Navegando por Autor "Andrade, Rosiane Elvina Sousa de"
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Dissertação O jardim sensorial como ferramenta didática para o ensino de ciências e a mitigação da cegueira botânica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-30) Andrade, Rosiane Elvina Sousa de; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; https://orcid.org/0000-0001-8811-7921; http://lattes.cnpq.br/4511989641459455; https://orcid.org/0009-0007-5423-2279; http://lattes.cnpq.br/5690305938272355; Rocha, Lamarck do Nascimento Galdino da; Menezes, Maria da Conceição Vieira de AlmeidaResponsável pelo estudo das plantas, a Botânica, ainda é apontada como uma disciplina com pouca contextualização e com escasso uso de recursos didáticos, a exemplo dos Espaços não Formais de Ensino (ENFE). Estes apontamentos, direcionam para a falta de interesse e envolvimento dos alunos nas aulas de Botânica, visto ser conhecido o uso excessivo de metodologias tradicionais, como aulas teóricas, descritivas e uso de termos técnicos. Tudo isso, contribui, inclusive, para a chamada “Cegueira Botânica”. Nesse contexto, o objetivo principal deste estudo foi elaborar uma Sequência Didática utilizando o Jardim Sensorial como um ENFE capaz de contribuir para a mitigação da Cegueira Botânica em alunos da Educação Básica. A pesquisa é classificada como de Campo, participante e qualitativa, foi desenvolvida com 34 estudantes do Ensino Fundamental (anos finais), em dois ambientes: uma escola da rede estadual de ensino do estado do Rio Grande do Norte e um ENFE (o Jardim Sensorial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN). O desenvolvimento se deu em três fases, sendo: a) diagnóstica (identificação da Cegueira Botânica); b) desenvolvimento e aplicação da Sequência Didática; e c) avaliação e análise de dados. Aferiu-se, de modo geral, que os participantes apresentavam determinado grau de Cegueira Botânica, pois cerca de 85% destacaram, apenas, a presença de objetos arquitetônicos e materiais no percurso desenhado de casa até a escola, não percebendo a existência de plantas no trajeto em questão. Os participantes da pesquisa apontaram o recurso didático pedagógico vídeos, como o mais apropriado para a compreensão do termo Cegueira Botânica. Com a aplicação da Sequência Didática, foi verificado que 65% dos estudantes nunca haviam lido um Texto de Divulgação Cientifica e cerca de 80% nunca tinham ouvido falar no termo Jardim Sensorial. Dentre os estímulos apontados pelos alunos como os mais aguçados no Jardim Sensorial, temos: o olfativo (45%) e o tátil (37%). Dos recursos didáticos pedagógicos que integram a Sequência Didática, o jogo foi considerado significativo, no estímulo do processo de ensino e aprendizagem de conceitos em Botânica, por 50% dos participantes. A partir dos dados, verifica-se que a elaboração e aplicação de uma Sequência Didática que aborda diversos recursos didáticos pedagógicos e espaços não formais de ensino, como o Jardim Sensorial, se mostra eficiente e contributiva para a compreensão de conceitos botânicos, divulgação da Agenda 2030 e entendimento de aspectos da Educação para a Sustentabilidade em consonância com o cotidiano dos sujeitos participantes. Além disso, espaços como o Jardim Sensorial proporcionam práticas de inclusão, formação cidadã e desenvolvimento de ações pedagógicas diferenciadas e significativas para o discente, contribuindo, assim, para a mitigação da Cegueira Botânica.Produto Educacional Sequência didática: desvendando um Jardim Sensorial(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-30) Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; Andrade, Rosiane Elvina Sousa deEste material foi pensado e desenvolvido para funcionar como uma ferramenta auxiliar nas aulas de Botânica, em especial, sobre o tema diversidade das plantas. Podendo, portanto, proporcionar aos docentes a possibilidade de realizarem atividades práticas que tornem o Ensino de Botânica mais atrativo e dinâmico na Educação Básica. Estima-se que com ele, o professor possa abordar conteúdos de Botânica de forma contextualizada e condizentes com a formação do pensamento crítico dos alunos, bem como com a pretensão de desenvolver o senso de pertencimento ao meio ambiente. O Produto Educacional apresentado aqui em forma de Sequência Didática (SD), tem como objetivo disponibilizar material aos professores que lecionam conteúdos de Botânica na Educação Básica, para que estes disponham de um referencial para o planejamento e elaboração de aulas práticas que contribuam para um Ensino de Botânica mais significativo e eficaz no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Além disso, considera-se, também, a formação cidadã dos alunos como um dos fatores relevantes na elaboração e execução das atividades aqui propostas, associando elementos da Botânica com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015. Pois, almeja-se contribuir com o processo de conscientização socioambiental dos estudantes