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Navegando por Autor "Andrade, Cléber de Mesquita"

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    Tese
    Alterações fisiológicas mamárias durante a gravidez e lactação: aspectos ultrassonográficos e dopplerfluxométricos
    (2017-12-06) Holanda, Antônio Arildo Reginaldo de; Maranhão, Tecia Maria de Oliveira; Oliveira, Ana Katherine da Silveira Gonçalves de; ; ; ; Araújo, Ana Cristina Pinheiro Fernandes de; ; Micussi, Maria Thereza Albuquerque Barbosa Cabral; ; Andrade, Cléber de Mesquita; ; Nóbrega, Cristyanne Samara Miranda de Holanda da;
    Durante a gravidez e lactação, as mamas apresentam alterações importantes que ainda não são totalmente compreendidas. A ultrassonografia e a ressonância magnética são os métodos mais apropriados para avaliar as alterações mamárias durante a gravidez e lactação, sendo fundamental um conhecimento sólido da anatomia e das doenças mamárias. Além disso, existem poucas publicações sobre a imagem da mama, relacionando a anatomia e fisiologia durante o ciclo grávido-puerperal. A presente pesquisa teve como objetivo avaliar as alterações fisiológicas mamárias mediante ultrassonografia mamária e Dopplerfluxometria das artérias mamárias internas (AMI) em gestantes e lactantes normais, comparadas com um grupo de mulheres não grávidas, avaliadas na fase folicular do ciclo menstrual. Este estudo, classificado como observacional, de corte transversal, foi realizado entre agosto de 2013 e agosto de 2016, com 165 mulheres. As variáveis dependentes foram as medidas da pele, do tecido adiposo subcutâneo, do tecido fibroglandular, do tecido adiposo retromamário, o diâmetro dos ductos, assim como os Índices de pulsatilidade (IP) e resistência (IR) das artérias mamárias internas. As variáveis independentes foram os diversos momentos de avaliação, representados pelos cinco grupos estabelecidos. Para a análise estatística, foram calculadas médias e desvios-padrão, sendo usados dois modelos MANOVA (Análise de Variância Multivariada) para avaliar o efeito dos grupos sobre os valores médios encontrados, bem como foram ajustados modelos ANOVA univariados para os valores médios individualmente. O teste de comparações múltiplas de Tukey-Kramer foi usado para a análise da diferença e das características entre os grupos. Foi considerado o nível de significância de 5%. Na comparação entre os três grupos de grávidas, observou-se que a localização da mama (direita/esquerda) e o período gestacional não tiveram efeito significativo sobre as espessuras mamárias da pele, tecido celular subcutâneo e tecido adiposo retromamário, porém a espessura do tecido fibroglandular e o diâmetro dos ductos, apresentaram diferença significativa com o período gestacional (p<0,001), do primeiro para o segundo e do primeiro para o terceiro trimestres. A Dopplerfluxometria das artérias mamárias internas revelou diferença entre as mamas e o período gestacional, ou seja, o lado direito apresentou medidas superiores ao lado esquerdo e os valores foram decrescentes ao longo da gestação (p<0,001). Quando comparados os grupos de grávidas do terceiro trimestre e de lactantes, não foram observadas diferenças entre si, mas apresentaram diferenças significativas com um grupo controle, quanto às medidas da pele (p = 0,001), do tecido fibroglandular, diâmetro dos ductos e índices dopplerfluxométricos das AMI (os três com p < 0,0001) e ao tecido adiposo subcutâneo (p = 0,045). Conclui-se que esta pesquisa contribuiu com informações mais específicas acerca das características ultrassonográficas das mamas e aspectos dopplerfluxométricos das artérias mamárias internas, durante a gravidez e lactação normais, caracterizando mediante quantificação de valores, as mudanças fisiológicas próprias de cada período do ciclo grávido-lactacional estudado, podendo servir de parâmetro para estudos posteriores.
