Navegando por Autor "Aquino, Lucélio Dantas de"
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Dissertação Da leitura de memórias ao registro: o diário de leitura como instrumento de avaliação(2019-12-09) Santos, Lizândra Medeiros dos; Aquino, Lucélio Dantas de; ; ; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; ; Rabelo, Sebastião Augusto; ; Costa, Maria Edileuza da;Este trabalho tem como objetivo geral investigar a efetivação das ações de letramento literário no 8º ano do Ensino Fundamental II, a partir do uso de uma sequência básica com o gênero Memórias Literárias e o Diário de Leitura, promovendo, junto aos alunos, situações de leitura que ultrapassaram os muros da escola. Como objetivos específicos, buscamos: analisar a aplicação da sequência básica, com o gênero Memória Literária para promover o contato do aluno com a leitura literária; refletir sobre o desenvolvimento das práticas de leitura literária, a partir da análise da intervenção com estudo de Memórias Literárias e do uso do Diário de Leitura; e, compreender o desenvolvimento da competência leitora dos alunos, a partir dos registros realizados no Diário de Leitura. Esta pesquisa é embasada em questões relevantes para nosso estudo, como o conceito de Letramento Literário, ancorando-nos nos pressupostos de Cosson (2014) e (2017), dentre outros estudiosos e pesquisas que refletem sobre esse assunto. Quanto ao trabalho com Memórias Literárias, utilizamos textos premiados na Olimpíada de Língua Portuguesa de 2016. Diante disso, para corroborar o que discutimos, apoiamo-nos no conceito de Memória Literária conforme o que afirmam Clara et al. (2010)). No tocante ao uso do diário de leitura, esta pesquisa se baseia nos postulados de Buzzo (2010) e Machado (1998). No que se refere a aspectos metodológicos, este trabalho consiste em uma pesquisa-ação que tem como norte os estudos de Thiollent (1996); e, por se tratar de uma pesquisa baseada em uma intervenção, desenvolvida através de uma sequência básica, traremos à luz o que trata Cosson (2009). Na sequência básica, desenvolvemos aulas de leitura a partir de memórias literárias e solicitamos registros em diários de leitura. Estes serviram de instrumento para que analisássemos os resultados de nossa ação, que tinha como escopo formar leitores críticos. Desse modo, podemos afirmar que, embora não tenhamos recebido a quantidade de diários que esperávamos, os resultados alcançados a partir de nossa ação são positivos, visto que percebemos que nossos alunos deram um passo para a criticidade, para a reflexão, bem como, a partir de então, para que tenham um novo olhar para a leitura. Consideramos nossa intervenção como ato de grande importância para nós e para os alunos envolvidos, tendo em vista que a leitura não é uma ação escolar, mas para a vida.Dissertação Formação de professores para uso da metodologia sala de aula invertida no processo de ensino a aprendizagem da gramática da língua inglesa no ensino fundamental II(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-17) Silva, Delanne Paulino da; Aquino, Lucélio Dantas de; https://orcid.org/0000-0001-6203-8379; http://lattes.cnpq.br/9585462037655988; http://lattes.cnpq.br/2010205568990942; Leandro, Diêgo Cesar; Magalhães, Ismênia Blavatsky de; http://lattes.cnpq.br/7041359168937281O ensino de Língua Inglesa tem demandado a utilização de metodologias e estratégias que possibilitem uma aprendizagem significativa para os estudantes. Assim, compreendendo a formação continuada como um elemento fundamental para proporcionar aos professores a possibilidade de atualizarem seus conhecimentos e adquirirem novas habilidades e competências, esta pesquisa propôs capacitá-los a utilizarem a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida (SAI), uma vez ela promove a ampliação do espaço de aprendizagem para além da sala de aula física, otimiza e personaliza o processo educacional (BERGMANN; SAMS, 2020; TALBERT, 2019; VALENTE, 2014, entre outros). Objetivou-se, portanto, compreender as percepções dos professores de uma escola regular, com relação a um curso de formação voltado para a implementação da SAI no processo de ensino e aprendizagem da gramática da Língua Inglesa com alunos do Ensino Fundamental II. Para tanto, foi adotada uma abordagem qualitativa (LUDKE, 1986; MINAYO, 2002; SOUZA; KERBAUY, 2017) e quantitativa (SCHNEIDER, FUJII e CORAZZA, 2017), com base em uma pesquisa-ação (FILLIPO; ROQUE; PEDROSA, 2021), idealizada conforme as etapas de planejamento, ação e reflexão de um curso de educação continuada que utilizou a metaformação como proposta metodológica. