Navegando por Autor "Andrade, Elisângela Moura de"
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TCC Biblioteca na escola pública: o Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE à luz do desenvolvimento de coleções(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Andrade, Elisângela Moura de; Barbosa Neto, Pedro Alves; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; Freitas Neta, Antonia deDiscorre sobre a biblioteca escolar, no âmbito da rede pública de ensino, a partir da compreensão do processo de desenvolvimento de coleções. Almeja, de modo geral, analisar o desenvolvimento de coleções em bibliotecas escolares na educação pública. Objetiva especificamente: compreender o contexto histórico de formação da biblioteca escolar no Brasil e quais suas características de funcionamento na rede pública de ensino; entender o processo de desenvolvimento de coleções naquele tipo unidade de informação; conhecer o Programa Nacional de Biblioteca na Escola (PNBE) e como ele se relaciona à política de desenvolvimento de coleções dessa unidade informacional, por meio da verificação dos critérios estabelecidos pelos editais do programa para a seleção de recursos informacionais. Emprega metodologicamente a abordagem qualitativa para o aprofundamento da compressão de nosso objeto de estudo, através da análise documental dos editais do Programa Nacional de Biblioteca na Escola (PNBE) para verificar seus critérios de seleção de recursos informacionais. Considera que o Programa Nacional de Biblioteca na Escola (PNBE) atua no desenvolvimento de coleções das escolas públicas por meio da definição de critérios de seleção, que representam uma racionalidade na constituição de acervos como preconiza a literatura especializada, e da doação desses materiais para as bibliotecas escolares.Dissertação Multiletramentos nas aulas de História: a criação de narrativas históricas sobre Élia de Barros em blogs(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-04) Andrade, Elisângela Moura de; Spinosa, Vanessa; https://orcid.org/0000-0003-1736-4110; http://lattes.cnpq.br/1087304600335538; http://lattes.cnpq.br/3135834989482696; Santiago Júnior, Francisco das Chagas Fernandes; https://orcid.org/0000-0003-2690-5222; http://lattes.cnpq.br/8893350729538284; Rocha, Helenice Aparecida BastosDiscorre sobre a pesquisa desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de História, o PROFHISTÓRIA, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, concernente à temática de enfrentamento das dificuldades de discentes nas práticas de letramentos nas aulas de História do Ensino Médio, na Escola Estadual Élia de Barros situada na cidade de São Gonçalo do Amarante/RN. Problematiza de que maneira as aulas de História podem colaborar para o desenvolvimento e a consolidação de letramentos em discentes a partir da expertise da ciência histórica. Tem como pressuposto de que o uso didático das tecnologias digitais da informação e comunicação pode contribuir na constituição de competências e habilidades inerentes à inserção na cultura letrada de maneira significativa para o alunado, possibilitando-o a elaborar narrativas históricas com mais desenvoltura, autonomia e dotada de sentido nos ambientes digitais. Objetiva, de maneira geral, promover Multiletramentos com estudantes da 1ª série do Ensino Médio, naquela unidade de ensino, através de uma proposta de ensino e aprendizagem de História ancorada na utilização das tecnologias digitais. Ambiciona especificamente: 1º analisar as possibilidades de estímulo a práticas com leitura e escrita nas aulas de História, no domínio da educação básica, orientadas para a aprendizagem significativa do saber histórico, a centralidade no protagonismo estudantil e a proficiência leitora e escritora de discentes; 2º compreender as potencialidades técnicas e pedagógicas do emprego das tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de História; 3º construir uma proposta de intervenção didática para a produção de narrativas históricas, por estudantes, através de blogs. Emprega metodologicamente a abordagem qualitativa para o aprofundamento da compressão do objeto de estudo, de tipo descritiva, em termos procedimentais, caracterizase por ser bibliográfica e documental. Apresenta como produto uma sequência didática de eventos de Multiletramentos, envolvendo a criação de blogs por estudantes da referida série, a pesquisa histórica com fontes digitalizadas dos periódicos natalenses O Poti e Diário de Natal a respeito de Élia de Barros, a escrita de narrativas e a publicação delas naqueles ambientes do ciberespaço. Verifica que a sequência didática, ao aliar o trabalho com fontes históricas e a produção de narrativas escritas a respeito de Élia de Barros, contribuiu para estimular e desenvolver competências leitora e escritora nos sujeitos aprendentes na construção de suas próprias análises e interpretações sobre o passado.