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    Dissertação
    Avaliação da expressão de receptores da imunidade inata durante a infecção experimental pelo Trypanosoma cruzi utilizando cepas/isolados com diferentes graus de virulência e patogenicidade
    (2016-01-29) Queiroga, Tamyres Bernadete Dantas; Guedes, Paulo Marcos da Matta; ; ; Camara, Antonia Claudia Jacome da; ; Andrade, Cléber de Mesquita;
    Estudos recentes têm demonstrado a importância de receptores do tipo Toll (TLRs) e do tipo NOD (NLRs) na resistência à infecção experimental pelo Trypanosoma cruzi. Entretanto, não existem trabalhos que correlacionem a expressão diferencial desses receptores em camundongos durante à infecção por cepas com diferentes graus de virulência e patogenicidade. Com a finalidade de compreender melhor o papel desses receptores na resistência ou susceptibilidade à infecção experimental pelo T. cruzi, camundongos Swiss Webster foram infectados com 1x104 tripomastigotas sanguíneos das cepas/isolados pertencentes aos seis grupos genéticos: Colombiana (Tc-I), Y (Tc-II), PL 1.10.14 (Tc-III), AM 64 (Tc-IV), 3253 (Tc-V) e CL (Tc-VI). Características biológicas inerentes as diferentes cepas/isolados foram avaliadas (parasitemia, sobrevivência e polimorfismo de formas tripomastigotas), juntamente com a expressão de receptores da imunidade inata (TLR1, TLR2, TLR3, TLR4, TLR5, TLR6, TLR7, TLR8, TLR9, NOD1, NOD2 e NALP3), suas moléculas adaptadoras (TRIF, MyD88, RIP2, ASC e Caspase-1), citocinas (IL-1β, IL-6, IL-10, IL-12p35, IL-12p40, IL-18, IFN-g e TNF-α) e da enzima iNOS em tecido muscular cardíaco. As cepas Y e Colombiana apresentaram os maiores picos de parasitemia e geraram 100% de mortalidade nos animais. A cepa CL e o isolado PL 1.10.14 apresentaram picos intermediários de parasitemia e geraram 70% de mortalidade nos camundongos infectados. Por outro lado, a cepa AM64 e o isolado 3253 geram os menores picos de parasitemia e 100% dos animais sobreviveram a infecção. Animais infectados com as cepas Y e Colombiana do T cruzi, cepas muito virulentas e patogênicas, apresentam elevada expressão de RNAm de NALP3, caspase-1, IL-1β, TNF-α e iNOS na musculatura cardíaca. Por outro lado, apresentam redução na expressão de RNAm de TLR4, TLR5, TLR9, TRIF, IL-6 e IL12p35 quando comparado aos demais grupos de animais infectados com cepas que apresentam menor virulência e patogenicidade. Ainda foi observado uma correlação negativa entre a expressão de RNAm de TLR4 e IL-6 e a quantidade de formas tripomastigotas sanguíneas. Os dados sugerem que as cepas Y e Colombiana, virulentas e patogênicas, induzem a inibição na expressão de RNAm de TLR4, TLR5, TLR9 e TRIF e levam ao aumento na expressão de RNAm de NALP3, caspase-1, IL-1β, TNF-α e iNOS na musculatura cardíaca podendo contribuir para a susceptibilidade a infecção.
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    Dissertação
    Avaliação da expressão de receptores da imunidade inata em linhagens de camundongos suscetíveis e resistentes a infecção pelo Schistosoma mansoni
    (2016-01-29) Lima, Janete Cunha; Guedes, Paulo Marcos da Matta; Melo, Alan Lane de; ; http://lattes.cnpq.br/5549358735432795; ; http://lattes.cnpq.br/5445410844075357; ; http://lattes.cnpq.br/4092310916480803; Câmara, Antonia Cláudia Jácome da; ; http://lattes.cnpq.br/5445255186647578; Andrade, Cléber de Mesquita; ; http://lattes.cnpq.br/6366550343886595
    O presente estudo objetivou avaliar a expressão dos receptores da imunidade inata em linhagens de camundongos suscetíveis e resistentes à infecção pelo Schistosoma mansoni. Cerca de 30 cercárias da cepa LE do S. mansoni foram inoculadas por via subcutânea em camundongos machos das linhagens Balb/c, C57BL/6 e Swiss. Duas, sete, 12 e 16 semanas após a infecção (SAI) os camundongos foram mortos e quando possível foram avaliados os seguintes parâmetros: parasitismo (por meio de perfusão hepática), oograma, presença de granulomas hepáticos, e expressão do RNA mensageiro (RNAm) de citocinas da imunidade inata (IL-1β, IL-6, IL-10, IL-12p35, IL-18 e TNF-α), dos receptores do tipo Toll (TLR1, TLR2, TLR3, TLR4, TLR5, TLR6, TLR7, TLR8, TLR9), dos receptores do tipo Nod (NALP1 e NALP3) e moléculas adaptadoras (Myd88, ASC, Caspase-1) em tecido hepático, por meio de PCR em tempo real. Camundongos Balb/c e C57BL/6 