Navegando por Autor "Araújo, Liana Monteiro de"
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Dissertação Aprendizagem musical mediada pela interação entre mãe-filho autista(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Araújo, Liana Monteiro de; Mendes, Jean Joubert Freitas; http://lattes.cnpq.br/9224599605968743; http://lattes.cnpq.br/9327621472158173; Nunes, Débora R. de Paula; Louro, VivianeO presente estudo se situa no campo da educação musical especial, reconhecendo a aprendizagem musical como eixo inclusivo para pessoas com deficiência, dando ênfase mais especificamente ao transtorno do espectro autista (TEA) ou autismo. A pesquisa tem por objetivo geral descrever como ocorre a aprendizagem musical mediada pela interação mãe-filho autista. O método utilizado foi o estudo de caso, numa abordagem qualitativa, por entender que esse método é próprio quando se quer interpretar um determinado contexto na sua singularidade e complexidade. O desenho metodológico incluiu aplicação de questionário pré-pesquisa, observação das aulas e realização de entrevista semi-estruturada com as díades selecionadas. Para análise dos dados foram adotados dois critérios: a análise de imagem em movimento e a análise de conteúdo. Focalizando na aprendizagem musical, adaptamos e aplicamos uma escala de avaliação da aprendizagem musical. Nessa escala, elegemos as atividades que foram realizadas com maior frequência pelas díades durante o período compreendido na pesquisa, que foram: a apreciação musical, a execução instrumental e a linguagem musical. Os dados foram colhidos em dois momentos distintos da pesquisa: Linha de base (fase inicial) e Pós-Intervenção orientada; por meio de todos os resultados apresentadas nas escalas de AAM (Avaliação da Aprendizagem musical). Também analisamos os resultados relacionados aos níveis de mediação maternos durante essas três atividades musicais e foi possível destacar em quais atividades houve maiores ganhos de aprendizagem, refletida após uma mediação orientada. Assim, foi possível perceber ganhos significativos em mais de uma atividade/elemento musical, desde melhora na execução de um instrumento, a aquisição e estímulo da fala, evidenciando a importância da aprendizagem musical em família, a promoção de mais espaços de aprendizagem musical com essas peculiaridades, com reflexões, teorias e, sobretudo, práticas musicais sobre o tema em foco, ampliando os conhecimentos referentes à educação musical da pessoa com autismo.Dissertação Aprendizagem musical mediada pela interação entre mãe-filho autista(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-19) Araújo, Liana Monteiro de; Mendes, Jean Joubert Freitas; http://lattes.cnpq.br/9224599605968743; http://lattes.cnpq.br/9327621472158173; Nunes, Débora Regina de Paula; https://orcid.org/0000-0001-8758-8916; http://lattes.cnpq.br/1188086132826132; Louro, Viviane dos SantosO presente estudo se situa no campo da educação musical especial, reconhecendo a aprendizagem musical como eixo inclusivo para pessoas com deficiência, dando ênfase mais especificamente ao transtorno do espectro autista (TEA) ou autismo. A pesquisa tem por objetivo geral descrever como ocorre a aprendizagem musical mediada pela interação mãe-filho autista. O método utilizado foi o estudo de caso, numa abordagem qualitativa, por entender que esse método é próprio quando se quer interpretar um determinado contexto na sua singularidade e complexidade. O desenho metodológico incluiu aplicação de questionário pré-pesquisa, observação das aulas e realização de entrevista semi-estruturada com as díades selecionadas. Para análise dos dados foram adotados dois critérios: a análise de imagem em movimento e a análise de conteúdo. Focalizando na aprendizagem musical, adaptamos e aplicamos uma escala de avaliação da aprendizagem musical. Nessa escala, elegemos as atividades que foram realizadas com maior frequência pelas díades durante o período compreendido na pesquisa, que foram: a apreciação musical, a execução instrumental e a linguagem musical. Os dados foram colhidos em dois momentos distintos da pesquisa: Linha de base (fase inicial) e Pós-Intervenção orientada; por meio de todos os resultados apresentadas nas escalas de AAM (Avaliação da Aprendizagem musical). Também analisamos os resultados relacionados aos níveis de mediação maternos durante essas três atividades musicais e foi possível destacar em quais atividades houve