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados questionários, registros das observações participantes e análise de materiais produzidos pelos professores ao longo dos momentos formativos. A partir da análise dos resultados obtidos, concluiu-se que o curso se mostrou eficaz em capacitar os professores para implementarem a SAI em seus contextos reais de ensino. Os professores perceberam que um planejamento cuidadoso e a atenção a alguns detalhes importantes, como a seleção dos tópicos gramaticais, a definição dos objetivos de aprendizagem e a escolha das estratégias pedagógicas são necessários para implementar essa metodologia com sucesso. Além disso, a utilização da SAI como metodologia do curso proporcionou conhecimentos valiosos, destacando a importância de desenvolver um sistema eficiente de feedback, e a necessidade de selecionar materiais que ofereçam o suporte adequado aos professores para a realização das tarefas propostas com autonomia.Dissertação J'Accuse!: análise de representações textual-discursivas de Dreyfus e de Esterhazy(2018-01-29) Moreira Neto, Euclides; Passeggi, Luis Alvaro Sgadari; ; ; Aquino, Lucélio Dantas de; ; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; Queiroz, Maria Eliete de; ; Medeiros, Mário Lourenço de;J’Accuse...! análise das Representações textual-discursivas de Dreyfus e de Esterhazy é uma dissertação que apresenta uma análise das Representações textual-discursivas de dois sujeitos do texto J’Accuse...!. Tem-se por objetivo geral analisar a construção das Representações textual-discursivas (Rtd) – entendidas como construções linguísticas de participantes em eventos. Especialmente, verifica-se o valor argumentativo dessas representações ao selecionar aspectos que direcionam a interpretação do texto. Justifica-se essa análise pela relevância histórica desse texto. Trata-se, ainda, de um texto importante para a perspectiva teórica adotada – a Análise Textual dos Discursos – na medida em que é utilizado em Adam (2011) para ilustrar as categorias da Análise de Discurso e da Análise textual. A pesquisa é de natureza quali-quantitativa e interpretativista. Os procedimentos técnicos se fazem por documentação indireta. A análise efetuada situa-se no campo da Linguística do Texto na conceituação elaborada por Marcuschi (2008, 2012). Para a análise textual, são utilizadas duas referências principais, além de Marcuschi: A análise textual dos Discursos (ADAM, 2011, 2012), e a Lógica Natural (GRIZE, 1990, 1993, 1996, 1998). Como apoio metodológico quanto a esses referenciais, há conjunto de trabalhos acadêmicos construídos no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL). Eles permitem delimitar e utilizar as categorias semânticas que embasam a análise efetuada: Referenciação, Predicação, Localização e Modificação. Há duas questões de pesquisa: 1) como é dada a construção das Rtd em J’Accuse...!? 2) qual o papel das Rtd de Dreyfus e de Esterhazy na construção da orientação argumentativa em “J’Accuse...!”? Tem-se os objetivos específicos de: identificar os enunciados que remetem às Representações textual-discursivas de Dreyfus e de Esterhazy, analisar esses enunciados com base nas categorias semânticas, interpretar o valor argumentativo das Representações textual-discursivas. Para a quantificação, construíram-se três quadros. O primeiro contendo os dados quantitativos das categorias de análise da Rtd construídas para Dreyfus, o segundo com as categorias de análise para Esterhazy. Os quadros expõem suas quantidades apresentando números parciais. O terceiro quadro apresenta os totais das categorias de análise. verifica-se