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Navegando por Autor "Aprígio, Luana Celly Silva"

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    Dissertação
    Efeito Summer Learning Loss em crianças de baixa renda na fase inicial de alfabetização
    (2019-06-14) Aprígio, Luana Celly Silva; Azoni, Cintia Alves Salgado; ; ; Lopes, Leonardo Wanderley; ; Crenitte, Patricia Abreu Pinheiro;
    Introdução: O efeito "Summer Learning Loss" é caracterizado como risco de prejuízo ou estagnação de processos de aprendizagem, especialmente em crianças na situação de vulnerabilidade social. O efeito ainda é pouco conhecido e estudado no Hemisfério Sul do mundo. Objetivo: Tendo em vista esse cenário, este estudo tem como objetivo realizar um levantamento na literatura mundial sobre a ocorrência e caracterização deste efeito e; avaliar a ocorrência deste efeito em crianças de baixa renda estudantes de escolas públicas na cidade de Natal-RN. Método: O primeiro estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura sobre o efeito "Summer Learning Loss", com busca nas bases de dados Scielo, Pubmed, Eric, Medline, Lilacs, Periódicos Capes. O segundo é um estudo longitudinal, prospectivo e observacional em que habilidades linguísticas preditoras de leitura foram avaliadas em crianças de baixa renda de três escolas municipais do município de Natal. A avaliação aconteceu em dois períodos escolares, antes e após as férias de fim de ano. Resultados: No estudo 1 foram encontrados 149 artigos e selecionados 8 para a revisão, de acordo com os critérios adotados, e é descrito a real ocorrência do efeito "Summer Learning Loss" independente da cultura. Há foco para o estudo da ocorrência do efeito em crianças desde o ultimo ano da Educação infantil até o ultimo ano do Ensino Fundamental, principalmente relacionada a habilidades básicas de leitura e matemática. No estudo 2, a análise estatística dos dados caracterizou estagnação em 55% das habilidades e melhora de 42,5% das habilidades avaliadas. Apenas 2,5% apresentou piora (nomeação automática rápida de objetos) antes e depois das férias de 10 semanas. Conclusão: A revisão da literatura converge para o ponto comum de ocorrência do efeito "Summer Learning Loss" em populações de baixa renda, que trás como consequências prejuízos contínuos para a aprendizagem escolar. O segundo estudo caracterizou a ocorrência parcial do efeito Summer Learning Loss na população avaliada.
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    Artigo
    Postural balance in children with Autism Spectrum Disorders
    (Revista Cefac, 2021) Azoni, Cíntia Alves Salgado; Cordeiro, Erika Suenya Gomes; Aprígio, Luana Celly Silva; Gazzola, Juliana Maria; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676
    Purpose: to characterize the performance of children with autism spectrum disorders in two postural balance assessment scales. Methods: an observational cross-sectional study with a descriptive, analytical profile. Seven to 11-year-old children with mild autism spectrum disorder, diagnosed by an interdisciplinary team, according to the DSM-5, were assessed. The protocols used were the Sensory Organization Test and Pediatric Balance Scale. Results: all the children obtained maximum performance in the Sensory Organization Test. As for the Pediatric Balance Scale, the participants had similar responses in 8 out of its 14 items; in the other 6, there was a standard deviation. Conclusion: the participants did not have difficulties performing the Pediatric Balance Scale and Sensory Organization Test, scoring quite close to the maximum value
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    TCC
    As práticas de literacia familiar entre crianças de escolas regulares e homeschoolers
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-15) Nascimento, Bárbara Tavares do; Azoni, Cíntia Alves Salgado; Barbosa, Alexandre Lucas de Araújo; https://orcid.org/0000-0003-4695-2595; http://lattes.cnpq.br/7405656980636137; Azoni, Cíntia Alves Salgado; Gonçalves, Maria de Jesus; Aprígio, Luana Celly Silva
    Introdução: A literacia familiar é o conjunto de atividades realizadas pelos responsáveis que facilitam o desenvolvimento da alfabetização da criança. O homeschooling é uma alternativa ao ensino regular, em que os pais desempenham a função de educador e a própria casa é o local pedagógico. Com o advento da pandemia do COVID-19, milhões de crianças tiveram suas aulas interrompidas e passaram a ter o ensino remoto. Dessa forma, houve impacto sobre o ambiente de literacia familiar. Objetivo: Analisar se há diferenças nas práticas de literacia familiar entre homeschoolers e estudantes de escolas públicas e privadas, antes e durante a pandemia do COVID-19. Métodos: Estudo transversal, de caráter quantitativo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), relatório número 4.425.211. Foram analisadas 30 crianças de rede privada, pública e homeschoolers entre 6 e 11 anos. Para a coleta foi utilizado o questionário COVID19-HELP (versão brasileira e reduzida) com os cuidadores. Foram feitas análises intragrupo e intergrupo. Resultados: Na análise intragrupo, apenas o homeschooling apresentou diferença no número de livros impressos infantis durante a pandemia. No intergrupo, o homeschooling obteve maiores frequências em leitura compartilhada, em voz alta, número de recursos e leitura independente. Conclusão: Os homeschoolers apresentaram maiores frequências de leitura compartilhada, leitura em voz alta, número de recursos e leitura independente. Cuidadores de crianças da rede privada apresentaram maior frequência em ajudar a concluir as tarefas escolares.
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    Artigo
    Tipologia de letra e sinais sugestivos de disgrafia em crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizagem
    (Revista Cefac, 2020) Azoni, Cíntia Alves Salgado; Borges, Monica Teixeira; Aprígio, Luana Celly Silva; Crenitte, Patrícia Abreu Pinheiro; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676
    Objetivo: caracterizar aspectos da escrita de crianças e adolescentes com queixa de dificuldades de aprendizagem a partir do tipo de letra utilizada. Métodos: participaram 32 crianças e adolescentes, ambos os sexos, faixa etária entre sete e quinze anos, entre o primeiro e o oitavo ano do ensino fundamental com queixa de dificuldade de aprendizagem. Os participantes foram divididos conforme o tipo de letra: GE1 (letra bastão), GE2 (letra cursiva) e GE3 (letra mista). Analisou-se a escrita temática a partir da adaptação de uma Escala de Disgrafia. Posteriormente, foi realizada a análise estatística da pontuação obtida nos itens da Escala de Disgrafia, comparando os resultados entre os três grupos, GE1 e GE2, GE1 e GE3, GE2 e GE3. Foram aplicados testes estatísticos pertinentes, considerado significante valor de p<0,05. Resultados: não foi encontrada diferença quanto a idade e escolaridade dos grupos. Com relação aos itens da Escala, houve diferença entre os três grupos para o espaçamento irregular de palavras, colisões e aderências e na pontuação total. Observou-se presença de sinais de disgrafia nos três grupos, conforme critérios da escala. Conclusão: alterações de escrita são comuns em crianças com dificuldade de aprendizagem, principalmente quando utilizada a escrita de letras cursiva e mista.
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