maiores ganhos de aprendizagem, refletida após uma mediação orientada. Assim, foi possível perceber ganhos significativos em mais de uma atividade/elemento musical, desde melhora na execução de um instrumento, a aquisição e estímulo da fala, evidenciando a importância da aprendizagem musical em família, a promoção de mais espaços de aprendizagem musical com essas peculiaridades, com reflexões, teorias e, sobretudo, práticas musicais sobre o tema em foco, ampliando os conhecimentos referentes à educação musical da pessoa com autismo.TCC Desafios e estratégias na educação musical de crianças com Autismo: uma revisão de literatura(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Lima, Ana Júlia Alves de; Souza, Catarina Shin Lima de; http://lattes.cnpq.br/1742178466489564; http://lattes.cnpq.br/6151671497590661; Mendes, Jean Joubert Freitas; http://lattes.cnpq.br/9224599605968743; Araújo, Liana Monteiro deEste trabalho tem como objetivo apresentar uma revisão de literatura sobre a Educação Musical de crianças autista através da perspectiva de Educação Musical Inclusiva, levando em consideração os trabalhos escritos entre os anos de 2019 e até Julho de 2024. Para tanto, apresenta dados obtidos através de uma metodologia qualitativa, por meio da pesquisa bibliográfica, utilizando de coleta e análise de trabalhos envolvendo a presente no Google Acadêmico, Revista da Abem e BDTD. Apresenta aspectos históricos e importantes sobre o Transtorno do Espectro Autista, Educação Inclusiva e Educação Musical Inclusiva. E buscou levantar, reunir e analisar estudos que tratam sobre a Educação Musical Inclusiva de crianças com TEA, tendo como foco os desafios apresentados por docentes e as estratégias por eles utilizadas para sua superação. Como resultado obteve 5 trabalhos a serem analisados diante as práticas musicais inclusivas. A partir disso refletindo sobre percepção da individualidade de cada aluno, mantendo um diálogo constante com pedagogos e família, além de materiais que auxiliam na aprendizagem da música de forma que foquem em uma exploração ativa da música, como outras estratégias abordadas por Educadores Musicais.TCC Educação musical para pessoas com autismo: leitura musical por meio de notação não convencional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Mata, Joyce Dayane dos Santos da; Souza, Catarina Shin Lima de; Leão, Eliane; Araújo, Liana Monteiro deEste trabalho é resultado da minha pesquisa sobre ensino de leitura musical por meio de notação não convencional aplicada aos participantes do curso de musicalização e autismo – Grupo Som Azul - da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Como objetivo desta pesquisa buscou-se investigar possibilidades de estratégias para o desenvolvimento da musicalidade e leitura musical de pessoas com autismo a fim de estimular sua criatividade e expressividade musical. Adotou-se uma abordagem qualitativa e adotou como metodologia a Experênci-Ação e teve, como instrumentos de coleta de dados: observação participante, protocolos, gravação em vídeo para o registro das observações de aulas e apresentações do grupo em eventos, júri para gerar dados que fortaleceram as análises de dados e entrevista semiestruturada. Como resultado da pesquisa foi possível verificar o desenvolvimento musical dos alunos, principalmente no que diz respeito à compreensão do processo de escrita/leitura musical. Os alunos passaram a expressar sua musicalidade de modo mais espontâneo e confiante. Desse modo, ressalta-se a importância do educador musical para a criação de recursos e adaptações de metodologias e materiais didáticos para a aquisição eficaz da compreensão dos conteúdos musicais e vivência mais intensa da música por parte dos alunos, especificamente, dos alunos com autismo.TCC Estratégias de Educação Musical de pessoas com Trissomia do 21(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-25) Santos, Ana Paula do Nascimento; Souza, Catarina Shin de Lima; http://lattes.cnpq.br/1742178466489564; Araújo, Liana Monteiro de; http://lattes.cnpq.br/9327621472158173; Bezerra, Edibergon Varela; http://lattes.cnpq.br/7205838954652561Esta monografia investiga estratégias pedagógicas no ensino de musicalização para crianças com Trissomia do 21 (T21), com base nas vivências do projeto de extensão Musicalização UP, vinculado à Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN). A pesquisa está fundamentada no campo da Educação