que ambos os casos, a referenciação nominal supera a pronominal. Conclui-se esta dissertação satisfazendo às questões de pesquisa e pelo atingimento dos objetivos. Crê-se que o detalhamento quanto á modificação seja válido e que seja considerado por outros pesquisadores e, também, o fato de o determinante “um/uma” diante de nome próprio indicar um tipo.Dissertação "Oratia": uma metodologia para desenvolver e avaliar a habilidade oral na aprendizagem de língua assistida por dispositivos móveis(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-16) Araújo, Nathalie Rose Ramos da Fonseca; Nunes, Isabel Dillmann; Aquino, Lucélio Dantas de; ; http://lattes.cnpq.br/9585462037655988; ; http://lattes.cnpq.br/2087785677186785; ; http://lattes.cnpq.br/8854854048289151; Paiva, Maria Cristina Leandro de; ; http://lattes.cnpq.br/5008583007971704; Falcão, Carla Aguiar; ; http://lattes.cnpq.br/7568583885893731; Araújo, Júlio César Rosa de;Diante de uma realidade educacional que tende a dar considerável enfoque às habilidades leitora e escrita, pondo em segundo plano uma das habilidades mais úteis, a oral, o presente trabalho tem como proposta central o desenvolvimento de uma metodologia, com foco na aprendizagem de língua assistida por dispositivos móveis que desenvolva e avalie a habilidade oral nas aulas de língua estrangeira. Como percurso dessa pesquisa, foi desenvolvida, aplicada e validada esta nova perspectiva metodológica, a Oratia. Ela é pautada no reconhecimento do cotidiano dos alunos para criação de uma proposta didática significativa que estimule a criação constante de minivídeos - mídia que possibilita reconhecer aspectos relevantes da oralidade a serem avaliados, como a movimentação do aparelho fonador, a fluência, a expressão e a pronúncia. Para tanto, foram utilizadas as ferramentas digitais pedagógicas disponíveis, incorporadas aos planos de aula que trouxeram como suporte avaliativo o uso de minivídeos. Para fins de aplicação e validação da metodologia Oratia em diferentes contextos educacionais, realizou-se uma testagem piloto em um instituto de línguas e uma intervenção final em uma escola estadual em tempo integral, gerando proximidade e possibilidade para o contexto da Educação Básica brasileira, regida pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018) que aponta o desenvolvimento da habilidade oral dentro da escola. Ao final da pesquisa, a partir dos dois contextos de aplicação, analisando os dados, como entrevistas semiestruturadas, questionário e os materiais oriundos das práticas, constatou-se que a metodologia Oratia é uma estratégia possível, adaptável e eficaz ao que se propõe, independente do cenário educacional em que está inserida. Além disso, esta pesquisa traz como contribuição a produção do conhecimento quanto ao uso de dispositivos móveis no desenvolvimento da habilidade oral em língua estrangeira, gerando, como produto, a metodologia Oratia, incluída no repertório metodológico de ensino-aprendizagem de línguas já existente para desenvolvimento e avaliação fluidos e significativos da oralidade.Tese Representações discursivas de Lula nas capas das revistas Época e Veja(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-08-05) Aquino, Lucélio Dantas de; Passeggi, Luis Álvaro Sgadari; ; http://lattes.cnpq.br/4021473858264190; ; http://lattes.cnpq.br/9585462037655988; Sousa, Gilton Sampaio de; ; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; http://lattes.cnpq.br/1239053356970371; Queiroz, Maria Eliete de; ; http://lattes.cnpq.br/3521788341452076; Galvão, Marise Adriana Mamede; ; http://lattes.cnpq.br/1829337364208280Esta tese se propõe a analisar as representações discursivas de Lula nas capas das revistas Época e Veja, considerando os elementos verbovisuais que constituem o gênero de discurso capa de revista. Nesse sentido, buscamos descrever e interpretar as representações discursivas (Rds), tomando como fundamentação teórica a Análise Textual dos Discursos - ATD, elaborada por Jean-Michel Adam (2011a), concentrando nossa atenção no nível semântico do texto, isto é, na dimensão que nos permite compreender