanto situação gnosiológica engloba as seguintes dimensões, além da dimensão epistemológica propriamente dita: dimensão histórico-filosófica; dimensão político-ideológica; dimensão comunicativa e dialógica; dimensão ética e estética; dimensão pedagógico-cultural; e dimensão institucional e de gestão. A compreensão pelo educador dessas dimensões bem como sobre o Ciclo de Ensinar e Aprender podem contribuir de modo significativo para uma práxis docente capaz de percorrer o caminho do diálogo problematizador, aquele que pode tornar o ato pedagógico num ato verdadeiramente gnosiológico, capaz de auxiliar homens e mulheres em seu processo de humanização
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    Dissertação
    Audiodescrição e mediação teatral: o processo de acessibilidade do espetáculo de Janelas e Luas
    (2017-07-31) Nascimento, Anna Karolina Alves do; Alves, Jefferson Fernandes; http://lattes.cnpq.br/1834832958808690; http://lattes.cnpq.br/1856142220726235; Carvalho, Flávio Augusto Desgranges de; Sales, José Albio Moreira de; https://orcid.org/0000-0002-2521-6364; http://lattes.cnpq.br/5175762444724772; Magalhaes, Rita De Cassia Barbosa Paiva; http://lattes.cnpq.br/0351736925269307; Haderchpek, Robson Carlos; http://lattes.cnpq.br/4286695631161068
    O presente trabalho objetiva desenvolver, a partir da audiodescrição (AD), estratégias de mediação teatral para o espetáculo De Janelas e Luas, considerando a fruição, em contexto escolar, de alunos com e sem deficiência visual. A metodologia tem por base os princípios da abordagem qualitativa em educação, tendo como referência a pesquisa intervenção, ancorada, principalmente, nas premissas bakhtinianas de dialogia e alteridade, assumindo dois contextos de investigação. No primeiro contexto, denominado de ensaio exploratório, foi realizado a acessibilidade do espetáculo De Janelas e Luas, que compreende AD e exploração tátil dos elementos de cena, no auditório do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI/CAp/UFRN). O segundo contexto, consiste em uma sala de aula do segundo ano do Ensino Médio, com educandos com e sem deficiência visual, em uma escola da rede estadual da cidade de Natal/RN. Nesse ambiente, o processo diz respeito à mediação teatral por meio de uma oficina, com encontros antes e depois da apresentação do espetáculo com AD, com exercícios de desmontagem (DESGRANGES, 2011), e exploração tátil. Se o teatro se constitui como a arte do encontro, a AD, como tradução intersemiótica, consiste em uma força mediadora que amplia a comunhão cênica, no aqui e no agora da manifestação teatral. Os resultados da análise apontam que, nesse caso, a expansão do encontro, por meio das oficinas e da exploração tátil, contribui expressivamente, para a leitura do espetáculo De Janelas e Luas por parte de jovens com e sem deficiência visual, em um contexto escolar.