apresentaram sobrevivência de 70%, enquanto camundongos Swiss apresentaram sobrevivência de 100%, quando avaliados até 16 SAI. Em duas SAI os camundongos Swiss apresentaram maior expressão do RNAm de NLRP1, NLRP3, Caspase-1, IL-1β e IL-18, quando comparados aos Balb/c e C57BL/6. Os animais das linhagens Balb/c e C57BL/6 apresentaram maior expressão do RNAm de TLR2, TLR3, TLR5, NLRP3 e ASC em sete SAI, quando comparados aos Swiss. Em adição, a linhagem Balb/c apresentou expressão aumentada do RNAm de TLR6, TLR7, TLR9, Myd88, NLRP1 e TNF-α. Ademais, camundongos Swiss apresentam menor quantidade de parasitos adultos no sistema porta hepático e menor quantidade de ovos no fragmento íleo distal, em sete e 12 SAI, quando comparados aos C57BL/6 e Balb/c. Em conclusão, os camundongos C57BL/6 e Balb/c apresentam expressão elevada dos receptores TLRs e NLRs em sete SAI (início da oviposição), sugerindo maior suscetibilidade a infecção, com consequente aumento na taxa de mortalidade nestes animais. Outrossim, camundongos Swiss apresentam acentuado perfil inflamatório inicial (em duas SAI), o que poderia auxiliar no controle do parasitismo. E a supressão da ativação dos receptores e citocinas da imunidade inata, em sete SAI, poderiam ocasionar menor mortalidade e maior resistência à infecção neste período.
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    Dissertação
    Definição das competências essenciais para o treinamento em cardio-oncologia na Residência Médica Cardiologia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-13) Silva, Rafael Alves da; Diniz, Rosiane Viana Zuza; https://orcid.org/0000-0002-3883-2780; http://lattes.cnpq.br/9248204623363592; Andrade, Cléber de Mesquita; Vilar, Maria José Pereira; https://orcid.org/0000-0002-8765-8571; http://lattes.cnpq.br/4265369922470937; Menezes, Marta Silva; Medeiros, Paulo José de
    Introdução: O ensino da Cardio-oncologia é essencial para a formação de profissionais capazes de lidar com doenças cardiovasculares em pacientes com histórico atual ou pregresso de câncer, considerando a crescente prevalência e potencial de morbimortalidade de ambos. Objetivo: Este estudo objetiva propor a Matriz de Competências Essenciais à formação em Cardio-oncologia durante a Residência Médica em Cardiologia e compreender a percepção dos residentes em cardiologia durante o treinamento em Cardio-oncologia. Método: O estudo foi exploratório, prospectivo e descritivo, envolvendo nove preceptores e um docente, compondo o painel de especialistas, do Programa de Residência Médica em Cardiologia de duas Instituições Públicas de Ensino Superior para obtenção da matriz consensuada de competências, e os residentes médicos de Cardiologia após rodízio em Cardio-oncologia no Hospital Universitário Onofre Lopes/Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para elaboração da matriz de competências foi utilizado o método Delphi. Para análise da percepção dos residentes utilizou-se um questionário semiestruturado com itens do tipo Likert de cinco pontos e questões abertas. Teve aprovação ética pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP-HUOL, CAEE de nº 54993422.6.0000.5292). Resultados: A matriz final obteve consenso na primeira rodada, com taxa de concordância variando de 80% a 100%, e aborda competências nos seguintes domínios: atenção ao paciente; gestão em saúde; atuação prática; relação interpessoal e multidisciplinar; e educação médica. Todos os residentes médicos do período de 2020 a 2023 responderam ao questionário (N=14). Observou-se um elevado grau de concordância entre os itens avaliados, especialmente nos tópicos relacionados à educação médica (apresentação e discussão de artigo científico contribuindo para entendimento dos casos (92%); feedback da preceptoria contribuindo para melhoria do atendimento (92%); contato com outros graduandos aprimorando os conhecimentos na área da Cardio-oncologia (68%). Conclusão: A Matriz de competências em Cardio-oncologia durante a formação do especialista em Cardiologia inova na inserção de competências de ensino e poderá servir de base para outras profissões e especialidades médicas dentro e fora da instituição. As competências desenvolvidas durante o rodízio de Cardio-oncologia no HUOL são bem avaliadas na percepção dos residentes, incluindo às relacionadas ao ensino médico.