as Rds vigentes em um texto. Para a discussão sobre as Rds e suas categorias de análise - referenciação, predicação, modificação, relação e localização espacial e temporal -, partimos dos estudos de Grize sobre as operações lógico-discursivas (1990, 1996), até chegarmos aos estudos que discutem questões linguísticas, textuais e discursivas em enunciados concretos, tais como Castilho (2010), Rodrigues; Passeggi; Silva Neto (2010), Neves (2011), Rodrigues et al. (2012), Passeggi (2001; 2012), Queiroz (2013), entre outros. Além desses, amparamo-nos na Multimodalidade Discursiva para darmos conta da verbovisualidade presente na capa de revista (KRESS; van LEEUWEN, 2006; DIONISIO, 2011; DIONISIO; VASCONCELOS, 2013). Através de uma pesquisa de abordagem qualitativa com apoio quantitativo, de tipo documental, realizamos com base no método dedutivo-indutivo a descrição e interpretação do corpus (SEVERINO, 2007; CHIZZOTTI, 2010; OLIVEIRA, M., 2013), a fim de reconstruirmos as Rds de Lula. O corpus é constituído por quarenta e uma capas de revistas, sendo dezessete da revista Época e vinte e quatro da revista Veja. As capas datam da candidatura em que Lula foi eleito o Presidente do Brasil, no ano de 2002, ao último ano de mandato após a reeleição em 2006, no ano de 2010, ou seja, um período de nove anos. Com base na análise realizada podemos afirmar que as revistas Época e Veja constroem diversas Rds de Lula, tais como: candidato; candidato eleito; presidente; presidente eleito; presidente reeleito; governante e membro de partido político; político; petista/sigla do PT; aliado de governos internacionais; cúmplice e participante em escândalos de corrupção; amigo, irmão, primo, sobrinho, pai, parente e homem; além de outras que se desdobram a partir destas por intermédio dos modificadores dos referentes e processos, pelos próprios processos e conexões e analogias realizadas sobre o objeto de discurso Lula. Não obstante, a reconstrução dessas Rds se deram pela descrição e interpretação das escolhas linguístico-textuais e discursivas que as revistas fazem para produzir as proposições-enunciados, bem como pelas escolhas das imagens e demais recursos visuais, todas elas operando co(n)textualmente articuladas para produzir efeitos de sentido desejados pelas revistas. Em conclusão, as Rds verificadas exigem uma reflexão, descrição e interpretação acerca da referenciação, da predicação, da relação e da localização espaciotemporal que só foram possíveis pela análise textual-discursiva do arranjo verbovisual que compõe o texto do gênero de discurso capa de revista.Artigo A responsabilidade enunciativa no texto jurídico: uma análise dos conectores no gênero discursivo sentença judicial condenatória(Revista Brasileira de Linguística Aplicada, 2017) Gomes, Alexandro Teixeira; Aquino, Lucélio Dantas deEste trabalho tem por escopo estudar a função dos conectores, enquanto elemento de (não) assunção da responsabilidade enunciativa, na construção do projeto argumentativo do produtor do texto e de seus propósitos argumentativos. Do ponto de vista teórico, amparamo-nos em Adam, Gomes, Guentchéva, entre outros autores. Do ponto de vista metodológico, analisamos um corpus constituído por treze sentenças condenatórias oriundas da comarca de Currais Novos-RN e prolatadas no ano de 2012. Os dados evidenciam como os conectores podem indicar se um determinado conteúdo proposicional é assumido ou não pelo locutor, bem como os efeitos de sentido advindos dessa (não) assunção. Assim, esse trabalho se configura como protagonista nos estudos que discutem o fenômeno em questão, abordado na interface Linguagem – DireitoArtigo Sim, meu Sargento: a formação identitária dos personagens em Sargento Garcia de Caio Fernando Abreu(Linguasagem, 2015) Gomes, Alexandro Teixeira; Aquino, Lucélio Dantas deNo cerne dos estudos linguísticos e literários tem recebido atenção de estudiosos a questão da identidade, ou seja, por um viés discursivo, busca-se compreender como os sujeitos se constituem discursivamente e, por um viés literário, busca-se compreender como os personagens são retratados na sua