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    Dissertação
    A audiodescrição na formação de professores: um exercício de prática docente com imagens acessíveis
    (2019-10-31) Silva, Katyuscia Maria da; Alves, Jefferson Fernandes; ; ; Onofre, Eduardo Gomes; ; Viana, Flávia Roldan; ; Fonseca, Gessica Fabiely; ; Barbosa, Maria do Socorro Maia Fernandes;
    A escola que pretende ser inclusiva tem como um de seus grandes desafios respeitar as diferenças de seus alunos, o que pressupõe a eliminação dos interditos socialmente construídos. Nesse cenário, a audiodescrição emerge como uma tecnologia assistiva, voltada para a garantia de acesso às imagens por alunos com deficiência visual. Assim, o objeto de estudo desta pesquisa está no âmbito da audiodescrição na formação de professores, tendo como objetivo geral investigar os impactos de uma formação em audiodescrição nas práticas docentes para o desenvolvimento de atividades pedagógicas que possibilitem aos alunos com deficiência visual o acesso às imagens. Considerando a interface entre o Atendimento Educacional Especializado e a prática docente em sala de aula comum, tomamos como referência uma abordagem multissensorial e colaborativa da audiodescrição. Metodologicamente, este estudo tem sua base na abordagem qualitativa, consistindo em uma pesquisa-intervenção pautada nos pressupostos bakhtinianos. O campo de investigação foi uma escola da rede municipal de ensino de Natal, no Estado do Rio Grande do Norte, tendo como participantes 29 professores(as) e 04 estagiários(as) que atuavam no turno da manhã. A pesquisa envolveu três etapas: 1. oficinas pedagógicas; 2. observação da prática docente; e 3. planejamento e mediação docente. Em função dos limites e do escopo assumido neste trabalho, partimos de um universo maior de professores participando das oficinas pedagógicas de formação em audiodescrição, mas, para a viabilidade do estudo, verticalizamos para a observação e análise da prática de uma única professora que lecionava Língua Portuguesa. Para a construção dos dados, inspirados nas entrevistas coletivas, realizamos rodas de conversas com os participantes e entrevistas individuais com a professora de Língua Portuguesa. Ademais, utilizamos o procedimento de observação da prática dessa professora, com registros no diário de campo, e um questionário de caracterização dos professores. Todas as etapas foram registradas por meio de gravação em áudio, videogravação e fotografias. Como resultados, constatamos que a formação em audiodescrição provocou impactos nas concepções e nas práticas dos professores e, em específico, da professora de Língua Portuguesa. Nesse sentido, ela passou a contemplar a audiodescrição em sua prática, abordada sob a ótica de um uso multissensorial e colaborativo, evidenciando a concepção de que os alunos com deficiência visual, em sua subjetividade, aprendem com todo o corpo e, nesse processo, também os alunos que não têm deficiência visual podem ser beneficiados. A pesquisa também revelou dificuldades e desafios subjacentes à prática docente na esfera escolar, indicando que a formação por si só não é suficiente para o agenciamento da audiodescrição pelos professores. É preciso assegurar, ainda, condições de realização do trabalho docente, construindo espaços de planejamento e reflexão sobre a prática, a fim de efetivar a articulação entre os professores do Atendimento Educacional Especializado e da sala de aula comum, tendo em vista que, no processo formativo, sendo a escola um espaço de formação, “a gente vai aprendendo com o outro”.
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    Livro
    A audiodescrição no contexto escolar: a imagem sendo revelada pela palavra
    (EDUFRN, 2012) Alves, Jefferson Fernandes; 0000-0003-0808-7115
    A reflexão que apresentaremos, em torno da audiodescrição e da necessidade de que seus princípios possam orientar a prática docente em contextos escolares que contemplem alunos com deficiência visual, está relacionada com nossa investigação em torno de processos e de práticas pedagógicas na área do ensino de Artes, considerando a educação de pessoas com deficiência visual. Além disso, diz respeito ao desenvolvimento do módulo Inclusão de Alunos com Deficiência Visual, do curso de aperfeiçoamento Formação de Professores do Ensino Fundamental na Perspectiva da Inclusão Escolar: Deficiências e Transtornos Globais de Desenvolvimento, [nota 1] efetivado em 2011, contemplando professores da rede pública de ensino do Rio Grande do Norte.
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    Produto Educacional
    Audiodescrições de duas obras de arte de Newton Navarro, “Sancho Pança” e “Dom Quixote” com o uso do SoundPainting.