Musical Especial em uma perspectiva Inclusiva, entendendo a musicalização como processo de aprendizagem sensível e acessível. As estratégias apresentadas revelaram-se fundamentais para promover o envolvimento, a autonomia, a comunicação e a expressividade musical, respeitando o tempo de aprendizagem e as singularidades das crianças com T21 seu tempo de aprendizagem e suas singularidades. A experiência também reforça o valor da formação continuada de educadores musicais voltada para a inclusão e da ampliação de pesquisas sobre os efeitos da musicalização a longo prazo para esse público. Este trabalho reafirma a importância de práticas educativas inclusivas, reconhecendo a diversidade como potência e o Estudo da Música como um caminho significativo para a comunicação, o pertencimento e o desenvolvimento humano. Ao valorizar o processo de aprendizagem musical, evidencia-se o papel da música não apenas como expressão artística, mas como linguagem acessível e transformadora na construção do conhecimento e da inclusão.TCC Estratégias para o ensino de canto voltadas para alunos com autismo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-08) Silva, Aline Diana Medeiros; Cunha, Cláudia Roberta de Oliveira; Araújo, Liana Monteiro de; Souza, Catarina Shin Lima de; Farias, Alzeny Nelo deA presente pesquisa investigou as estratégias didático-pedagógicas elaboradas por professores de canto na cidade de Natal-RN para ministrar aulas a estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo(TEA), bem como o progresso musical observado por esses educadores. Adotou-se uma abordagem qualitativa, caracterizada como um estudo de caso coletivo, com a participação de cinco professores de canto. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, e a análise foi realizada através da análise temática, buscando identificar padrões e significados nas falas dos participantes à luz do referencial teórico. Os resultados revelaram uma variedade de estratégias individualizadas, incluindo a utilização do hiperfoco, estímulos visuais e sensoriais, ambientes estruturados e a valorização dos interesses dos alunos. Os professores também compartilharam técnicas de conexão e engajamento, abordagens para lidar com dificuldades de comunicação, interação e regulação emocional, e os avanços percebidos no desenvolvimento musical dos alunos. A discussão dos dados evidenciou a importância da sensibilidade, flexibilidade e conhecimento sobre o TEA na prática pedagógica. A pesquisa conclui que, apesar dos desafios, o ensino de canto pode ser uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento musical e global de alunos com TEA, desde que implementado com estratégias adaptadas e individualizadas. Sugestões para futuras pesquisas incluem o aprofundamento do impacto de estratégias específicas, estudos longitudinais e a exploração da perspectiva dos alunos.TCC A percepção de licenciandos em música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sobre a música no tratamento em saúde mental nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-11-26) Albuquerque, Paulo Sérgio Lacerda de; Gaulke, Tamar Genz; Araújo, Liana Monteiro de; Câmara, Maria das Dores da SilvaInserido num ambiente de excessos de obrigações morais, o ser humano lida com cobranças internas e externas a respeito do seu próprio eu e sobre seu comportamento perante o convívio com outros seres, englobando, nessas relações, fatores como as esferas econômica, política e religiosa, causando tensões e conflitos no seu íntimo, possibilitando comprometimento à saúde mental do indivíduo. Em um longo percurso histórico, estigmas foram desconstruídos e preconceitos vencidos fazendo com que a loucura fosse reconhecida como transtorno mental, hereditários ou adquiridos, surgindo uma atenção específica aos cuidados das pessoas com sofrimentos psíquicos. Atualmente, numa conjuntura humanitária de tratamento, a partir das oficinas terapêuticas que são ofertadas pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Natal se insere nesse contexto como uma cidade Brasileira precursora na assistência à saúde mental, principalmente na utilização das artes no cuidado a pessoas com sofrimentos psíquicos, em específico a música, contando com momentos de canto coral, prática de conjunto e ensino de instrumento em plena atividade em 4 dos 5 CAPS existentes, segundo Albuquerque e Xavier (2017). Identificado como um campo para possíveis estudos