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    Dissertação
    Desenvolvimento de competência para o uso da ultrassonografia como guia para realização de acesso venoso central na residência médica
    (2019-09-24) Almeida, Cícero Tibério Landim de; Diniz, Rosiane Viana Zuza; ; ; Andrade, Cléber de Mesquita; ; Medeiros, Paulo José de;
    Introdução: O acesso venoso central é um procedimento invasivo realizado comumente em pacientes graves internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Vários estudos demonstram que a utilização do ultrassom (US) como guia no acesso venoso central aumenta a taxa de sucesso, reduz o número de complicações e melhora a segurança do paciente. Nas últimas décadas, observa-se um número crescente de estudos apontados para a necessidade da formação por competências no âmbito da residência médica. Objetivo: Elaborar um modelo de treinamento com métodos ativos de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de competência para utilização do aparelho de ultrassom como guia para as punções de veia jugular interna. Método: Estudo tipo pesquisa-ação, de caráter exploratório, prospectivo, envolvendo 43 participantes, sendo 31 residentes médicos, nove preceptores do programa de terapia intensiva e três do programa de cardiologia do Hospital Universitário Onofre Lopes. Foram realizados quatro cursos teórico-práticos utilizando um modelo de peito de frango resfriado para punção central guiada por ultrassom. Todos realizaram teste pré e pós-treinamento, avaliação de desempenho pelo Direct Observation of Procedural Skills (DOPS) nos domínios: domínio 1: Conhecimento prévio; domínio 4: habilidade técnica e domínio 10: Conjunto (habilidade geral) e avaliação do curso. Além da análise descritiva dos dados foi utilizado o teste do coeficiente alfa de Cronbach para avaliação da confiabilidade das respostas entre os participantes. Para comparação de desempenho entre residentes e preceptores utilizou-se o teste de Kruskal-Wallis e o teste de Mann-Whitney para comparação entre gêneros. Resultados: Os modelos de avaliação aplicados apresentaram boa consistência e confiabilidade, tanto na avaliação da atividade (α=0,894) quanto no DOPS (α=0,719), sendo a consistência e confiabilidade quase perfeita e substancial, respectivamente. O modelo de treinamento prático foi considerado adequado por 100% dos participantes. A avaliação com DOPS mostrou desempenho predominante no estrato satisfatório dos participantes, sendo 63%, 76% e 84% para conhecimento, habilidade técnica e habilidade geral, respectivamente. Conclusão: O modelo de treinamento utilizando o peito de frango é exequível, bem aceito e permitiu desenvolver a competência na utilização do aparelho de ultrassom como guia para as punções. A utilização do DOPS mostrouse confiável e relevante como ferramenta de avaliação que confira autenticidade profissional.