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-02) Melo, Ana Lívia de Jesus Oliveira e; Alves, Jefferson Fernandes
    A audiodescrição (AD), recurso que transforma imagens em palavras, proporciona o acesso, principalmente, de pessoas com deficiência visual aos mais diversos conteúdos imagéticos, inclusive às obras de arte. Visando diminuir a desigualdade de oportunidades no acesso à cultura, este trabalho busca trazer mais uma possibilidade de experiência estética para pessoas cegas, o SoundPainting, técnica proposta por Josélia Neves que alia efeitos sonoros e acompanhamento musical à audiodescrição de obras artísticas. Para avaliar o impacto dessa técnica, foi construído roteiros de SoundPainting para duas obras do artista potiguar Newton Navarro: "Dom Quixote" e "Sancho Pança", que fazem parte do acervo do Núcleo de Arte e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, e submetidos à apreciação de sete (7) pessoas - com deficiência visual, por meio de um grupo focal que ocorreu no Centro de Educação da UFRN. O SoundPainting contou com músicas compostas pelo Prof. Dr. Marcus Varela, da Escola de Música da UFRN, com base no levantamento da estética, histórico e do estilo das duas obras de Newton Navarro. A construção dos roteiros de SoundPainting, foi validada pelo grupo focal e como desdobramento, desejamos que se abram novos horizontes para experiência estética de obras de arte, bem como possibilite um novo campo para composições musicais
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    Tese
    As Ciências da Educação e a prática pedagógica: sentidos atribuídos por estudantes do curso de Pedagogia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-05-24) Nunes, Claudio Pinto; Ribeiro, Márcia Maria Gurgel; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785976J0; ; http://lattes.cnpq.br/6979931694367304; Tacca, Maria Carmen Villela Rosa; ; http://lattes.cnpq.br/5871457781087655; Leite, Maria Iza Pinto de Amorim; ; http://lattes.cnpq.br/2299914576629205; Campelo, Maria Estela Costa Holanda; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939J7; Alves, Jefferson Fernandes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796352H6
    Este estudo constitui uma oportunidade para refletir sobre as relações entre o arcabouço teórico próprio das Ciências da Educação e sua relação com a prática pedagógica no âmbito dos estágios curriculares supervisionados do curso de Pedagogia. O foco dessa reflexão é a formação inicial do pedagogo em nível superior, mais especificamente, a formação que ocorre no curso de Pedagogia, norteada pela seguinte questão central: que sentidos os estudantes estagiários atribuem à relação entre os conhecimentos das Ciências da Educação e os conhecimentos da prática pedagógica no curso de Pedagogia da UESB para a construção do saber/fazer docente? Apresenta as implicações e contextualizações na formação do pedagogo como processo histórico e cultural, com ênfase no momento atual dessa formação. Nesse sentido, objetiva investigar os sentidos atribuídos por estudantes estagiários à relação entre as Ciências da Educação e a prática pedagógica. Parte do entendimento de que os sentidos que os estudantes, futuros pedagogos, atribuem a seus processos formativos têm repercussões na aprendizagem dos conhecimentos teórico-práticos do ser professor e, em especial, do ser pedagogo. Assim, defende-se que os sentidos que os estudantes dos cursos de formação inicial de professores atribuem à relação entre os conhecimentos das Ciências da Educação e os conhecimentos da prática pedagógica são fundamentais enquanto organizadores na construção do saber/fazer docente no momento da realização dos estágios curriculares supervisionados. A opção teórico-metodológica realizada está fundada nos estudos da Epistemologia Qualitativa de Gonzalez Rey. A construção da empiria teve como lócus o curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), localizada na cidade de Vitória da Conquista/Bahia. Os estudantes participantes da pesquisa são seis graduandas do referido curso, matriculadas nos dois últimos semestres letivos, fase de realização dos estágios curriculares supervisionados. Os procedimentos adotados na construção das informações foram análises de documentos como o projeto curricular do curso e os relatórios de estágio das estudantes e a realização de conversas interativoprovocativas. Os resultados evidenciam os sentidos que os estudantes atribuem às Ciências da Educação fundamentação teórica para a prática , à prática pedagógica oportunidade de sentir-se professor e à relação entre as Ciências da Educação e a prática pedagógica oportunidade de vivenciar a relação entre teoria e prática. Além disso, são apresentadas as teorizações que os estudantes fazem sobre a relação entre teoria e prática na formação de professores. Assim, ressalta-se que os estágios curriculares supervisionados são para o estudante estagiário o campo em que ele pode compreender as relações que se estabelecem entre o pensar e o fazer pedagógico, tecendo e produzindo os sentidos que atribui à relação entre os conhecimentos das Ciências da Educação e da prática pedagógica como elementos organizadores na construção do saber/fazer docente. Nesse contexto, o estudante estagiário produz, portanto, um conhecimento acerca do que é ser professor, o qual não está escrito ou publicado, dada a sua dimensão subjetiva, mas está circunscrito em sua prática pedagógica na situação da realização dos estágios curriculares supervisionados e na situação da prática docente profissional, quando se tornar professor efetivo