e, posteriormente, atuação profissional, vi a oportunidade de investigar e analisar a percepção de licenciandos em música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) a respeito do uso da música no cuidado à saúde mental, a princípio de maneira global, bem como direcionado ao campo dos Centros de Atenção Psicossocial. Para alcançar a composição do espaço amostral, o presente trabalho teve como procedimento metodológico a pesquisa de levantamento do tipo Survey, sendo aplicado um questionário com o público alvo no cenário da Escola de Música da UFRN, numa abordagem mista (quantitativa e qualitativa) de estudo. A partir da análise dos dados é possível perceber um conhecimento raso e basilar sobre os assuntos envolvendo saúde e saúde mental, porém com saberes e experiências musicais em níveis essenciais para somar esforços com os profissionais da área da saúde atuantes nos CAPS a fim do construto no amplo de pesquisas e trabalho.TCC Projeto Som Azul: um relato de experiência de ensino de música para pessoas com TEA(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-13) Santos, Adriana Martins dos; Souza, Catarina Shin Lima de; Araújo, Liana Monteiro de; http://lattes.cnpq.br/9327621472158173; http://lattes.cnpq.br/1742178466489564; http://lattes.cnpq.br/8782190810381703; Pederiva, Patrícia Lima Martins; http://lattes.cnpq.br/6354485124876296Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência de ensino de música para pessoas com Transtorno do Espectro Autista do Projeto Som Azul da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para tanto, apresenta dados sobre o conceito do transtorno, as características e possíveis causas, ou seja, sua etiologia. Apresenta a simbologia autista e seus significados, aspectos da música e autismo e suas contribuições para o neurodesenvolvimento global das crianças neurotípicas e pessoas com transtorno do neurodesenvolvimento. Em seguida, introduz um breve histórico do Projeto Som Azul, de como ele iniciou e perfil dos alunos, e o relato propriamente dito, trazendo elementos do planejamento e estrutura das aulas, passando pela perspectiva de processos criativos no desenvolvimento de material pedagógicos de algumas atividades aplicadas. Busca-se difundir conhecimento e inspirar outros professores da área da inclusão, interessados em ampliar o seu leque de possibilidades de ensino, referente ao processo de ensino de música para pessoas com TEA. E ter como bases norteadoras as características e especificidades do transtorno, mas sem deixar de considerar a pluralidade presente em uma sala de aula, considerando cada pessoa como um ser único e digna de atenção.TCC Sinergia em Música: a interação professor-professor no Projeto Som Azul da EMUFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Silva, Raiane Silmara Nascimento da; Souza, Catarina Shin Lima de; Araújo, Liana Monteiro de; Melo, Isaac Samir Cortez deO presente trabalho conecta duas áreas complementares: a educação e educação musical especial. A educação é compreendida como o processo socializador buscando a formação integral do ser humano, e a educação musical especial por sua vez, é entendida como sendo o ensino de música para pessoas com deficiência ou com necessidades educacionais específicas. Esse estudo visa, compreender o processo de interação entre professor-professor do projeto Som Azul, grupo esse voltado para o ensino de música para adolescentes e adultos com autismo. Bem como, relatar como esse processo de interação influencia no desenvolvimento musical dos alunos envolvidos no referido projeto na perspectiva dos professores/monitores atuantes; trazendo assim, a visão de vários autores que ressaltam os reflexos da interação professorprofessor no ambiente de ensino. Como o universo da pesquisa está inserido no projeto Som Azul, apontamos no decorrer do trabalho, alguns dos saberes necessários para professores de música que desejam desenvolver atividades com alunos com o Transtorno do Espectro do Autismo – TEA. No estudo, discutimos a diversidade do termo Sinergia em algumas áreas de conhecimento, e aplicando o sentido da palavra no campo educacional como sendo interação professor-professor. As reflexões tecidas no decorrer do estudo foram baseadas nas declarações dos participantes que, com frequência, situaram o fazer musical e a troca de experiência docente como a instância mais valorizada durante o processo de ensino aprendizagem musical no projeto Som Azul.