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    Dissertação
    Desenvolvimento de competências em ecocardiografia do médico residente em cardiologia
    (2019-05-30) Fonseca, George Paulo Cobe; Diniz, Rosiane Viana Zuza; ; ; Andrade, Cléber de Mesquita; ; Medeiros, Paulo José de;
    As Residências Médicas representam o padrão ouro para a formação de especialistas, sendo realizadas através de treinamentos supervisionados por preceptores experts, no próprio ambiente de trabalho, muitas vezes sem um planejamento curricular e sem uma formação educacional adequadas. Mudanças curriculares na educação médica vêm sendo discutidas nas últimas décadas, visando uma formação mais humanista e resolutiva, com modelos avaliativos e certificações mais consistentes. Os currículos orientados por competência têm sido observados em programas de treinamento de diversas áreas da saúde, já sendo uma realidade bem estabelecida na educação médica nos Estados Unidos e na Europa. No Brasil, não há um consenso em relação a metodologia de treinamento em ecocardiografia para o residente médico de Cardiologia, nem as competências mínimas necessárias, tampouco um sistema avaliativo que conceda uma característica formativa. Este projeto teve como finalidade utilizar métodos ativos de ensino-aprendizagem para aperfeiçoar o desenvolvimento de competências em ecocardiografia do residente médico em cardiologia do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). O estudo foi exploratório, prospectivo e descritivo, que envolveu os residentes da cardiologia do HUOL, residentes provenientes de outras instituições nacionais e os preceptores de ecocardiografia do HUOL, sendo desenvolvido nas seguintes etapas: 1) Revisão da literatura 2) Desenvolvimento de um instrumento avaliativo (DOPS - Direct Observed Procedural Skills), capacitação dos preceptores e aplicação do instrumento 3) Construção coletiva da matriz de competências em ecocardiografia para o residente de cardiologia, seguindo a metodologia Delphi modificada para obtenção do consenso entre os especialistas. A descrição dos domínios a serem avaliadas pelo DOPS foram desenvolvidas coletivamente pelos especialistas e o instrumento foi aplicado a 10 residentes de cardiologia durante o projeto, sendo 07 residentes do HUOL e 03 de outras instituições nacionais. Os encontros avaliativos, registrados através do DOPS, permitiram uma análise descritiva de vários aspectos técnicos e educacionais, fortalecendo a relação preceptor-residente. O consenso da Matriz de competências em ecocardiografia foi alcançado já na primeira rodada da estratégia Delphi modificada, com uma elevada taxa de concordância, com mais de 50% entre todas as competências e domínios apresentados, sendo o painel de especialistas constituído por 05 participantes (83,3%) dos selecionados inicialmente. A incorporação de ferramentas e estratégias ativas de ensinoaprendizagem permitiu a uniformização e padronização do treinamento em ecocardiografia do HUOL e aperfeiçoamento na aquisição de competências determinadas.
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    Tese
    Doença de Chagas: caracterização de formas clínicas e estratificação do risco de morte no Oeste do Estado do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-03-12) Andrade, Cléber de Mesquita; Galvão, Lúcia Maria da Cunha; Diniz , Rosiane Viana Zuza; ; http://lattes.cnpq.br/9248204623363592; Pereira, Wogelsanger Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/4661963400736302; ; http://lattes.cnpq.br/6437957961133013; ; http://lattes.cnpq.br/6366550343886595; Brandão Neto, José; ; http://lattes.cnpq.br/6905360146925949; Torres, Kerginaldo Paulo; ; http://lattes.cnpq.br/4184590275523650; Correia Filho, Dalmo; ; http://lattes.cnpq.br/0060518181240457; Dias, João Carlos Pinto; ; http://lattes.cnpq.br/5520312326603020
    O perfil clínico com classificação das formas clínicas e a gravidade da doença de Chagas foram avaliados em indivíduos sororreativos para o Trypanosoma cruzi procedentes da mesorregião Oeste Potiguar. Neste estudo transversal foram incluídos 186 indivíduos adultos, entre 23 a 78 anos de idade. Todos os indivíduos foram submetidos à avaliação clínica, aplicado um questionário clínicoepidemiológico e realizados eletrocardiograma de repouso, ecocardiograma transtorácico, radiografia simples de tórax e contrastadas de esôfago e cólon. O Holter foi realizado em 98 pacientes e aplicado escores de risco de acidente vascular encefálico isquêmico e morte. A forma clínica indeterminada foi detectada em 51,6% (96/186) dos pacientes, a cardíaca em 32,2% (60/186), a digestiva em 