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    Tese
    As ciências da educação e a prática: sentidos atribuídos por estudantes do curso de Pedagogia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-05-24) Nunes, Claudio Pinto; Ribeiro, Márcia Maria Gurgel; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785976J0; ; http://lattes.cnpq.br/6979931694367304; Campelo, Maria Estela Costa Holanda; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939J7; Alves, Jefferson Fernandes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796352H6; Tacca, Maria Carmen Villela Rosa; ; http://lattes.cnpq.br/5871457781087655; Leite, Maria Iza Pinto de Amorim; ; http://lattes.cnpq.br/2299914576629205
    Este estudo constitui uma oportunidade para refletir sobre as relações entre o arcabouço teórico próprio das Ciências da Educação e sua relação com a prática pedagógica no âmbito dos estágios curriculares supervisionados do curso de Pedagogia. O foco dessa reflexão é a formação inicial do pedagogo em nível superior, mais especificamente, a formação que ocorre no curso de Pedagogia, norteada pela seguinte questão central: que sentidos os estudantes estagiários atribuem à relação entre os conhecimentos das Ciências da Educação e os conhecimentos da prática pedagógica no curso de Pedagogia da UESB, para construção do saber/fazer docente? Apresenta as implicações e contextualizações na formação do pedagogo como processo histórico e cultural, com ênfase no momento atual dessa formação. Nesse sentido, objetiva investigar os sentidos atribuídos por estudantes estagiários à relação entre as Ciências da Educação e a prática pedagógica. Parte do entendimento de que os sentidos que os estudantes, futuros pedagogos, atribuem a seus processos formativos têm repercussões na aprendizagem dos conhecimentos teórico-práticos do ser professor e, em especial, do ser pedagogo. Assim, defende-se que os sentidos que os estudantes dos cursos de formação inicial de professores atribuem à relação entre os conhecimentos das Ciências da Educação e os conhecimentos da prática pedagógica são fundamentais enquanto organizadores na construção do saber/fazer docente no momento da realização dos estágios curriculares supervisionados. A opção teórico-metodológica realizada está fundada nos estudos da Epistemologia Qualitativa de Gonzalez Rey. A construção da empiria teve como lócus o curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), localizada na cidade de Vitória da Conquista/Bahia. Os estudantes participantes da pesquisa são seis graduandas do referido curso, matriculadas nos dois últimos semestres letivos, fase de realização dos estágios curriculares supervisionados. Os procedimentos adotados na construção das informações foram análises de documentos como o projeto curricular do curso e os relatórios de estágio das estudantes e a realização de conversas interativo-provocativas. Os resultados evidenciam os sentidos que os estudantes atribuem às Ciências da Educação fundamentação teórica para a prática , à prática pedagógica oportunidade de sentir-se professor e à relação entre as Ciências da Educação e a prática pedagógica oportunidade de vivenciar a relação entre teoria e prática. Além disso, são apresentadas as teorizações que os estudantes fazem sobre a relação entre teoria e prática na formação de professores. Assim, ressalta-se que os estágios curriculares supervisionados são para o estudante estagiário o campo em que ele pode compreender as relações que se estabelecem entre o pensar e o fazer pedagógico, tecendo e produzindo os sentidos que atribui à relação entre os conhecimentos das Ciências da Educação e da prática pedagógica como elementos organizadores na construção do saber/fazer docente. Nesse contexto, o estudante estagiário produz, portanto, um conhecimento acerca do que é ser professor, o qual não está escrito ou publicado, dada a sua dimensão subjetiva, mas está circunscrito em sua prática pedagógica na situação da realização dos estágios curriculares supervisionados e na situação da prática docente profissional, quando se tornar professor efetivo
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    Tese
    Cinema e educação: interfaces, conceitos e práticas docentes