relação pessoal, social e cultural. Conforme Silva (2008), tanto a uma perspectiva quanto a outra subjazem evidências de um mundo moderno em níveis cultural, social, econômico, etc., o que reflete em novos sujeitos, novas identidades presentes socialmente e representadas esteticamente na literaturaDissertação O uso da ferramenta colaborativa Canva na produção escrita dos gêneros textuais: um olhar para a prática docente(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-23) Manso, Marcilene Paulino da Silva; Aquino, Lucélio Dantas de; https://orcid.org/0000-0001-6203-8379; http://lattes.cnpq.br/9585462037655988; http://lattes.cnpq.br/4868640701724337; Aquino, Jaciara Limeira de; Paiva, Maria Cristina Leandro de; http://lattes.cnpq.br/5008583007971704A instituição social acreditada como o lugar por excelência para oportunizar a sistematização do processo de aprendizagem da escrita é a escola. Nesse sentido, é fundamental que os educadores estejam imbuídos dos saberes necessários à atuação na prática educativa e acompanhem as mudanças na sociedade para inovar e propiciar um ambiente oportuno à aprendizagem significativa e envolvente. Face ao exposto, surgiu a questão de pesquisa como promover a formação docente para o uso da ferramenta colaborativa Canva para a produção escrita dos gêneros textuais no quinto ano do Ensino Fundamental? Desta feita, o objeto de estudo desta pesquisa, a formação docente para o uso da ferramenta colaborativa Canva na prática de produção escrita dos gêneros textuais, apresenta como objetivo geral analisar uma proposta de formação para o uso da ferramenta colaborativa Canva que auxilie a prática docente da produção escrita dos gêneros textuais para o quinto ano do Ensino Fundamental. Para tanto, a pesquisa efetivou-se numa escola de rede privada, localizada na cidade do Natal/RN, tendo como participantes onze professores, atuantes no 5º Ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A fim de respaldá-la, para tratar dos estudos sobre os gêneros textuais, temos aporte teórico nas investigações de Geraldi (2006), Marcuschi (2002; 2008), Koch; Elias (2009); acerca da inserção da tecnologia na educação, navegamos nos escritos de Almeida (1997), Almeida; Valente (2011), Valente (1999), Moran et al. (2003), Moran (2012); e, sobre o processo de formação docente, recorremos às discussões de Alarcão (2001; 2011), Freire (2001; 2005), Nóvoa (1995; 1997; 2019) e Schön (1995; 2000). Para o desenvolvimento da pesquisa, consideramos os pressupostos metodológicos adotados por estudiosos como Gil (2008; 2010), Minayo (2012) e Tripp (2005), a partir dos quais adotamos uma abordagem de pesquisa qualitativa, por entendermos ser pertinente para o contexto de formação docente no âmbito escolar, definindo a pesquisa-ação como tipo de pesquisa. A partir da análise dos dados gerados por meio dos registros feitos em dois questionários e na sequência didática produzida pelos docentes, assim como em nosso diário de campo, constatamos que o uso da ferramenta Canva na prática docente de produção dos gêneros textuais pode contribuir de forma significativa para o protagonismo, trabalho colaborativo e a produção escrita de diversos gêneros textuais da vida diária dos educandos, sendo um recurso pedagógico potencializador da prática educativa, em virtude da sua versatilidade, gratuidade, interatividade, diversidade do acervo de gêneros textuais do cotidiano dos alunos e de outros recursos disponíveis para o trabalho docente. Oriundo desta pesquisa, além da dissertação, foi produzido um curso formativo presencial registrado como Projeto de Extensão e o e-book “Orientações didáticas para a prática da produção escrita de gêneros textuais por meio da Ferramenta Colaborativa Canva”, concedendo um legado para a educação brasileira, no tocante ao âmbito profissional, acadêmico e social.Dissertação O uso do Padlet para a produção textual em língua portuguesa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-25) Silva, Russiana Costa Santos da; Aquino, Lucélio Dantas de; Martins, Selma