8,1% (15/186) e a cardiodigestiva em 8,1% (15/186). Dos pacientes com a forma clínica digestiva, 7,0% (13/186) apresentaram diferentes grupos de megaesôfago (I a IV) e 12,9% (24/186) apresentaram megacólon de grau 1 a 3. Destes, 29,2% (7/24) com ambos os órgãos afetados. As alterações eletrocardiográficas foram observadas em 48,9% (91/186) dos pacientes e a arritmia ventricular complexa presente em 41,8% (41/98). Desses pacientes, 10,2% (19/186) apresentaram cardiomegalia, o aneurisma apical foi diagnosticado em 10,8% (20/186) e, as alterações da contratilidade miocárdica segmentar do ventrículo esquerdo em 33,9% (63/186). Em 7,5% (14/186) dos pacientes foi detectada insuficiência cardíaca com classes funcionais que variam de I a IV. A classificação da insuficiência cardíaca por estádios demonstrou que 36,4% (24/66), 30,3% (20/66), 15,2% (10/66), 13,6% (9/66) e 4,5% (3/66) dos pacientes apresentaram estágios A, B1, B2, C e D, respectivamente. O escore de estratificação de risco de acidente vascular encefálico isquêmico identificou 80,6% (150/186) dos pacientes em baixo risco, 15,6% (29/186) em moderado e 3,8% (7/186) em alto risco. O escore de risco de morte foi aplicado em 84 pacientes e 69,0% (58/84) mostraram baixo risco, 25,0% (21/84) intermediário e 6,0% (5/84) alto risco. Os resultados demonstraram a existência das principais formas clínicas da doença de Chagas em diferentes estágios de evolução, inclusive o registro da forma digestiva isolada; observou-se que um quarto dos pacientes com a forma indeterminada deveria ser considerado cardiopatas subclínicos ou pelo menos, pacientes de maior potencial evolutivo para outras formas clínicas ou fase pré- clínica, e confirmou-se a existência de correlação positiva entre o escore de risco de morte e seus principais determinantes, insuficiência cardíaca, morte súbita e acidente vascular encefálico isquêmico, oferecendo mais um elemento para a tomada de condutas frente ao chagásico cardiopata.
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    Dissertação
    Ensino-aprendizagem de medicina baseada em evidências: ensaio comparativo entre clube de revista, sessão de casos clínicos e aula expositiva
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-03-28) Maia, Ferdinand Gilbert Saraiva da Silva; Diniz, Rosiane Viana Zuza; https://orcid.org/0000-0002-3883-2780; http://lattes.cnpq.br/9248204623363592; http://lattes.cnpq.br/5230326473129609; Godeiro Júnior, Clecio de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6861574542099266; Trindade, Thiago Gomes da; https://orcid.org/0000-0001-8178-0982; http://lattes.cnpq.br/5992470800302814; Gois, Aecio Flavio Teixeira de; Andrade, Cléber de Mesquita
    Introdução: A incorporação dos conteúdos de Medicina Baseada em Evidências (MBE) aos currículos das escolas médicas é um desafio mundial. Existem poucos estudos comparativos entre diferentes estratégias de ensino, e métodos de avaliação carecem de adaptação e validação nacional. Objetivo: Comparar o desenvolvimento de competências para a MBE entre as estratégias de Clube de Revista (CR), Sessões de Casos Clínicos (SCC) e Aula Expositiva (AE), por meio da versão brasileira do questionário padronizado ACE Tool. Métodos: O estudo foi desenvolvido em duas etapas: tradução para o português brasileiro, adaptação e validação do questionário ACE Tool (Ferramenta ACE) com alunos e profissionais, de acordo com as propriedades psicométricas de validade, consistência e confiabilidade internas; e avaliação do desenvolvimento de competências para a MBE por meio da comparação das médias obtidas na Ferramenta ACE entre os grupos nos testes pós-intervenção. Resultados: Foram incluídos 88 participantes, dos quais 20 alunos no grupo CR, 20 alunos no grupo SCC, 36 alunos no grupo AE e 12 professores/preceptores convidados. A Ferramenta ACE obteve consistência (alfa de Cronbach 0.610) e confiabilidade internas (correlação item-total ≥ 0.15 em 14 dos 15 itens) adequadas. A média de acertos dos professores/preceptores foi maior quando comparada à dos alunos em pré-teste (10.25±1.71 vs 8.73±1.80, diferença média de 1.52, IC95% 0.47 a 2.57, p=0.005). Não foi observada diferença significante de pontuação final entre os métodos CR e SCC em relação a AE (CR vs AE: 9.15 ± 1.42 vs 9.11 ± 1.58, IC 95% -0.77 a 0.85, p=0.92; SCC vs AE: 9.4 ± 1.93 vs 9.11 ± 1.58, IC 95% -0.7 a 1.28, p=0.57). Conclusão: A Ferramenta ACE apresenta capacidade discriminatória para diferentes níveis de expertise e consistência e confiabilidade internas adequadas. Entre alunos iniciantes, os resultados pósteste foram equivalentes entre os grupos CR, SCC e AE.