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2002-02-11) Felipe, Marcos Aurélio; Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798285U5; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777600E3; Tavares, Otávio Augusto de Araújo; ; Pires, João Maria; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700061P6; Alves, Jefferson Fernandes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796352H6; Rocha, Raimundo Nonato Araújo da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723382T8
    Este trabalho perpassa o campo interfacial cinema, história e educação. Tomamos como objeto o potencial epistemológico do cinema no âmbito educacional, especificamente o uso de filmes na prática dos professores de história e em processos educativos que participamos como formador. Nosso objetivo é mapear, inicialmente, o conhecimento em torno dessa utilização para buscar uma síntese epistêmica e sua aplicação empírica. Do ponto de vista metodológico, utilizamos diversas perspectivas: (a) questionário com os sujeitos educadores; (b) observação de práticas docentes e circunstâncias formativas; (c) análise fílmica e relação da epistemologia do cinema com a de outras áreas (inicialmente, a História e, depois, o Jornalismo). Nossa análise permitiu evidenciar o filme como categoria epistemológica-problematizadora, que torna o cinema uma tecnologia formadora e não apenas recurso tecnológico complementar e ilustrativo. Assim, identificamos que a restrição da função educacional do cinema vincula-se à restrição das categorias teóricas apenas em um aspecto interfacial: filme histórico como filme de época (no campo histórico) e filme sobre jornalismo como filme que aborda somente algum objeto do jornalismo (no campo jornalístico). Essas discussões ocorrem, conseqüentemente, no âmbito da natureza dos gêneros do cinema (ficção e documentário), compreendidos aquém de suas possibilidades epistemológicas e ampliadas nesta pesquisa quando analisamos a confluência entre ficção e realidade. As reflexões sobre práticas educativas e em formação relacionadas ao cinema ocorreram em três realidades empíricas: pesquisa com professores em atuação, práticas docentes e acompanhamento de estudantes de história. Vinculam-se, também, a nossa formação como docente e pesquisador, pois, ao analisar outras práticas, transformam-se, inevitavelmente, em sujeito e objeto deste trabalho
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    Dissertação
    Cinema e pessoa com deficiência: a (re)significação do olhar de professoras
    (2016-06-17) Tavares, Samira Figueiredo; Alves, Jefferson Fernandes; ; ; Vieira, Francileide Batista de Almeida; ; Sales, José Albio Moreira de; ; Dias, Maria Aparecida; ; Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva;
    O presente estudo tem como objeto de estudo a mediação fílmica em processos formativos de professores, considerando a problematização do olhar estigmatizador em relação à pessoa com deficiência. Apresentamos como objetivo geral desenvolver um processo de mediação filmica com vistas à problematização do olhar dos professores em relação à pessoa com deficiência, por meio da participação em uma oficina de um grupo de professoras advindas de um curso de formação continuada na área de Atendimento Educacional Especializado, o qual foi objeto de observação, com vistas ao delineamento do contexto empírico desta pesquisa. A abordagem metodológica tem natureza qualitativa e configura-se como uma pesquisa intervenção, embasada nos princípios bakhtinianos de alteridade e dialogismo. O lócus da pesquisa foi o município de Macaíba, localizado na região da grande Natal/RN e o grupo escolhido para a intervenção era composto por nove professoras do referido município. Os procedimentos de pesquisa foram a observação, entrevistas coletivas semiestruturadas, o diário de campo e o registro fotográfico/videográfico. O itinerário da pesquisa teve na realização de uma oficina com nove encontros um processo interventivo, no qual os dados construídos decorreram das responsividades das professoras, provocadas pelas atividades propostas, as quais foram orientadas pela emergência de uma cadeia enunciativa intersemiótica, na qual a carta, o desenho e o teatro foram mobilizados como signos mediadores da leitura fílmica, na perspectiva da revelação e problematização de estigmas atribuídos à pessoa com deficiência por parte das professoras. A ressignificação do olhar em relação à pessoa com deficiência apresentou-se como um processo complexo e contraditório, no qual verificamos que a leitura filmica, mesmo em contexto formativo, não assegura, necessariamente, a mudança de posicionamento destes sujeitos, compreendendo um percurso não linear e inacabado que pressupõe, inclusive, o imbricamento dos sentidos atribuídos e da atuação social em diversos contextos. Assim, a apreciação filmica, como provocação estética de um olhar que se volta para si mesmo, pode possibilitar a construção de relações dialógicas problematizadoras que põe em evidência valores que se tensionam na relação com o outro e consigo mesmo.