Alas; http://lattes.cnpq.br/1471852102360947; https://orcid.org/0000-0001-6203-8379; http://lattes.cnpq.br/9585462037655988; http://lattes.cnpq.br/2289046034565039; Aquino, Jaciara Limeira de; Fernandes, Kleber Tavares; Rodrigues, Maria das Graças SoaresO ensino de produção textual em Língua Portuguesa, nos dias atuais, deve dar mais ênfase a alguns fatores como o protagonismo do aprendiz e o uso de metodologias e tecnologias que auxiliem no aprendizado de forma significativa. Nesse sentido, a ferramenta Padlet apresenta-se como possível recurso a ser utilizado nesse contexto para a proposição de uma aprendizagem colaborativa. Isso posto, o presente estudo tem por objetivo analisar o uso da ferramenta digital Padlet para a prática de produção textual em língua portuguesa, em uma turma da 3ª série do Ensino Médio. Para tanto, tomamos como referencial teórico os estudos que discutem o ensino de Língua Portuguesa, voltando nosso olhar para a produção de texto (ANTUNES, 2003; MARCUSCHI, 2008; GERALDI, 2012); e trazemos reflexões sobre metodologias ativas e aprendizagem colaborativa (BACICH; MORAN, 2018; MORAN, 2019; TORRES; IRALA, 2014) para fundamentar a nossa intervenção com base no modelo de Sequência Didática proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Quanto à metodologia, foi utilizada a pesquisa-ação, ancorada em uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada e exploratória (TRIPP, 2005; GIL, 2017; GOMES; GOMES, 2020), a partir de uma intervenção realizada com uma turma da 3ª série do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Tempo Integral, na cidade de Macau-RN. Neste estudo, realizou-se uma análise descritiva-interpretativista com base no corpus constituído, tomando por base as seguintes etapas: a) planejamento: aplicação de questionário e readaptação da sequência didática inicialmente proposta; b) implementação: aplicação da sequência didática com atividades de produção de textos na ferramenta Padlet e a observação direta das atividades; e, c) avaliação: com análise das produções de texto, uso de entrevista semiestruturada e questionário. Ao final, evidencia-se que a intervenção realizada foi capaz de tornar os alunos produtores de texto mais críticos e reflexivos, com resultados satisfatórios no processo de ensino e aprendizagem de produção de texto em Língua Portuguesa. Assim sendo, o uso do Padlet associado a uma sequência didática foi um diferencial para os resultados apresentados, pois essa ferramenta online foi utilizada para um propósito pouco conhecido, como a produção de textos dissertativos-argumentativos, com um recurso já apropriado ao ensino de gêneros textuais. Ademais, foram elaborados, como produtos finais, o tutorial para uso do Padlet no celular e a sequência didática para o professor com orientações sobre o uso do Padlet para a produção textual e uma para ser disponibilizada aos estudantes.TCC Variação linguística e o ensino de língua portuguesa a partir de uma perspectiva aplicada(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Silva, Sara Caroline Lopes da; Silva, Francisco Geoci da; Terto, Daniela Cunha; Terto, Daniela Cunha; Aquino, Lucélio Dantas de; Aquino, Lucélio Dantas deEsta é uma pesquisa bibliográfica (GERHARDT e SILVEIRA, 2009) acerca de variação linguística e ensino de língua portuguesa que visa a discutir a importância de se debater esse fenômeno na sala de aula de séries inicias, além de tratar de algumas implicações do preconceito linguístico e da necessidade de sua superação. Para tanto, a pesquisa sustenta-se com base na interdisciplinaridade (CELANI, 1992), buscando subsídios na Pedagogia Crítica (DEWEY, 1978; WESTBROOK e TEXEIRA, 2010), na Linguística Aplicada (CELANI,1992; LOPES-ROSSI, 2009), na Sociolinguística (BAGNO, 1999) e no Sociointeracionismo (ARAÚJO; VIEIRA e CAVALCANTE, 2009). Os resultados demonstram que são necessárias práticas pedagógicas que visem à participação dos alunos no próprio processo de aprendizagem, desenvolvendo assim um pensamento crítico e combatendo o preconceito linguístico desde cedo na escola. Nesse sentido, propõe uma sequência didática pensada para uma turma do segundo ano do ensino fundamental I.