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    Dissertação
    Uma experiência com mapa conceitual na disciplina de fisioterapia uroginecológica e obstétrica-UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-27) Nascimento, Sayonara Costa do; Maranhão, Técia Maria de Oliveira; Micussi, Maria Thereza Albuquerque Barbosa Cabral; 04566613445; http://lattes.cnpq.br/2360845979410206; http://lattes.cnpq.br/7869140767244263; http://lattes.cnpq.br/0296669208284794; Vilar, Maria José Pereira; http://lattes.cnpq.br/4265369922470937; Andrade, Cléber de Mesquita; http://lattes.cnpq.br/6366550343886595
    Contexto: Aprendizagem significativa é um dos pontos de partida para a construção de novos métodos de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, o Mapa Conceitual entra como uma metodologia ativa em que o aluno constrói seu conhecimento de forma dinâmica, ilustrativa, criativa e reflexiva, através de uma representação gráfica de conceitos que se relacionam entre si formando proposições. Por sua vez, essas proposições são formadas por um conceito inicial, um conceito final e um termo de ligação que expressam qual a relação conceitual existente entre elas. Nesse processo de ensino, o professor é mediador e incentivador do aluno. Objetivo: Avaliar a construção dos Mapas Conceituais e a percepção dos alunos quanto às potencialidades dessa estratégia de ensino-aprendizagem na Disciplina de Uroginecologia e Obstetrícia do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Metodologia: Estudo do tipo exploratório e descritivo, cujos dados foram coletados dos mapas conceituais construídos pelos alunos, a partir deuma escala de critérios estabelecidos, conforme Bhusnurmath et al. Tais critérios seguem uma escala de 20 pontos, conforme a seguir: (1) organização, (2) interconectividade, (3) clareza e compreensão, (4) precisão da informação e (5) layout. Participaram 20 alunos do quarto ano, matriculados na disciplina de uroginecologia e obstetrícia, no segundo semestre de 2020. Foram analisados 94 mapas elaborados, dos quais 56 seguiram os padrões de Mapas Conceituais e 38 não preencheram os critérios. Foram incluídos Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Foram incluídos no estudo apenas os alunos que assinaram o TCLE e excluídos os outros tipos de mapas ou diagramas elaborados. O software utilizado foi Cmap Tools, desenvolvido e disponibilizado gratuitamente pelo Institute for Human & Machine Cognition (IHMC). Resultados: Na avaliação dos mapas conceituais observa-se que apenas 23,2% atingiram todos os critérios e 58,9% não utilizaram as ligações cruzadas (cross links). As frases de ligações foram usadas por 93,7% dos alunos e apenas 1,7% aluno não elaborou o mapa de uma forma organizada e não utilizouas ligações cruzadas. Conclusão: Os Mapas Conceituais podem colaborar com o processo ensino-aprendizagem, proporcionando a organização das ideias sobre o conhecimento estudado.