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    Dissertação
    O cinema é um encontro: a audiodescrição no festival urbanocine
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-28) Barreto, Mayara Bezerra Jerônimo da Silva; Alves, Jefferson Fernandes; http://lattes.cnpq.br/1834832958808690; http://lattes.cnpq.br/0982913560034260; Romani, Elizabeth; http://lattes.cnpq.br/2598480911657526; Viana, Flávia Roldan; Cardoso, Eduardo; Carvalho, Martha Milene Fontenelle
    O conceito da acessibilidade comunicacional e cultural vem ganhando espaço nos debates, com a popularização das redes sociais. Pessoas com deficiência vêm dando visibilidade a suas pautas, sobretudo, relacionadas às políticas de incentivo e fomento à Educação Inclusiva e ao acesso a bens e produtos culturais. No caso das pessoas com deficiência visual, a audiodescrição, uma tradução intersemiótica que traduz imagens em palavras, é um dos recursos que possibilita o direito à informação, à equiparação de oportunidades na participação da vida cultural e, por consequência, à formação de cidadãos mais críticos e com senso de observação apurado. Nesse contexto, “Como fazer do cinema um encontro?” é a pergunta que desafia realizadores culturais e audiovisuais no sentido de proporcionar às pessoas com deficiência visual participação nesse encontro. Dessa forma, pensar novas formas de ver e fazer cinema, que reorganize as estruturas vigentes e que não tenha como foco apenas o parâmetro da vidência, é o desafio que se instaura. O estudo propõe, por conseguinte, a experimentação, em um contexto cultural acessível, com foco no público com deficiência visual, a fim de propor a construção de um festival de cinema que contribua com o fomento de práticas acessíveis no audiovisual, através da audiodescrição. Escolhemos como campo de investigação a terceira edição do festival de cinema Urbanocine, realizado em de 2021, organizado por realizadores da cidade do Natal e que, devido à pandemia, aconteceu de forma híbrida, como mostras on-line e itinerante, exibindo curtas nacionais e locais. O festival contou, também, com uma programação de lives com temáticas que discutiram as vivências da pessoa com deficiência visual com o cinema e uma conversa com os realizadores das mostras. Os sujeitos-participantes da pesquisa foram os realizadores do coletivo audiovisual e espectadores com deficiência visual. Esta pesquisa se insere no paradigma de base qualitativa e optamos por fazer uso da pesquisa-intervenção, tendo como referência as reflexões epistemológicas de Bakhtin. Como instrumentos para a construção e análise dos dados, acionamos a observação participante à medida que construímos, de forma colaborativa, a acessibilidade do festival, além da realização de entrevistas coletivas e a utilização do diário de campo. Ao final, sistematizamos um documentário, como forma de partilhar as experiências da construção da acessibilidade comunicacional, com foco na audiodescrição do festival.
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    Dissertação
    Circuito de teatro escolar: uma experiência extensionista na formação inicial em teatro
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-09-05) Silva, Denilson David Oliveira; Alves, Teodora de Araújo; http://lattes.cnpq.br/3465675149039835; http://lattes.cnpq.br/6488875682409795; Berg, Irene de Araújo Van Den; Alves, Jefferson Fernandes
    A Extensão Universitária oportuniza aos discentes colocar em prática o conhecimento assimilado durante a graduação, ao mesmo tempo em que possibilita que estes adquiram experiências na carreira escolhida, enquanto prestam um serviço à sociedade, e assim se tornem profissionais mais preparados e mais qualificados para o mercado de trabalho. Nessa perspectiva, o presente trabalho, recorre a estratégias descritivo-analíticas de dados qualitativos referentes ao processo de formação inicial do autor na Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e no seu entrelaçamento com a extensão universitária ocorrido durante este período, considerando as práticas desenvolvidas através do Grupo de Teatro Eureka e do Circuito de Teatro Escolar. Realizamos, portanto, uma pesquisa documental exploratória acerca das contribuições da extensão no processo de formação acadêmica no referido curso e dos benefícios oriundos dessa relação. Evidenciando ainda os conceitos, as possibilidades, as potencialidades e as dificuldades existentes na realização destas atividades supracitadas, e seus impactos na formação dos licenciados em Teatro.
