Navegando por Autor "Aprígio, Luana Celly Silva"
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Dissertação Efeito Summer Learning Loss em crianças de baixa renda na fase inicial de alfabetização(2019-06-14) Aprígio, Luana Celly Silva; Azoni, Cintia Alves Salgado; ; ; Lopes, Leonardo Wanderley; ; Crenitte, Patricia Abreu Pinheiro;Introdução: O efeito "Summer Learning Loss" é caracterizado como risco de prejuízo ou estagnação de processos de aprendizagem, especialmente em crianças na situação de vulnerabilidade social. O efeito ainda é pouco conhecido e estudado no Hemisfério Sul do mundo. Objetivo: Tendo em vista esse cenário, este estudo tem como objetivo realizar um levantamento na literatura mundial sobre a ocorrência e caracterização deste efeito e; avaliar a ocorrência deste efeito em crianças de baixa renda estudantes de escolas públicas na cidade de Natal-RN. Método: O primeiro estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura sobre o efeito "Summer Learning Loss", com busca nas bases de dados Scielo, Pubmed, Eric, Medline, Lilacs, Periódicos Capes. O segundo é um estudo longitudinal, prospectivo e observacional em que habilidades linguísticas preditoras de leitura foram avaliadas em crianças de baixa renda de três escolas municipais do município de Natal. A avaliação aconteceu em dois períodos escolares, antes e após as férias de fim de ano. Resultados: No estudo 1 foram encontrados 149 artigos e selecionados 8 para a revisão, de acordo com os critérios adotados, e é descrito a real ocorrência do efeito "Summer Learning Loss" independente da cultura. Há foco para o estudo da ocorrência do efeito em crianças desde o ultimo ano da Educação infantil até o ultimo ano do Ensino Fundamental, principalmente relacionada a habilidades básicas de leitura e matemática. No estudo 2, a análise estatística dos dados caracterizou estagnação em 55% das habilidades e melhora de 42,5% das habilidades avaliadas. Apenas 2,5% apresentou piora (nomeação automática rápida de objetos) antes e depois das férias de 10 semanas. Conclusão: A revisão da literatura converge para o ponto comum de ocorrência do efeito "Summer Learning Loss" em populações de baixa renda, que trás como consequências prejuízos contínuos para a aprendizagem escolar. O segundo estudo caracterizou a ocorrência parcial do efeito Summer Learning Loss na população avaliada.Artigo Postural balance in children with Autism Spectrum Disorders(Revista Cefac, 2021) Azoni, Cíntia Alves Salgado; Cordeiro, Erika Suenya Gomes; Aprígio, Luana Celly Silva; Gazzola, Juliana Maria; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676Purpose: to characterize the performance of children with autism spectrum disorders in two postural balance assessment scales. Methods: an observational cross-sectional study with a descriptive, analytical profile. Seven to 11-year-old children with mild autism spectrum disorder, diagnosed by an interdisciplinary team, according to the DSM-5, were assessed. The protocols used were the Sensory Organization Test and Pediatric Balance Scale. Results: all the children obtained maximum performance in the Sensory Organization Test. As for the Pediatric Balance Scale, the participants had similar responses in 8 out of its 14 items; in the other 6, there was a standard deviation. Conclusion: the participants did not have difficulties performing the Pediatric Balance Scale and Sensory Organization Test, scoring quite close to the maximum valueTCC As práticas de literacia familiar entre crianças de escolas regulares e homeschoolers(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-15) Nascimento, Bárbara Tavares do; Azoni, Cíntia Alves Salgado; Barbosa, Alexandre Lucas de Araújo; https://orcid.org/0000-0003-4695-2595; http://lattes.cnpq.br/7405656980636137; Azoni, Cíntia Alves Salgado; Gonçalves, Maria de Jesus; Aprígio, Luana Celly SilvaIntrodução: A literacia familiar é o conjunto de atividades realizadas pelos responsáveis que facilitam o desenvolvimento da alfabetização da criança. O homeschooling é uma alternativa ao ensino regular, em que os pais desempenham a função de educador e a própria casa é o local pedagógico. Com o advento da pandemia do COVID-19, milhões de crianças tiveram suas aulas interrompidas e passaram a ter o ensino remoto. Dessa forma, houve impacto sobre o ambiente de literacia familiar. Objetivo: Analisar se há diferenças nas práticas de literacia familiar entre homeschoolers e estudantes de escolas públicas e privadas, antes e durante a pandemia do COVID-19. Métodos: Estudo transversal, de caráter quantitativo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), relatório número 4.425.211. Foram analisadas 30 crianças de rede privada, pública e homeschoolers entre 6 e 11 anos. Para a coleta foi utilizado o questionário COVID19-HELP (versão brasileira e reduzida) com os cuidadores. Foram feitas análises intragrupo e intergrupo. Resultados: Na análise intragrupo, apenas o homeschooling apresentou diferença no número de livros impressos infantis durante a pandemia. No intergrupo, o homeschooling obteve maiores frequências em leitura compartilhada, em voz alta, número de recursos e leitura independente. Conclusão: Os homeschoolers apresentaram maiores frequências de leitura compartilhada, leitura em voz alta, número de recursos e leitura independente. Cuidadores de crianças da rede privada apresentaram maior frequência em ajudar a concluir as tarefas escolares.Artigo Tipologia de letra e sinais sugestivos de disgrafia em crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizagem(Revista Cefac, 2020) Azoni, Cíntia Alves Salgado; Borges, Monica Teixeira; Aprígio, Luana Celly Silva; Crenitte, Patrícia Abreu Pinheiro; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676Objetivo: caracterizar aspectos da escrita de crianças e adolescentes com queixa de dificuldades de aprendizagem a partir do tipo de letra utilizada. Métodos: participaram 32 crianças e adolescentes, ambos os sexos, faixa etária entre sete e quinze anos, entre o primeiro e o oitavo ano do ensino fundamental com queixa de dificuldade de aprendizagem. Os participantes foram divididos conforme o tipo de letra: GE1 (letra bastão), GE2 (letra cursiva) e GE3 (letra mista). Analisou-se a escrita temática a partir da adaptação de uma Escala de Disgrafia. Posteriormente, foi realizada a análise estatística da pontuação obtida nos itens da Escala de Disgrafia, comparando os resultados entre os três grupos, GE1 e GE2, GE1 e GE3, GE2 e GE3. Foram aplicados testes estatísticos pertinentes, considerado significante valor de p<0,05. Resultados: não foi encontrada diferença quanto a idade e escolaridade dos grupos. Com relação aos itens da Escala, houve diferença entre os três grupos para o espaçamento irregular de palavras, colisões e aderências e na pontuação total. Observou-se presença de sinais de disgrafia nos três grupos, conforme critérios da escala. Conclusão: alterações de escrita são comuns em crianças com dificuldade de aprendizagem, principalmente quando utilizada a escrita de letras cursiva e mista.