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    Dissertação
    Modelo de treinamento em ultrassonografia para o protocolo eFAST na formação médica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-06) Lima, Dened Myller Barros; Diniz, Rosiane Viana Zuza; https://orcid.org/0000-0002-3883-2780; http://lattes.cnpq.br/9248204623363592; http://lattes.cnpq.br/8688511776626083; Andrade, Cléber de Mesquita; Silva, Eliane Pereira da; Guedes, Jorge Carvalho; Medeiros, Paulo José de
    Introdução: A ultrassonografia à beira do leito, chamada Point-of-Care Ultrasound (POCUS), é uma ferramenta diagnóstica eficaz para a avaliação rápida de pacientes críticos. O protocolo eFAST (Extended Focused Assessment with Sonography for Trauma) é amplamente utilizado no diagnóstico de lesões graves em contextos de trauma. Embora o ensino de POCUS tenha avançado desde os anos 1990, sua implementação em instituições brasileiras ainda é limitada. Objetivos: Elaborar e implantar um modelo de treinamento para capacitar estudantes e residentes na realização do protocolo eFAST, avaliar o conhecimento pré e pós-treinamento e propor a inclusão dessa metodologia no currículo formal do curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Método: Realizou-se um estudo quase-experimental, do tipo antes e depois, analítico e prospectivo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). Participaram 157 indivíduos divididos em três grupos: estudantes do ciclo clínico (GCC N=51) da disciplina de Medicina de Urgência, estudantes do internato (GI N=78) de Urgência e Emergência e Residentes Médicos (GRM N=28) vinculados ao HUOL. Excluíram-se 13 estudantes que não consentiram participar, desistiram ou se afastaram das atividades institucionais. O treinamento incluiu três etapas: 1) Aula expositiva dialogada (60 minutos) sobre os princípios básicos da ultrassonografia e do protocolo eFAST. 2) Sessão prática (2 horas) com paciente padronizado. 3) Prática supervisionada em pacientes adultos internados em terapia intensiva no HUOL, sendo a última exclusivamente para o grupo de residentes. Todos realizaram avaliação cognitiva antes e após o treinamento teórico e prático. Além disso, a retenção foi avaliada através de uma nova avaliação cognitiva para o GCC; do Exame Objetivo Clínico Estruturado (OSCE) para o GI e da Observação Direta de Procedimentos (DOPS) para o GRM. Questionários de satisfação também foram aplicados ao final. Os dados foram analisados adotando um nível de significância de 5%. Resultados: Todos os grupos apresentaram melhora significante no conhecimento após o treinamento, com médias 5.17±1.59 vs 8.11±1.65, 5.12±1.94 vs 8.75±1.12 e 5.86±1.63 vs 8.79±1.12 nos três grupos, respectivamente (p-valor < 0,0001). No GCC, estudantes que não participaram da prática obtiveram desempenho inferior na avaliação cognitiva de retenção (5.05±2.29 vs 6.91±2.32, p-valor = 0,015). No OSCE, os internos tiveram desempenho satisfatório nas duas estações com médias 7.34±2.29 na estação 1 e 8.25±1.92 na estação 2. Na avaliação DOPS, 70% dos residentes foram considerados aptos a realizar o protocolo com supervisão, e 30%, de forma independente. Quanto à satisfação, 79,4% dos participantes relataram sentir-se confiantes em aplicar o protocolo eFAST, e mais de 90% avaliaram positivamente o modelo de treinamento. Conclusão: O modelo de treinamento proposto demonstrou eficácia, promovendo uma melhoria significante no desempenho dos participantes na graduação e residência médica. Além disso, a metodologia mostrou-se bem avaliada pelos estudantes e residentes, sendo uma ferramenta promissora para capacitação em ultrassonografia no contexto da educação médica brasileira.
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    Artigo
    Trypanosoma cruzi III causing the indeterminate form of Chagas disease in a semi-arid region of Brazil
    (Elsevier, 2015-08) Martins, Kiev; Andrade, Cléber de Mesquita; Barbosa-Silva, Andressa Noronha; Nascimento, Gerson Barbosa do; Chiari, Egler; Galvão, Lúcia Maria da Cunha; Câmara, Antonia Cláudia Jácome da
    Objective: Trypanosoma cruzi is subdivided into six discrete typing units (DTUs), TcI–TcVI. The precise identification of each can contribute to tracking wild DTUs that invade the domiciliary environment. Methods: Twenty T. cruzi stocks isolated from 16 chagasic patients, two Panstrongylus lutzi, one Galea spixii, and one Euphractus sexcinctus, from different localities in the State of Rio Grande do Norte, Brazil, were characterized by genotyping the 30 region of the 24Sa rRNA gene, the mitochondrial cytochrome oxidase subunit 2 gene, and the spliced leader intergenic region. Results: TcIII was identified in 18.7% (3/16) of patients from different municipalities, as well as in P. lutzi, G. spixii, and E. sexcinctus, indicating the connection between the sylvatic and domestic cycles in this Brazilian semi-arid region. TcI and TcII were also detected, in 37.5% (6/16) and 43.8% (7/16) of patients, respectively. These DTUs were associated with cardiac, digestive, and indeterminate clinical forms, while TcIII was identified only in patients with the indeterminate form. Conclusions: The occurrence of these DTUs reveals important phylogenetic diversity in T. cruzi isolates from humans. TcIII is reported for the first time in northeastern Brazil. These findings appear to indicate an overlap between the sylvatic and domestic transmission cycles of the parasite in this region.
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