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    Tese
    A coautoria do audiodescritor consultor na performance da audiodescrição poética
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-04-25) Cerejeira, Thiago de Lima Torreão; Alves, Jefferson Fernandes; http://lattes.cnpq.br/1834832958808690; https://orcid.org/0000-0002-4816-3859; http://lattes.cnpq.br/7522422944147959; Cardoso, Eduardo; Viana, Flávia Roldan; Carvalho, Flávio Augusto Desgranges de; Neves, Joselia Maria Santos José; Motta, Livia Maria Vilela de Mello; Dias, Maria Aparecida; http://lattes.cnpq.br/1131977255034974
    A audiodescrição, além de ser um recurso de acessibilidade comunicacional e cultural que propicia às pessoas com deficiência visual a ampliação da compreensão e o acesso aos conteúdos imagéticos, tem ainda se configurado como um campo de atuação profissional para este público, por meio da figura do audiodescritor consultor, profissional que integra a equipe que concebe a audiodescrição. A abordagem desse estudo, que é de natureza qualitativa e do tipo interventiva, dedica-se à análise da performance da audiodescrição poética de um espetáculo teatral, considerando a perspectiva do protagonismo autoral do audiodescritor consultor em diversas etapas, não apenas na consultoria, mas também no âmbito da criação do roteiro e da narração. A ambiência metodológica alicerçou-se na experiência obtida com a audiodescrição do espetáculo "Abrazo", do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, de Natal (RN), que deflagrou possibilidades híbridas de engendramento entre a contação de histórias e a audiodescrição, incorrendo desse modo em uma vertente poética que se delineou a partir da concepção criativa do próprio audiodescritor consultor responsável pelo projeto. Esse contexto articula, portanto, fases distintas, que partem assim da incursão exploratória, com as oficinas criativas envolvendo o teatro, a contação de histórias e a audiodescrição, até culminar com o locus da pesquisa intervenção, onde aconteceram as oficinas de acabamento estético e a recepção da audiodescrição do espetáculo "Abrazo" com o grupo focal, composto por doze pessoas com deficiência visual. Esse panorama instaura, por conseguinte, a reflexão acerca da própria deficiência enquanto campo de possibilidades que institui novas formas de se ver e se perceber no mundo, instigando e contribuindo, dessa maneira, para o que é defendido nessa tese, no que diz respeito à discussão acerca do protagonismo autoral do profissional audiodescritor consultor e, por conseguinte, da pessoa com deficiência visual, na medida em que amplia sua perspectiva de atuação na composição da audiodescrição, ou seja, na coautoria desse processo. A análise dessas teorizações, fundamentadas no levantamento bibliográfico e nos processos interventivos de experimentação conduzem, desse modo, ao direcionamento dos resultados, que evocam a ideia de que essas práticas podem assim ser estimuladas para que a perspectiva da pessoa com deficiência visual possa ser ressignificada nessas instâncias alcançando o caráter de coautoria e protagonismo. Tal panorama contribui, dessa maneira, para compor uma pedagogia da reeducação do olhar, em contextos educacionais e culturais, essencialmente no que diz respeito às linguagens artísticas. Expandem-se assim, o rol de proposições inerentes ao conceito de uma criação dialógica, o que implicaria dizer que no tocante ao campo criador e processual da audiodescrição, o audiodescritor consultor, o audiodescritor roteirista e o audiodescritor narrador estariam concebendo um ato criativo uníssono à medida que interferem um na composição do outro, ou seja, a estrutura da audiodescrição, embora demarcada e viabilizada por essas distintas funções, sofre modificações que advém do olhar do outro e que, desse modo, ratificam a defesa da tese aqui apresentada, no sentido de que caracterizariam um processo de coautoria. Também se amplia o entendimento sobre a audiodescrição poética, na perspectiva da performance em interface com a matriz semiótica da contação de histórias, expandindo e oferecendo um caminho com férteis possibilidades para o eixo da audiodescrição nas linguagens artísticas.
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